Apresentando-se novo membro do fórum...

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Apresentando-se novo membro do fórum...

Mensagem por Hidden »

Olá a todos!!

Sou novato no aeromodelismo, e resolvi começar justamente no helimodelismo, pois gosto dos desafios...

Comprei um Walkera HM60, que embora os comentários que vemos pela net afora dizendo que estes helis da Walkera não prestam, está atendendo as minhas espectativas pelo o preço que paguei, só dei mancada por comprar um com motor brushed e bateria de NIMH, aí realmente ele faz vc passar raiva, mas minhas baterias de LI-PO já chegaram e meu motor brushless deve chegar em duas semanas.

Mas o heli, depois de devidamente desmontado, remontado e trimado (não acredite em heli "ready-to-fly") vôa muito bem, após uns 20 vôos de aproximadamente uns 10 minutos cada (utilizando 2 baterias de NIMH), já não utilizo mais a base de treinamento, e costumo praticar na copa de meu apartamento que tem uns 3X4 metros...

Estive dando uma olhada pela net e acho que este é um dos melhores fórums nacionais sobre aero eletrico, tem bastante membros, e existe menos preconceito com os modelos que não sejam de primeira linha (tem fórum por aí que os moderadores já te falam logo de cara: "Se o seu heli não for T-Rex, não presta!!!!!), eu acho que todo modelo tem seu valor, o que é apenas um brinquedo para um veterano, é uma máquina maravilhosa e complexa para um iniciante...

Bom, por hora é só, no momento estou sem micro em casa, por este motivo acesso do trabalho, desta forma, farei o possível para acompanhar o fórum de perto, logo postarei fotos de meu heli, e espero poder contribuir para o fórum, assim como tenho certeza que o mesmo contribuirá comigo!!

Abraços!!
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Olá Hidden, seja bem vindo.

Tb tenho um Walkera DragonFly#60. Após diversas andanças por fóruns, achei que tinha feito a maior burrada da minha vida, comprando esse heli, mas não é bem assim, ele tb atende minhas espectativas.

Eu estou tendo muita dificuldade para voar, não tenho nenhuma experiência.

Eu gostaria de saber o que vc fez no seu heli, pois gostaria de fazer a mesma coisa e tentar melhorar a resposta dele para voo normal (hover).

Se vc puder me ajudar, quero desmontar, remontar e trimar meu HM60 tb.

Obrigado.

Ricardo Ribeiro (Riven®)
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Bom galera, vou começar a descrever o que fiz e ainda estou fazendo em meu heli, gostaria de lembrar a todos que sou iniciante, por este motivo tudo que faço é na base da tentativa e erro, mas acho que esta é a alma do modelismo.

Comprei um Walkera 60 pela net, diretamente de Hong Kong, a despeito dos comentários que ouvi a respeito desta marca, pelo o que andei vendo pela net, posso dizer que 60% das pessoas que compram um Walkera ficam satisfeitas com o produto, realmente não é uma aceitação muito alta, mas acredito que a maioria dos insatisfeitos assim o estão pois esperavam comprar uma BMW pelo preço de um fusca, e mágica não existe!!

Sendo assim, e esperando encontrar um modelo RTF não exatamente "ready", comecei a fazer uma desmontagem de inspeção no modelo, afinal, a única coisa tão prazerosa quanto pilotar um modelo, é desmontá-lo e montá-lo de novo só pra poder desmontar novamente!!!

Então encontrei algumas "oportunidades de melhorias", para não dizer erros na montagem:

Primeiramente, as polias da correia de acionamento do rotor de cauda estavam desalinhadas e travadas, podendo desta forma causar o rompimento da correia rapidamente (provavelmente antes da primeira decolagem) isto era causado devido aos rolamentos das polias estarem descentralizados dentro das mesmas, bastou centralizá-los para resolver este problema.

Também o ajuste do pinhão na coroa não estava muito bom, estava com muita folga, utilizei então a manjada técnica do papel entre as engrenagens e o ajuste ficou perfeito.

Outro problema que verifiquei foi uma interferência mecânica do servo do elevator com a estrutura do heli, devido a sua posição de montagem, este problema foi resolvido com a simples mudança da posição de montagem do servo, e desbaste da sobra do parafuso que prende a link-ball na haste do servo, vide figuras abaixo:

Polias da correia do rotor de cauda estavam descentralizadas e travadas:
[img:cdf0ac08b4]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Heli/w060b1.jpg[/img:cdf0ac08b4]

Desmontagem de inspeção do heli:
[img:cdf0ac08b4]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Heli/DSC00626.jpg[/img:cdf0ac08b4]

Problema detectado: Interferência mecânica do servo:
[img:cdf0ac08b4]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Heli/DSC00627.jpg[/img:cdf0ac08b4]

Primeiro passo para solução: Mudar o lado de apoio do servo no flange, porém surgiu então uma interferência da ponta do parafuso com a carcaça do motor:
[img:cdf0ac08b4]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Heli/DSC00630.jpg[/img:cdf0ac08b4]

[img:cdf0ac08b4]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Heli/DSC00631.jpg[/img:cdf0ac08b4]



O segundo passo foi eliminar esta sobra do parafuso para eliminar a interferência, o que eu fiz foi simplesmente montar a link-ball ao contrário, pois a mesma possui um rebaixo para a cabeça do parafuso, então montada ao contrário o parafuso ficou um pouco mais pra cima, eliminando a sobra na parte de trás, e a cabeça do parafuso que ficou proeminente também não interfere em nada, vide figura:

A montagem original da link-ball fica com a cabeça do parafuso rebaixada, e a ponta proeminente na parte de trás:
[img:cdf0ac08b4]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Heli/Hasteservo1.jpg[/img:cdf0ac08b4]

Após virar a link-ball, a cabeça do parafuso fica um pouco proeminente, porém a ponta não aparece mais na parte de trás, embora a rosca pegue totalmente na peça, mantendo a resistência:
[img:cdf0ac08b4]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Heli/Hasteservo2.jpg[/img:cdf0ac08b4]



Desta forma eu eliminei alguns problemas graves que poderiam resultar em uma queda precoçe (precoçe?? Sim, ela vai ocorrer mais cedo ou mais tarde, não?? ).

Além disto, balanceei as pás do rotor principal e também a fly-bar, equalizei o passo das duas hélices para que gerem a mesma sustentação, e então fucei bastente em todos os ajustes que o TX da Walkera oferece para me familiarizar com estes ajustes...

Além disto é praticar, praticar e praticar, nos primeiros vôos parece ser impossível manter o heli parado, porém rapidamente se "pega a mão" e então começa a ficar fácil, normalmente aí é que achamos que já somos experts e lenhamos o heli tentando fazer alguma gracinha :mrgreen: :mrgreen:

Por enquanto é só, agora estou aguardando o meu motor brushless chegar para poder voar melhor...

Abraços!!
Avatar do usuário
marciorez
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Jan 04, 2007 6:17 pm
Localização: Uberlandia/Mg

Mensagem por marciorez »

Ola amigo... onde comprou o HM060?? gostaria de saber pq quero comprar um também. Qto custou???
Saudações!!!
Márcio Rezende
Responder