Lenhei meu Belt CP

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

AndersonChamon
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por AndersonChamon »

Leonardo, valeu pela resposta!

Sobre as fotos, acabei nao tirando dele lenhado, agora ele ta no "hangar" todo desmontado aguardando a chegada das peças novas... :)
AndersonChamon
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por AndersonChamon »

Olá pessoal, as peças do belt chegaram e já montei todas elas, mas como sou marinheiro de primeira viagem, o bixo nao ficou nem de longe parecido com o q ele era antes, esta apresentando alguns problemas q nao sei como resolver, o primeiro deles é que estou achando que o movimento lateral (esquerda direita) está muito duro, inclusive os servos estao fazendo mto barulho pra fazer este movimento, como se estivessem forçando além do normal, nao sei onde mecher pra fazer o movimento ficar mais suave.

Outro problema é q depois de tudo montado e do inicio dos testes, o servo dianteiro começou a tremer, quando nao estou fazendo nada ele fica dando umas tremidinhas, oq significa isto?

Abraço e obrigado pela ajuda.
AndersonChamon
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por AndersonChamon »

Pessoal, estou com problemas no meu belt... fui fazer um hover pra ver qual era o comportamento dele com o servo ELEV tremendo (problema intermitente, vem e vai o tempo todo). No primeiro throttle up eu dei o maximo de aceleração e ele nao saiu do chao. Tirei o acelerador, mechi um pouco nos sticks prum lado e pro outro, e entao ele parece que "armou" a bailarina. Ai ele saiu do chao, fazendo um barulho diferente e totalmente sem tracking. Fiquei voando uns 2 minutos e durante o voo ele dava uns solavancos, aparentemente o passo dele estava sendo alterado. Entao apos 2 min ele reduziu muito o barulho subitamente, como se tivesse cortado o motor, ele perdeu altitude mas continuou voando, só que desta vez com um barulho bem mais suave e com o tracking perfeito, entao o voo ficou perfeito ate o fim. Não tenho nem ideia do que pode ser isto, mas o comportamento dele ta muito estranho. Alguem pode me ajudar?
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Meu antigo heli ficava assim quando tinha algum dente da engrenagem de algum dos servos (possivelmente o pitch) quebrado.

O Servo às vezes não consegue se mexer, outras solta de uma vez e causa o solavanco
AndersonChamon
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por AndersonChamon »

[quote:e9766da102="diubadiuba"]Meu antigo heli ficava assim quando tinha algum dente da engrenagem de algum dos servos (possivelmente o pitch) quebrado.

O Servo às vezes não consegue se mexer, outras solta de uma vez e causa o solavanco[/quote:e9766da102]

olá diuba, um dos servos está tremendo, este sintoma também é de dente quebrado?

o que está tremendo é o do elev.
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Tremendo normalmente não é sinal de engrenagem quebrada, exceto (raramente) se for bem quando o servo fica centrado e ainda estiver sujeito a força constante (era o caso do meu),... mas pode ser problema no circuito do servo.

Faça o seguinte: - Desconecte outro servo e conecte na entrada do receptor deste servo que está tremendo (não esqueça de anotar o lugar original de cada um para depois re-ligar de novo). E faça o mesmo com esse servo.

- Com o motor desconectado (mais seguro) do ESC OU sem dar comando de motor (menos seguro), teste o movimento com o stick da direita e veja se o servo que foi adicionado em seu lugar está tremendo...
...e se o servo que tremia parou de tremer.

Daí você vai saber se o problema é o servo

Quando é engrenagem quebrada, ao movimentar o servo você ouve "estalos" ou ele trava em determinado ponto, forçando todo o sistema.

Espero estar ajudando ;)
AndersonChamon
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por AndersonChamon »

[quote:37edcf0350="diubadiuba"]Tremendo normalmente não é sinal de engrenagem quebrada, exceto (raramente) se for bem quando o servo fica centrado e ainda estiver sujeito a força constante (era o caso do meu),... mas pode ser problema no circuito do servo.

Faça o seguinte: - Desconecte outro servo e conecte na entrada do receptor deste servo que está tremendo (não esqueça de anotar o lugar original de cada um para depois re-ligar de novo). E faça o mesmo com esse servo.

- Com o motor desconectado (mais seguro) do ESC OU sem dar comando de motor (menos seguro), teste o movimento com o stick da direita e veja se o servo que foi adicionado em seu lugar está tremendo...
...e se o servo que tremia parou de tremer.

Daí você vai saber se o problema é o servo

Quando é engrenagem quebrada, ao movimentar o servo você ouve "estalos" ou ele trava em determinado ponto, forçando todo o sistema.

Espero estar ajudando ;)[/quote:37edcf0350]

diuba, ontem a noite eu fiz um teste muito semelhante ao que você sugeriu. Inclusive eu estava com o servo aberto pq estava examinando as engrenagens. Quando liguei em outro canal ele parou de tremer, então, religuei o servo no canal de origem e incrivelmente ele parou de tremer lá também! Tem idéia do que seria isto? Será q era algum mal-contato no receptor?
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Deve ser mal contato do receptor, mesmo!

Não parece ser do conector do servo, mas ainda assim você pode dar uma apertadinha não muito forte com um alicate no conector

Às vezes de conectar e desconectar o servo, acaba trincando a solda na base do receptor, onde fica o conector que pluga com o do servo.

Pegue um alicate fino e mexa (de leve) nos plugues (três) do canal problemático no receptor e veja se algum dele se movimenta, ou se conseguir tirar a capa do receptor, veja o estado da soldagem e se a trilha não está interrompida (inclusive por baixo).

Eu tive esse problema com um berg7 que comprei. Bastou uma pequena solda na base do conector

Quando resolver não deixe de contar o problema para ajudar os que futuramente estiverem com o mesmo.

;)

[]
AndersonChamon
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por AndersonChamon »

Olá diuba, ok, vou observar estes pontos, como voltou a funcionar, vou ficar de olho se nao volta a tremedeira, se voltar, vou abrir o receptor pra verificar.

Sobre o problema de passo que relatei antes, será que estava relacionado a esta tremedeira ou devo abrir os outros servos em busca de dente trincado?

Tem outros detalhes importantes, ao ligar a bateria no heli, normalmente os servos se movimentavam, como se estivessem indo pra posição inicial, isto não está acontecendo mais, este ajuste, aparentemente está ocorrendo durante o voo após alguns min. É justamente neste momento q ele muda completamente o comportamento, acertando o tracking e o passo. Outra coisa é que um dos servos está emitindo um xiado, como se estivesse forçando, é o servo AIL.
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Esse chiado do servo é normal. É que ele está resistindo a alguma força para se manter no ponto em que você deixou e por isso fica fazendo força e chiando. O Ideal seria que ele não precisasse fazer força, mas isso á ajuste fino no tracking geral do heli

O Único jeito de saber se as engrenagens estão bem, é examinar elas. Mas não é aconselhável ficar desmontando de graça. Então, veja se o servo se movimenta bem e sem estalar, enquanto você faz uma pequena força no sentido contrário ao movimento que você determina pelos controle a ele

Quanto ao movimento involuntário, está com cara de interferência, ou mal contato nas trilhas do receptor, ou ainda cristal com defeito ou mal contato no encaixe. É muito comum o cristal trincar nas quedas mais fortes ou no manuseio e apresentar erro intermitente.

Fique de olho, se continuar com problema é melhor você procurar com bastante critério algum defeito nas trilhas do receptor, ou procurar emprestar um jogo de cristal de algum colega para testar por um tempo

Boa Sorte,
Responder