T-rex 600N DFC balançando na vertical em vôo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

jniltongil
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 12, 2009 12:10 pm
Localização: Volta Redonda - RJ

T-rex 600N DFC balançando na vertical em vôo

Mensagem por jniltongil »

Fiz um upgrade em meu TREX Super PRO 600N com flybar colocando um conjunto flybarless DFC com um giro 3GX.
Segui os passos descritos pelo tutorial do Alvaro Menezes aqui do fórum e iniciei os testes de vôo. Percebi vibrações no Heli na horizontal e diminui o ganho do 3gx solvendo o problema. Quando diminui o ganho do alertou também diminui o ganho de elevator no 3gx, porque alguns dizem que quando alterar o ganho de um também alterar o ganho do elevator.
A situação atual é a seguinte quando estou hoverando o Heli fica totalmente estável, sem vibrações ou trecking, mas quando começo a voar, fazendo um oito por exemplo, a estabilidade lateral é perfeita mas na vertical o helicóptero tende a "gangorrar". Já tentei diminuir o ganho do elevator mas nao consigo tirar essa tendência.
Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.
José Nilton Gil
700E DFC, 600N DFC, 450PRO DFC
Spektrum DX-8
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

O meu fazia isso e a solução foi passar o link pra um furo mais interno no bracinho do servo do profundor...
jniltongil
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 12, 2009 12:10 pm
Localização: Volta Redonda - RJ

Mensagem por jniltongil »

Roddrigo,
penso que se eu diminuir o tamanho do braço do profundor posso ter problemas porque o swashplate não vai subir alinhado. Só se diminuir em todos os 3 servos. De qualquer forma vou experimentar e testar no final de semana.
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

pode ser somente baixa rotação e nada haver com o 3gx.

Verifica a curva de aceleração e o passo dele.
jniltongil
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 12, 2009 12:10 pm
Localização: Volta Redonda - RJ

Mensagem por jniltongil »

Prezado Alex

penso que não seja problema de rotação, até porque acontece com o governador ligado e ele está ajustado para 90%.
Quando tento passar em voo reto, nivelado, alinhado com a pista, noto que o helicóptero oscila na vertical, mesmo eu mantendo o stick do radio na mesma posição.
Já tentei aumentar e/ou diminuir o ganho do elevator no 3GX mas não consegui eliminar o problema. Notei que tanto quando aumento o ganho ou quando diminuo o mesmo o nivel das oscilações aumentam. Consegui um ajuste que minimizou esse efeito mas não eliminou o mesmo.
No meu outro heli (TRex 700 E DFC) o vou é totalmente estável.
Se puder me ajudar, agradeço desde já.
Jose Nilton Gil
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Que versão é esse seu 3GX? Tive esse problema com a v2.1. Depois de atualizar pra 3.0 e refazer todo o setup, parou. Mas o meu problema era num 450, não num 600.
Se possível atualize a versão do seu 3gx, refaça com precisão todo o setup e avalie problemas de vibração, já que é um heli nitro.
Boa sorte e poste os resultados.
Fábio Ragazzi
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 10:16 pm
Localização: Jacareí - São Paulo

Re: T-rex 600N DFC balançando na vertical em vôo

Mensagem por Fábio Ragazzi »

[quote:ed4e99b091="jniltongil"]Fiz um upgrade em meu TREX Super PRO 600N com flybar colocando um conjunto flybarless DFC com um giro 3GX.
Segui os passos descritos pelo tutorial do Alvaro Menezes aqui do fórum e iniciei os testes de vôo. Percebi vibrações no Heli na horizontal e diminui o ganho do 3gx solvendo o problema. Quando diminui o ganho do alertou também diminui o ganho de elevator no 3gx, porque alguns dizem que quando alterar o ganho de um também alterar o ganho do elevator.
A situação atual é a seguinte quando estou hoverando o Heli fica totalmente estável, sem vibrações ou trecking, mas quando começo a voar, fazendo um oito por exemplo, a estabilidade lateral é perfeita mas na vertical o helicóptero tende a "gangorrar". Já tentei diminuir o ganho do elevator mas nao consigo tirar essa tendência.
Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.[/quote:ed4e99b091]
jniltongil
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 12, 2009 12:10 pm
Localização: Volta Redonda - RJ

Mensagem por jniltongil »

Problema resolvido.
Consegui a solução do problema fazendo a troca das pás por pás adequadas para flybarless. Quando fiz o upgrade continuei utilizando as pás que usava com flybar, que provavelmente estavam defletindo durante o vôo, causando a oscilação vertical que reportei.
De qualquer forma agradeço a todos que me enviaram sugestões.
Abraços a todos.
José Nilton Gil
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

Que bom que você resolveu seu problema amigo.
Gostaria de informar que talvez não era as pás a causa do seu problema, pois utilizo tanto pás flybarless e não-flybarless no meu 700E DFC e não vejo nenhuma diferença, tanto para hover quanto para 3d. A quem diga que a diferença das pás é o ponto do CG, porem já fiz o teste e ambas tem o mesmo ponto de CG, agora vai intender.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
jniltongil
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 12, 2009 12:10 pm
Localização: Volta Redonda - RJ

Mensagem por jniltongil »

Talvez as pás que você usa são de boa qualidade, de fibra de carbono e etc. Não era o meu caso pois as pás que usava com flybar eram pás alternativas, talvez até de fibra de vidro.
No caso mesmo após regular todo o Heli quando voei o problema continuava. Pousei, troquei as pás e voei de novo e o problema acabou, por isso penso que esse era o problema.
Veja bem, não estou dizendo que pás fabricadas para voar com flybar não servem em sistemas flybarless. Mas que, sistemas flybarless exigem que as pás tenham boa qualidade.
De qualquer forma, penso que o CG errado poderia causar o problema que reportei, que pode ter sido corrigido quando troquei as pás. Valeu a dica.
Responder