Ressonancia T-rex 700

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Budag
membro
Mensagens: 481
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 10:44 pm
Localização: Blumenau

Ressonancia T-rex 700

Mensagem por Budag »

Pessoal, estou voando no 700 com as engrenagens pretas, menos a main gear.

Estou notando ressonancia relativamente alto, e já vi outro 700 fazer, o meu é o DFC e o outro o V2.

Alguém já passou por isto e resolveu?
T-rex 700Pro DFC - Futaba 14SG
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Eu tive isso na cauda do meu Trex 700 dfc quando o RPM ficava entre 1900~2200

Para resolver só trocar por pás Rail ou EDGE SE na cauda (se sua ressonância for na cauda, como é o mais comum). Fiz os testes em chão sem o rotor principal (meu 700 está sem um servo) e a ressonância sumiu com pás Edge, mas é bem evidente com as Align
Budag
membro
Mensagens: 481
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 10:44 pm
Localização: Blumenau

Mensagem por Budag »

Isso mesmo 2200 e blade align.
T-rex 700Pro DFC - Futaba 14SG
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Poisé... Parece que elas são um pouco menos espessas do que o necessário e geram flutter nessa velocidade (pode ver que se mexer elas perpendicularmente ao pega pás tem uma folguinha). Pesquisei um pouco e vi que é algo MUITO comum... Dá uma fuçada nos fóruns lá fora e vai ver páginas e páginas com o problema. A solução "comprovada" são as pás Rail. Edge tem pouca gente que tentou mas parece funcionar também...
Budag
membro
Mensagens: 481
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 10:44 pm
Localização: Blumenau

Mensagem por Budag »

Seria esse o motivo da align também fazer novas blades? tanto main blade quanto tail rotor blade
T-rex 700Pro DFC - Futaba 14SG
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:efd8f3c649="Budag"]Seria esse o motivo da align também fazer novas blades? tanto main blade quanto tail rotor blade[/quote:efd8f3c649]

As pás principais acredito que seja por que eles não fazem novas desde a época do 3G. Precisavam atualizar para voltar a competir no mercado, hehe

As de cauda... Eu diria que sim, mas pelos testes lá fora não resolve. Melhora, mas ainda não resolve o problema.
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
rufera
membro
Mensagens: 174
Registrado em: Seg Mar 26, 2007 8:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ressonancia T-rex 700

Mensagem por rufera »

Ouvi esse som em um Trex 700E nesse fim de semana e com a troca por pás SAB quase que sumiu, mas em vôo 3D aí sim nem se percebe.
Abraços.
Rufera.
[quote:c5021ea9bd="Budag"]Pessoal, estou voando no 700 com as engrenagens pretas, menos a main gear.

Estou notando ressonancia relativamente alto, e já vi outro 700 fazer, o meu é o DFC e o outro o V2.

Alguém já passou por isto e resolveu?[/quote:c5021ea9bd]
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

Devido a mudança na relação de cauda do 700 DFC aumentando assim a RPM de cauda, realmente nota-se essa ressonância em quase todos os kits montados. Eu quebrei muito a cabeça para resolver esse problema e depois de muito pesquisar cheguei a conclusão que para acabar com essa ressonância existem alguns macetes a serem feitos. São eles:

*Caso queira utilizar pás Align, faça o balanceamento das pás de cauda, quase sempre elas não são balanceadas perfeitamente, deve-se balancear elas perfeitamente, utilize balanceador tipo gangorra.

*Na maioria dos casos se colocar pás de outras marcas tipo SAB, EDGE, RAIL resolve-se o problema devido as pás destas marcas serem perfeitamente balanceadas de fabrica.

*Em ultimo caso, se mesmo colocando outras pás ou fazendo o balanceamento das pás align ainda assim for notado a ressonância a solução é colocar mais 1 rolamento no Torque Tube ( Cardan ), colocando os rolamentos em distancias iguais entre eles, o tubo de cauda do 700 é grande para se usar apenas 2 rolamentos, principalmente para o 700 DFC onde o RPM foi aumentado para a cauda, tanto é que outras marcas concorrentes já utilizam 3 rolamentos no Cardan para helis classe 700 ( 90 ).

Seguindo os procedimentos acima tenho certeza que o problema será resolvido.

OBS: Evite voar com ressonância na cauda, ha vários relatos de quebra do eixo de cauda em voo devido a ressonância, inclusive eu sou uma prova disso, já quebrei o eixo de cauda por insistir voar com ressonância.

Bons voos a todos.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
gemines
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Dom Jan 09, 2011 8:10 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por gemines »

Tem um tópico no helifreak mais de 50 páginas sobre isso. Foi barberagem da Align, que não reconhece o problema, o lançamento do 700 pro é pra tentar corrigir o problema. Trocaram a pá de cauda e as engrenagens pretas (o eixo de cauda que quebrava agora não tem mais a redução de diâmetro). O que falam nos sites afora é que houve aumento na velodidade da pá de cauda e por isso umas das recomendações é trocar a pá de cauda por uma mais leve, estão recomendando as Rail ou edge, às vezes resolve o problema, mas nem sempre
Eu fiz assim:
1- Troquei pelas engrenagens pretas, mas na verdade só interessa o eixo de cauda, pois elas tem as mesmas dimensões (exceto o diâmetro do eixo)
2- Como não faço manobras, coloquei a pá funkey Rotortech 96 mm, pois as de 105 mm ainda fizeram um pouco de barulho.
3- Mudei a relacao de engrenagens para a antiga, AGNHN7021D, pois a Short umbrella gear/24T tem 24 dentes contra 21 (ou 22) que vem no kit. Fiz isso porque queria baixar a rotação na cauda e não encontrei a engrenagem de 24 dentes slant pra vender sozinha aqui no Brasil.
4- Coloquei mais dois rolamentos no torque tube.
Com isso o problema foi resolvido, mas como disse o Jenean, sofri muito pra descobrir o problema. Ainda acho que não é só a rotação maior que causou o problema, acho que foi a mudança na caixa de cauda, especialmente no comprimento do eixo, que aumentou um pouco.
luishamaral
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Seg Out 17, 2011 5:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por luishamaral »

Caros acabei de pegar um 700 DFC V2, inicialmente deixamos governado fora da fx informada pelo rafakrav. Idle 1 limite < 1900 e idle 2 > 2200. Até que me acostume com a classe, vou usar essa configuração, porém temos mais 3 caso idênticos no clube que foram resolvidos com às pás Edge. 8)
700 DFC MBX; GAUI X5 Formula V-BAR; Futaba T8J
Responder