swashplate - limites

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Bruno Carmo
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 12:48 am
Localização: Barreiro\Portugal

swashplate - limites

Mensagem por Bruno Carmo »

Boas pessoal...

a minha duvida é a seguinte:

trata-se de um belt cp operado por um futaba 7ch...

Nas minhas primeiras configurações deste rádio e o comportamento do heli em relação ao TX da esky era de longe do melhor... Mas como o tipo de voo vai evoluindo fui fazendo umas alterações á minha medida, nomeadamente em ângulos e potencia...

Depois de conseguir o ideal para o meu tipo de voo, configurei o modo idle up..

Para conseguir um bom ângulo de pás positivo e negativo tive de aumentar os parâmetros do PIT na swashplate, ou seja, onde inicialmente tinha:


AIL: -49
ELE: -47
PIT: +60

que me dava angulos de:

5 +12º
4 +6º
3 0º
2 -4,5º
1 -9º

passei o PIT para +70, onde consegui angulos:

5 +12º
4 +6º
3 oº
2 -6º
1 -12º

ou seja, temos simetria dos ângulos no modo idle up para ele se comportar da mesma forma em voo normal e invertido...

a duvida concentra-se no elevador:

ao fazer uns looping´s e a passar para voo invertido, o ângulo que o Heli faz é enorme ao descrever o looping completo, o que me leva a querer falta de reação do elevador, ou seja, pouco movimento...

aumentando o ELV de -47 para -100 consigo o máximo expoente do movimento do ELV, mas a duvida é se há possibilidade de nesta máxima inclinação, as pás sendo de 325mm (originais são de 315mm) podem tocar na cauda de alguma forma puxando o stick todo para trás para fazer looping ou o voo invertido?

ou seja, a configuração da swash ficar em:

AIL: -49
ELE: -100
PIT: +60

para uma rápida rotação para trás (ou para a frente)...

espero me ter explicado bem...
Avatar do usuário
conex
membro
Mensagens: 545
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:36 am
Localização: Içara, SC

Mensagem por conex »

Então eu aqui estou usando um belt também mas é um futaba 6ch (6EX)...

Nas minhas configurações do swash eu estou usando A = -80; E = -80; P = +70, só que o rotor que estou utilizando é do copterX e com o mesmo eu alcanço -11 até +11, eu faço loops, rolls, voo invertido e até agora não encostou as pás na cauda.

Não vou dizer que isso seja um veredito, é mais um relato pra você se basear hehe

abraço
Bruno Carmo
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 12:48 am
Localização: Barreiro\Portugal

Mensagem por Bruno Carmo »

[quote:41e7f9a463="conex"]Então eu aqui estou usando um belt também mas é um futaba 6ch (6EX)...

Nas minhas configurações do swash eu estou usando A = -80; E = -80; P = +70, só que o rotor que estou utilizando é do copterX e com o mesmo eu alcanço -11 até +11, eu faço loops, rolls, voo invertido e até agora não encostou as pás na cauda.

Não vou dizer que isso seja um veredito, é mais um relato pra você se basear hehe

abraço[/quote:41e7f9a463]

Obrigado conex pelo seu testemunho...

aproveito para perguntar a voçe, se antes com outros parâmetros, e agora com esses mais elevados o Heli se torna mais arisco, ou fica na mesma, mas simplesmente com mais capacidade de manobra?
Avatar do usuário
conex
membro
Mensagens: 545
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:36 am
Localização: Içara, SC

Mensagem por conex »

Fica mais arisco, porque o curso do servo aumenta, mas do stick permanece o mesmo então se antes com o stick na metade virava digamos 50%....agora vai virar 80...90....

Ele realmente ficou bem mais arisco, mas é algo que eu me adaptei rapidamente, a mesma coisa foi com o passo das pás eu usava em +8....qdo passei pra +11 ele ficou mais arisco pra subir e descer mas tb foi fácil de se adaptar.

Acho que muito mais doque o meu está não da pra deixar arisco, talvez tirando os pesos do flybar e colocando servos melhores...de 60% pra 80% digo que ele ficou mais rapido, qualquer toquezinho no stick ja faz ele virar, isso é bom porque você tem maior manobrabilidade e consegue sair melhor de situações indevidas...
Bruno Carmo
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 12:48 am
Localização: Barreiro\Portugal

Mensagem por Bruno Carmo »

[quote:eeb6beff19="conex"]Fica mais arisco, porque o curso do servo aumenta, mas do stick permanece o mesmo então se antes com o stick na metade virava digamos 50%....agora vai virar 80...90....

Ele realmente ficou bem mais arisco, mas é algo que eu me adaptei rapidamente, a mesma coisa foi com o passo das pás eu usava em +8....qdo passei pra +11 ele ficou mais arisco pra subir e descer mas tb foi fácil de se adaptar.

Acho que muito mais doque o meu está não da pra deixar arisco, talvez tirando os pesos do flybar e colocando servos melhores...de 60% pra 80% digo que ele ficou mais rapido, qualquer toquezinho no stick ja faz ele virar, isso é bom porque você tem maior manobrabilidade e consegue sair melhor de situações indevidas...[/quote:eeb6beff19]

ok conex, vou aumentando os valores aos poucos para me ir adaptando depois vejo se o loping e o voo invertido saem mais "directos" :wink:
Bruno Carmo
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 12:48 am
Localização: Barreiro\Portugal

Mensagem por Bruno Carmo »

bem ainda á pouco lá fui testar...

o paramento de ELEV -47, fui feito abelhudo e meti a -80... BEM, era super sensível o HELI... assustei-me um pouco... aterrei e meti a -60... muito melhor.. capacidade de se voltar para trás muito mais rápido e num espaço curto, fazendo logo voo invertido...

ou seja, os resultados são em voo e depois logo se ve o que se tem de melhorar...

nao tou a usar nada de dual rate, nem mix... apenas TC TP, swash...

estou com um ligeiro probelma... visto o Heli de trás, quando puxo o stick todo para tras para o looping ou voo invertido, ele invés de baixar a cauda na perpendicular certinha, baixa mas a tender para a esquerda... vou fazer um desenho para ilustrar:


[URL=http://imageshack.us][img:5f6b61629d]http://img201.imageshack.us/img201/5337/68877840fl0.jpg[/img:5f6b61629d][/URL]
[URL=http://g.imageshack.us/img201/68877840fl0.jpg/1/][img:5f6b61629d]http://img201.imageshack.us/img201/68877840fl0.jpg/1/w259.png[/img:5f6b61629d][/URL]

a seta a preto era como devia ser, a vermelho é o que me está fazer...
hander
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jul 30, 2008 10:00 am
Localização: São Paulo

Mensagem por hander »

Fala Bruno,


O problema pode ser que com o aumento dos limites de sua swash voce possa ter alcansado o limite de movimento da mesma, sendo assim forcando os servos, ou mais comum se dizer que vc esta dando batente de comando, com isso pode estar alterando o phasing de seu helicoptero, empurando a swash em demasia ela pode estar entortando para um lado. Verifique se com esse aumento de comando na swash nao esta provocando batente de comando.


Abracos!
Bruno Carmo
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 12:48 am
Localização: Barreiro\Portugal

Mensagem por Bruno Carmo »

[quote:714d0d4486="hander"]Fala Bruno,


O problema pode ser que com o aumento dos limites de sua swash voce possa ter alcansado o limite de movimento da mesma, sendo assim forcando os servos, ou mais comum se dizer que vc esta dando batente de comando, com isso pode estar alterando o phasing de seu helicoptero, empurando a swash em demasia ela pode estar entortando para um lado. Verifique se com esse aumento de comando na swash nao esta provocando batente de comando.


Abracos![/quote:714d0d4486]

Obrigado, vou ver essa situação :wink:
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Talvez ajude,

desconectando o motor ou usando o trhrottle hold dar os comandos e observar a reação da bailarina e do rotor completo para saber o que está errado
Bruno Carmo
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 12:48 am
Localização: Barreiro\Portugal

Mensagem por Bruno Carmo »

[quote:18887c4df1="diubadiuba"]Talvez ajude,

desconectando o motor ou usando o trhrottle hold dar os comandos e observar a reação da bailarina e do rotor completo para saber o que está errado[/quote:18887c4df1]

já tinha feito isso amigo... nao reparei nada de anormal.. é coisa mesmo milimétrica...

andei a ver os endpoints dos servos... so que ja esta de noite e nao posso ir testar... a ver se amanha consigo alguma conclusão..

se alguem tiver mais alguma ideia, agradecia..

abraço
Responder