Logo 550 SX - explosao cabeçote
Logo 550 SX - explosao cabeçote
voo do domingo com meu logo 550.......heli tinha 2 crashs anteriores e estava com RPM de 2350... creio que a fadiga de material mais excesso de rpm na manobra foi a causa
https://www.youtube.com/watch?v=vffkLpqY_AA
https://www.youtube.com/watch?v=K8iQQ7LbXYc
https://www.youtube.com/watch?v=vffkLpqY_AA
https://www.youtube.com/watch?v=K8iQQ7LbXYc
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- guildy93
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[quote:b2d603676e="gustavomves"]Cara vc é o segundo que eu vejo se f&&@@ nessa manobra.
Um colega aqui de Vix, Dudu Valim, fazendo a mesma manobra num Trex 700 quebrou a maingear. Nessa manobra o rpm do heli vai nas alturas e realmente o heli é levado a seu limite.[/quote:b2d603676e]
Seu amigo não quebrou a main gear por causa da RPM alta, quebrou por causa do torque do motor e provavelmente um rotor com muito passo. Não aguentou...
Mas seu ponto sobre headspeed, realmente. No flare a RPM do heli do colega dos 2350 deve ter subido umas 200 RPM.
Abraços!
Um colega aqui de Vix, Dudu Valim, fazendo a mesma manobra num Trex 700 quebrou a maingear. Nessa manobra o rpm do heli vai nas alturas e realmente o heli é levado a seu limite.[/quote:b2d603676e]
Seu amigo não quebrou a main gear por causa da RPM alta, quebrou por causa do torque do motor e provavelmente um rotor com muito passo. Não aguentou...
Mas seu ponto sobre headspeed, realmente. No flare a RPM do heli do colega dos 2350 deve ter subido umas 200 RPM.
Abraços!
Por isto, é sempre bom revisar o heli e verificar as possível folgas e fadigas. reviso a cada 10 vôos.
Já vi alguns logos voando, mas nunca tinha visto isto acontecer.
As vezes que vi explodir o cabeçote foi porque não montaram corretamente ou usaram muita headspeed.
Você não acha que estava usando muito Headspeed? Porque o fabricante recomenda no máximo 2300.
da uma olhada no manual dele: http://www.mikado-heli.de/downloads/anleitungen/550sx/Bauanleitung%20LOGO%20550SX%200008%20eng_Web.pdf
Já vi alguns logos voando, mas nunca tinha visto isto acontecer.
As vezes que vi explodir o cabeçote foi porque não montaram corretamente ou usaram muita headspeed.
Você não acha que estava usando muito Headspeed? Porque o fabricante recomenda no máximo 2300.
da uma olhada no manual dele: http://www.mikado-heli.de/downloads/anleitungen/550sx/Bauanleitung%20LOGO%20550SX%200008%20eng_Web.pdf
[quote:38c352ff30="yanke"]Por isto, é sempre bom revisar o heli e verificar as possível folgas e fadigas. reviso a cada 10 vôos.
Já vi alguns logos voando, mas nunca tinha visto isto acontecer.
As vezes que vi explodir o cabeçote foi porque não montaram corretamente ou usaram muita headspeed.
Você não acha que estava usando muito Headspeed? Porque o fabricante recomenda no máximo 2300.
da uma olhada no manual dele: http://www.mikado-heli.de/downloads/anleitungen/550sx/Bauanleitung%20LOGO%20550SX%200008%20eng_Web.pdf[/quote:38c352ff30]
Então pessoal o heli estava revisado.....ele tinha duas quedas antes creio que isso fadigou o cabecote e com excesso de RPM embaixo nao aguentou, fiz isso muitas vezes na mesma tarde, uma hora ia dar problema. Tenho outro logo 550 mas nao faço mais isso rsrs nao eh bacana ver acontecer fora os riscos pois uma das pás foi encontrada intacta numa diagonal em realação onde ficamos . Entao quanto ao RPM o logo voa com menos RPM máximo que outros helis da própria classe(ex trex 550 DFC) e usuários sempre passam um pouco a RPM máxima sugerida...no caso apenas 50 RPM hehehe visto que aqui o vento eh muito forte e um pouco mais de RPM realmente influencia, nesse dia praticamente nao tinha vento... algo muito incomum!
Já vi alguns logos voando, mas nunca tinha visto isto acontecer.
As vezes que vi explodir o cabeçote foi porque não montaram corretamente ou usaram muita headspeed.
Você não acha que estava usando muito Headspeed? Porque o fabricante recomenda no máximo 2300.
da uma olhada no manual dele: http://www.mikado-heli.de/downloads/anleitungen/550sx/Bauanleitung%20LOGO%20550SX%200008%20eng_Web.pdf[/quote:38c352ff30]
Então pessoal o heli estava revisado.....ele tinha duas quedas antes creio que isso fadigou o cabecote e com excesso de RPM embaixo nao aguentou, fiz isso muitas vezes na mesma tarde, uma hora ia dar problema. Tenho outro logo 550 mas nao faço mais isso rsrs nao eh bacana ver acontecer fora os riscos pois uma das pás foi encontrada intacta numa diagonal em realação onde ficamos . Entao quanto ao RPM o logo voa com menos RPM máximo que outros helis da própria classe(ex trex 550 DFC) e usuários sempre passam um pouco a RPM máxima sugerida...no caso apenas 50 RPM hehehe visto que aqui o vento eh muito forte e um pouco mais de RPM realmente influencia, nesse dia praticamente nao tinha vento... algo muito incomum!
- guildy93
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Se está escrito no manual, não foi ao acaso :wink:
Muitos ensaios destrutivos ou não destrutivos foram feitos para definiressa RPM máxima
Creio que o que te lascou não foi a sua headspeed "no arco amarelo", e sim a headspeed após o flare, onde a força centrífuga aumentou e os pega-pás não aguentaram.
Abraços!
Muitos ensaios destrutivos ou não destrutivos foram feitos para definiressa RPM máxima
Creio que o que te lascou não foi a sua headspeed "no arco amarelo", e sim a headspeed após o flare, onde a força centrífuga aumentou e os pega-pás não aguentaram.
Abraços!
[quote:112b0f361f="guildy93"]Se está escrito no manual, não foi ao acaso :wink:
Muitos ensaios destrutivos ou não destrutivos foram feitos para definiressa RPM máxima
Creio que o que te lascou não foi a sua headspeed "no arco amarelo", e sim a headspeed após o flare, onde a força centrífuga aumentou e os pega-pás não aguentaram.
Abraços![/quote:112b0f361f]
COncordo!
Muitos ensaios destrutivos ou não destrutivos foram feitos para definiressa RPM máxima
Creio que o que te lascou não foi a sua headspeed "no arco amarelo", e sim a headspeed após o flare, onde a força centrífuga aumentou e os pega-pás não aguentaram.
Abraços![/quote:112b0f361f]
COncordo!
- guildy93
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Só complementando...
Creio que o Logo não seja o helicóptero ideal para teu estilo de voo...
Antes de ser crucificado (não por você), o logo é um modelo para voos mais redondos, de headspeed mais baixas. Não que ele não possa executar tais voos, mas a aplicabilidade dele é outra. Sei que tem muita gente que faz misérias com este tipo de helimodelo... Mas a estrutura dele não é feita para essas coisas... É como vejo... Isso leva a redução da vida útil.
Agora se você tem bolso para fazer uma boa manutenção preventiva, trocar pega-pás a cada queda ou de tantos em tantos tempos, são outros 500.
Talvez um t-rex 550, um Fusion, ou outro do tipo seja mais ideal para você.
Abraço!
Creio que o Logo não seja o helicóptero ideal para teu estilo de voo...
Antes de ser crucificado (não por você), o logo é um modelo para voos mais redondos, de headspeed mais baixas. Não que ele não possa executar tais voos, mas a aplicabilidade dele é outra. Sei que tem muita gente que faz misérias com este tipo de helimodelo... Mas a estrutura dele não é feita para essas coisas... É como vejo... Isso leva a redução da vida útil.
Agora se você tem bolso para fazer uma boa manutenção preventiva, trocar pega-pás a cada queda ou de tantos em tantos tempos, são outros 500.
Talvez um t-rex 550, um Fusion, ou outro do tipo seja mais ideal para você.
Abraço!