problema com vibrações - resolvido
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problema com vibrações - resolvido
Pessoal boa tarde,
Estou com o seguinte problema que esta me deixando de cabeça quente. Heli Aeolus .50 o problema e o seguinte: quando decolo no hover uns 2 metros percebo que os trem de pouso vibra e muito. Já verifique os rolamentos tudo rodando liso, Já troquei o main shaft, feathering shaft e o flybar este sim estava um pouco torto. O balanceamento das pás também esta certo. O motor esta com a lenta/alta perfeito. Estou aguardando as novos pás para testar se melhora.
Tcurve esta assim: 0,25,50,70,100
Obrigado
Estou com o seguinte problema que esta me deixando de cabeça quente. Heli Aeolus .50 o problema e o seguinte: quando decolo no hover uns 2 metros percebo que os trem de pouso vibra e muito. Já verifique os rolamentos tudo rodando liso, Já troquei o main shaft, feathering shaft e o flybar este sim estava um pouco torto. O balanceamento das pás também esta certo. O motor esta com a lenta/alta perfeito. Estou aguardando as novos pás para testar se melhora.
Tcurve esta assim: 0,25,50,70,100
Obrigado
Assim como as pás, o flybar deve ser balanceado também. Um método fácil de verificar isso é como demonstra a foto. Solte o eixo da main gear para que ele gire livremente e veja se um lado está mais pesado que o outro.
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:103350ae4c]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:103350ae4c][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url]
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[quote:2d9392eb37="LCid"]Assim como as pás, o flybar deve ser balanceado também. Um método fácil de verificar isso é como demonstra a foto. Solte o eixo da main gear para que ele gire livremente e veja se um lado está mais pesado que o outro.
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:2d9392eb37]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:2d9392eb37][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url][/quote:2d9392eb37]
Olá LCid, eu não tinha feito ete procedimento da "foto" hoje mesmo eu vo fazer.
Caso esteja tudo balanceado pretendo ligar sem as pás e verificar se esta com vibrações no chão mesmo.
Obrigado.
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:2d9392eb37]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:2d9392eb37][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url][/quote:2d9392eb37]
Olá LCid, eu não tinha feito ete procedimento da "foto" hoje mesmo eu vo fazer.
Caso esteja tudo balanceado pretendo ligar sem as pás e verificar se esta com vibrações no chão mesmo.
Obrigado.
- carlos.william
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Verifique todos os rolamentos, eles costuma gerar vibração.
além disso, de uma olhada nos rolamentos da cauda, eles também podem provocar o mesmo efeito. Mas se somente o esqui trepida, são os rolamentos principais o motivo.
além disso, de uma olhada nos rolamentos da cauda, eles também podem provocar o mesmo efeito. Mas se somente o esqui trepida, são os rolamentos principais o motivo.
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
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[quote:9ff6fff9fb="carlos.william"]Verifique todos os rolamentos, eles costuma gerar vibração.
além disso, de uma olhada nos rolamentos da cauda, eles também podem provocar o mesmo efeito. Mas se somente o esqui trepida, são os rolamentos principais o motivo.[/quote:9ff6fff9fb]
Carlos, A cauda mesmo com a trepidação do trem de pouso não escapa fica travada e também não esta com wag. E somente o trem de pouso que trepida. Os rolamentos da cauda esta rodando liso. Os rolamentos principal e o do main shaft? Tem uma casa de rolamento perto de casa e vo comprar este rolamento e trocar também.
Obrigado pela ajuda.
além disso, de uma olhada nos rolamentos da cauda, eles também podem provocar o mesmo efeito. Mas se somente o esqui trepida, são os rolamentos principais o motivo.[/quote:9ff6fff9fb]
Carlos, A cauda mesmo com a trepidação do trem de pouso não escapa fica travada e também não esta com wag. E somente o trem de pouso que trepida. Os rolamentos da cauda esta rodando liso. Os rolamentos principal e o do main shaft? Tem uma casa de rolamento perto de casa e vo comprar este rolamento e trocar também.
Obrigado pela ajuda.
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Vou comentar o que vi exatamente a 20 dias atrás com um amigo....
Ele lenhou um Trex 600 ESP, uma lenha razoável: pás, canopy, eixos, rolamentos, tt, engrenagens, skid, bateria e pega-pas.... comprou e trocou tudo, o heli ficou com uma leve trepidação no skid também....
Como ficou com dúvida na montagem, pediu para um outro colega com mais experiência refazer a montagem... no dia seguinte voltamos para o campo e testamos... ainda continuava a pequena vibração....
Sem saber o que mais poderia ser, fizemos um testes invertendo as pás.... a vibração sumiu... para termos certeza, voltamos aos lados "originais" das pás, e as vibrações voltaram...
Bom, invertemos as pás da maneira que não vibrou nos testes, e de lá pra cá, sem vibrações.
Detalhe: os heli não escapava a cauda nem nada, só tinha essa pequena vibração... as pás eram novas, originais align.
Ele lenhou um Trex 600 ESP, uma lenha razoável: pás, canopy, eixos, rolamentos, tt, engrenagens, skid, bateria e pega-pas.... comprou e trocou tudo, o heli ficou com uma leve trepidação no skid também....
Como ficou com dúvida na montagem, pediu para um outro colega com mais experiência refazer a montagem... no dia seguinte voltamos para o campo e testamos... ainda continuava a pequena vibração....
Sem saber o que mais poderia ser, fizemos um testes invertendo as pás.... a vibração sumiu... para termos certeza, voltamos aos lados "originais" das pás, e as vibrações voltaram...
Bom, invertemos as pás da maneira que não vibrou nos testes, e de lá pra cá, sem vibrações.
Detalhe: os heli não escapava a cauda nem nada, só tinha essa pequena vibração... as pás eram novas, originais align.
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[quote:ae941f090d="hcarvalholima"]Vou comentar o que vi exatamente a 20 dias atrás com um amigo....
Ele lenhou um Trex 600 ESP, uma lenha razoável: pás, canopy, eixos, rolamentos, tt, engrenagens, skid, bateria e pega-pas.... comprou e trocou tudo, o heli ficou com uma leve trepidação no skid também....
Como ficou com dúvida na montagem, pediu para um outro colega com mais experiência refazer a montagem... no dia seguinte voltamos para o campo e testamos... ainda continuava a pequena vibração....
Sem saber o que mais poderia ser, fizemos um testes invertendo as pás.... a vibração sumiu... para termos certeza, voltamos aos lados "originais" das pás, e as vibrações voltaram...
Bom, invertemos as pás da maneira que não vibrou nos testes, e de lá pra cá, sem vibrações.
Detalhe: os heli não escapava a cauda nem nada, só tinha essa pequena vibração... as pás eram novas, originais align.[/quote:ae941f090d]
Nosso, isso que você disse é igual que aconteceu comigo. Troque todas as peças danificadas e ficou com essa mal#$ta trepidação. Mas vamos la fazer este teste também.
Obrigado
Ele lenhou um Trex 600 ESP, uma lenha razoável: pás, canopy, eixos, rolamentos, tt, engrenagens, skid, bateria e pega-pas.... comprou e trocou tudo, o heli ficou com uma leve trepidação no skid também....
Como ficou com dúvida na montagem, pediu para um outro colega com mais experiência refazer a montagem... no dia seguinte voltamos para o campo e testamos... ainda continuava a pequena vibração....
Sem saber o que mais poderia ser, fizemos um testes invertendo as pás.... a vibração sumiu... para termos certeza, voltamos aos lados "originais" das pás, e as vibrações voltaram...
Bom, invertemos as pás da maneira que não vibrou nos testes, e de lá pra cá, sem vibrações.
Detalhe: os heli não escapava a cauda nem nada, só tinha essa pequena vibração... as pás eram novas, originais align.[/quote:ae941f090d]
Nosso, isso que você disse é igual que aconteceu comigo. Troque todas as peças danificadas e ficou com essa mal#$ta trepidação. Mas vamos la fazer este teste também.
Obrigado
- Lívio Cardoso
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[quote:d4955cfef6="bernardoni"][quote:d4955cfef6="LCid"]Assim como as pás, o flybar deve ser balanceado também. Um método fácil de verificar isso é como demonstra a foto. Solte o eixo da main gear para que ele gire livremente e veja se um lado está mais pesado que o outro.
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:d4955cfef6]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:d4955cfef6][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url][/quote:d4955cfef6]
Olá LCid, eu não tinha feito ete procedimento da "foto" hoje mesmo eu vo fazer.
Caso esteja tudo balanceado pretendo ligar sem as pás e verificar se esta com vibrações no chão mesmo.
Obrigado.[/quote:d4955cfef6]
E vale lembrar o seguinte, nesse teste aí do balanceamento do flybar, que por sinal é importante, vc gira com a mão e observa o movimento. Se estiver bem balanceado, a cada parada o flybar ficará numa posição diferente. Se parar sempre na mesma posição, não tem erro, está desbalanceado!!! Tem outra coisa que eu faço - coloco sempre as pás no mesmo pega pá. Pra isso marco uma pá e o respectivo pega-pá. Se desmonto sempre recoloco a mesma pá no mesmo pega-pá. Parece besteira mas não é!!!
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:d4955cfef6]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:d4955cfef6][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url][/quote:d4955cfef6]
Olá LCid, eu não tinha feito ete procedimento da "foto" hoje mesmo eu vo fazer.
Caso esteja tudo balanceado pretendo ligar sem as pás e verificar se esta com vibrações no chão mesmo.
Obrigado.[/quote:d4955cfef6]
E vale lembrar o seguinte, nesse teste aí do balanceamento do flybar, que por sinal é importante, vc gira com a mão e observa o movimento. Se estiver bem balanceado, a cada parada o flybar ficará numa posição diferente. Se parar sempre na mesma posição, não tem erro, está desbalanceado!!! Tem outra coisa que eu faço - coloco sempre as pás no mesmo pega pá. Pra isso marco uma pá e o respectivo pega-pá. Se desmonto sempre recoloco a mesma pá no mesmo pega-pá. Parece besteira mas não é!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
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[quote:0eabab262b="Lívio Cardoso"][quote:0eabab262b="bernardoni"][quote:0eabab262b="LCid"]Assim como as pás, o flybar deve ser balanceado também. Um método fácil de verificar isso é como demonstra a foto. Solte o eixo da main gear para que ele gire livremente e veja se um lado está mais pesado que o outro.
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:0eabab262b]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:0eabab262b][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url][/quote:0eabab262b]
Olá LCid, eu não tinha feito ete procedimento da "foto" hoje mesmo eu vo fazer.
Caso esteja tudo balanceado pretendo ligar sem as pás e verificar se esta com vibrações no chão mesmo.
Obrigado.[/quote:0eabab262b]
E vale lembrar o seguinte, nesse teste aí do balanceamento do flybar, que por sinal é importante, vc gira com a mão e observa o movimento. Se estiver bem balanceado, a cada parada o flybar ficará numa posição diferente. Se parar sempre na mesma posição, não tem erro, está desbalanceado!!! Tem outra coisa que eu faço - coloco sempre as pás no mesmo pega pá. Pra isso marco uma pá e o respectivo pega-pá. Se desmonto sempre recoloco a mesma pá no mesmo pega-pá. Parece besteira mas não é!!![/quote:0eabab262b]
Boa tarde Lívio, ontem refiz a remontagem do rotor principal bem detalhadamente, também fiz o balanceamento do rotor principal e ficou show. Rodo o rotor e para em posições diferente igual ao comentário seu. Hoje pretendo fazer um teste de voo somente hover em casa mesmo. Calma segurança em primeiro lugar ainda se tratando de um classe 600. Em casa tenho uma área grande onde da para fazer estes teste simples. Só os vizinho que fica louco com o barulho no horário da novela rsrsrsrsrs. Amanhã posto os resultados.
Muito obrigado a todos.
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:0eabab262b]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:0eabab262b][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url][/quote:0eabab262b]
Olá LCid, eu não tinha feito ete procedimento da "foto" hoje mesmo eu vo fazer.
Caso esteja tudo balanceado pretendo ligar sem as pás e verificar se esta com vibrações no chão mesmo.
Obrigado.[/quote:0eabab262b]
E vale lembrar o seguinte, nesse teste aí do balanceamento do flybar, que por sinal é importante, vc gira com a mão e observa o movimento. Se estiver bem balanceado, a cada parada o flybar ficará numa posição diferente. Se parar sempre na mesma posição, não tem erro, está desbalanceado!!! Tem outra coisa que eu faço - coloco sempre as pás no mesmo pega pá. Pra isso marco uma pá e o respectivo pega-pá. Se desmonto sempre recoloco a mesma pá no mesmo pega-pá. Parece besteira mas não é!!![/quote:0eabab262b]
Boa tarde Lívio, ontem refiz a remontagem do rotor principal bem detalhadamente, também fiz o balanceamento do rotor principal e ficou show. Rodo o rotor e para em posições diferente igual ao comentário seu. Hoje pretendo fazer um teste de voo somente hover em casa mesmo. Calma segurança em primeiro lugar ainda se tratando de um classe 600. Em casa tenho uma área grande onde da para fazer estes teste simples. Só os vizinho que fica louco com o barulho no horário da novela rsrsrsrsrs. Amanhã posto os resultados.
Muito obrigado a todos.
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Problema vibrações resolvido
[quote:e546cb73ef="bernardoni"][quote:e546cb73ef="Lívio Cardoso"][quote:e546cb73ef="bernardoni"][quote:e546cb73ef="LCid"]Assim como as pás, o flybar deve ser balanceado também. Um método fácil de verificar isso é como demonstra a foto. Solte o eixo da main gear para que ele gire livremente e veja se um lado está mais pesado que o outro.
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:e546cb73ef]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:e546cb73ef][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url][/quote:e546cb73ef]
Olá LCid, eu não tinha feito ete procedimento da "foto" hoje mesmo eu vo fazer.
Caso esteja tudo balanceado pretendo ligar sem as pás e verificar se esta com vibrações no chão mesmo.
Obrigado.[/quote:e546cb73ef]
E vale lembrar o seguinte, nesse teste aí do balanceamento do flybar, que por sinal é importante, vc gira com a mão e observa o movimento. Se estiver bem balanceado, a cada parada o flybar ficará numa posição diferente. Se parar sempre na mesma posição, não tem erro, está desbalanceado!!! Tem outra coisa que eu faço - coloco sempre as pás no mesmo pega pá. Pra isso marco uma pá e o respectivo pega-pá. Se desmonto sempre recoloco a mesma pá no mesmo pega-pá. Parece besteira mas não é!!![/quote:e546cb73ef]
Boa tarde Lívio, ontem refiz a remontagem do rotor principal bem detalhadamente, também fiz o balanceamento do rotor principal e ficou show. Rodo o rotor e para em posições diferente igual ao comentário seu. Hoje pretendo fazer um teste de voo somente hover em casa mesmo. Calma segurança em primeiro lugar ainda se tratando de um classe 600. Em casa tenho uma área grande onde da para fazer estes teste simples. Só os vizinho que fica louco com o barulho no horário da novela rsrsrsrsrs. Amanhã posto os resultados.
Muito obrigado a todos.[/quote:e546cb73ef]
Pessoal, ontem realizei um teste de voo esta 100%. Solução troca do flaybar que esta um pouco torto, refiz o balanceamento do rotor principal e também refiz o balanceamento das pás.
Muito obrigado!
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/][img:e546cb73ef]http://farm7.staticflickr.com/6157/6163724052_a871426e4d_z.jpg[/img:e546cb73ef][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/59981399@N07/6163724052/]flybar[/url][/quote:e546cb73ef]
Olá LCid, eu não tinha feito ete procedimento da "foto" hoje mesmo eu vo fazer.
Caso esteja tudo balanceado pretendo ligar sem as pás e verificar se esta com vibrações no chão mesmo.
Obrigado.[/quote:e546cb73ef]
E vale lembrar o seguinte, nesse teste aí do balanceamento do flybar, que por sinal é importante, vc gira com a mão e observa o movimento. Se estiver bem balanceado, a cada parada o flybar ficará numa posição diferente. Se parar sempre na mesma posição, não tem erro, está desbalanceado!!! Tem outra coisa que eu faço - coloco sempre as pás no mesmo pega pá. Pra isso marco uma pá e o respectivo pega-pá. Se desmonto sempre recoloco a mesma pá no mesmo pega-pá. Parece besteira mas não é!!![/quote:e546cb73ef]
Boa tarde Lívio, ontem refiz a remontagem do rotor principal bem detalhadamente, também fiz o balanceamento do rotor principal e ficou show. Rodo o rotor e para em posições diferente igual ao comentário seu. Hoje pretendo fazer um teste de voo somente hover em casa mesmo. Calma segurança em primeiro lugar ainda se tratando de um classe 600. Em casa tenho uma área grande onde da para fazer estes teste simples. Só os vizinho que fica louco com o barulho no horário da novela rsrsrsrsrs. Amanhã posto os resultados.
Muito obrigado a todos.[/quote:e546cb73ef]
Pessoal, ontem realizei um teste de voo esta 100%. Solução troca do flaybar que esta um pouco torto, refiz o balanceamento do rotor principal e também refiz o balanceamento das pás.
Muito obrigado!