Dúvida T-rex 600 balançando cauda na vertical - martelando

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

EmersonGarcia
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:20 pm

Dúvida T-rex 600 balançando cauda na vertical - martelando

Mensagem por EmersonGarcia »

OLÁ PESSOAL, TO COM UM PROBLEMINHA NO MEU HELI T-REX 600, FAZ UMA SEMANAS ATRAS QUE ACABEI DE MONTAR MEU HELI, ANDEI CAINDO COM O MESMO, TROQUEI AS PEÇAS E PUS TUDO NOVO, EIXO PRINCIPAL, ENGRENAGEM PRINCIPAL, TAIL BOOM, PÁS PRINCIPAIS, DA ALIGN 600 D, TORK TURQUE TUBE, FLYBAR ROD, (TUDO ORIGINAL DA ALIGN), ETC..., AQUELAS PEÇAS QUE ACABAM QUEBRANDO NA QUEDA.
FUI FAZER UM TESTE PRA VER COMO ESTAVA EM VÔO PAIRADO E COMECEI PERCEBER, COMO DIZEM UMAS MARTELADAS NA CAUDA OU NO SENTIDO VERTICAL.
S PODEREM DAR UMAS DICAS.
AGRADEÇO.


GIRO 0: 80%
1: 80%

THRO CUR
NORMAL L : 0.0% 2: 50.0% 3: 72.0% 4: 87.5% H: 100%

PITC CUR
NORM L: 33.5% 2: 63.0% 3: 76.5% 4: 91.0% H: 100%


[color=red:0324b2200f][b:0324b2200f]Por favor utilize letras minúsculas..pois caixa alta significa que está gritando..[/b:0324b2200f][/color:0324b2200f]
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Acho que sua curva de passo está muito alta. Muito passo pra essa aceleração. Tente algo como 30, 40, 50, 75, 100 ( -4°, -2° 0°, +5°, + 10° ). Deixe a curva de passo com 0° no centro dela ( ponto 3 = 50% ). Vc vai usar mais aceleração pra decolar e a head speed vai aumentar, vai resolver!!! Veja aí, com o pitch gauge, quanto de passo vc tem nos pontos de sua curva!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
carlos.william
membro
Mensagens: 496
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
Localização: Osasco - SP

Mensagem por carlos.william »

Bom dia

Se ele está martelando, veja se não é o eixo do rotor traseiro que está torto ou o torque tube.

As vezes o eixo está empenado e vc não percebeu.

Outra coisa, passei por problema semelhante com o meu T-Rex 600 e descobri que era o tail boom que estava torto de fábrica
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
gemines
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Dom Jan 09, 2011 8:10 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por gemines »

Como disseram, martelar a cauda é headspeed baixa. Uma boa tentativa de ver se é isso mesmo é deixar as curvas de aceleração e passo linear e simétrica em modo normal, como vem no padrão do rádio. Já vi alguém aqui dizer que sempre usa esse tipo de curva, hoje só uso assim, gasta um pouco mais de bateria mas o voo fica bom e a transição para idle fica suave.
EmersonGarcia
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:20 pm

Mensagem por EmersonGarcia »

Boa tarde pessoal, esqueci de dizer que só voo escala e não to usando configurações para 3D.

tem alguma configuração do passo e da curva do motor que posso usar pra um vôo mais economico, em relaçao a bateria e que ao mesmo tempo não fique tremendo o heli, nem sacudindo ou martelando a cauda.

Eu verifiquei o balanceamento das pás principal e rotor traseiro tão balanceadas, eixo rotor traseiro não ta empenado.
desmontei o pega-pás do rotor traseiro, os rolamentos, notei que estavam bem secos, sem graxa. Nesta situação pode fazer com que a cauda, de estas marteladas como falei ou não.

Alguém já passou por essa situação
EmersonGarcia
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:20 pm

Mensagem por EmersonGarcia »

Beleza!!!

seria: passo L: 0% 2: 25 % 3: 50% 4:75 % H: 100 %

motor L: 0% 2: 25 % 3: 50% 4:75 % H: 100 %

quanto ao consumo da bateria, o vôo notou alguma melhora, quanto a trepidação, cauda e tudo mais.
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Mensagem por Runnerba »

[quote:c4747f1a81="carlos.william"]Bom dia

Se ele está martelando, veja se não é o eixo do rotor traseiro que está torto ou o torque tube.

As vezes o eixo está empenado e vc não percebeu.

Outra coisa, passei por problema semelhante com o meu T-Rex 600 e descobri que era o tail boom que estava torto de fábrica[/quote:c4747f1a81]

veja também o feathering shaft (eixo do rotor principal) e principamente OS LINKS DO CABEÇOTE. Pode ter entortado algum, confira se o pitch de ambas as pás está coincidindo.
TREX600PRO/PULSE 125 DLE20CC/OSMOSE 70/TWIST 60/FUTABA10CHGX2/EXTRA30CC/BUPPO
wendellsubtil
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Fev 23, 2012 2:02 pm
Localização: rio verde -goias

Mensagem por wendellsubtil »

Tenta não deixar pás do rotor muito apertadas, uma vez só afrouxei um pouco e sumiu as marteladas!!
Responder