Raptor 50

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Raptor 50

Mensagem por alsoares »

Amigos, ontem um companheiro de voos me apresentou um Raptor 50, e me solicitou a troca do receptor fm para um 2.4, então instalamos um frsky, configuramos curvas de velocidade e passo, e ajustei o ganho do gyro 601 e o heli está voando muito bem, manso, controlado por um turnigy com módulo frsky.

Mas notamos que o heli tá bebendo muito combustível, inclusive o muffler fica expelindo combustível. Meu conhecimento está limitado à regulagem de helis elétricos, então nem eu nem o dono do heli sabíamos o que poderia estar acontecendor. Supõe o dono do heli que tenha a ver com regulagem de baixa e alta velocidades do carburador.

Alguém sugere uma possível solução?

A propósito, pra quem tá acostumado a voar 450, o heli mete medo de grande, rsrs. Mas logo me acostumei a voá-lo.
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

O que voce chama de beber muito?
Que motor, com que combustivel e quanto tempo de voo esta dando?

Tipo de voo tambem importa.

O motor esta amaciado? Esta rodando bem ou esta instavel em marcha lenta?

De um pouco mais de detalhes pra ver se nao esta tudo normal...

Abs..
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Chama o AA!!!!!

Hehe!!!

Aconselho fortemente a procurar alguém que conheça bem de nitro. Esse heli ai é show de bola e merece ser bem tratado. Mas, se dar uma vacilada, já era motor.

Como tem muita coisa para explicar, sugiro pesquisar muito sobre ajuste de motor glow na web e, principalmente, conseguir alguém que possa ajudar pessoalmente.

Mas, uma coisa é certa: se está bebendo muito, é muito melhor que econômico, já que indica que as agulha está aberta. Mas, só indica...

Te toda forma, todas as questões do Marco Paulo são imprescindíveis para ajudarmos-lhe remotamente.

Abs,

Airton
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Segundo o dono do heli, deve ser regulagem de alta. Mistura muito rica, combustível sobrando e sendo eliminado pelo muffler. Respondendo ao Marco Paulo, o tanque do raptor 50 só tava dando pra uns 10 a 12 minutos de voo, é isso mesmo? pra mim foi uma decepção em comparação com os elétricos, pensei que rendesse mais, por isso que pensei que estava bebendo muito.
Voo em hover e circuitos lentos por limitação de espaço, testamos em uma quadra de basquete e volei.
O heli já tinha voado várias vezes com o dono anterior, o motor já devia estar amaciado sim. E rodando bem em marcha lenta, sem instabilidades.


O único problema era a cuspideira de combustível.
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Nao e muito diferente disso nao, 10 a 12 minutos, mas mesmo assim depende do motor. Os O.S. sao mais beberroes, os YS mais economicos, mas varia pouco. Qual o motor do Heli, escapamento e combustivel? Quando faz circuitos, como esta a fumaca que sai do motor? Muito densa? Leve...etc..

De qualquer jeito, nao espere milagres nao tem como dar muito mais que isso nao.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

É um OS, combustível não sei, só sei que é caro pra dedéu, 100 reais uns 3 litros e meio, importado, aí só perguntando lá pro dono do heli.
Mas não vou me aprofundar muito nisso não, o dono já tá achando que o proprietário anterior vendeu pra ele por causa dessa limitação com relação a consumo, rsrs.
Mas que o raptor 50 é facilzinho de voar, isso é.

Estou com um kit de um antigão, um nexus 30 que vou montar pra ele, espero que o motorzinho dele não tenha esse consumo todo.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Amigo, não é combustível que está sendo expelido pelo escapamento, é óleo cru, isso é normal em glow, o motor não queima todo o óleo como um motor a gasolina por exemplo, as vezes um pouco de combustível pode ser expelido também, mas é muito pouco e somente se o motor estiver muito afogado.

Minha experiência com helis glow é zero, mas por tudo o que sei, e como já foi dito acima, a autonomia de vôo está normal para um heli .50...
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

12 minutos ta otimo! meu 600N voava 8 a 9 minutos.

os raptor 30 esse sim sao economicos, vi um cara voando e voando, nao aguentei e fui la ver. me disse que geralmente voa uns 25 minutos!!

usou o teste do dedo na traseira do motor? assim que pousar coloca o dedo e veja se esta frio. se estiver a mistura esta rica demais, se nao puder deixar o dedo la a mistura esta pobre. O ideal eh aguentar o dedo uns 5 segundos la ate ter que tirar.

ou usar um termometro..rsrsr..

abracos
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Pois e.. o meu 600N com YS voa 10 min. e sobra um pouquinho no tanque. Nao lembro o tamanho do tanque do Raptor pois faz muito tempo que nao voo um... mas se nao me engano o tanque do 30 e o mesmo... por isso que voa um tempao.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:0c6802015d="William Okamura"]12 minutos ta otimo! meu 600N voava 8 a 9 minutos.

os raptor 30 esse sim sao economicos, vi um cara voando e voando, nao aguentei e fui la ver. me disse que geralmente voa uns 25 minutos!!

usou o teste do dedo na traseira do motor? assim que pousar coloca o dedo e veja se esta frio. se estiver a mistura esta rica demais, se nao puder deixar o dedo la a mistura esta pobre. O ideal eh aguentar o dedo uns 5 segundos la ate ter que tirar.

ou usar um termometro..rsrsr..

abracos[/quote:0c6802015d]

Eita, meter o dedo na traseira do motor??? :lol:
Vou fazer isso, com cuidado, eh, eh. Eu tenho um termômetro a infravermelho, então uns 5s aguentando o dedo deve dar quantos graus mais ou menos, uns 60 graus?
Responder