Pesquisando sobre usuários do Skookum SK720 com GPS

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Mensagem por filho »

Sou completamejte leigo neste assunto de que voces falam , se puderem me ajudar fico grato entao este equ7pamento serve para evitar quedas do heli por exem9lo se estiver de dorso e perder o heli bato a ao na chave e ele estabiliza e issi ou nao
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

[quote:9569475207="chung"]Boa noite Airton, testei alguns sistema de recuperação e o melhor é o Bavariam Demon, vc coloca mais uma chave com mola em alguma outra posição ( idle3 ) e usa a trainer original para salvar , mas vc tem que se condicionar numa emergencia a ligar a chave antes de tentar salvar o Heli. Esse sistema em 1 ano, seguramente me salvou de vários PT , até digo que voo o que voo hoje pela segurança e tranquilidade que este sistema proporciona . Ele salva em qualquer posição e vc ajusta para ele subir, quer dizer, em qualquer posição que o heli estiver, vc bate na chave e o heli estabiliza horizontalmente e sobe, para de subir qdo vc soltar a chave trainer( que vc escolheu ).[/quote:9569475207]

Vc tem vídeos de seus vôos com o Bavarian Demon???
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
ftomazi
membro
Mensagens: 608
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 5:17 pm
Localização: RS - POA

Mensagem por ftomazi »

[quote:89f5e158fb="filho"]Sou completamejte leigo neste assunto de que voces falam , se puderem me ajudar fico grato entao este equ7pamento serve para evitar quedas do heli por exem9lo se estiver de dorso e perder o heli bato a ao na chave e ele estabiliza e issi ou nao[/quote:89f5e158fb]

na mosca filho!!!

ha casos q nem precisa bater chave, é so chegar perto do chão!
[Goblin 770 SK540 ][Kyosho Nexus 30] [PRÔTOS 500 ] [Viperjet wemotec 70, powered by leopard] JR DMSS
chung
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:57 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por chung »

Ftomazi, testei o ikon que se vc tiver caindo de cauda e ligar o outo level, ele nivela e continua caindo, se vc esté perdido, vai saber se tem que dar negativo ou positivo ???
O naza H , se tiver de dorso e vc ligar a chave ele desvira, embarriga , cai uns 10 metros e depois nivela pelo GPS, 10 metros é chão.
É por esses motivos que eu queria saber de alguem que tem o skookum para saber como é o funcionamento da chave de recuperação, vc que tem , pode dizer de que forma funciona o bail-out?
Avatar do usuário
ftomazi
membro
Mensagens: 608
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 5:17 pm
Localização: RS - POA

Mensagem por ftomazi »

[quote:a8a1ce0d1e="chung"]Ftomazi, testei o ikon que se vc tiver caindo de cauda e ligar o outo level, ele nivela e continua caindo, se vc esté perdido, vai saber se tem que dar negativo ou positivo ???
O naza H , se tiver de dorso e vc ligar a chave ele desvira, embarriga , cai uns 10 metros e depois nivela pelo GPS, 10 metros é chão.
É por esses motivos que eu queria saber de alguem que tem o skookum para saber como é o funcionamento da chave de recuperação, vc que tem , pode dizer de que forma funciona o bail-out?[/quote:a8a1ce0d1e]

nao sei lhe dizer eu so tenho a versao 540 q nao tem esta funcionalidade!!!
[Goblin 770 SK540 ][Kyosho Nexus 30] [PRÔTOS 500 ] [Viperjet wemotec 70, powered by leopard] JR DMSS
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:e80e078e51="chung"]Ftomazi, testei o ikon que se vc tiver caindo de cauda e ligar o outo level, ele nivela e continua caindo, se vc esté perdido, vai saber se tem que dar negativo ou positivo ???
O naza H , se tiver de dorso e vc ligar a chave ele desvira, embarriga , cai uns 10 metros e depois nivela pelo GPS, 10 metros é chão.
É por esses motivos que eu queria saber de alguem que tem o skookum para saber como é o funcionamento da chave de recuperação, vc que tem , pode dizer de que forma funciona o bail-out?[/quote:e80e078e51]

Eu nunca usei o Naza H. Mas, pelo que está no manual na página 8 ( http://download.dji-innovations.com/downloads/naza-h/en/NAZA-H_quick_start_guide_v1.06_en.pdf ) , não se deve acionar o modo ATTI quando estiver em voo invertido. Portanto, é de se concluir que esse sistema não tem bail out e, se for usado para isto, pode ser catastrófico.

Sistema de bail out 100% eficiente ainda não existe. Tem uns que funcionam melhor que outros. O SK720, por exemplo, pode ser configurado para nivelar o helicóptero apenas soltando os sticks sem precisar bater em nenhuma chave, sendo possível ainda configurá-lo para fazer isto para ele desvirar ou não o modelo. Dessa forma, ele pode ficar em autonivelamento de dorso. Mas o controle do passo sempre sob o comando do piloto.

Já com o GPS instalado, e se funcionar, ele pode colocar o heli de cabeça para cima, com a cauda (quase) apontada para o ponto de decolagem e ainda subir a uma altura segura. Essa é a promesa. Na prática, o meu ainda não fez exatamente isto em um caso eu cai. Pelo log, percebe-se que foi por causa da perda de sinal GPS.

Agora tem uma função bem interessante do SK que venho testando há um tempo e só falta tentar as posições invertidas que é a opção de Altitude Hold do módulo GPS. Você tem todos os comandos do heli, menos o passo, que o sistema usa para manter a altura. É legal, funciona relativamente bem de cabeça para cima, mas ainda não tive coragem de tentar de dorso.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
chung
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:57 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por chung »

Airton, o bavariam demon é um bail out 100% eficiente. Eu tenho e como já disse anteriormente ele já me salvou algumas vezes, inclusive já me salvou e o Armcoder deste fórum pôde presenciar .
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Hum... interessante. Vou pesquisar.
Avatar do usuário
ftomazi
membro
Mensagens: 608
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 5:17 pm
Localização: RS - POA

Mensagem por ftomazi »

Opa airton como esta a briga com o auto-safe do SK???

me explica uma coisa, sem gps ele tem auto nivelamento, e inclusive ele desvira se tiver de dorso, a minha duvida eh com o passo? o passo fica sempre sobre seu dominio se bater a chave de dorso com passo negativo e deixar negativo com a chave batida ele desvira e vai pro chao???
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:d387dd7077="ftomazi"]Opa airton como esta a briga com o auto-safe do SK???

me explica uma coisa, sem gps ele tem auto nivelamento, e inclusive ele desvira se tiver de dorso, a minha duvida eh com o passo? o passo fica sempre sobre seu dominio se bater a chave de dorso com passo negativo e deixar negativo com a chave batida ele desvira e vai pro chao???[/quote:d387dd7077]


Bom, se eu entendi bem... sem o GPS, ele tem apenas a função auto-nivelamento e motor, leme e passo sempre ficam com o piloto.

Mas tem uns detalhes...

Esse auto nivelamento é em 4 escalas:
- Sempre ativo,
- Sempre ativo mesmo invertido,
- Ativo quando o stick está centralizado;e,
- Ativo quanto o stick está centralizado mesmo invertido.

O que isso quer dizer??? Hehe, tem hora que eu não sei.

O que eu experimentei é que tem dois bancos de configuração do cíclico e você tem que optar entre não ter auto-nivelamento ou uma das 4 acima. Se controla qual banco usar por um canal do rádio.

Eu uso um no modo normal e outro com AutoNivelamento. Ai, aciono o AN pelo rádio quando preciso.

No sempre ativo, o heli fica igual a um coaxial. Nem a Dilma consegue fazer ele inclinar mais que um limite - algo como uns 45º, pelo que vi - e o heli ainda fica brigando contigo mantendo ele sempre nivelado. Se você já voou com um drone em modo atitude, é exatamente a mesma coisa.

Se você acionar o sempre ativo com ele de cabeça para baixo, ele desvira, mas só controla o aileron e profundor. Motor, leme e passo é com o piloto.

No Sempre Ativo Invertido, é a mesma história do coaxial/drone quando está de cabeça para cima. Mas se ele for acionado quando o heli está de cabeça para baixo e nivelado, ele se mantém assim e não desvira. Mas se acionado não totalmente nivelado, dependendo do ângulo de atitude, ele pode decidir em desvirar, acho que com 30º de atitude ele já desvira. Mas dá para treinar os dorsos tranquilo, pois depois ele limita a atitude máxima mesmo invertido, sempre com o motor, leme e passo sob comando do piloto.

Nos modos sticks centralizados seja invertido ou não, enquanto você está usando o aileron e o profundor, o heli não estabiliza. Fica um heli 3D normal. Mas, ao soltar o stick para voltar para o centro, ele entra no modo nivela o heli automaticamente. É como se fosse uma escala para ir deixando o autonivelamento gradativamente. Mas há um certo retardo na entrada do nivelamento automático e isso pode comprometer a segurança em uma emergência.

Ai, usar esses modos como função de salvamento depende muito da capacidade do piloto, pois ainda é perigoso que, ainda que acionado a tempo, uma perdida do piloto em relação ao passo o heli ainda vá ao chão.

Quanto à briga com aos modos salvamento com o SK-GPS, eu estou esperando a liberação da nova versão do firmware para ver como fica. Uma prévia dessa versão que andei vendo por ai, dá uma idéia de que ele vai funcionar para heli, todos os tipos de multicópteros (tri, quadri, hexa, octa...) e até avião, além de abrir dois canais para controlar os modos de GPS e ainda uma série de novos modos em GPS que eu nem sei como vão fazer tanta coisa funcionar ao mesmo tempo.

Se essa mexida toda resolver a questão da tendência da trimagem e deixar o modo Position Hold mais amigável, já estarei feliz. Mas já tem mais de 6 meses que falam nessa versão nova, a Mikado já mostra um autosalvamento pronto sem o uso do GPS, mas pretende também usar GPS em breve e isso já está colocando o meu SK720 Black Edition com SK-GPS mega caro do lado do gato, lá em cima do telhado.. :P
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Responder