Belt com comportamento estranho
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Seguem fotos do resultado do raspão da pa no tail boom.
O tail boom ficou com um leve amassado:
[img:f0af1f1d71]http://i258.photobucket.com/albums/hh256/anfreri/IMG_0740.jpg[/img:f0af1f1d71]
A pá perdeu parte do plastico de revestimento e tirou uma lasquinha:
[img:f0af1f1d71]http://i258.photobucket.com/albums/hh256/anfreri/pa.jpg[/img:f0af1f1d71]
Pergunta, se colocar uma fita cobrindo a parte de madeira e balancear as pas novamente, tem problema continuar assim?
Terminei a bateria com ela assim, ficou um pouco barulhento por causa do pedaço de plastico solto. Oq vcs acham? vale a pena trocar o tail boom e pás?
Abraço a todos.
O tail boom ficou com um leve amassado:
[img:f0af1f1d71]http://i258.photobucket.com/albums/hh256/anfreri/IMG_0740.jpg[/img:f0af1f1d71]
A pá perdeu parte do plastico de revestimento e tirou uma lasquinha:
[img:f0af1f1d71]http://i258.photobucket.com/albums/hh256/anfreri/pa.jpg[/img:f0af1f1d71]
Pergunta, se colocar uma fita cobrindo a parte de madeira e balancear as pas novamente, tem problema continuar assim?
Terminei a bateria com ela assim, ficou um pouco barulhento por causa do pedaço de plastico solto. Oq vcs acham? vale a pena trocar o tail boom e pás?
Abraço a todos.
- diubadiuba
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Eu verificaria se não tem outro pedaço que comprometa a pá (que possa permitir rompimento no ar) Se for só esse amassadinho, eu colocaria fita e balancearia ela de novo.
O tail boom, se não atrapalha a rotação da correia não precisa ser trocado.
Mexa as pás para movimentar a correia e verifique se nesse local faz algum barulho da correia raspando
O tail boom, se não atrapalha a rotação da correia não precisa ser trocado.
Mexa as pás para movimentar a correia e verifique se nesse local faz algum barulho da correia raspando
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diuba, novidades sobre meu heli... ontem terminei de remontar a cabeça do rotor toda. Logo de cara vi que o trabalho ficou bem melhor do que antes. Quando fui pra bancada testar a parte eletronica, percebi que aquele problema de funcionamento da chave pit.trim persistia. Então fiquei mechendo um pouco nos comandos com os 3 fios do motor desligado, percebi que q os servos estavam mesmo doidos, fazendo movimentos bruscos o tempo todo, alterando a posição da bailarina.
Analisando o receptor, percebi que o plug do servo do PIT estava estranho, um dos fios estava com a parte metálica pra fora do plug, entao resolvi encostar uma chave de fenda nesta parte metálica que estava exposta do plug. BINGO, os servos fizeram exatamente o mesmo movimento que estava fazendo aleatoriamente.
Desliguei o heli, tirei o plug do servo, dei uma mexida, pluguei novamente e a parte metalica do fio novamente saiu do plug pela parte de tras, como se na pressao pra encaixar ela fizesse força pra fora, peguei uma chavinha bem fina e empurrei aquilo e ficou encaixado. No primeiro teste, vi que a maioria dos problemas desapareceu, somente um persistiu. Imediatamente ao ligar a bateria do heli a chave pit.trim nao estava respondendo, somente apos alguns segundos e movimentos nos sticks ela voltou a vida. O problema da mudança de comportamento após 1:30min sumiu, o problema da instabilidade sumiu e o problema da variação de altitude tb sumiu.
Fiquei mto contente com o voo q fiz ontem, foi o melhor voo desde a compra do belt, o bixinho estava mto mais estavel do q antes, acho que por causa dos ajustes que fiz nele.
Acredito que este problema que ainda esta ocorrendo tem relação com este servo, o que vc acha?
Analisando o receptor, percebi que o plug do servo do PIT estava estranho, um dos fios estava com a parte metálica pra fora do plug, entao resolvi encostar uma chave de fenda nesta parte metálica que estava exposta do plug. BINGO, os servos fizeram exatamente o mesmo movimento que estava fazendo aleatoriamente.
Desliguei o heli, tirei o plug do servo, dei uma mexida, pluguei novamente e a parte metalica do fio novamente saiu do plug pela parte de tras, como se na pressao pra encaixar ela fizesse força pra fora, peguei uma chavinha bem fina e empurrei aquilo e ficou encaixado. No primeiro teste, vi que a maioria dos problemas desapareceu, somente um persistiu. Imediatamente ao ligar a bateria do heli a chave pit.trim nao estava respondendo, somente apos alguns segundos e movimentos nos sticks ela voltou a vida. O problema da mudança de comportamento após 1:30min sumiu, o problema da instabilidade sumiu e o problema da variação de altitude tb sumiu.
Fiquei mto contente com o voo q fiz ontem, foi o melhor voo desde a compra do belt, o bixinho estava mto mais estavel do q antes, acho que por causa dos ajustes que fiz nele.
Acredito que este problema que ainda esta ocorrendo tem relação com este servo, o que vc acha?
- diubadiuba
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Com certeza deve ser interferência, pois sempre que você põe alguma parte da eletrônica em contato com uma chave metálica, gera interferência
Provavelmente o ponto da interferência seja o polo defeituoso do servo, mas somente com o tempo você vai ter certeza
O problema do seu rádio de mal contato do pitch possivelmente pode ser suprimido com a limpeza (apenas com wd40, não com óleos spray ou convencionais)
Fico feliz que seu heli esteja respondendo a seus cuidados. A evolução no helimodelismo depende desses trabalhos - das montagens e desmontagens
Ontem meus amigos colocaram o rotor do copterx no meu T-Rex. Ele ficou lindo e muito firme.
É muito bom deixar nossos instrumentos bem afinados, não é?
Grande abraço e parabéns pela persistência e pelo resultado
Juverto
Provavelmente o ponto da interferência seja o polo defeituoso do servo, mas somente com o tempo você vai ter certeza
O problema do seu rádio de mal contato do pitch possivelmente pode ser suprimido com a limpeza (apenas com wd40, não com óleos spray ou convencionais)
Fico feliz que seu heli esteja respondendo a seus cuidados. A evolução no helimodelismo depende desses trabalhos - das montagens e desmontagens
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É muito bom deixar nossos instrumentos bem afinados, não é?
Grande abraço e parabéns pela persistência e pelo resultado
Juverto
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[quote:4671e270ce="diubadiuba"]Com certeza deve ser interferência, pois sempre que você põe alguma parte da eletrônica em contato com uma chave metálica, gera interferência
Provavelmente o ponto da interferência seja o polo defeituoso do servo, mas somente com o tempo você vai ter certeza
O problema do seu rádio de mal contato do pitch possivelmente pode ser suprimido com a limpeza (apenas com wd40, não com óleos spray ou convencionais)
Fico feliz que seu heli esteja respondendo a seus cuidados. A evolução no helimodelismo depende desses trabalhos - das montagens e desmontagens
Ontem meus amigos colocaram o rotor do copterx no meu T-Rex. Ele ficou lindo e muito firme.
É muito bom deixar nossos instrumentos bem afinados, não é?
Grande abraço e parabéns pela persistência e pelo resultado
Juverto[/quote:4671e270ce]
Juverto,
Obrigado pela força, graças a sua ajuda e de outros amigos do forum consegui este resultado.
Sobre o único probleminha restante, fiz outro teste agora no horário de almoço e percebi que ta identico a ontem, ocorre somente ao ligar o heli, após uns 2 minutos a chave pit.trim começa a responder, depois disso nao ocorre nenhum tipo de problema, o voo fica perfeito. O que estou fazendo é esperar o retorno da chave pra iniciar o voo.
Assim q tiver outros resultados vou deixar registrado aqui.
Abraços e obrigado pela ajuda.
Provavelmente o ponto da interferência seja o polo defeituoso do servo, mas somente com o tempo você vai ter certeza
O problema do seu rádio de mal contato do pitch possivelmente pode ser suprimido com a limpeza (apenas com wd40, não com óleos spray ou convencionais)
Fico feliz que seu heli esteja respondendo a seus cuidados. A evolução no helimodelismo depende desses trabalhos - das montagens e desmontagens
Ontem meus amigos colocaram o rotor do copterx no meu T-Rex. Ele ficou lindo e muito firme.
É muito bom deixar nossos instrumentos bem afinados, não é?
Grande abraço e parabéns pela persistência e pelo resultado
Juverto[/quote:4671e270ce]
Juverto,
Obrigado pela força, graças a sua ajuda e de outros amigos do forum consegui este resultado.
Sobre o único probleminha restante, fiz outro teste agora no horário de almoço e percebi que ta identico a ontem, ocorre somente ao ligar o heli, após uns 2 minutos a chave pit.trim começa a responder, depois disso nao ocorre nenhum tipo de problema, o voo fica perfeito. O que estou fazendo é esperar o retorno da chave pra iniciar o voo.
Assim q tiver outros resultados vou deixar registrado aqui.
Abraços e obrigado pela ajuda.
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Pessoal, so pra deixar registrado aqui, meu problema foi totalmente resolvido com a substituição de um servo problematico.
Este servo havia apresentado algumas tremedeiras uns dias atrás mas o problema tinha sumido, achei q nao fosse nada. Mas ao fazer hovers baixos pra observar o comportamento do heli, este servo quase capotou o heli, sorte q estava com o x a uma altura bem baixa. Ao substitui-lo, todos os problemas relatados aqui sumiram.
Valeu a todos pela força, agora com o heli 100% denovo, é só retomar o aprendizado.
Abraços!
Este servo havia apresentado algumas tremedeiras uns dias atrás mas o problema tinha sumido, achei q nao fosse nada. Mas ao fazer hovers baixos pra observar o comportamento do heli, este servo quase capotou o heli, sorte q estava com o x a uma altura bem baixa. Ao substitui-lo, todos os problemas relatados aqui sumiram.
Valeu a todos pela força, agora com o heli 100% denovo, é só retomar o aprendizado.
Abraços!
- diubadiuba
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É verdade diuba, inclusive inspecionei as engrenagens deles e nao encontrei nada de errado. Não imaginei que a parte eletronica dele pudesse ter sido danificada com a lenha.
Valeu demais o aprendizado, ate chegar no causador do problema, aprendi sobre várias coisas relacionadas à mecanica e eletronica do heli em geral.
Mais uma vez obrigado pelo apoio nesta maratona de reparo do meu heli.
Grande abraço!
Valeu demais o aprendizado, ate chegar no causador do problema, aprendi sobre várias coisas relacionadas à mecanica e eletronica do heli em geral.
Mais uma vez obrigado pelo apoio nesta maratona de reparo do meu heli.
Grande abraço!