Lenhei meu Belt CP
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Acho q o xiado é por causa de resistência ao movimento mesmo, depois da montagem pós-lenha, eu reparei que aquele movimento que meche na posição do flybar está meio agarrado, não está liso como era antes. Inclusive tentei procurar a causa do problema mas nao encontrei. Será que alguma borrachinha daquelas pretas pode ter estourado dentro de aluguma peça? Pelo menos nos pega-pás eu nao encontrei irregularidade, estava ok.
Hoje a noite foi fazer outro voo de teste e verificar se o problema persiste após o reparo do servo tremendo. Não fico muito confortável quando um problema é resolvido sem eu ter certeza de qual era a causa, pq desta forma nada me garante que estou imune dele voltar. Aí é um prato cheio pra uma outra lenha quando eu estiver mais confiante e fazendo voos mais altos.
Abraço!
Hoje a noite foi fazer outro voo de teste e verificar se o problema persiste após o reparo do servo tremendo. Não fico muito confortável quando um problema é resolvido sem eu ter certeza de qual era a causa, pq desta forma nada me garante que estou imune dele voltar. Aí é um prato cheio pra uma outra lenha quando eu estiver mais confiante e fazendo voos mais altos.
Abraço!
- diubadiuba
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A borrachinha preta fica entre os pega pás e se chama O-Ring Head Dampener. Se estiver estourada o travamento no Rotor Housing Head influi no curso das pás, acontecendo igual ao sintoma que se não me engano você tinha descrito.
- O Heli parece que não quer subir, de repente sobe de uma vez. (É que só com a velocidade crescente que as pás conseguem forçar o conjunto a aumentar o passo. - Jogando o aero para cima - . Forçando os servos e todo o conjunto, além de ser grande fator de quedas)
Para verificar as borrachinhas você tem que tirar as pás, soltar os links da cabeça Rotor Housing Head), colocar uma chave allen em ambos lados dos pega pás (por dentro do pega pás) e soltar os pega pás (talvez no belt mude alguma coisa, pois o meu heli é um Trex)
Após tirar os pega pás (afastando um dos outros) veja o estado das "borrachinhas" (lembre-se de montar todos os rolamentos, borrachas e retentores do mesmo jeito - fique de olho na vista explodida do modelo no manual dele, nas últimas páginas, para não se perder)
Postei a vista explodida da cabeça do trex para ter uma idéia
[URL=http://img152.imageshack.us/my.php?image=trexheadmm6.jpg][img:a228119aaa]http://img152.imageshack.us/img152/8687/trexheadmm6.th.jpg[/img:a228119aaa][/URL]
Abraço
- O Heli parece que não quer subir, de repente sobe de uma vez. (É que só com a velocidade crescente que as pás conseguem forçar o conjunto a aumentar o passo. - Jogando o aero para cima - . Forçando os servos e todo o conjunto, além de ser grande fator de quedas)
Para verificar as borrachinhas você tem que tirar as pás, soltar os links da cabeça Rotor Housing Head), colocar uma chave allen em ambos lados dos pega pás (por dentro do pega pás) e soltar os pega pás (talvez no belt mude alguma coisa, pois o meu heli é um Trex)
Após tirar os pega pás (afastando um dos outros) veja o estado das "borrachinhas" (lembre-se de montar todos os rolamentos, borrachas e retentores do mesmo jeito - fique de olho na vista explodida do modelo no manual dele, nas últimas páginas, para não se perder)
Postei a vista explodida da cabeça do trex para ter uma idéia
[URL=http://img152.imageshack.us/my.php?image=trexheadmm6.jpg][img:a228119aaa]http://img152.imageshack.us/img152/8687/trexheadmm6.th.jpg[/img:a228119aaa][/URL]
Abraço
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diuba, obrigado pelas explicações.
Eu tive a oportunidade de verificar as o-rings quando troquei o feathering shaft, pela minha analise elas estavam intactas, mas só vi uma de cada pega pá, agora nao tenho certeza se no conjunto tem mais alguma escondida, q eu nao verifiquei.
Mas uma coisa é fato, algo está agarrando a rotação das pás. Com a cabeça do rotor solta, na minha mao, ao fazer o movimento percebo que está com algum atrito fora do normal. Acho que vou desmontar os pega-pás novamente pra verificar isto.
Lenhar o heli é tenso hein, é tanta coisinha que aparece, até o heli ficar como era antes da lenha demora...
Eu tive a oportunidade de verificar as o-rings quando troquei o feathering shaft, pela minha analise elas estavam intactas, mas só vi uma de cada pega pá, agora nao tenho certeza se no conjunto tem mais alguma escondida, q eu nao verifiquei.
Mas uma coisa é fato, algo está agarrando a rotação das pás. Com a cabeça do rotor solta, na minha mao, ao fazer o movimento percebo que está com algum atrito fora do normal. Acho que vou desmontar os pega-pás novamente pra verificar isto.
Lenhar o heli é tenso hein, é tanta coisinha que aparece, até o heli ficar como era antes da lenha demora...
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diuba, tem outro ponto importante que eu lembrei agora, acredito que o problema do comportamento estranho do passo nao seja com as o-rings ou com o atrito, pq ao testar na bancada, com o motor desligado, a bailarina sobe normalmente sem qualquer problema. Acredito que se houvesse alguma resistencia grande ali ela nao conseguiria fazer o curso total do movimento dela.
> Lenhar o heli é tenso hein, é tanta coisinha que aparece, até o heli ficar como era antes da lenha demora...
Fato!
às vezes parece que nunca mais vai ficar bom, mas é isso aí, de grão em grão vai arrumando, chega uma hora que fica perfeito, e ao mesmo tempo vc vai conhecendo todos os detalhes do heli!
Fato!
às vezes parece que nunca mais vai ficar bom, mas é isso aí, de grão em grão vai arrumando, chega uma hora que fica perfeito, e ao mesmo tempo vc vai conhecendo todos os detalhes do heli!
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[quote:fe37dad1a9]
Fato!
às vezes parece que nunca mais vai ficar bom, mas é isso aí, de grão em grão vai arrumando, chega uma hora que fica perfeito, e ao mesmo tempo vc vai conhecendo todos os detalhes do heli![/quote:fe37dad1a9]
Com certeza, o aprendizado é extremamente válido. Sem contar que também existe a satisfação a cada problema resolvido.
Fato!
às vezes parece que nunca mais vai ficar bom, mas é isso aí, de grão em grão vai arrumando, chega uma hora que fica perfeito, e ao mesmo tempo vc vai conhecendo todos os detalhes do heli![/quote:fe37dad1a9]
Com certeza, o aprendizado é extremamente válido. Sem contar que também existe a satisfação a cada problema resolvido.
- diubadiuba
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[quote:fd16b60f4b="AndersonChamon"] Acho que vou desmontar os pega-pás novamente pra verificar isto.[/quote:fd16b60f4b]
1) Bom mesmo! Faça isso que você pode acabar corrigindo algum erro (compare a ordem dos componentes com a vista explodida do seu manual. Desmontados os componentes examine um por um procurando amassados ou trincas ;)
2) Que eu saiba são duas o-rings, portanto o problema não deve estar aí.
Tô ficando curioso :lol:
Se der, poste um vídeo do funcionamento geral do heli, ressaltando o que acha que pode estar errado.
Muita mais gente deverá palpitar e você resolverá o problema melhor e mais rápido
1) Bom mesmo! Faça isso que você pode acabar corrigindo algum erro (compare a ordem dos componentes com a vista explodida do seu manual. Desmontados os componentes examine um por um procurando amassados ou trincas ;)
2) Que eu saiba são duas o-rings, portanto o problema não deve estar aí.
Tô ficando curioso :lol:
Se der, poste um vídeo do funcionamento geral do heli, ressaltando o que acha que pode estar errado.
Muita mais gente deverá palpitar e você resolverá o problema melhor e mais rápido
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diuba, acabei de fazer outro voo, o comportamento foi idêntico aos outros. Desta vez o servo com parkinson estava concertado, a conclusão q eu tiro é q ele nada tinha a ver com o problema.
Detalhando melhor o problema: ao ligar o heli e iniciar o voo eu reparei q ele subiu totalmente sem tracking, com um barulho aproximadamente 2 vezes maior do que o normal. No hoover, ele ficava dando pequenos solavancos de subida, aparentemente causado por pequenas mudança no passo dele. Fiz um pouso e ao tentar subir novamente dei o máximo de trottle e ele nao saiu do chão, fazendo um enorme barulho de vento. Me aproximei dele e fiquei mechendo nas chaves de hov.pit e pit.trim, neste momento era pra bailarina subir ou descer, mas girei as chaves pra todos os lados e ele nao se mecheu, nem os servos deram qualquer sinal de vida, entao dei um pouco de trottle e vi q a bailarina mecheu, aí testei o pit.trim e hov.pit e eles voltaram a responder. Iniciei o voo novamente, com aproximadamente 1:30 de voo, o barulho do heli reduziu pela metade, a redução foi tao grande que a sensação é q ele desligou o motor, neste momento ele perdeu alguma altitude mas continuou voando, desta vez com o tracking perfeito e com um ruido muito menor. A sensação q da é q neste momento é q ele volta ao normal.
Esta mudança de comportamento apos aproximadamente 1:30 ocorreu hj e ontem, exatamente igual.
O video é uma boa ideia, vou pedir pra um amigo filmar o voo pra mostrar a vcs, o dificil vai ser tentar passar o problema, pq quem ta de fora nao percebe muito, a nao ser pelo barulho acima do normal.
Detalhando melhor o problema: ao ligar o heli e iniciar o voo eu reparei q ele subiu totalmente sem tracking, com um barulho aproximadamente 2 vezes maior do que o normal. No hoover, ele ficava dando pequenos solavancos de subida, aparentemente causado por pequenas mudança no passo dele. Fiz um pouso e ao tentar subir novamente dei o máximo de trottle e ele nao saiu do chão, fazendo um enorme barulho de vento. Me aproximei dele e fiquei mechendo nas chaves de hov.pit e pit.trim, neste momento era pra bailarina subir ou descer, mas girei as chaves pra todos os lados e ele nao se mecheu, nem os servos deram qualquer sinal de vida, entao dei um pouco de trottle e vi q a bailarina mecheu, aí testei o pit.trim e hov.pit e eles voltaram a responder. Iniciei o voo novamente, com aproximadamente 1:30 de voo, o barulho do heli reduziu pela metade, a redução foi tao grande que a sensação é q ele desligou o motor, neste momento ele perdeu alguma altitude mas continuou voando, desta vez com o tracking perfeito e com um ruido muito menor. A sensação q da é q neste momento é q ele volta ao normal.
Esta mudança de comportamento apos aproximadamente 1:30 ocorreu hj e ontem, exatamente igual.
O video é uma boa ideia, vou pedir pra um amigo filmar o voo pra mostrar a vcs, o dificil vai ser tentar passar o problema, pq quem ta de fora nao percebe muito, a nao ser pelo barulho acima do normal.
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- diubadiuba
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