Duvida sobre rudder mixing Adjustment

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Pedro Castro
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Sáb Out 13, 2007 11:57 pm
Localização: Lorena - SP

Duvida sobre rudder mixing Adjustment

Mensagem por Pedro Castro »

Pessoal, estou quase desistindo, estou a uma semana tentando regular o heli e nada. E o pior, cada hora estraga alguma coisa. Tem alguem aqui por perto de Lorena - SP?

Tenho algumas perguntas:

-O que é rudder mixing Adjustment? Como faço para regular, qual o valor "ideal"?

-Como faço para ajustar o pit value e o pit limit?

-Com o servo do pit a 90 graus o passo fica muito negativo, então tenho que deixa-lo um pouco mais para cima, tem algum problema?

Muito obrigado.
Avatar do usuário
Nandy
membro
Mensagens: 407
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 9:31 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Nandy »

Como já havia falado anteriormente, é perda de tempo com este rádio. Há kits de rádio por 139 dólares, que se brincar vai sair por menos de 400 reais lá fora.
http://www.ehirobo.com/shop/product_info.php?cPath=134_170&products_id=4442
Abraço..
Fabio_Jerena
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Fabio_Jerena »

Caramba amigo, com uma dúvida mal elaborada dessas fica difícil te ajudar viu, qual o heli, qual radio vc está utilizando???
Vou te dar alguns toques que acho que vão ajudar:

Cada maquininha têm sua própria "alma", então esquece esse lance de que se a do seu amigo funciona perfeitamente e a sua é igual a dele basta vc copiar todas as configurações (digo valores) e pronto, infelizmente na prática não funciona assim, imagina trocar valores entre modelos e etc, é pouco provável que o heli fique 100%...
Helicópteros são chatos, qualquer coisinha errada pode fazer ele voar mal prá burro e consequentemente vc derruba-lo sem muito esforço!
O rudder mixing adjustment deve ser o Revo-mixing ou mesmo Revolution que os rádios de ponta possuem, é um recurso que quando se acelera o rotor principal o passo do rotor de cauda é aumentado para compensar o torque gerado pelo rotor principal, isso evita que o heli em fortes acelerações jogue a cauda para o lado oposto ao sentido de rotação do rotor principal... (nossa, quanto rotor principal....kkk)
Então como vc deve ajustar, fique pairando com o heli, acelere bruscamente e faça com que o heli não gire no próprio eixo, quando isso acontecer ele está ajustado. Em helicópteros equipados com gyro head lock (trava-cauda) o gyro faz esta função, ele detecta a aceleração angular da cauda (sem que haja sinal de comando no rudder servo) e anula esta aceleração, é um sistema de controle PI (geralmente).
Para ajustar o pit value e pit limit sugiro usar um pitch gauge, mesmo que feito de cartolina (têm dicas nos posts fixos do fórum), com o instrumento vc saberá o angulo de incidência das hélices (sempre em referencia ao flybar, têm até um desenho tosco que eu fiz e está em um dos meus posts aqui mesmo no fórum). Têm bastante material por aqui para vc consultar, mas para vc ter uma idéia as coisas funcionam mais ou menos assim, em helis que fazem vôo de dorso o passo vai de -11 à 11, ou seja, em 0 o heli não têm sustentação e em 11 as hélices geram o máximo empuxo (o pit limit é o responsável por esse máximo valor), essa regra vale para o passo invertido da mesma forma...
É claro que vc pode ajustar isso na mão (usando o pitch value), voando e vendo se ficou legal, mas com um manual vc aproveita melhor o conjunto (motor + passo).
Agora se eu estiver viajando muito, o pitch limit é a regulagem que controla o fim de curso do rudder servo (sei lá, sem saber o rádio fica quase impossível informar as coisas com precisão)
Boa sorte!!!
Fly away...
Pedro Castro
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Sáb Out 13, 2007 11:57 pm
Localização: Lorena - SP

Mensagem por Pedro Castro »

Pode ser perda de tempo com este rádio, mas antes o heli estava voando e agora não está mais e sempre usei o mesmo rádio.
O radio novo só chega em janeiro.

Obrigado Fabio, era mais ou menos isso que eu queria saber.

O heli é um 68#B e o rádio é o original.

Abs
Fabio_Jerena
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Fabio_Jerena »

Nossa, é um Walkera, até me arrepiei....kkk
Tive um também e regular esse radio é dose, esquece tudo que eu falei...hehehe
Brincadeiras à parte, escreve aí o que vc precisa saber e o modelo do radio, é aquele Wk-007 ou algo parecido com esse código que eu passei?
Fly away...
Pedro Castro
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Sáb Out 13, 2007 11:57 pm
Localização: Lorena - SP

Mensagem por Pedro Castro »

O modelo do rádio é +- isso....eheheh, não estou com ele aqui, talvez WK-7001....

O problema é que não estou conseguindo regular o pit e o gyro.
O gyro eu inverti a chave de reverse e coloquei 0 de delay, chegando em casa vou testar.
Na regulagem do pit eu estou um pouco perdido. Troquei o servo do pit e não prestei atenção em como estava antes :). Quando coloco o link com um angulo de 90º o passo fica muito negativo, então comecei a mecher na regulagem do pit limit e pit limit, na verdade acho que só piorei a situação...
Você pode me ensinar a como regular o passo, desde links atéajustes pelo rádio.
E por favor sem sacanagem por ser um walkera. Não tenho dinheiro para trocar de heli agora.
Obrigado
andrecob
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 10:56 pm
Localização: Vitoria

Mensagem por andrecob »

rsrsr Estou com quase os mesmos problemas com o meu Walkera 60# rsrsr ! Já sei que esse heli não deve ser bom !!! Mas tenho ele agora........e se for possível gostaria de ajuda sim !!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Pedro, um detalhe: Qual é o modelo do gyro? O 68B vem com um gyro trava-caudas, desta forma o rudder mixing Adjustment DEVE OBRIGATORIAMENTE ficar em 0 (zero) caso esteja usando o gyro no modo trava-caudas (que é o ideal), caso contrário o heli vai ficar girando no eixo ao se aumentar o passo.

Abraços.
Pedro Castro
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Sáb Out 13, 2007 11:57 pm
Localização: Lorena - SP

Mensagem por Pedro Castro »

Pois é, mas o meu servo não é digital!!
Estou procurando um para substituir o servo antigo....
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:70a451e226="Pedro Castro"]Pois é, mas o meu servo não é digital!!
Estou procurando um para substituir o servo antigo....[/quote:70a451e226]

Ok, mas o servo não ser digital não impede de trabalhar no modo trava-caudas, apenas certifique-se de caso o seu gyro tenha a chave para trabalhar com servo digital, que a mesma esteja desligada ou poderá queimar o servo analógico.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder