Como trimar o Swashplate do Apache 4CH ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Como trimar o Swashplate do Apache 4CH ?

Mensagem por Jota R »

Oi pessoal, tenho um Apache AH-64 (clone do Feralbeast) de 4 canais e gostaria de saber se tem como trimar o Swashplate, pois é diferente do Lama V4. O do Lama tem links que vão presos nos servos, o Apache possui discos com furos em diferentes posições, não vi nenhum link.
Alguem sabe como regular? Quando acelero o Apache sai de lado e para tras, mesmo com o trim do TX no máximo por vezes não resolve.
Valeu.
Avatar do usuário
Leonardo Ventura
membro
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Dez 08, 2008 10:38 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por Leonardo Ventura »

Tive um apache e acabei desistindo de tentar voar com ele.
Certa vez consegui até trimar ele. Mas, devido a algumas quedas, por imperícia e interferências no rádio/receptor quebrei muitas peças que na minha opinião são muito caras e frágeis. No mais é o heli coaxial de sua categoria mais bonito.
Você tem que regular atraves daqueles furos que existem naquele círculo branco na cabeça dos servos. A coisa é mais ou menos na tentativa e erro. Se ele está com tendência de ir para traz, faça o seguinte: utilize o stick que controla frente/traz colocando em posição para frente, como se fosse tentar compensar este movimento(de ir para traz) verifique em qual direção o parafuso que está encaixado no disco se deslocou. Depois retire este parafuso(não se esqueça de observar em qual furo ele estava) e o recoloque no furo mais próximo em direção ao movimento que o parafuso se deslocou quando ainda estava encaixado no heli.
Tente voar com ele e veja se melhorou. Faça o mesmo com o movimento lateral.
De lonje este heli ficará com uma trimagem perfeita e a operação de retirar e colocar os parafusos é um pouco desgastante.
Dica: algumas peças do Lama servem no apache, como os motores, são bem mais baratas e mais resistentes.
Se você tiver um rádio E-Sky do Lama que você citou utilize ele. Vai melhorar bastante os voos.
Espero ter ajudado um pouco.
Avatar do usuário
grego
membro
Mensagens: 454
Registrado em: Sex Set 26, 2008 9:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por grego »

eu também, foi meu primeiro heli e maior desgraça pra fazer ele voar... acabou queimando o receptor rapidinho e um novo é quase o preço do heli... resultado... está parado até hoje, foi dinheiro no lixo mesmo!
Avatar do usuário
Leonardo Ventura
membro
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Dez 08, 2008 10:38 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por Leonardo Ventura »

Se ele tivesse um sistema de trimagem e receptor feito o Lama era outra coisa, pois o Apache é muito bonito e elegante.

Eu tinha entrado num ciclo vicioso de compra de peças até que percebi que por mais habilidade que eu tivesse, não pararia de quebrar peças, pois como disse anteriormente ele sofre muita interferência(acho que por causa do rádio e ou receptor). Gastei uns R$ 300,00 só em peças e hoje ele está todo destruído.
Várias vezes, durante um voo, ele cortava o sinal e ia para o chão ou então acelerava ao máximo até bater no teto do meu ap(certa vez quebrou até uma lâmpada).

Longe de mim de desanimar Jota R, mas veja até aonde você está disposto a ir com este heli e saiba que se você não conseguir êxito com ele, eu e mais uma pancada de gente que eu conheço também não conseguiu.
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

Leonardo, fiz a trimagem como você explicou, agora ele vai para frente e para a esquerda (ele ia para trás e para o lado direito), mas eu notei que com menos trim no controle ele "nivela".
Notei que na area do ajuste lateral por vezes fica um barulho tipo alguma coisa vibrando, após ficar mexendo no stick frente/tras-esquerda/direita o swashplate fica se movendo e o barulho para, se eu voltar o parafuso para a posição inicial, não tem barulho, mas o Apache vai para a direita, e é preciso mais trim para "nivelar".
Na verdade este é o primeiro aeromodelo que comprei, comprei de segunda mão de um rapaz de desistiu de helicóptero e partiu para os aviões. Eu só comprei dois pares de hélice, uma base em X e encomendei agora uma bateria extra, comprei tb um cabo usb para usar o TX no simulador de aeromodelo, só que o meu TX/RX é sinal PCM e o cabo USB só funciona com rádio PPM.
A dúvida que tenho é se o Lama V4 também é instável igual ao Apache, pois quando fico "hoverando", quando giro para a esquerda ou direita (cauda), o motor acelera ou reduz rapidamente, ou seja, ou acerto o teto ou o chão....aí só fico "parado" no ar.....
Avatar do usuário
Leonardo Ventura
membro
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Dez 08, 2008 10:38 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por Leonardo Ventura »

Esta vibração parece ser uma interferência no rádio, pelo menos o meu ficava com esta vibração e um barulho ( tic.. tic..) sem parar.
O Lama é um heli completamente diferente. Ele é um produto de 1ª Linha de um tradicional fabricante - E-Sky.
O controle é excelente com sticks sem folgas, boa recepção, com pouquíssima ou nenhuma interferência. Possuo um LAMA V4 e já realizei mais de seiscentos(600) voos com ele, claro trocando as peças que normalmente se desgastam, como motores, baterias, e algumas engrenagens.
O Receptor do heli é chamado de 4x1 o qual controla os dois motores e os dois servos.
Alguns Kits vem com simulador de voo, cabo usb para simulador, plug para se carregar a bateria do heli em uma de 12v(pode ser a de um carro).
Você pode conseguir uma trimagem perfeita atrávés do controle + 4x1 + servos.
O 4x1 possui uma regulagem para sensibilidade do giro evitando que o heli fique com a cauda descontrolada, além de uma regulagem de tendência de giro no próprio eixo.
Possuo cerca de 10 ou 12 helis, a maioria xing-ling. Estes helis não valem a pena, só dão dor de cabeça.
Há uma resalva a fazer sobre o Lama; não voa com vento devido a sua suavidade.
Se quizer voar ao ar livre com ele, não exagere na altura(mais alto o vento costuma ser mais forte) e certifique-se que não exista quase vento algum.
Existem kits em metal que melhoram um pouco o desempenho dele ao ar livre, mas nada milagroso.
Para você ter uma idéia de como ele responde bem aos comandos e é preciso, basta lhe dizer que voo com o meu dentro da sala do apartamento que moro. Trata-se de um labirinto com mesas, cadeiras, lâmpadas, vazos de plantas, sofás; tem até um lustre italiano da minha mãe que, graças a Deus, eu nunca atingi.
Às vezes, mesmo sem eu efetuar comandos no controle, ele fica parado quase que absolutamente, devido a boa qualidade de sua trimagem.
Um apache hoje está custando cerca de 300 a 350 Reais e um Lama cerca de 400 a 450 Reais. O custo benefício do Lama é infinitamente melhor. Provavelmente ele é o melhor em sua categoria(coaxiais entre 30 a 40 cm).
Como primeiro helicóptero acredito ser a melhor escolha para se evitar frustrações.
Com o tempo, talvez, você ache ele monótono e quem sabe queira partir para um de rotor de cauda, motor potente, acrobático, voo ao ar livre, mas aí é uma outra história.....

Leonardo.
Avatar do usuário
grego
membro
Mensagens: 454
Registrado em: Sex Set 26, 2008 9:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por grego »

Concordo 100% com o Leonardo, pois já tive o Apache, depois o Lama e agora o Belt.
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

Leonardo e Grego, valeu pelas dicas, eu comprei mesmo o Apache para ver como era voar um heli, pois o que amigos que praticam aeromodelismo me disseram era que primeiro eu deveria voar aviões e depois passar para helis, que são muito mais ariscos, tem que corrigir sempre. Até que um amigo me falou sobre helicópteros coaxiais, que um rotor anulava a tendência do outro e com isso o heli ficava estável, nem rotor de cauda precisava, só que com o Apache não é bem assim. Outra coisa é que eu planejava usar o TX no simulador, só que o cabo usb que comprei não aceita rádio PCM, ou seja, o treino tem que ser com o Apache mesmo. O meu problema é falta de tempo e de espaço para voar, por isso o heli me atraiu, poderia voar em casa. Não sei se vale a pena tentar o Lama ou partir para aviões (só não sei onde vou voar...). Vou tentar ver se consigo rádio PPM pra pelo menos conseguir treinar no PC... :))
abarroshp
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 9:16 am
Localização: serra

Mensagem por abarroshp »

Comprei um apache e to apanhando pra trimar ele, mas vi q mt amigos aki talam q ele quebra atoa e q de dificil controle e tal.

Descordo com os amigos pois entrem no youtube e seja o tanto de gente que controla ele em sala quarto. Ou e problema ou ajuste, mas q ele é estavel e sim. Basta dar uma olhada
Avatar do usuário
grego
membro
Mensagens: 454
Registrado em: Sex Set 26, 2008 9:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por grego »

[quote:2109bb79f2="abarroshp"]COMPREI UM APACHE E TO APANHANDO PRA TRIMAR ELE, MAS VI Q MT AMIGOS AKI TALAM Q ELE QUEBRA ATOA E Q DE DIFICIL CONTROLE E TAL.

DESCORDO COM OS AMIGOS POIS ENTREM NO YOUTUBE E SEJA O TANTO DE GENTE QUE CONTROLA ELE EM SALA QUARTO. OU E PROBLEMA OU AJUSTE, MAS Q ELE É ESTAVEL E SIM. BASTA DAR UMA OLHADA[/quote:2109bb79f2]

pois é, caí nesse conto do youtube também... vi o cara voando na sala e achei que seria igual...

mas é dificil... esses videos pode ser que tenha adaptações, upgrades, etc, nunca se sabe... e é muito dificil regular ele, só trimar não adianta, tem que mexer naqueles reguladores dos servos, que são totalmente imprecisos e às vezes não resolve nada...

e outro fato é que as peças são muito caras, o 4x1 dele queima com muita facilidade!
Responder