Pesquisando sobre usuários do Skookum SK720 com GPS

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Airton
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Pesquisando sobre usuários do Skookum SK720 com GPS

Mensagem por Airton »

Pessoal,

Estou pesquisando se aqui no Brasil alguém está usando o Flybarless SK720 da Skookum com o GPS.

Estou tendo alguns perrengues que queria saber o quão (im)popular ele é por aqui para encontrar alguém para trocar umas idéias aqui no Fórum.

Se algum membro do Fórum conhece alguém que use este modelo e também puder dividir alguma informação, fico muito grato.


Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
chung
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Mensagem por chung »

Eu até estava para ver o que alguns usuários acham antes de comprar
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

Se não me engano o ftomazi usou ou testou! Tente falar com ele!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
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Airton
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Mensagem por Airton »

[quote:1a2ddb5a1a="Lívio Cardoso"]Se não me engano o ftomazi usou ou testou! Tente falar com ele!!![/quote:1a2ddb5a1a]


Pois é Lívio, vou fazer isto.

Seria muito bom que ele participasse aqui do debate.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
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ftomazi
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Mensagem por ftomazi »

Sim eu tenho um! e quero muito comprar o segundo para testar em um heli q hoje esta com 3gx...

eu nao uso gps, e tb nunca vi usarem... (tenho um amigo q tem 4 sk540) mas gps somente no 720.

do gps nao poderei ajudar muito, mas no resto estamos ai!

pois afinal a gnt usa o fbl p voos 3D, e digasse de passagem, nao perde em nada pelo sistema da mikado, da align da futaba e outros...

abçs
[Goblin 770 SK540 ][Kyosho Nexus 30] [PRÔTOS 500 ] [Viperjet wemotec 70, powered by leopard] JR DMSS
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Airton
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Mensagem por Airton »

Pois é ftomazi,

Eu uso ele no heli de aula em um Logo 550.

Considero o recurso de auto-estabilização perfeito e o log de voo é DUKA!! Coisa de outro mundo mesmo, pois ele pode se estabilizar até invertido e tudo pode ser gravado para depois ser repassado no computador, como uma caixa preta, o que ajuda muito para os iniciantes e para quem quiser aprimorar as manobras ou achar a razão de uma lenha.

Quanto à configuração, se seguir direito as recomendações do manual, dos tutoriais do aplicativo e configuração e desse post do Helifreak http://www.helifreak.com/showthread.php?t=478561 , ele fica muito bom mesmo. Só que eu não consegui ainda fazer uma trimagem perfeita em que ele não fique escapando em hover, como ficam travados o VBAR, o MBX e até o 3GX. Ele sempre fica com alguma tendência que tenho que trimar no rádio... Você também passa por isto?

Nos poucos voos 3D que fiz nele também achei muito bom. Mas como uso ele mais para aulas, não estou indo muito longe para testar os limites. Uso outros helis para manobras.

Quanto ao GPS, esse é o principal problema atualmente, pois o meu não tem se comportado bem, perdendo o sinal na maior parte do voo e não consigo com isso usar os recursos de salvamento que ele oferece.

Se ele funcionasse direito, seria muito legal para aprender manobras, pois se o heli reduzisse a altura a menos de uma altura - 10 metros, por exemplo - ele automaticamente tomaria o controle e se salvaria. Só que o GPS não tem sinal aqui para isso. Já até mandei o acessório do GPS para o Reino Unido para um usuário do Helifreak que é meio que "Papa" no assunto e lá o diacho funcionou perfeito. Aqui em BSB, não funciona.. Não sei mais o que faço quanto a isto.

Essa é a principal razão da abertura do tópico, pois queria saber se alguém aqui no Brasil está usando o SK720, quais recursos estão utilizando e quais as impressões e experiências tiveram.

Abs,

Airton
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Airton
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Mensagem por Airton »

Segue reprodução de MP enviada a mim em Qui Abr 24, 2014 10:35 pm, vinda do ftomazi.


[quote:2b577cfa36="ftomazi"]fui bloqueado nao sei pq, posta la no topico em meu nome abç

então airton, o problema do hover nunca consegui um q fique perfeitinho, mas eu trimo meio no olho... e ahhh se nao me engano, NAO usa nada de trim no radio, so use no SW dele proprio.

e sobre o gps, perda de sinal pode ser varias coisas...

começa por seu lugar de voo (vales, perto de redes de alta tensão, em locais com mt minerio no solo... eo principal q vc deve analisar com cuidado, voce usa ele no logo e a antena fica na cauda e esta é tocada por uma correia, esta correia gera eletricidade estatica no boom, esta afeta o sinal do gps o sinal do radio e ate pdoe dar choques q queimar parte da eletronica, fique atento nisso.

eu sei pq tenho um protos a anos.

abç e boa sorte, espero ter ajudado[/quote:2b577cfa36]

Inclusive, gostaria levantar a questão aos moderadores se há algo impróprio no assunto para tal bloqueio.

Quanto aos comentários do amigo ftomazi, eu já tinha o mesmo problema de perda de sinal do GPS quando o Sk estava em um Trex 550e. Eu achava que era por causa da fibra de carbono ou de alguma interferência dos servos.

No Logo , a cauda está aterrada no motor. Mesmo assim, o comportamento é o mesmo.

Todo os outros sistemas com GPS não tem problemas voando no mesmo campo. São quads com DJI e mini OSD que indicam sinal de até 10 satélites, OSD Breezes, Arkbirds, e alguns outros que não passam pelo mesmo problema.

Enfim, quanto ao GPS, já joguei a toalha há algum tempo, e estou aqui para levantar sim novas idéias. Vou tentar mudar novamente a fixação do GPS para ver no que dá.

Já usei o método do vídeo abaixo, mas também o comportamento de perda de sinal durante o voo sempre foi o mesmo:

[yt]zadBR1ezQ78[/yt]

Há notícias de que vai sair uma nova versão do Firmware em breve. Vou aguardar até esse momento para ver se implementam algo no sentido de solucionar esse problema. Se a versão sair e continuar do mesmo jeito, imagino a possibilidade de trocar o sistema da Skookum por um Naza H para o heli das aulas, torrar o GPS nos cobres e ficar com o SK720.

Quanto ao drift, na verdade, tem uma indicação no tópico do Helifreak que citei para colocar o ganho do Hiller Decay em 200%, ou seja, sem correção pelo controle de loop do sistema e ajustar os links do heli (!!!) para retirar mecanicamente as tendências , para depois repor o ganho na posição desejada, que age como o parâmetro "Style" do Vbar, ou o "Flight Condition Control" do 3GX. Esse processo está sendo muito questionado e há também expectativa de que saia um "Autotrim" como o do Vbar na próxima versão.

Mas, por enquanto, não consegui mesmo travar ele sem usar o trim, que é uma sugestão do próprio fabricante em um dos tópicos do HF para solução do problema. Como o voo no meu caso é de 100% hover e escala, não estou me esquentando muito. Mas já era para eles terem solucionado isso pois o produto é muito caro para se ter uma fragilidade idiota como esta. Coisa que em sistemas muito mais simples, como o 3GX, é nativamente resolvido de forma simples, bem como não se usa trim em sistema flybarless e considero isso uma verdadeira heresia.

Aguardo novas colaborações.

Abs,

Airton
chung
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Mensagem por chung »

Boa noite Airton, testei alguns sistema de recuperação e o melhor é o Bavariam Demon, vc coloca mais uma chave com mola em alguma outra posição ( idle3 ) e usa a trainer original para salvar , mas vc tem que se condicionar numa emergencia a ligar a chave antes de tentar salvar o Heli. Esse sistema em 1 ano, seguramente me salvou de vários PT , até digo que voo o que voo hoje pela segurança e tranquilidade que este sistema proporciona . Ele salva em qualquer posição e vc ajusta para ele subir, quer dizer, em qualquer posição que o heli estiver, vc bate na chave e o heli estabiliza horizontalmente e sobe, para de subir qdo vc soltar a chave trainer( que vc escolheu ).
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ftomazi
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Mensagem por ftomazi »

Chung, quais unidades vc testou?
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Airton
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Mensagem por Airton »

Eu também gostaria de saber sobre estes testes.

Eu tenho levado muita pancada no Helifreak pelo meu inglês ruim e pelas minhas opiniões. Lá é clara a cara de "chapa branca" na seção que tratam dos produtos da Skookum. Parece site patrocinado. Mas eu não desisto.

Tenho discutido o comportamento do Skookum e eles vivem falando que é assim mesmo, que está bom, que não é do jeito que estou pensando e tudo mais. Mas sei que há outros sistemas, inclusive sem auxílio de GPS, que funcionam muito melhor que ele com GPS, barômetro, gyros e acelerômetros de última geração.

O SK720 sem o GPS é muito bom. Mas as funções de GPS dele, quando funcionam, parecem que foram desenvolvidos por algum especialista em literatura ou em ciclismo, mas em modelismo, ou mais precisamente em helimodelismo, sei não, não tem nada a ver.

O meu alento é que está para sair uma versão nova do firmware que estão prometendo ser melhor. Não sei em quais pontos vão melhorar. Mas estou apostando nisso para recuperar meu investimento na parte do GPS, quanto ao flylarless em si, já está mais que pago, pois uso ele no heli em que eu dou aulas e, nesse ponto, sensacional, principalmente quanto às funções de LOG e de autonivelamento.

Eles procuraram por lá voluntários para ajudar nos testes e eu me candidatei. Me responderam que neste final de semana me mandam a versão beta para eu realizar uns voos com manobras simples, sem ativar o GPS, para eu mandar o log para eles analisarem. Eu tenho certeza que nessa eu vou acabar caindo no meu Logo, pois além de estar muito enferrujado para algumas manobras, versão de teste sempre tem a chance de ter um bug. Mas vou arriscar e ver se colaboro no desenvolvimento deles.

Quando me autorizarem passar informações sobre os testes, eu vou passar as minhas impressões aqui.

Abs,

Airton
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