Parafuso espanou dentro da mufla.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Parafuso espanou dentro da mufla.

Mensagem por Marcio Souza »

Estava terminando de montar um t-rex 700N, fui apertar a válvula que da pressão para o tanque,quebrou dentro da mufla.Foi burrada minha,apliquei muita forca. Sugestões do que posso fazer? Um novo furo? Tentar arrumar um torneiro ? Aumentar o buraco e por uma válvula maior? Tentar arrancar o que sobrou dentro e comprar outra valvula? Mas como arrancar isso??

A foto da burrada:

[img:00ccd5419b]http://img607.imageshack.us/img607/6919/8zlm.jpg[/img:00ccd5419b]
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Você tem problema sério...

Pelo preço que está uma mufla nova, acho que vale a pena tentar salvar esta.

Mas, para isto, acho que seria melhor você procurar a ajuda de alguém especializado, como um torneiro, de repente, pode retirar a parte quebrada, preencher o furo com solda própria ou uma bucha e assim você utilizar uma noca válvula, como assim você a chamou.

Só tem que avaliar se esta trabalheira toda não valerá tanto quanto a reposição da mufla.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

essa válvula tem um metal mole, o problema é que a mufla também é mole. eu já tirei da seguinte forma, faço um rasgo com uma broca fina de um lado e de outro , e desenrosco com uma chave de fendas. se estiver muito duro , chego o rasgo até separar totalmente o parafuso em duas metades, coloco uma chave de fendas e tento desenroscar ,aí ou desenrosca ou descola das paredes , basicamente é a técnica que usamos para extração de raízes dentais fraturadas kkkkkkk . mas quando eu trabalhava na oficina, dava um ponto de solda, aquecia e desenroscava, mas esta longe de ser o seu caso, só para parafusos grandes. boa sorte aí, e paciência que todos aeromodelistas devem ter. abraço
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

Pior a mufla novinha.Tem problema dar uma aquecida em volta? Para dar uma dilata? Ou de nada adianta pois vai esquentar a peca inteira?


Uma outra coisa.Se eu meter solda e fechar este buraco.Fizer outro furo ali perto mesmo,muda em algo o desempenho do motor ou nao?
Avatar do usuário
Roberto Dias
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 9:40 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Dias »

Marcio, seria possível você fazer uma nova foto com a mufla fora do heli?

A sugestão do peptod é muito boa. Já tive sucesso com essa tática em peças diferentes.

Da forma como vi, não parece parafuso "espanado" mas apenas quebrado.

Com um pouquinho de jeito e um "punção" de ponta bem fina, talvez possas sacar este pequeno pedaço de metal mais facilmente do que inicialmente imaginas.
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

mas será que não vai custar a mesma coisa se o torneiro retirar a peça quebrada?
Avatar do usuário
tavares
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 8:05 pm
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por tavares »

Não dá pra colocar um parafuso pequeno e seguir apertando o que sobrou da válvula pra sair do outro lado(dentro)?
Cuidado com o pos...te da biruta.
bernardoni
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Nov 04, 2010 3:03 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por bernardoni »

Marcio,
Pela foto ficou um pedaço da válvula dentro da pipa, tente fazer assim pegue um chave de fenda com uma medida menor e coloque dentro do pedaço/furo que ficou na pipa e tente desrosquear bem devagar para não machucar a rosca da pipa.
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Existe extratores para isso. Procure uma oficina, uma retífica que eles removem fácil fácil.

O extrator entra fazendo uma rosca contrária a da mufla, nesse caso rosca esquerda, e quando chega no aperto dela que é no sentido anti horario, ela afrouxa a peça de dentro, removendo-a sem danificar a rosca interna.
Avatar do usuário
mjorge
membro
Mensagens: 954
Registrado em: Ter Set 30, 2008 1:48 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por mjorge »

[quote:eaeaeb4536="Alexandre33"]Existe extratores para isso. Procure uma oficina, uma retífica que eles removem fácil fácil.

O extrator entra fazendo uma rosca contrária a da mufla, nesse caso rosca esquerda, e quando chega no aperto dela que é no sentido anti horario, ela afrouxa a peça de dentro, removendo-a sem danificar a rosca interna.[/quote:eaeaeb4536]

PA-RA-BÉNS!

Lembra do YAHOO? "Melhor resposta até agora". Pois é!

E repito: fácil - fácil.

Não é nem a primeira nem a segunda vez que vejo isso ocorrer. Algumas levam uns minutinhos a mais para serem extraídas, mas de boa: saem.

Abraços a todos
Responder