Esc Talon 90 configuração default ou não? T-Rex 550v3

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Esc Talon 90 configuração default ou não? T-Rex 550v3

Mensagem por Homerander »

Estou em duvida quanto a configuração do Esc Talon 90 que acompanha o kit 550V3 t-rex, pelo que vi no manual a configuração de fabrica ja atende ao heli, porem não sei se esta correto usar nesse modo e se precisa configurar algo para ter um melhor aproveitamento do equipamento. alguém pode me passar informações sobre isso?
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Só veja os end points do ESC, deixe em "Insensitive" e arrume o SoftStart do jeito que preferir. Se for usar o governador, bem, configure o governador. Acredito que é só, hehe
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Mensagem por Homerander »

então Rafa o manual não explica como fazer isso, pelo menos não achei como configurar o endpoints e muito menos ajustar o softStart.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[url]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xF7VTrs_hsI[/url]

O do Softstart acho que só pode pelo Castle Link, mas quem sabe, deve ter pelo tx também.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:9ac57be316="rafakrav"][url]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xF7VTrs_hsI[/url]

O do Softstart acho que só pode pelo Castle Link, mas quem sabe, deve ter pelo tx também.[/quote:9ac57be316]

Pois é...

Eu pensava que era assim.

Não é mais não...

Nos Talons é de outro jeito...

Na primeira vez, Começa com o stick a 50% de aceleração, liga, espera tocar a quantidade de células, depois coloca em cima, faz o end point, coloca em baixo, faz o outro end point.

Depois, sempre que for ligar, o stick tem que estar a 50% de aceleração.

Eu fazia do jeito que você disse até semana passada. Apanhava e achava esse Talon um lixo. Ai, um colega aqui da pista apanhando com o problema consultou o Velho Niva (eu acho que você deve ter conhecido ele no último Fesbraer. Eu o conheci no Helimeira). Ele disse esse negócio ai eu não acreditei. Ele fez, deu certo, eu fui ler o manual e não é que era exatamente isso que o manual dizia para fazer!!!

Enfim... Se não acionar o esc com o stick a 50% para depois de contar as células abaixar para armar o esc, ele não funciona direito. Acredita? Eu não acreditava. Mas é verdade.

Quanto à configuração, ele já vem no padrão certo.

Não mexa com governador, a não ser que você não ligue em uma rotação máxima de 2.400.

De resto, só mexa no PWM para 8KHz se o motor for Scorpion.

Se for um motor original Align, não mexa em nada nos parâmetros, ajuste a curva normal em 0, 50 e 100% para a inicialização do ESC, comece sempre com o stick no meio, depois dos sinais sonoros abaixe o stick, confira se ele armou direito e veja a mudança dá.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Mattoi
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 1:01 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por Mattoi »

[quote:34d7fc27e5="Airton"][quote:34d7fc27e5="rafakrav"][url]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xF7VTrs_hsI[/url]

O do Softstart acho que só pode pelo Castle Link, mas quem sabe, deve ter pelo tx também.[/quote:34d7fc27e5]

Pois é...

Eu pensava que era assim.

Não é mais não...

Nos Talons é de outro jeito...

Na primeira vez, Começa com o stick a 50% de aceleração, liga, espera tocar a quantidade de células, depois coloca em cima, faz o end point, coloca em baixo, faz o outro end point.

Depois, sempre que for ligar, o stick tem que estar a 50% de aceleração.

Eu fazia do jeito que você disse até semana passada. Apanhava e achava esse Talon um lixo. Ai, um colega aqui da pista apanhando com o problema consultou o Velho Niva (eu acho que você deve ter conhecido ele no último Fesbraer. Eu o conheci no Helimeira). Ele disse esse negócio ai eu não acreditei. Ele fez, deu certo, eu fui ler o manual e não é que era exatamente isso que o manual dizia para fazer!!!

Enfim... Se não acionar o esc com o stick a 50% para depois de contar as células abaixar para armar o esc, ele não funciona direito. Acredita? Eu não acreditava. Mas é verdade.

Quanto à configuração, ele já vem no padrão certo.

Não mexa com governador, a não ser que você não ligue em uma rotação máxima de 2.400.

De resto, só mexa no PWM para 8KHz se o motor for Scorpion.

Se for um motor original Align, não mexa em nada nos parâmetros, ajuste a curva normal em 0, 50 e 100% para a inicialização do ESC, comece sempre com o stick no meio, depois dos sinais sonoros abaixe o stick, confira se ele armou direito e veja a mudança dá.

Abs,

Airton[/quote:34d7fc27e5]


Airton, pelo que vi no manual toda vez deve se ligar em maio stick, depois deve se levar em full power, e depois abaixar o stick, será que é isso mesmo?

veja: Note: if auto-calibrate throttle (default throttle setting) is selected, always restrain vehicle and run throttle to full power prior to flight to allow ESC to recognize the full throttle signal.

Abraço, Ismar
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Pelo que está lá, não.

'Ó só:

[i:5428b6b31a]The Castle Talon ESC will not provide power to the motor when first powered
up. The ESC must receive a low throttle signal to arm.

Follow this initialization sequence to operate the motor:

[b:5428b6b31a]1. Turn your transmitter ON and set the throttle stick to mid throttle.[/b:5428b6b31a]
2. If you are using an external BEC orradio battery and yourred power wire on the throttle lead is disconnected, powerthe radio receiverin the RC vehicle.
3. Connectthe main power battery to the speed controller. The ESC will make a chime and then a sequence of beeps. Count the number of beeps and make sure it matches the number of LiPo cells that were plugged into the unit.
[b:5428b6b31a]The speed controller will remain disarmed and will not operate the motor until it receives the zero throttle command from the receiver.[/b:5428b6b31a]
[b:5428b6b31a]4. When you are ready to fly, move the throttle stick to the lowest position on your transmitter.[/b:5428b6b31a]
5. The Phoenix will play the arming tone through the motorto indicate that it is armed.[/i:5428b6b31a]

O ajuste do máximo e mínimo é só na primeira vez, para configurar:

[color=red:5428b6b31a][i:5428b6b31a]Always perform a range check at full, half, and zero throttle before flying with any new speed controller![/i:5428b6b31a][/color:5428b6b31a]

O que eu não sei é se o auto calibrate desarma depois de fazer o ajuste de máximo e mínimo. Não tenho como verificar isto agora.

Pelo que vi na pista, é só uma vez e já dá uma diferença boa.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

O engraçado é que agora que eu vi que ele chama o Talon de Phoenix no manual!!!

Eita Control C / Control V!

Abs,

Airton
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Mensagem por Homerander »

O Niva ja tinha me ajudado com essa de ativar o motor no esc, 01:00 da madruga e o velho me ajudando, cara parceiro mesmo, agora os end points eu nao fiz, faz alguma diferença? e como faz?
luishamaral
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Seg Out 17, 2011 5:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por luishamaral »

[quote:583d6b74ea="Airton"][quote:583d6b74ea="rafakrav"][url]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xF7VTrs_hsI[/url]

O do Softstart acho que só pode pelo Castle Link, mas quem sabe, deve ter pelo tx também.[/quote:583d6b74ea]

Pois é...

Eu pensava que era assim.

Não é mais não...

Nos Talons é de outro jeito...

Na primeira vez, Começa com o stick a 50% de aceleração, liga, espera tocar a quantidade de células, depois coloca em cima, faz o end point, coloca em baixo, faz o outro end point.

Depois, sempre que for ligar, o stick tem que estar a 50% de aceleração.

Eu fazia do jeito que você disse até semana passada. Apanhava e achava esse Talon um lixo. Ai, um colega aqui da pista apanhando com o problema consultou o Velho Niva (eu acho que você deve ter conhecido ele no último Fesbraer. Eu o conheci no Helimeira). Ele disse esse negócio ai eu não acreditei. Ele fez, deu certo, eu fui ler o manual e não é que era exatamente isso que o manual dizia para fazer!!!

Enfim... Se não acionar o esc com o stick a 50% para depois de contar as células abaixar para armar o esc, ele não funciona direito. Acredita? Eu não acreditava. Mas é verdade.

Quanto à configuração, ele já vem no padrão certo.

Não mexa com governador, a não ser que você não ligue em uma rotação máxima de 2.400.

De resto, só mexa no PWM para 8KHz se o motor for Scorpion.

Se for um motor original Align, não mexa em nada nos parâmetros, ajuste a curva normal em 0, 50 e 100% para a inicialização do ESC, comece sempre com o stick no meio, depois dos sinais sonoros abaixe o stick, confira se ele armou direito e veja a mudança dá.

Abs,

Airton[/quote:583d6b74ea]

Mesmo satisfeito com a performance atual, vamos seguir com às orientações, configurar e :arrow: o resultado...

Obrigado meu caro.
700 DFC MBX; GAUI X5 Formula V-BAR; Futaba T8J
Responder