Ajuda com o curso dos servos do Honey Bee

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Ajuda com o curso dos servos do Honey Bee

Mensagem por FernandoMM »

Tenho um heli Honey Bee há mais de um ano, e a única coisa que fiz nele até agora foi hoverar, sempre achei com muito comando e sensível, com o menor movimento ele vai MUITO para os lados e com isso fica difícil controlar.

Hoje amanheceu um sábado chuvoso e então resolvi tirar o HB da poeira e fazer uma hoverada, mas aí lembrei dos comandos sensíveis.

Fiz um videozinho focando em cima dos servos em movimento, e gostaria que os colegas me ajudassem e dêem seus palpites se realmente o HB esta com muito comando ou sou eu que estou apanhando dele.

Lembrando que o rádio usado é o original e-sky 6 canais.

Será que tem como diminuir um pouco os comandos para que ele fique mais calmo nas manobras, ou não é recomendável? Se tem como diminuir, como faço?

Tem como usar e configurar o rádio Futaba 7CHP no HB?

Desculpem a ignorância e a quantidade de perguntas.

Agradeço a todos que puderem me ajudar.




[yt]<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/shQOb2OUBHs&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/shQOb2OUBHs&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/yt]
Se não quer ajudar, não atrapalhe.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Com certeza o HB tem muito comando no rádio original. O seu está com tanto comando que está dando batente nos servos.

Você tem um 7chp e está usando o original no HB? Se sim, cutuque o T7zão no bichinho e ai vais ter mais controle sobre o heli.

Se não, quer dizer que já está usando o T7zão no bichinho e, para deixar o heli mais manso, basta reduzir os percentuais do Aileron e Profundor no menu SWASH MIX e colocar uns -20% a -30% (negativo mesmo) de exponencial nestes mesmos canais.

O Swash reduzirá o comando da bailarina. O exponencial deixará o stick menos sensível aos comandos no centro do curso. Com o tempo, você pode até ir tirando o exponencial até chegar a zero, ou, até colocar exponencial positivo, para mais sensibilidade.

Ainda quanto ao swash, ajudei a trimar um T-Rex 250 esta semana e ele estava um cabrito de tão arisco com a mixagem em 60%, que é o padrão do rádio, um DX7. No manual do heli, a recomendação é uma mixagem em 45%, colocamos neste nível e o bichinho pairou bonito!!! Muita estabilidade e bem manso!!

Mãos à obra!!!
Fabiano
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Dez 31, 2008 3:02 pm
Localização: ghties/SP

Mensagem por Fabiano »

Olá Fernando e Airton,
Tenho um Honey Bee King 2 e coloquei um 6Xas para voar com ele. Já tem umas 2 semanas e fiz exatamente o que falou. Achei também um tutorial sobre como deixar mais manso o heli, colocando o Exponencial no aileron e profundor, coloquei 25 e 30%, ficou bem mais tranquilo hoverar.
O tutorial que achei está no superhelis

Abrs
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Airton, valeu pela dica... mas é duro ter um excelente radio e um heli básico.

A idéia de compra esse heli na época, era aprender a voar com ele e logo migrar para um heli melhor e mais completo, porque se caísse com ele, o prejuízo não seria grande, só que achei ele muito arisco e com isso fiquei com medo que cair e quebrar.

Agora resolvi arriscar e colocar o bichinho pra voar, ou seja, é tudo ou nada, mas vou precisar de ajuda para pelo menos trimar ele mais manso e com isso evitar quebrar nos primeiros vôos.

Não tenho a mínima idéia de como configura a trimagem nele, acho que vou ter que ir na pista aqui em Brasília e pedir ajuda a alguém ou pedir ajuda as cartas ou aos universitários, hehehehe
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

[quote:1ae4484726="Fabiano"]Olá Fernando e Airton,
Tenho um Honey Bee King 2 e coloquei um 6Xas para voar com ele. Já tem umas 2 semanas e fiz exatamente o que falou. Achei também um tutorial sobre como deixar mais manso o heli, colocando o Exponencial no aileron e profundor, coloquei 25 e 30%, ficou bem mais tranquilo hoverar.
O tutorial que achei está no superhelis

Abrs[/quote:1ae4484726]

Fabiano, onde acho esse tutorial? tem o endereço?
Se não quer ajudar, não atrapalhe.
Avatar do usuário
brunom20
membro
Mensagens: 245
Registrado em: Sex Abr 20, 2007 10:59 pm
Localização: Brasília- DF

Mensagem por brunom20 »

e ai fernando!! se amanha o tempo ajuda leva la no smu cara o guilherme da uma olhada la pra você nele e trima!!abraço!!
Aviões: piper j3 10e hyperion,asa zagi 1 metro,silhouette 3d, sukhoi minium e edf f-16!
frequencia: 2.4Ghz.
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Valeu Bruno, estou carregando as baterias pra levar ele amanhã no SMU.
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Estava fuçando no 7CHP e no HB pra tentar chegar perto de uma configuração, mas acho que não cheguei nem perto, não é fácil não.

Acho melhor esperar e configura amanhã no SMU com alguém que entenda, se tentar fazer alguma coisa agora, posso fazer alguma coisa errada e me arrepender depois.

vou apenas terninar de carregar as bateria.
Fabiano
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Dez 31, 2008 3:02 pm
Localização: ghties/SP

Mensagem por Fabiano »

Olá Fernando

O tutorial é esse aih. Fala sobre estabilidade, e acho que servirá bem para o seu caso.

Abrs


http://superhelis.com.br/?pg=configuracao&id=12
Responder