O Esc interfere no consumo ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
marcioeloi
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sáb Mar 14, 2009 7:48 am
Localização: Salvador-Bahia

Motor correto?

Mensagem por marcioeloi »

[quote:de0fca2d53="Abib"]Lembre-se que o ESC é como uma válvula, não consome nada.. Quem consome é o motor e o sistema movido.

Verifique as curvas de passo, de throttle, pinhão e os angulos de ataque.. Pode ser que vc esteja forçando o motor demais..[/quote:de0fca2d53]

Vou com o Abib, será que teu heli está com o motor correto? Pois na maioria do 500 que eu conheço o RPM varia de 900 a 1800kv o teu tá marcando 4000! isto é RPM de heli 450 pois as pás são menores e a taxa de redução é bem maior...

O meu HDX 500 veio com um pinhão de 24t e um motor 1600kv, troquei o pinhão por um 12t e o consumo melhorou muito... ou seja, o motor não conseguia girar com folga os 1600kv e pegava muita carga, esquentava, comsumia e não dava rendimento...
O interessante, é que ele funcionava até com 3s (já que tinha redução 1:3,8), e eu burro achava ótimo, mas não tinha head speed suficiente para manter a estabilidade do voo. Resultado, troquei o pinhão e coloquei 4s, hoje sei que para 3d tem que ser 5s!
Espero ter ajudado..
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Motor correto?

Mensagem por Vinicius Fantini »

[quote:ccaf6312c4="marcioeloi"][quote:ccaf6312c4="Abib"]Lembre-se que o ESC é como uma válvula, não consome nada.. Quem consome é o motor e o sistema movido.

Verifique as curvas de passo, de throttle, pinhão e os angulos de ataque.. Pode ser que vc esteja forçando o motor demais..[/quote:ccaf6312c4]

Vou com o Abib, será que teu heli está com o motor correto? Pois na maioria do 500 que eu conheço o RPM varia de 900 a 1800kv o teu tá marcando 4000! isto é RPM de heli 450 pois as pás são menores e a taxa de redução é bem maior...

O meu HDX 500 veio com um pinhão de 24t e um motor 1600kv, troquei o pinhão por um 12t e o consumo melhorou muito... ou seja, o motor não conseguia girar com folga os 1600kv e pegava muita carga, esquentava, comsumia e não dava rendimento...
O interessante, é que ele funcionava até com 3s (já que tinha redução 1:3,8), e eu burro achava ótimo, mas não tinha head speed suficiente para manter a estabilidade do voo. Resultado, troquei o pinhão e coloquei 4s, hoje sei que para 3d tem que ser 5s!
Espero ter ajudado..[/quote:ccaf6312c4]

Mais acho que o Heli dele é um 450.
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.
Avatar do usuário
hassane
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 12:02 pm
Localização: London

Mensagem por hassane »

compra um kontronik, que ai você não vai ter nenhum problema com o ESC, lembrando que a Kontronik tem os melhores vaiadores do mercado...mais qualidade paga-se
KAKA-ROOL
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Sex Jun 29, 2007 2:33 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Motor correto?

Mensagem por KAKA-ROOL »

[quote:50ae2575fe="viniciusfantini"][quote:50ae2575fe="marcioeloi"][quote:50ae2575fe="Abib"]Lembre-se que o ESC é como uma válvula, não consome nada.. Quem consome é o motor e o sistema movido.

Verifique as curvas de passo, de throttle, pinhão e os angulos de ataque.. Pode ser que vc esteja forçando o motor demais..[/quote:50ae2575fe]

Vou com o Abib, será que teu heli está com o motor correto? Pois na maioria do 500 que eu conheço o RPM varia de 900 a 1800kv o teu tá marcando 4000! isto é RPM de heli 450 pois as pás são menores e a taxa de redução é bem maior...

O meu HDX 500 veio com um pinhão de 24t e um motor 1600kv, troquei o pinhão por um 12t e o consumo melhorou muito... ou seja, o motor não conseguia girar com folga os 1600kv e pegava muita carga, esquentava, comsumia e não dava rendimento...
O interessante, é que ele funcionava até com 3s (já que tinha redução 1:3,8), e eu burro achava ótimo, mas não tinha head speed suficiente para manter a estabilidade do voo. Resultado, troquei o pinhão e coloquei 4s, hoje sei que para 3d tem que ser 5s!
Espero ter ajudado..[/quote:50ae2575fe]

Mais acho que o Heli dele é um 450.[/quote:50ae2575fe]


Sim meu heli é um HK-450
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

O que você está usando para medir?! Watt Meter?!
Avatar do usuário
marcioeloi
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sáb Mar 14, 2009 7:48 am
Localização: Salvador-Bahia

Re: O Esc interfere no consumo ?

Mensagem por marcioeloi »

[quote:d599822f50="KAKA-ROOL"]Será que meu ESC bebe demais?, ta tando em média 33 amperes de consumo. sendo que o máximo é 50...
 
Calculei o do 250, seu consumo médio é de apenas 7 amperes, ou seja o 450 ta consumindo 5 vezes mais. Pela lógica a bateria do 850 deve durar cerca de 1 minuto e meio. Se com a bateria do 250 a carga se exinguir em 1,5 minutos, ok , o consumo ta mesmo em 33 amperes e provavelmente ou o ESC bebe muito ou sei la oque, no entanto se com as baterias do 250 durar mais que 1 minuto e meio então as baterias tem menos que 2200 mha.

Bateria de 2200mah

[b:d599822f50]motor => Turnigy E500 6T 4000Kv 200W Heli Motor[/b:d599822f50]

[b:d599822f50]Esc => TowerPro H40A Brushless Speed Controller [/b:d599822f50]
Spec.
Amp rating: 40A
Burst Rate (15sec): 50A
BEC Current: 1.5A
Voltage: 7.4-11.1V (2-3 cell Lipo/5-10 NiMH,NiCd)
Dimensions: 70x31x11mm
Weight: 47g
[b:d599822f50][/b:d599822f50][/quote:d599822f50]

Antes de comprar um nove ESC faça o seguinte teste...

Com o motor deconectado do ESC, teste todos os servos por pelo menos 5 minitos, verifique a termeratura do ESC e a carga da bateria, pois seus servos podem estar drenando toda corrente...

Se o ESC estiver mais quente que morno, eles são o culpado!

Quer saber quanto eles consomem? Entre um polo da bateria e o ESC conect um multimetro daqueles xingling de 10 reais... vire a chave na posição de Ampére, eles dizem que é 10A no máximo, mas o meu mediu com tranquilidade o consumo do meu 450 e encontrei 18A com o motor no máximo, segurando o heli com as mãos... Mas vc não precisa medir seu motor ainda, faça isto só com os servos, o consumo não deve ultrapassar 3A (servos digitais MG) e 1,5A (servos analógicos comuns).

Lembre-se de impor alguma resistência as servos para eles não ficarem sem carga. O dedo se presta a este papel!

Para medir o motor eu já falei, a precaução agora é com o arco das pás, que é muito perigoso... já que vai estar girando acima de sua cabeça... Não aconselho a vc medir seu motor desta forma... Eu sou louco e burro!

Vc tem como alternativa, retirar o motor do frame, retirar o pinhão e acelerar o motor na sua mão, com um pano ou um alicate, forçe o eixo impedindo o giro do motor, mas não force demais! Eu travei meu motor para ver a corrente de dreno de curto! encontrei 22A (isto quer dizer que eu realmente travei meu motor por 5 segundos)
Ou seja é o máximo que ele consome!

Claro que existem equipamento para medir sem essas loucuras, mas na falta... só precisa de um multimetro de 10 paus!

Nos diga o que encontrou...
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

[quote:8e49c42ffe="hassane"]compra um kontronik, que ai você não vai ter nenhum problema com o ESC, lembrando que a Kontronik tem os melhores vaiadores do mercado...mais qualidade paga-se[/quote:8e49c42ffe]


Muito caro,se comprar um kontronik para por em um 450,so o esc ja sai mais caro que o kit,sai em torno de 180 dolares,somente o ESC.Entao eu acho que nao tem necessidade de um ESC tao caro.
Avatar do usuário
ramex
membro
Mensagens: 301
Registrado em: Qua Out 18, 2006 2:43 pm
Localização: Maceió, Alagoas

Mensagem por ramex »

Aproveitando... quais as melhores marcas de ESC?
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

As melhores marcas que eu conheco sao,kontronik,Castle creations uma boa marca,tem mais 2 empresas alemas,que o pessoal usa tambem,mas esqueci o nome,mas sao bem caros variam de 50 a 600 dolares.


Olha um kontronik,"apenas" 400 dolares.

http://www.readyheli.com/Jive_80_HV_Brushless_ESC_p/jive.htm
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:a50eb2aca0="Marcio Souza"]As melhores marcas que eu conheco sao,kontronik,Castle creations uma boa marca,tem mais 2 empresas alemas,que o pessoal usa tambem,mas esqueci o nome,mas sao bem caros variam de 50 a 600 dolares.


Olha um kontronik,"apenas" 400 dolares.

http://www.readyheli.com/Jive_80_HV_Brushless_ESC_p/jive.htm[/quote:a50eb2aca0]

Eu tenho um Kontronik desse aí, e não custou tudo isso não, aí na Readyheli, tão torcendo a faca no peito do cidadão :shock: :shock: :shock:

E no caso de um HELI 450 nem rola usar um ESC desse, ele é de 5 a 12S :lol: :lol: :lol: .


Abraços,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Responder