V-Bar 5.1 Ganho de cauda e distância para o Ball link

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

V-Bar 5.1 Ganho de cauda e distância para o Ball link

Mensagem por Rodrigo Morales »

Acabo de instalar um Mikado V-Bar em um TRex 600 HV, durante a regulagem, só consegui um curso bom para o servo de cauda (BLS 251) com um valor de 126.

No progama de setup da Mikado, eles dizem que acima de 120 geralmente o ball link está muito próximo do eixo do servo. O meu está a 10mm de distância.

Mesmo com ganho de 90 a cauda ainda está escapando nos punchs.

Qual a distância do ball link do servo de cauda e qual o ganho que vocês usam no VBar para a cauda? Alguém tem o VBar em um TRex 600? (o Vitor eu sei que usa! Ajuda ai Vitor!)

Achei o sistema muito melhor que o 3G, o heli fica muito mais travado, sem aquelas balançadas do 3G.

Outra coisa que achei estranho, foi que durante a regulagem, quando ele pede pra ajustar a quantidade de comando do coletivo, o programa dá comando, e tem que dar 8 graus, só consegui esse valor com 70, eles falam que o ideal é até 80. Alguém já teve esse problema?

Estou usando a versão Pro 5.1.

Abração a todos.
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

Rodrigo, pelo que vejo para helis classe 600, seu ball link realmente está muito próximo do centro..

No manual do meu gyro (GY701), a recomendação para helis desse tamanho é que o ball link fique a 13.5mm do centro. Em geral é essa a recomendação que vejo.. entre 13mm e 15mm.

Sobre a quantidade de coletivo, se no manual diz que o ideal é "até" 80 e vc colocou 70, então vc está dentro da faixa ideal.

Abraços.l
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[quote:fe9feb9998="SkyRaptor"]Rodrigo, pelo que vejo para helis classe 600, seu ball link realmente está muito próximo do centro..

No manual do meu gyro (GY701), a recomendação para helis desse tamanho é que o ball link fique a 13.5mm do centro. Em geral é essa a recomendação que vejo.. entre 13mm e 15mm.

Sobre a quantidade de coletivo, se no manual diz que o ideal é "até" 80 e vc colocou 70, então vc está dentro da faixa ideal.

Abraços.l[/quote:fe9feb9998]

Obrigado SkyRaptor, mas o Mikado funciona um pouco diferente, quanto ao servo de cauda, deve ser o mesmo, mo coletivo deve ser configurado de 120 a 80, não menos que isso. Teoricamente 70 tá quase na zona "vermelha" do software.

Por isso queria saber o que o pessoal que usa Mikado tá utilizando...

Abração!
NO PAULINHADA! YES FLY!
Adriano Miyata
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Seg Mar 14, 2005 9:16 am
Localização: japão

Mensagem por Adriano Miyata »

não tenho um T-rex 600, mas vc tem colocar um braço mais comprido pra diminuir o cursor do Vbar
Realmente não é bom utrapassar os 120
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[quote:ed7df3d705="Adriano Miyata"]não tenho um T-rex 600, mas vc tem colocar um braço mais comprido pra diminuir o cursor do Vbar
Realmente não é bom utrapassar os 120[/quote:ed7df3d705]

Ok, e qual ganho você usa, e em qual heli?

Abraço
NO PAULINHADA! YES FLY!
Adriano Miyata
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Seg Mar 14, 2005 9:16 am
Localização: japão

Mensagem por Adriano Miyata »

a questão não é ganho e nem modelo e sim a limitação de comando da cauda
Eu uso 110 de cada lado no 700E
Avatar do usuário
Victor-SP
membro
Mensagens: 873
Registrado em: Qua Dez 31, 2008 12:05 pm
Localização: Sao Paulo - sp

Mensagem por Victor-SP »

Fala Rodrigo, blz?
No meu T600 com Align ds650, o ganho está em 90 com a furação do meio (acho que 13mm, tenho que conferir). Mas fica travada.
Quanto aos 8º...isso é um problemas nos Align por conta da geometria do rotor / bellcranks...to com esse problema no meu 700...
QUando vier para o Brasil de um alo pra gente voar!
abç
Raptor E700
Logo 600SX
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[quote:6adb9243d4="Victor-SP"]Fala Rodrigo, blz?
No meu T600 com Align ds650, o ganho está em 90 com a furação do meio (acho que 13mm, tenho que conferir). Mas fica travada.
Quanto aos 8º...isso é um problemas nos Align por conta da geometria do rotor / bellcranks...to com esse problema no meu 700...
QUando vier para o Brasil de um alo pra gente voar!
abç[/quote:6adb9243d4]

Brigadão pelo post Victor, estava esperando por sua configuração.

Mudei o Balllink, está agora com 13,5 mm, valores em 100 para o servo de cauda.

Vou testar com 86 de ganho, e vou aumentando.

Tambem estou com problema de batente em passo máximo, não sei como resolver.

Ainda preciso ver os logs, mas parece que estou com vibração excessiva no sensor. Estou usando a placa de metal que a Spartan vende, com um adesivo grosso, e depois o adesivo no sensor do Vbar sobre a placa de metal.

Abração!

Se o VBar já é bom assim em
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
Victor-SP
membro
Mensagens: 873
Registrado em: Qua Dez 31, 2008 12:05 pm
Localização: Sao Paulo - sp

Mensagem por Victor-SP »

o Vbar é muito bom...estava voando o 4.0 até agora...vou testar o 5.1
Responder