Como programar o ESC da Align...

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Moderadores: Paulinho, benites

Igor Souza
membro
Contato:

Como programar o ESC da Align...

Mensagempor Igor Souza » 04 Dez 2007 23:40

Muito bem... Percebi que várias pessoas com quem já falei não sabiam ou sabem configurar seus ESCs da Align, então decidir descrever algumas de suas funções e dar o passo-a-passo da sua configuração. Peguei o manual no site da align, vamos ver se consigo ser claro.

Os ESCs da Align possuem as seguintes funções disponíveis:
--- [u:c26b81e9b5]Freio:[/u:c26b81e9b5] Não tem muito o que falar, freia o motor quando corta a aceleração. Logicamente, não é recomendado para helicópteros e também, para reduções;
--- [u:c26b81e9b5]Timing:[/u:c26b81e9b5] Essa conversa vai longe... melhor pôr na cabeça que Low timing é para motores com poucos pólos (2, por exemplo) e Middle, para motores com 6 polos ou mais. Colocar o timing em High deve aumentar a potência fornecida, ao custo de mais ampères e uma diminuição na eficiência.
Assim como o manual recomenda, é sempre bom checar o consumo do motor através de um E-Meter ou um Shunt (vide tutorial no fórum). Para helicópteros, recomenda-se deixar em Middle Timing;
--- [u:c26b81e9b5]Tipo de aeronave:[/u:c26b81e9b5] O ESC pode ser programado para funcionar tanto em aviões (modo Normal) como em helicópteros (usando a opção de partida lenta e/ou governador);
--- [u:c26b81e9b5]Corte de tensão da bateria:[/u:c26b81e9b5] Essa função é muito bem feita nos Aligns. O corte do motor por baixa tensão é feito em 2 passos: no primeiro, o ESC reduz a potência do motor indicando que a carga da bateria está chegando ao fim e dando tempo para pousar com segurança. No segundo passo, ele realmente corta o motor.
No ESC há a opção de se configurar 3 níveis de proteção:
- Alta: reduz em 3.2v e corta em 2.9v; (tensões por célula)
- Média: reduz em 2.9v e corta em 2.6v;
- Baixa: reduz em 2.6v e corta em 2.3v;
Eu usaria o corte em tensão alta pois preservaria as baterias (já que as lipos nunca devem ser descarregadas abaixo de 3.0v).
[color=red:c26b81e9b5]O segundo passo de proteção só funciona no modo Normal,[/color:c26b81e9b5] ou seja, quanto o ESC não está configurado para helicópteros (motivos óbvios...);
--- [u:c26b81e9b5]Velocidade de resposta na aceleração:[/u:c26b81e9b5] Define se a resposta na aceleração do motor será mais rápida ou amortecida, de acordo com o movimento do stick. Uma velocidade de resposta rápida deixa o motor mais "esperto", respondendo quase que instantaneamente ao comando do stick. Entretanto os picos de corrente e o consumo médio também será maior.
Essa última opção talvez não esteja disponível nos ESC mais antigos.

A programação do ESC da align funciona da seguinte forma:
1) Stick no máximo para entrar no modo de programação;
2) Conecta-se a bateria no ESC, ira-se-á ouvir um som de confirmação que entrou em modo de programação (um tal de "blururumrurum" :D);
3) Abaixa-se o stick, o ESC estará no modo de configuração e daí em diante ele roda todas as opções até o fim.

A seleção da opção em cada configuração é feita através da posição do stick (e não através dos bips, como normalmente), ou seja, stick no mínimo, meio e máximo para 1a, 2a e 3a opção.
Para facilitar, adotaremos a seguinte nomeclatura:
A = 1a opcão = stick no mínimo;
B = 2a opção = stick no meio;
C = 3a opção = stick no máximo;

As configurações disponíveis são:
1) Freio (1 bip) (A = desativado, B = Suave, C = Forte);
2) Timing (2 bips) (A = Timing Baixo, B = Médio, C = Alto);
3) Corte da bateria (3 bips) (A = corte alto; B = médio; C = baixo);
4) Aeronave (4 bips) (A = Normal (Avião); B = Heli1 (Soft Start); C = Heli2 (Soft Start+Governor));
5) Vel. de Resposta do acelerador (5 bips) (A = Normal; B = Média; C = Rápida);

Como exemplo, vamos fazer uma programação típica para helicópteros. Escolhi fazer as seguintes configurações:
1) Freio: desativado (A);
2) Timing: Médio (B);
3) Corte da bateria: Alto (A);
4) Aeronave: Heli1 (B); somente com soft start, como governor mode desativado;
5) Resposta: Média (B);

- Ligue o ESC como stick no máximo (C) para entrar em programação;
- Depois da confimação, abaixe o stick totalmente (A). Comecará as sequências de bips (serão repetidos 5 vezes);
- A primeira configuração é a de freio, como queremos ele desativado, deixaremos o stick na posição (A) durante os 5 bips;
- Depois haverá o som de confirmação novamente, indicando que o ESC está passando para o próximo passo (timing);
- Para o ajuste de timing, movemos para (B), aguardamos novamente a sequencia acabar e o som de confirmação;
- O próximo é a tensão de corte; coloquemos em (A);
- Para o tipo de modelo colocamos Heli1, ou seja, stick em (B);
- Depois da confirmação, deixamos o stick em (B) pois queremos a vel. de resposta média;
- Neste ponto, haverá mais um som de confirmação e a configuração estará completa. Não haverá mais bipes, desligue a bateria do ESC.

Pronto! O ESC foi configurado, para usá-lo, basta religar a bateria com o stick no mínimo.

Uma curiosidade que talvez muitos não conheçam é que, quando se liga o ESC, o mesmo diz todas as programações configuradas.
No nosso caso, ao ligar a bateria (com o stick no mínimo) se ouvirá a seguinte seqüência de bips:

1bip, 2bips, 1bip, 2bips, 2bips;

Justamente representando as nossas configurações para Freio, Timing, Cut-off, Aircraft e Throttle Response, respectivamente.

[color=red:c26b81e9b5][b:c26b81e9b5]CUIDADO COM O MOTOR![/b:c26b81e9b5][/color:c26b81e9b5] É sempre bom afastar o motor da engrenagem ou tirar o mesmo (se conseguir ouvir os bips) para poder trabalhar com segurança e evitar acidentes.
Espero que esse tutorial ajude a quem precisar, lembrando que alguém encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão, não deixe de me avisar.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]

stefanletzow
membro

Mensagempor stefanletzow » 04 Dez 2007 23:57

Otimo post, vai ajudar muito os iniciantes.
Eu so faria uma resalva sobre a tensao de corte das baterias.
Nos Align, pelo menos no meu, o de 35A, o corte é feito proporcionalmente a tensao INICIAL da bateria.
Ou seja, so vai cortar nos valores acima se sempre usar baterias cheias, com carga inicial de 12,6 Volts (no caso de 3 celulas) ou proximo disso.

Se for voar com baterias nao cheias, com 12 volts por exemplo, o ESC vai definir as tensoes de corte como sendo um percentual das tensao inicial, e com isso a tensao de corte pode ser INFERIOR ao limite seguro de descarga de uma Lipo.

Ou seja, apenas reforça a sugestao de deixar a opcao em high voltage cutoff, para ficar sempre em niveis mais seguros de utilizacao das Lipos.

Nao lembro os percentuais exatos, mas no manual consta esses valores.
Se nao me engano no meu ESC Align de 35A os valores sao:
65% , 70% ou 75% , sendo 75% o valor da opcao 3 (3 bips) para voltage cutoff.

Corrijam-me se estiver errado, mas o meu manual diz claramente isso.

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 05 Dez 2007 00:06

Pois é... já tinha ouvido isso em algum lugar. Mas como não tinha detalhes e não encontrei referência no manual no site da Align, prefiri nem comentar.
Mas agora está mais completo, heheheh.

Abrcs!

Alex Câmara
membro

Mensagempor Alex Câmara » 05 Dez 2007 11:21

qual a programação ideal para helis

abraços

cassiorage
membro

Mensagempor cassiorage » 05 Dez 2007 17:42

[quote:ad74ed3f5f="alexfc22"]qual a programação ideal para helis

abraços[/quote:ad74ed3f5f]

eu uso:

freio desligado
mid timing
corte alto
soft sart
normal

quando liga o esc fica: 1bip 2bips 1bip 2bips 1bip

Cássio

stefanletzow
membro

Mensagempor stefanletzow » 05 Dez 2007 20:44

Nao achei no manual online no site da Align onde menciona os percentuais de corte da bateria nem a observacao para apenas usar baterias com carga completa.

Vou checar em casa no meu manual pois tenho certeza de ter lido isso.

cafezinho
membro

Mensagempor cafezinho » 17 Mai 2008 16:11

perfeito este tópico!

funcionou perfeitamente no meu!!!

muito obrigado mesmo!

jmarcos
membro

Mensagempor jmarcos » 17 Mai 2008 22:54

Ótimo o tópico...
Estou lendo muito pois estou aprendendo a voar com simulador e logo logo vou comprar o meu T-rex.
Só estou na dúvida de qual modelo. Se um 450 ou 500...

eduardokenithi
membro

Mensagempor eduardokenithi » 26 Jun 2008 04:30

Pessoal comprei um esc da align ja vim procurar esse topico pra configurar o meu , so que notei um negocio muito estranho.
Toda vez que eu ligava meu radio com o stick no maximo e depois botava a bateria no ESC para entrar no modo de programcao ele emitia varios bips continuos como se fosse um alarme mesmo ( bip bip bip ) e nao parava mais. Fiquei uns 30 minutos pra ver o qual era o problema , ate troquei de radio e tudo mais , mas o problema continuava. Dai tive a ideia de inverter o a chave no radio do comando do servo do acelerador que controla o ESC , dai consigui resolver o problema , mas antes disso nos 2 radios testados ele nao dava nada . Alguem sabe se isso é normal mesmo ?

eduardokenithi
membro

Mensagempor eduardokenithi » 26 Jun 2008 04:33

Antes que me perguntem , antes de inverter a chave ela se encontrava no modo NORM e so depois passei para o INV

Riven
membro

Mensagempor Riven » 26 Jun 2008 09:42

Nos rádios Futaba, normalmente o canal 3 tem que ficar na posição INV para poder funcionar adquadamente, não sei se isso se repete em outros rádios.

migli 4
membro

Mensagempor migli 4 » 28 Jun 2008 08:48

Nossa Igor estava apanhando um pouco para programar o ESC do meu Trex-450v2 quando entrei no seu tópico, as informações estavam todas ali, consegui configurar blz. ,Igor foi muito muito mais facil com sua ajuda obrigado ok.....

Marcio Souza
membro

Mensagempor Marcio Souza » 19 Ago 2008 16:20

O esc 75g da Align e o mesmo esquema de configuracao?? Pois estou apanhando aqui para configurar o corte da bateria,uma coisa que eu nao entendi,por exemplo,eu quero fazer somente a configuracao de corte da bateria,por que o resto esta tudo certo.Eu tenhu que reconfigurar o esc inteiro novamente?

E eu acho que este topico tem que virar fixo,pois esta muito bom,bem explicado.

Parabens!

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 19 Ago 2008 18:24

[quote:c53235ecea="Marcioloko"]O esc 75g da Align e o mesmo esquema de configuracao?? Pois estou apanhando aqui para configurar o corte da bateria,uma coisa que eu nao entendi,por exemplo,eu quero fazer somente a configuracao de corte da bateria,por que o resto esta tudo certo.Eu tenhu que reconfigurar o esc inteiro novamente?

Parabens![/quote:c53235ecea]
Bem... não tenho certeza, mas se eu fosse o engenheiro da Align que projetou os ESCs, eu manteria o mesmo padrão, ehehheh. O meu 600 deve tá chegando essa semana e posso te falar com certeza depois.

E se quiser mudar uma configuração apenas, tem que refazer tudo :roll:.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]

Marcio Souza
membro

Mensagempor Marcio Souza » 20 Ago 2008 04:32

[quote:f474d6989b="Igor Souza"][quote:f474d6989b="Marcioloko"]O esc 75g da Align e o mesmo esquema de configuracao?? Pois estou apanhando aqui para configurar o corte da bateria,uma coisa que eu nao entendi,por exemplo,eu quero fazer somente a configuracao de corte da bateria,por que o resto esta tudo certo.Eu tenhu que reconfigurar o esc inteiro novamente?

Parabens![/quote:f474d6989b]
Bem... não tenho certeza, mas se eu fosse o engenheiro da Align que projetou os ESCs, eu manteria o mesmo padrão, ehehheh. O meu 600 deve tá chegando essa semana e posso te falar com certeza depois.

E se quiser mudar uma configuração apenas, tem que refazer tudo :roll:.

Abrcs![/quote:f474d6989b]

Valeus Igor vou reconfigurar o Esc novamente entao.Ou tentar pelo menos hehehe

Alex Câmara
membro

Mensagempor Alex Câmara » 20 Ago 2008 12:37

achei que esse topico estava fixo ja. kkkkkkkkkkkk

demorou heim..

Edgard
Equipe E-voo.com

Mensagempor Edgard » 20 Ago 2008 15:20

[quote:34688c0327="alexfc22"]achei que esse topico estava fixo ja. kkkkkkkkkkkk

demorou heim..[/quote:34688c0327]

Realmente o conteúdo é muito bom, no entanto muito específico para ser fixo.

Seria legal fixar se colocarem as programações de outros ESCs, criando um tópico de programação de ESCs em geral.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Marcio Souza
membro

Mensagempor Marcio Souza » 21 Ago 2008 08:04

[quote:663dce0203="Edgard"][quote:663dce0203="alexfc22"]achei que esse topico estava fixo ja. kkkkkkkkkkkk

demorou heim..[/quote:663dce0203]

Realmente o conteúdo é muito bom, no entanto muito específico para ser fixo.

Seria legal fixar se colocarem as programações de outros ESCs, criando um tópico de programação de ESCs em geral.[/quote:663dce0203]

Edgard enquanto eu estava procurando no forum e nao tinha achado este topico,eu tinha achado uma pagina em ingles com varios tipo configuracoes de esc,de varias marcas,vou ver se traduzo,e posto aqui.Assim que eu tiver tempo.

Bons voos

Bruno Gustavo
membro

Mensagempor Bruno Gustavo » 21 Ago 2008 08:22

a programção do meu speed esta assim conectado a bateria ele emite um sinal sonoro da seguinte forma: blururum, bip bip - bip bip - bip bip

william ppaz
membro

meu esc é da turnigy

Mensagempor william ppaz » 28 Fev 2010 15:48

e ai bele,
me fala uma coisa este procedimento serve para o esc da turnigy tb??
e no meu caso é para aviao.
valeu.

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 28 Fev 2010 16:35

Serve não, cada marca possui um método de programação.

Tenta lá na página ou no fórum da hobbyking, vê se não tem o manual dele por lá.

Abrcs!

Vando123
membro

Mensagempor Vando123 » 22 Jul 2010 08:40

Olá pessoal, estou com uma duvida. Primeiramente sou iniciante em helis, mas já li bastante e com a ajuda de amigos estou progredindo. Meu equip.: Radio Futaba 6exhp c/ receptor FM, heli HK450GT, esc tower pro H40A, motor turnigy 3500kv e gyro HK401B.
O problema que esta acontecendo é o seguinte, eu preciso acelerar o heli até uns 28% do curso do stick para o motor começar a girar, já fiz de tudo, li varios posts mas não encontrei a solução.
Alguém poderia me ajudar?
Grato, Vanderson.

mccorrea
membro

Mensagempor mccorrea » 22 Jul 2010 10:31

Dei uma olhada nos manuais dos helis Align, o padrão é o mesmo para todos.

Vando123
membro

Mensagempor Vando123 » 22 Jul 2010 13:50

Eu montei o heli de acordo com o manual da align amigo mccorrea. Acontece que com esse mesmo radio eu tenho um aero glow, e isso não acontece na aceleração. No modelo nº1 do radio que o aero glow, com um "dentinho" do stick de comando o servo do acelerador já responde. Agora no modelo nº 2 que é o que eu uso para o heli, eu preciso subir significamente o stick do acelerador cerca de uns 25%, para o motor começar a funcionar, o passo esta funcionando corretamente, com uns "dentinhos" de comando os servos da bailarina já respondem. O meu problema esta mesmo no comando de aceleração do motor. Acredito que seja alguma configuração que eu desconheço por se tratar de heli.
Alguém me dê um help... Grato

Vando123
membro

Mensagempor Vando123 » 22 Jul 2010 13:51

Não sei se esse seria o post correto para esse assunto pessoal. Qualquer coisa abro outro post.

Voltar para “Helicópteros - Classes 550 a 800”