Iniciando voo 3D

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

QUal o seu gyro?
você tem duas alternativas p/equilizar a velocidade da cauda para os 2 lados, regular em modo rate, mas assim o pitch slider da cauda não vai ficar centrado, a outra opção é mudar o ATV do canal do leme para equilizar a velocidade dos dois lados.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:9ee3a894de="allysson.avelino"]Pessoal

Valeu pelo apoio, no Domingo tentei novamente e saiu um pouco melhor...

Airton

Realmente eu estou dando muito passo negativo, como foi a primeira vez, acho que por medo, assim que o Heli começa a virar eu coloco o stick todo para baixo. Fiquei na dúvida de quando devo ir mudando o passo, se devo esperar o Heli virar totalmente ou ir mudando o passo conforme o Heli vai virando?

Pelo o que você pode ver, acha que o curso da bailarina esta curto? Não me lembro agora mas acho que no dx6i está em 70, vou ver se não da batente e tentar aumentar o curso.

A rotação pode esta um pouco baixa também, o motor é muito forte e gastão, e por enquanto estou usando somente 85% da aceleração e com pinhão de 13T, pelos meus calculos o rpm com a bateria cheia deve dar quase 3000rpm e com a bateria a 3.8v uns 2600rpm.

Estou com outro problema curioso, o Heli esta girando mais rápido para esquerda do que para direita. O gyro esta bem configurando e travando legal a cauda. Verifiquei também o curso de passo da cauda e vai até o final para os dois lados.

Para um lado esta quase 3 vezes mais rápido do que para o outro, o que será que pode causar este tipo de problema?[/quote:9ee3a894de]

Esta aqui quase virou cova!!!

Só hoje, quando eu fui mostrar o teu vídeo para um amigo do meu serviço, é que vi que havias perguntado coisas para mim e não respondi antes. Foi mal!!! Espero ainda serem oportunas.

Quanto ao controle do passo, para o flip e para o roll, quase não precisa variá-lo. Basta um pequeno passo negativo quando ele estiver de ponta-cabeça, exatamente o mesmo tanto que seria de positivo para manter em hover, só para apoiar o heli na mesma altura em que começou a manobra.
Para um loop é a mesma coisa, depois de dar positivo para subir e começar a cabrar mais lentamente que no flip, quando o heli estiver de ponta cabeça, o negativo é só o tanto de apoiá-lo na mesma altura, voltando progressivamente ao passo positivo conforme ele estiver de volta à posição normal.

Importante: Primeiro vá ajustando o ângulo do heli com o profundor para só depois dar passo positivo. Se você der muito passo positivo com ele muito "picado", que é a atitude de manter o nariz para baixo, o heli faz é disparar em sentido ao chão e é muito provável que aconteça uma lenha. Em resumo, priorize a estabilização do heli com o passo mais próximo do centro, para depois dar mais passo. O flip, roll e até o loop ficam mais redondos. Eu vivia caindo no simulador na saída do loop e não entendia o porquê daquilo. Quando eu vi um outro piloto daqui de BSB cair por causa da saída do loop em que ele foi corrigir dando passo é que percebi a razão das quedas simuladas. Ainda bem que não foi com o meu heli real, rsrsrs!!!

Quanto ao Swash mix, se os travel´s dos canais profundor e aileron estiverem em 100%, 75% está bom. Só não achei que era tão pouco comando na bailarina que fazia ele já entrar em flip ou roll, rsrs.

Quanto à questão da cauda, só analisando o caso com mais cuidado. Pode ser problema de END POINT no rádio. Quanto maior o travel, mais rápida a cauda fica. Se um ficar diferente do outro, dá este problema. Mas, não podemos esquecer que este gyro não é lá dos melhores, concorda?

Mais uma coisa: Você está fazendo manobras com os pesos no Flybar???!!!!!
Estes pesos são para quando ainda estamos no hover, apenas para manter o heli mais durão aos comandos. Serve unicamente para tirar sensibilidade para os primeiros momentos do aprendizado. Quando vai para os circuitos já é bom tirá-los.
Sugiro que você os tire. Vá devagar nos primeiros vôos até voltar a ter controle legal, já que vai ficar bem mais arisco. Talvez seja até necessário colocar uns 15% ou 20% de exponencial no rádio até adaptar-se. Sem os pesos, o heli mais esperto vai te dar mais resposta para as manobras.

Os helis 450 são, por natureza, ariscos, não adianta muito brigar contra seus instintos (KKKK!!! Peguei pesado!!! KKKK!!!!), deixar o heli bobo em manobras é chamar lenha.


Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
ygnassio
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Seg Jun 30, 2008 10:10 pm
Localização: Salvador-Ba

Mensagem por ygnassio »

Galera, alguém posta o link de onde acho uma câmera desta!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Noooossssaa!!! Não tinha visto o vídeo! Esse ângulo ficou show!
Deu muitas idéias! :lol: :lol: :lol:

Parabéns aí pelo vôo, já desconfiava que não daria para ver nada se colocasse uma camera num heli, o vôo é muito erratico se comparar com um aero.

Abrcs!
Avatar do usuário
allysson.avelino
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sáb Fev 09, 2008 6:31 pm
Localização: Mogi das Cruzes -SP

Mensagem por allysson.avelino »

ygnassio ,
A câmera que comprei foi esta:
http://cgi.ebay.com/New-4GB-mini-Spy-Gum-Recorder-DVR-Video-Camera-640-480_W0QQitemZ350245797986QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item518c46c062&_trksid=p3286.c0.m14

Mas ela é meio desajeitada para colocar no Heli, sugiro comprar esta aqui:
http://cgi.ebay.com/Key-Chain-Spy-Camera-and-DVR-Hi-Res-Covert-A-V-Recorder_W0QQitemZ260468944773QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item3ca528af85&_trksid=p3286.c0.m14

A lente dela é na lateral e como grava em 30 quadros por segundo vai ter uma qualidade melhor de vídeo.

Airton,

Tentei mudar algumas configurações, seguir algumas dicas e fui tentar de novo. Não sei o que aconteceu mas ao tentar dar um flip o Heli fez um loop aberto e como não estava muito alto no final do loop acelerei tudo mas ele foi direto para o chão, acho que mais uns 5 metros ele não teria caído. Estou achando que o rpm estava muito baixo e por isso não fez o flip corretamente.

Até que os estragos não foram grandes, o maingear ficou com alguns dentes raspados e quebrou as pás. Os skid resistiram e o tubo de cauda com um pequeno amassado.
Dessa vez a câmera estava debaixo do Heli, e uma ponta bateu no chão e a outra na maingear, ou seja, perda total na câmera. Ainda bem que ela custou somente R$50,00. Eu a desmontei e pelo que eu entendi a bateria é uma lipo de 280mah dentro dela.

Igor,

O segredo das câmeras nos Heli e a quantidade de quadros por minuto, quanto mais melhor. Essa que eu tinha acho que são 15 quadros e quando e fazendo circuito as imagens não são muito nítidas.

Pessoal ,

Obrigado pelo apoio, foi tentar de novo só que as filmagens vai demorar um pouco para eu comprar outra câmera...
Avatar do usuário
ygnassio
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Seg Jun 30, 2008 10:10 pm
Localização: Salvador-Ba

Mensagem por ygnassio »

Allisson;
Comprei a priemeira, pois eu já estava namorando uma desta só que só encontrava por 40 a 50 doletas, quando ví esta nem pestanejei.
Vamos ao seu heli:
Eu tenho um 450 e um 600ESP.
Com o 450 não fico muito à vontade para fazer todas as manobras, troquei o motor, comprei bateria outrage e mesmo assim o bicho ainda nega fogo em algumas manobras, fico mais à vontade no 600.
Inclusive esta semana eu derretí ele pois fui fazer um flip sem o idle ligado e chão!
Perda total!
Mas eu tenho peças pra montar pelo menos mais uns dois 450, não foi problema nenhum, se fosse o 600 seria três meses sem voar.
O main gear vc tem que trocar, provavelmente também a autorotation e observe também a tail drive gear assembly pois pode ter sido danificado.
Independentemente de qualquer coisa, se quebrou as pás é importante observar o main shaft e o feathering shaft, bem como o tail shaft, este último é mais difícil de empenar mas é bom dar uma olhada.
Retire o eixo e coloque sobre um espelho na altura dos olhos e role ele que vc verá se está empenado ou não, se estiver tem que trocar, não há como desempenar.
Abraços
Responder