HDE e CCPM

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Quito
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Sex Mai 21, 2004 7:03 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

HDE e CCPM

Mensagem por Quito »

Tinha postado esse topico ontem, mas acho que com o pau que deu no site ele foi para as cucuias.

Alguem sabe me dizer qual a diferença de HDE e CCPM?
Quais os pros e os contras?

[]'s
Quito.
rzanasi
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Ter Mar 01, 2005 8:40 am

Mensagem por rzanasi »

CCPM são os 3 servos trabalhando juntos(mixados)do coletivo,aileron e ciclico,agora esse outro eu não tenho tenho certeza,mas acho que é um servo pra cada um destes comandos
Ivan Amorim
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 2:25 pm

Mensagem por Ivan Amorim »

AILERON???
Ivan Amorim
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 2:25 pm

Re: HDE e CCPM

Mensagem por Ivan Amorim »

[quote:c892cad5f6="Quito"] Alguem sabe me dizer qual a diferença de HDE e CCPM?
Quais os pros e os contras?

[]'s
Quito.[/quote:c892cad5f6]Eu acho q ninguém sabe!!!
Avatar do usuário
pjr
membro
Mensagens: 310
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 11:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: HDE e CCPM

Mensagem por pjr »

[quote:ce16b57b14="Quito"]Tinha postado esse topico ontem, mas acho que com o pau que deu no site ele foi para as cucuias.

Alguem sabe me dizer qual a diferença de HDE e CCPM?
Quais os pros e os contras?

[]'s
Quito.[/quote:ce16b57b14]

Nos CCPM vc tem 3 servos atuando juntos para fazer o movimento do passo, aileron, e profundor .. no sistema HDE vc tem um servo para cada função e a mixagem é mecânica.

ambos tem prós e contras:

CCPM
+ vc tem mais força por somar a força de 3 servos atuando juntos
+ vc tem comandos mais rápidos
- os servos tem que ser identicos para não ter diferença nos comandos
- mais dificil de regular

HDE
+ mais fácil de regular
+ as engrenagens dos servos são preservadas no caso de queda
- menos força
- velocidade dos comandos
Avatar do usuário
pilotothago
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 5:57 pm
Localização: Anápolis - Goiás

Mensagem por pilotothago »

O rzanasi respondeu corretamente... E ainda bem resumido... :lol: :lol: :lol:
Thiago B. Corrêa

Anápolis - Goiás
Ivan Amorim
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 2:25 pm

Mensagem por Ivan Amorim »

Perfeito!!

Tá vendo Quito, da próxima vez vc escreve assim: Eu duvido alguém dizer qual é a diferênça... :D

Excelente resposta PRJ, mandou bem.
Avatar do usuário
rvmolina
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Seg Abr 18, 2005 12:38 pm

pjr está correto

Mensagem por rvmolina »

Olá pessoal!

Só um adendo (confirmando o que o Pjr disse)

O CDE é realmente muito enjoado de se regular (principalmente se vc é iniciante) ... se não estiver muito bem regulado, a hora que vc dá aileron pra um lado, por exemplo, o passo também varia e o bixo cai como um tijolo (ou o contrário) ...

Outra coisa, eu tenho um CDE e no primeiro tombo já quebrou a engrenagem de um servo ... e olha que foi um tombinho de nada :cry: ...

Abraço,
Rafael Vivarelli Molina
*Tente manter o número de pousos igual ao número de decolagens*
Ivan Amorim
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 2:25 pm

Mensagem por Ivan Amorim »

E digamos que a HDE por ter que regular meccanicamente faz-seos à olho, ou existe algum gabarito, instrumento pra medir?? :arrow:
rzanasi
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Ter Mar 01, 2005 8:40 am

Mensagem por rzanasi »

Vc faz de acordo com o tamanho da linkagem que esta no manual,cada Heli vai ter a sua
Responder