Ajuda - KDS Innova 550 com Scorpion 4025 1100kv e bateria 8S

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Moderadores: Paulinho, benites

carlos_esb
membro
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Nov 2011 13:26
Localização: Mossoró, RN

Ajuda - KDS Innova 550 com Scorpion 4025 1100kv e bateria 8S

Mensagempor carlos_esb » 15 Ago 2013 00:09

Olá galera alguém já usou um motor scorpion 4025 1100kv com 8s? Estou querendo baixar a amperagem do sistema. Esta puxando 160A e esta judiando das baterias, termina o voo de 4 minutos fervendo com as baterias a mais de 60º. Estou rodando com 2800rpm no innova 550 bateria 6s 5000, quero continuar com as 2800rpm e não mexer na relação de engrenagens que esta 8.82 para não extrapolar a rotação máxima do motor. Uso fixedmode no esc CC120HV curva flat de 85% para conseguir as 2800rpm.

Usando bateria com 8S 3700(sem aumento de peso no heli) fiz um calculo maluco (rsrs) que vou consegui a mesma rotação na faixa de 65% de curva flat. Será que fazendo isso vai aliviar alguns amperes no consumo? o motor vai aguentar?

Peço uma ajuda dos experts de elétricos, logo que vou ter que investir em carregadores e baterias para fazer essa modificação.

Agradeço desde já os comentários.

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 15 Ago 2013 07:38

Bem, segundo alguns relatos, esses motores Scorpion são assim mesmo, descem fritando. Não conheço pessolmente mas isso é que eu já ouvi e ví por aqui!!! Embora eu não ache que isso seja normal (?), eu, em minha pouca experiência, uso num T-rex 450 Pro, motor stock combinado com um esc K-force 40A/Hobby Wing Platinum, que com com uma throttle curve flat a 100%, rasgando os 3600 RPM e desce morninho, temperatura muito próxima da ambiente!!! Talvez não fosse o caso de usar baterias com taxa de descarga mais elevada e de boa qualidade?
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 15 Ago 2013 08:12

Dá uma olhada nesse link, talvez ajude!!!

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=450795
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: 17 Abr 2008 14:21
Localização: Brasília - DF

Re: Ajuda - KDS Innova 550 com Scorpion 4025 1100kv e bateri

Mensagempor Airton » 15 Ago 2013 09:24

[quote:6bdcf2fb5f="carlos_esb"](...)Estou rodando com 2800rpm no innova 550 bateria 6s 5000,[/quote:6bdcf2fb5f]
:shock:

Como foi medida a rotação?? Que pás está utilizando? Esta rotação está acima da especificação de segurança para alguns bons helis dessa categoria.

Outra informação interessante é que está puxando os 160amperes... :roll: Qual bateria está utilizando?

Bom, em teoria, o motor também deve ser trocado por um de 850~900 KV.

Mas, mesmo assim, eu não julgo seguro e necessária tamanha rotação.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!

Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 103
Registrado em: 25 Ago 2010 22:53
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagempor cebola » 15 Ago 2013 09:32

Bom, eu nunca tive um scorpion, não sabia que eles esquentavam assim. Mas 160A de corrente é muita coisa cara... eu tenho um Trex 550 V2 DFC e o sistema funciona sempre frio, não medi a RPM dele mas mesmo usando as pas 550mm nunca vi ele aquecendo. Mesmo usando o RCE-70A original dele.

Não é o caso de verificar se as engrenagens estão muito apertadas?

carlos_esb
membro
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Nov 2011 13:26
Localização: Mossoró, RN

Pessoal, o que eu falei que esquenta é a bateria, não motor

Mensagempor carlos_esb » 15 Ago 2013 10:32

Olá pessoal. Agradeço os comentários, mas eu gostaria que não fugíssemos da pergunta.
Como eu falei lá em cima, as baterias descem muito quentes, não o motor. O motor está tranquilo. Não vou mexer na rotação e nem trocar nada no conjunto, o heli está perfeito e fazendo 3D extremo.

Eu só quero saber sobre essa questão de usar 8S ao invés de 6S, e reduzindo a curva flat, já que quero manter o mesmo RPM. Se isso vai reduzir a potência nas retomadas. O que devo esperar? Vai reduzir a amperagem consumida, já que terei aumento na voltagem?

Obrigado e abraço a todos.

[yt]pOc2pX0hF8s[/yt]

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 15 Ago 2013 10:49

Baterias 6s 5000 - qual marca e quantos "C" de descarga? Como disse acima, talvez fosse interessante usar baterias com taxa de descarga mais elevada e de boa qualidade. Baterias esquentando, normalmente o causador disso é que elas não estão entregando toda corrente que lhe é solicitada ou entregando no limite!!! Bateria boa, bem dimencionada para o modelo, vai descer morna...

carlos_esb
membro
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Nov 2011 13:26
Localização: Mossoró, RN

Baterias THUNDERPOWER G6 65C!

Mensagempor carlos_esb » 15 Ago 2013 10:53

[quote:9594283a4d="Lívio Cardoso"]Baterias 6s 5000 - qual marca e quantos "C" de descarga? Como disse acima, talvez fosse interessante usar baterias com taxa de descarga mais elevada e de boa qualidade. Baterias esquentando, normalmente o causador disso é que elas não estão entregando toda corrente que lhe é solicitada ou entregando no limite!!! Bateria boa, bem dimencionada para o modelo, vai descer morna...[/quote:9594283a4d]

Baterias THUNDERPOWER G6 65C

Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: 26 Dez 2007 19:52
Localização: Araraquara-Sp

Mensagempor fmmlobo » 15 Ago 2013 11:00

Faltou especificar a bateria, eu compraria uma TP 80/160C , uma APlus 65C, ou coisa do tipo...

Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: 17 Abr 2008 14:21
Localização: Brasília - DF

Re: Pessoal, o que eu falei que esquenta é a bateria, não mo

Mensagempor Airton » 15 Ago 2013 11:16

[quote:74a52470f2="carlos_esb"]Olá pessoal. Agradeço os comentários, mas eu gostaria que não fugíssemos da pergunta.
Como eu falei lá em cima, as baterias descem muito quentes, não o motor. O motor está tranquilo. Não vou mexer na rotação e nem trocar nada no conjunto, o heli está perfeito e fazendo 3D extremo.

Eu só quero saber sobre essa questão de usar 8S ao invés de 6S, e reduzindo a curva flat, já que quero manter o mesmo RPM. Se isso vai reduzir a potência nas retomadas. O que devo esperar? Vai reduzir a amperagem consumida, já que terei aumento na voltagem?

Obrigado e abraço a todos.

[/quote:74a52470f2]

O que perguntamos é para completar as informações necessárias para poder te ajudar, sem fugir do tópico.

Se sua decisão já está tomada, manda ver. Mas se puder aprender com os erros dos outros...

Se você puder informar, ao menos, qual a voltagem e o percentual de carga que tuas baterias descem, fica mais fácil ajudar-te, pois o problema pode ser apenas 30 segundos a mais de voo que o ideal ou apenas uma pá grande demais.

Compartilhando as informações, podemos te ajudar de forma mais adequada.

Baseado no que conheço, o motor de 1.100KV não é o mais indicado para 8S. Os melhores setups de 8S que já vi foram com motores de 800 a 900KV, simples
assim.

O que aconteceria se colocasse 8S com o teu motor? Costuma forçar ESC até mais que as baterias de 6S, pois, como você mesmo percebeu, tem que tirar a curva do ponto ideal.

E já que é para considerar um melhor ajuste, já que você tem um monstro de ESC, um pack de duas baterias de 6S são mais fáceis de encontrar que uma bateria de 8S.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 15 Ago 2013 11:22

Bem, estamos falando de uma Thunder Power com capacidade de descarga de até 325A. Motor Skorpion 4025 - 1100 kv, com 130A de pico. Essa bateria sobra ou deveria sobrar...


Stator Diameter 40 mm(1.57 in)
Stator Thickness 25 mm(0.98 in)
No. of Stator Arms 12
Magnet Poles 10
Motor Wind 3T/3T Delta
Motor Wire 27-Strand 0.29mm
Motor Kv 1100KV RPM/Volt
No-Load Current (IO/10v) 3.19 Amps
Motor Resistance (RM) 0.008 Ohms
Max Continuous Current 100 Amps
Max Continuous Power 2200 Watts
Weight 354 Grams (10.79 oz)
Outside Diameter 49.98 mm (1.97 in)
Shaft Diameter 5.98 mm (0.24 in)
Body Length 51.8 mm (2.04 in)
Overall Shaft Length 83.7 mm (3.30 in)
Max Lipo Cell 6s
Peak Current 130 Amps (5 seconds)
Peak Continuous Power 2750 Watts (5 seconds)
Motor Timing 5deg
Drive Frequency 8kHz

carlos_esb
membro
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Nov 2011 13:26
Localização: Mossoró, RN

Mensagempor carlos_esb » 15 Ago 2013 11:27

Airton, obrigado pelas informações.

As pás são 550mm align e as baterias descem com 22.89V

Então eu estaria forçando o ESC ao fazer isso (tentar mudar para 8S)? Teria como explicar mais um pouco? Não entendo tanto dos cálculos por trás disso.

Já usei motor KDE com 12S (2x Thunderpower de 3300mah), mas ficou pesado. Voa bem melhor com as 6S, só o ruim é a amperagem que está alta.

Abraço

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 15 Ago 2013 11:30

Isso vai ser osso descobrir - esc CC 120 HV, AWG 10, baterias AWG 10, motor AWG 10. Só se a bateria não for o que ela diz ser...

Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: 11 Nov 2007 16:48
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagempor guildy93 » 15 Ago 2013 11:53

De 6s para 8s não vai mudar quase nada. Se quer colocar alta voltagem, pule direto para 12s. Utilize baterias de 2600 ~ 3300mah.

Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: 17 Abr 2008 14:21
Localização: Brasília - DF

Mensagempor Airton » 15 Ago 2013 14:50

[quote:86a247ee58="carlos_esb"]Airton, obrigado pelas informações.

As pás são 550mm align e as baterias descem com 22.89V

Então eu estaria forçando o ESC ao fazer isso (tentar mudar para 8S)? Teria como explicar mais um pouco? Não entendo tanto dos cálculos por trás disso.

Já usei motor KDE com 12S (2x Thunderpower de 3300mah), mas ficou pesado. Voa bem melhor com as 6S, só o ruim é a amperagem que está alta.

Abraço[/quote:86a247ee58]

As pás da Align, conforme o manual do TREX 550, pág 21, (http://www.heliproz.com/images/trex550e/trex550emanual.pdf), tem rpm máxima de 2.700. Atente para isto.

Seria bom você conferir esta leitura de 160 amperes, pois como citado pelo Lívio, o pico do motor é especificado como 130 e tem potência máxima de 2.750Watts. Com umas contas rápidas 2.750/25=110A...

Já testou mudar a pá para 520mm? Já verificou a bateria com 3minutos e meio?

Bateria quente é excesso de alguma coisa. Pode ser de tempo de voo.

Os helis que vi com 8S e motor de 1.100KV - foram 2 - como o Overspeed era monstro, quando reduziram a aceleração para colocar no limite, eles ficavam brochas se mais exigidos, acredito que pelo fato do ESC não conseguir controlar a rotação adequadamente numa frequência mais baixa.

Em termos técnicos, não sei os porquês. Mas, a melhor receita que já vi foi com os de 12s.

Alquimias à parte, tem formas de sucesso e, se você já está chegando ao limite do heli, pense na possibilidade de buscar um outro modelo que se adeque melhor às suas necessidades.

Mas, como é melhor um desejo realizado que dinheiro no bolso, se você estiver tentado em experimentar, nos conte os resultados.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!

Avatar do usuário
mmelilo
membro
Mensagens: 28
Registrado em: 03 Ago 2008 14:40
Localização: itabirito

Mensagempor mmelilo » 20 Ago 2013 16:37

Carlos eu tenho um outrage 550 com motor scorpion 630kv um esc de 90 hv e 10s 3000 mah ficou muito bom e o conjunto não aquece nada as baterias ficam no máximo mornas.

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagempor Fabricio Vidigal » 21 Ago 2013 09:03

prezado colega.eu montei um trex 550 12S e gostei muito...tenho ele há 2 anos e meio com esta configuração.

utilizo scorpion 4025-630 e castle 80A

meu heli é muito forte e ainda está com flybar....com flybarless deve ficar demasiadamente forte(mas por enquanto não pretendo colocar).

utilizo baterias de 2650mah 20C e voo cerca de 4 minutos com motor a 100% flat...se colocar mais "'C" pode chegar até uns 6 minutos de voo.

minha relação de pinhão e main gear é : 10.625

depois coloco uns dados do castle log para voce analisar.

veja meu tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105170

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagempor Fabricio Vidigal » 21 Ago 2013 10:32

se analisar o histórico do helimodelismo elétrico,verá que tudo passou para HV,até o trex 450 já está vindo de fábrica com 6S(muitas pessoas já usavam ele com 4S) .

e não demora muito ,o 550 também já sairá com 12S.


Voltar para “Helicópteros - Classes 550 a 800”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes