swashplate - limites
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swashplate - limites
Boas pessoal...
a minha duvida é a seguinte:
trata-se de um belt cp operado por um futaba 7ch...
Nas minhas primeiras configurações deste rádio e o comportamento do heli em relação ao TX da esky era de longe do melhor... Mas como o tipo de voo vai evoluindo fui fazendo umas alterações á minha medida, nomeadamente em ângulos e potencia...
Depois de conseguir o ideal para o meu tipo de voo, configurei o modo idle up..
Para conseguir um bom ângulo de pás positivo e negativo tive de aumentar os parâmetros do PIT na swashplate, ou seja, onde inicialmente tinha:
AIL: -49
ELE: -47
PIT: +60
que me dava angulos de:
5 +12º
4 +6º
3 0º
2 -4,5º
1 -9º
passei o PIT para +70, onde consegui angulos:
5 +12º
4 +6º
3 oº
2 -6º
1 -12º
ou seja, temos simetria dos ângulos no modo idle up para ele se comportar da mesma forma em voo normal e invertido...
a duvida concentra-se no elevador:
ao fazer uns looping´s e a passar para voo invertido, o ângulo que o Heli faz é enorme ao descrever o looping completo, o que me leva a querer falta de reação do elevador, ou seja, pouco movimento...
aumentando o ELV de -47 para -100 consigo o máximo expoente do movimento do ELV, mas a duvida é se há possibilidade de nesta máxima inclinação, as pás sendo de 325mm (originais são de 315mm) podem tocar na cauda de alguma forma puxando o stick todo para trás para fazer looping ou o voo invertido?
ou seja, a configuração da swash ficar em:
AIL: -49
ELE: -100
PIT: +60
para uma rápida rotação para trás (ou para a frente)...
espero me ter explicado bem...
a minha duvida é a seguinte:
trata-se de um belt cp operado por um futaba 7ch...
Nas minhas primeiras configurações deste rádio e o comportamento do heli em relação ao TX da esky era de longe do melhor... Mas como o tipo de voo vai evoluindo fui fazendo umas alterações á minha medida, nomeadamente em ângulos e potencia...
Depois de conseguir o ideal para o meu tipo de voo, configurei o modo idle up..
Para conseguir um bom ângulo de pás positivo e negativo tive de aumentar os parâmetros do PIT na swashplate, ou seja, onde inicialmente tinha:
AIL: -49
ELE: -47
PIT: +60
que me dava angulos de:
5 +12º
4 +6º
3 0º
2 -4,5º
1 -9º
passei o PIT para +70, onde consegui angulos:
5 +12º
4 +6º
3 oº
2 -6º
1 -12º
ou seja, temos simetria dos ângulos no modo idle up para ele se comportar da mesma forma em voo normal e invertido...
a duvida concentra-se no elevador:
ao fazer uns looping´s e a passar para voo invertido, o ângulo que o Heli faz é enorme ao descrever o looping completo, o que me leva a querer falta de reação do elevador, ou seja, pouco movimento...
aumentando o ELV de -47 para -100 consigo o máximo expoente do movimento do ELV, mas a duvida é se há possibilidade de nesta máxima inclinação, as pás sendo de 325mm (originais são de 315mm) podem tocar na cauda de alguma forma puxando o stick todo para trás para fazer looping ou o voo invertido?
ou seja, a configuração da swash ficar em:
AIL: -49
ELE: -100
PIT: +60
para uma rápida rotação para trás (ou para a frente)...
espero me ter explicado bem...
Então eu aqui estou usando um belt também mas é um futaba 6ch (6EX)...
Nas minhas configurações do swash eu estou usando A = -80; E = -80; P = +70, só que o rotor que estou utilizando é do copterX e com o mesmo eu alcanço -11 até +11, eu faço loops, rolls, voo invertido e até agora não encostou as pás na cauda.
Não vou dizer que isso seja um veredito, é mais um relato pra você se basear hehe
abraço
Nas minhas configurações do swash eu estou usando A = -80; E = -80; P = +70, só que o rotor que estou utilizando é do copterX e com o mesmo eu alcanço -11 até +11, eu faço loops, rolls, voo invertido e até agora não encostou as pás na cauda.
Não vou dizer que isso seja um veredito, é mais um relato pra você se basear hehe
abraço
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[quote:41e7f9a463="conex"]Então eu aqui estou usando um belt também mas é um futaba 6ch (6EX)...
Nas minhas configurações do swash eu estou usando A = -80; E = -80; P = +70, só que o rotor que estou utilizando é do copterX e com o mesmo eu alcanço -11 até +11, eu faço loops, rolls, voo invertido e até agora não encostou as pás na cauda.
Não vou dizer que isso seja um veredito, é mais um relato pra você se basear hehe
abraço[/quote:41e7f9a463]
Obrigado conex pelo seu testemunho...
aproveito para perguntar a voçe, se antes com outros parâmetros, e agora com esses mais elevados o Heli se torna mais arisco, ou fica na mesma, mas simplesmente com mais capacidade de manobra?
Nas minhas configurações do swash eu estou usando A = -80; E = -80; P = +70, só que o rotor que estou utilizando é do copterX e com o mesmo eu alcanço -11 até +11, eu faço loops, rolls, voo invertido e até agora não encostou as pás na cauda.
Não vou dizer que isso seja um veredito, é mais um relato pra você se basear hehe
abraço[/quote:41e7f9a463]
Obrigado conex pelo seu testemunho...
aproveito para perguntar a voçe, se antes com outros parâmetros, e agora com esses mais elevados o Heli se torna mais arisco, ou fica na mesma, mas simplesmente com mais capacidade de manobra?
Fica mais arisco, porque o curso do servo aumenta, mas do stick permanece o mesmo então se antes com o stick na metade virava digamos 50%....agora vai virar 80...90....
Ele realmente ficou bem mais arisco, mas é algo que eu me adaptei rapidamente, a mesma coisa foi com o passo das pás eu usava em +8....qdo passei pra +11 ele ficou mais arisco pra subir e descer mas tb foi fácil de se adaptar.
Acho que muito mais doque o meu está não da pra deixar arisco, talvez tirando os pesos do flybar e colocando servos melhores...de 60% pra 80% digo que ele ficou mais rapido, qualquer toquezinho no stick ja faz ele virar, isso é bom porque você tem maior manobrabilidade e consegue sair melhor de situações indevidas...
Ele realmente ficou bem mais arisco, mas é algo que eu me adaptei rapidamente, a mesma coisa foi com o passo das pás eu usava em +8....qdo passei pra +11 ele ficou mais arisco pra subir e descer mas tb foi fácil de se adaptar.
Acho que muito mais doque o meu está não da pra deixar arisco, talvez tirando os pesos do flybar e colocando servos melhores...de 60% pra 80% digo que ele ficou mais rapido, qualquer toquezinho no stick ja faz ele virar, isso é bom porque você tem maior manobrabilidade e consegue sair melhor de situações indevidas...
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[quote:eeb6beff19="conex"]Fica mais arisco, porque o curso do servo aumenta, mas do stick permanece o mesmo então se antes com o stick na metade virava digamos 50%....agora vai virar 80...90....
Ele realmente ficou bem mais arisco, mas é algo que eu me adaptei rapidamente, a mesma coisa foi com o passo das pás eu usava em +8....qdo passei pra +11 ele ficou mais arisco pra subir e descer mas tb foi fácil de se adaptar.
Acho que muito mais doque o meu está não da pra deixar arisco, talvez tirando os pesos do flybar e colocando servos melhores...de 60% pra 80% digo que ele ficou mais rapido, qualquer toquezinho no stick ja faz ele virar, isso é bom porque você tem maior manobrabilidade e consegue sair melhor de situações indevidas...[/quote:eeb6beff19]
ok conex, vou aumentando os valores aos poucos para me ir adaptando depois vejo se o loping e o voo invertido saem mais "directos" :wink:
Ele realmente ficou bem mais arisco, mas é algo que eu me adaptei rapidamente, a mesma coisa foi com o passo das pás eu usava em +8....qdo passei pra +11 ele ficou mais arisco pra subir e descer mas tb foi fácil de se adaptar.
Acho que muito mais doque o meu está não da pra deixar arisco, talvez tirando os pesos do flybar e colocando servos melhores...de 60% pra 80% digo que ele ficou mais rapido, qualquer toquezinho no stick ja faz ele virar, isso é bom porque você tem maior manobrabilidade e consegue sair melhor de situações indevidas...[/quote:eeb6beff19]
ok conex, vou aumentando os valores aos poucos para me ir adaptando depois vejo se o loping e o voo invertido saem mais "directos" :wink:
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bem ainda á pouco lá fui testar...
o paramento de ELEV -47, fui feito abelhudo e meti a -80... BEM, era super sensível o HELI... assustei-me um pouco... aterrei e meti a -60... muito melhor.. capacidade de se voltar para trás muito mais rápido e num espaço curto, fazendo logo voo invertido...
ou seja, os resultados são em voo e depois logo se ve o que se tem de melhorar...
nao tou a usar nada de dual rate, nem mix... apenas TC TP, swash...
estou com um ligeiro probelma... visto o Heli de trás, quando puxo o stick todo para tras para o looping ou voo invertido, ele invés de baixar a cauda na perpendicular certinha, baixa mas a tender para a esquerda... vou fazer um desenho para ilustrar:
[URL=http://imageshack.us][img:5f6b61629d]http://img201.imageshack.us/img201/5337/68877840fl0.jpg[/img:5f6b61629d][/URL]
[URL=http://g.imageshack.us/img201/68877840fl0.jpg/1/][img:5f6b61629d]http://img201.imageshack.us/img201/68877840fl0.jpg/1/w259.png[/img:5f6b61629d][/URL]
a seta a preto era como devia ser, a vermelho é o que me está fazer...
o paramento de ELEV -47, fui feito abelhudo e meti a -80... BEM, era super sensível o HELI... assustei-me um pouco... aterrei e meti a -60... muito melhor.. capacidade de se voltar para trás muito mais rápido e num espaço curto, fazendo logo voo invertido...
ou seja, os resultados são em voo e depois logo se ve o que se tem de melhorar...
nao tou a usar nada de dual rate, nem mix... apenas TC TP, swash...
estou com um ligeiro probelma... visto o Heli de trás, quando puxo o stick todo para tras para o looping ou voo invertido, ele invés de baixar a cauda na perpendicular certinha, baixa mas a tender para a esquerda... vou fazer um desenho para ilustrar:
[URL=http://imageshack.us][img:5f6b61629d]http://img201.imageshack.us/img201/5337/68877840fl0.jpg[/img:5f6b61629d][/URL]
[URL=http://g.imageshack.us/img201/68877840fl0.jpg/1/][img:5f6b61629d]http://img201.imageshack.us/img201/68877840fl0.jpg/1/w259.png[/img:5f6b61629d][/URL]
a seta a preto era como devia ser, a vermelho é o que me está fazer...
Fala Bruno,
O problema pode ser que com o aumento dos limites de sua swash voce possa ter alcansado o limite de movimento da mesma, sendo assim forcando os servos, ou mais comum se dizer que vc esta dando batente de comando, com isso pode estar alterando o phasing de seu helicoptero, empurando a swash em demasia ela pode estar entortando para um lado. Verifique se com esse aumento de comando na swash nao esta provocando batente de comando.
Abracos!
O problema pode ser que com o aumento dos limites de sua swash voce possa ter alcansado o limite de movimento da mesma, sendo assim forcando os servos, ou mais comum se dizer que vc esta dando batente de comando, com isso pode estar alterando o phasing de seu helicoptero, empurando a swash em demasia ela pode estar entortando para um lado. Verifique se com esse aumento de comando na swash nao esta provocando batente de comando.
Abracos!
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[quote:714d0d4486="hander"]Fala Bruno,
O problema pode ser que com o aumento dos limites de sua swash voce possa ter alcansado o limite de movimento da mesma, sendo assim forcando os servos, ou mais comum se dizer que vc esta dando batente de comando, com isso pode estar alterando o phasing de seu helicoptero, empurando a swash em demasia ela pode estar entortando para um lado. Verifique se com esse aumento de comando na swash nao esta provocando batente de comando.
Abracos![/quote:714d0d4486]
Obrigado, vou ver essa situação :wink:
O problema pode ser que com o aumento dos limites de sua swash voce possa ter alcansado o limite de movimento da mesma, sendo assim forcando os servos, ou mais comum se dizer que vc esta dando batente de comando, com isso pode estar alterando o phasing de seu helicoptero, empurando a swash em demasia ela pode estar entortando para um lado. Verifique se com esse aumento de comando na swash nao esta provocando batente de comando.
Abracos![/quote:714d0d4486]
Obrigado, vou ver essa situação :wink:
- diubadiuba
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[quote:18887c4df1="diubadiuba"]Talvez ajude,
desconectando o motor ou usando o trhrottle hold dar os comandos e observar a reação da bailarina e do rotor completo para saber o que está errado[/quote:18887c4df1]
já tinha feito isso amigo... nao reparei nada de anormal.. é coisa mesmo milimétrica...
andei a ver os endpoints dos servos... so que ja esta de noite e nao posso ir testar... a ver se amanha consigo alguma conclusão..
se alguem tiver mais alguma ideia, agradecia..
abraço
desconectando o motor ou usando o trhrottle hold dar os comandos e observar a reação da bailarina e do rotor completo para saber o que está errado[/quote:18887c4df1]
já tinha feito isso amigo... nao reparei nada de anormal.. é coisa mesmo milimétrica...
andei a ver os endpoints dos servos... so que ja esta de noite e nao posso ir testar... a ver se amanha consigo alguma conclusão..
se alguem tiver mais alguma ideia, agradecia..
abraço