Lenha com T-rex 700 - Fios em curto.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Lenha com T-rex 700 - Fios em curto.

Mensagem por Alexandre33 »

Até mudei o título mencionado a provável causa para chamar a atenção da galera.

Pra quem está lendo agora o tópico, só tinha colocado "Lenha com T-rex 700".


Caros, ontem lenhei com meu 700. Estou intrigado com essa queda, pois o heli apagou no ar.
Estava voando circuitos, um pouco mais rápido somente, nada de 3D que não faço mesmo....hehehe.

Já era o terceiro ou quarto voo do dia, esta tudo indo tranquilo, sem anormalidades.

Nesse voo, passei o heli da esquerda para direita, fiz a volta, passou na minha frente, virei a cauda pra mim, já parando ele para pouso e, de repente.......morreu!!!!!

Motor apagou, perdeu rotação e caiu feito pedra.

Ao verificar o heli, com a eletrônica ainda ligada, nada se movia. nenhum comando. Receptor estava ligado, unidade 3gx ligada com as 2 luzes acesas em vermelho. Status e Gov.

Desliguei tudo, levei para bancada, religuei o heli e.....funcionando perfeitamente.

Estou ficando doido com isso. Perdendo a confiança na eletrônica. Mas em quê? Qual a maior suspeita do ocorrido? Alguma sugestão?

Bem o estrago foi até pequeno, em relação à queda. Maior dano foi o frame que quebrou. Mas foi ele, skid e pás.

Bem vamos aos dados. O que estou usando:

TX - Aurora 9 e RX Optima 7
3GX
ESC Castle 120
BEC Castle
Baterias 2 6S Zippy 5000mA e Zippy 2S 2200 para eletrônica.
Resto da eletrônica toda Align, motor, servos.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

A síndrome do 3GX...

[yt]rWp4wdawFRs[/yt][yt]sM4h5LHYM2E[/yt][yt]rRC-5CvhCNY[/yt][yt]xMLHwYHL2FI[/yt][yt]EbjyhPqdcsI[/yt]
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Minhas dúvidas iriam nessa Zippy para eletrônica. Tenho uma de 20c dessas que usava no rádio e ela não aguentava... A tensão despencava de tempos em tempos. Não aguenta muita coisa...
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Qual bateria que recomenda rafa? Antes do vôo eu medi e estava com 4,08v, depois da queda estava com 4,01v.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:9c00ddcd77="Alexandre33"]Qual bateria que recomenda rafa? Antes do vôo eu medi e estava com 4,08v, depois da queda estava com 4,01v.[/quote:9c00ddcd77]

Mas medir sem carga nela é fácil... Coloca no carregador e puxa uns A dela para ver a queda. Eu uso LiFe direto no meu 700 (LV) e mesmo que você force bastante a tensão não cai de 6.2v~6.4v.

Pode ser problema também no 3Gx... Ele é meio chatinho com... muitas coisas, rsrsrs
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Se você tem um receptor separado, e mesmo assim o motor apagou, talvez não seja culpa do 3GX. Está parecendo que o receptor perdeu contato com o rádio, que pode ter sido causado (ou não) por um "brown out" (queda de tensão) como disse o Rafa.

E se o STATUS do 3GX estava vermelho, isso pode ser duas coisas:

1) O 3GX travou

ou

2) O receptor deixou de enviar o sinal de ganho do gyro, e sabe lá o que o 3GX pensa disso. Talvez na ausência do sinal o gyro entre em modo Rate, sei lá.

Qual o modelo do rádio e do receptor? BEC usado? Bateria?

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

ARM, tirando o BEC (que deve ser o CC BEC PRO) tem o resto no primeiro post

TX - Aurora 9 e RX Optima 7
3GX
ESC Castle 120
BEC Castle
Baterias 2 6S Zippy 5000mA e Zippy 2S 2200 para eletrônica.
Resto da eletrônica toda Align, motor, servos.
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

Esta parecendo que perdeu sinal do
radio e o receptor entrou em fail safe pois depois que resetou ele voltou ,eu tive um problema parecido e vi que a bateria zip ela cai a carga mais se deixar ela alguns segundos desligada ela volta a tensao mais perde a descarga tenho uma de 5000 mah que caiu para 5c so serve pra lanterna
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Relembrando aqui, eu voava com uma hyperion 3S de 2100mA antes e nunca aconteceu nada. Mudei pra essa bateria de 2S pra facilitar o fechamento do canopy que ficava apertado com a 3s.
E eu tinha caído um tempo atras com ele do mesmo jeito, mas como tinha feito um roll achei que não tinha batido a chave do idle e o motor desligou quando dei passo negativo. Nessa ocasião nem verifiquei se o heli estava respondendo. Desliguei tudo de imediato, mas pode ter sido o mesmo motivo então.
Vou voltar com essa 3s ou outra bateria melhor pra ver no que vai dar.
Pior é isso, ver no que vai dar....rsrsrsrs.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Coloca a 3s no lugar que sugerem para colocar o esc, na frente do motor. Meu 700 dfc tem muito pouco espaço na frente e antes de pegar a LiFe já usei com 3s + cc Bec Pro assim.
Responder