Dúvida - Trava Roscas.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Dúvida - Trava Roscas.

Mensagem por Jose Gomes »

Pessoal,

Seguinte, por questões de segurança acabo apertando muito, mas muito mesmo os parafusos dos meus HELI´s, resultado, alguns vão pro limbo :lol: :lol: :lol: .

Minha dúvida é: com trava roscas preciso apertar muito ?, ou apenas encostar e fazer um aperto leve é suficiente ???.

Meu receio é que algo se solte com a vibração e, além de causar prejuizo material tem a questão da segurança pessoal também.

Outra coisa, alguém sabe onde tem/vende ( já procurei em varias lojas de parafusso) parafusos allen para colocar no frame dos HELI´s 450/500, esses philips que vem nos kits são uma bel mer**da.

Abraços,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

Como diria o finless bob, não precisa ser um gorila, basta deixar apertado.
Avatar do usuário
nTn
membro
Mensagens: 1070
Registrado em: Dom Nov 13, 2005 10:15 pm
Localização: Goiânia, GO

Mensagem por nTn »

Realmente não precisa de aperto absurdo. E tem q saber qual trava-rosca está usando. O correto é o azul de médio torque. Não precisa mais q isso. Muitos usam o vermelho de alto torque, e aí pra tirar é uma canseira mesmo.

Agora parafusos eu compro em casa de ferragens. só q nem todos vendem os menores. Aí tem q procurar na sua cidade algum q tenha.

[]s
Bráulio Lorenzo
Team Synergy - Team Rail Blades - Team Scorpion
"O impossível geralmente é o intentável"
Avatar do usuário
Fernando RCFL
membro
Mensagens: 1074
Registrado em: Qui Jul 02, 2009 1:45 pm
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por Fernando RCFL »

Em parafusos que eu costumo apertar e soltar várias vezes por semana eu uso um trava rosca com menor torque (azul), assim não fica tão difícil tirá-los depois, mas eu sempre aperto bem, por isso que uso um de torque mais baixo.
Agora se for de alto torque (vermelho como o do CopterX) eu já não aperto tanto.

Abraço.
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

Pois é galera, eu uso o AZUL apenas, aquele vermelho que vem no Copter é muito ruim.

O problema é que eu não confio muito, por isso acabo apertando demais :lol: :lol: :lol: .

Pra soltar, mesmo o de alto torque, basta aquecer um pouco que solta na boa, mas o meu problema mesmo é o estado dos parafusos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .

Valeu!.

Abraços,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

Eu dou um pouco de aperto,mas nao ate sair leite.O unico lugar que eu mais coloco forca sao nos parafusos que prendem o feathering shaft no pega-pas.Ali eu nao arisco.Lembrando que nao precisa lambusar o parafuso inteiro,somente o iniciodo parafuso,pois ao apertar ele espalha pelo buraco inteiro.Se voce tiver uma boa chave nao ira ter problemas,mas digo chaves de qualidade.Eu comprei umas chaves,que ja estragaram parufusos,pois a qualidade nao era boa,mas a chave nao fez um risco sequer.Entao com uma chave boa,nao muito torque ao apertar e um pouco de trava roscas esta otimo.
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:b93128e14c="Marcio Souza"]Eu dou um pouco de aperto,mas nao ate sair leite.O unico lugar que eu mais coloco forca sao nos parafusos que prendem o feathering shaft no pega-pas.Ali eu nao arisco.Lembrando que nao precisa lambusar o parafuso inteiro,somente o iniciodo parafuso,pois ao apertar ele espalha pelo buraco inteiro.Se voce tiver uma boa chave nao ira ter problemas,mas digo chaves de qualidade.Eu comprei umas chaves,que ja estragaram parufusos,pois a qualidade nao era boa,mas a chave nao fez um risco sequer.Entao com uma chave boa,nao muito torque ao apertar e um pouco de trava roscas esta otimo.[/quote:b93128e14c]

Fala Marcio,

Então eu aperto tudo que é metal X metal até sair "leite" huhauahua, isso porque não tenho como medir o torque necessário. Aprendi isso na Faculdade de Eng. Mecânica, o phoda que lá normalmente utilizamos torquimetros aí fica fácil saber se espana ou não.

Quanto a quantidade de trava, normalmente eu coloco apenas em 1.5/2mm da rosca, e mesmo assim se não aperto bem, vejo que solta com certa facilidade.

Chaves allen eu usso de boa qualidade, inclusive algumas com ponta diamantada, o problema maior é por conta das philips, essas são um problema de conseguir um bom aperto sem melar alguma coisa.

Por isso, resolvi abrir o tópico para saber a experiência de cada um.

Abs,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

Mas voce esta usando qual trava roscas?

Eu uso esses dois:

http://www.readyheli.com/Z_42_Thread_Lock_20oz_by_Pacer_Glue_p/paapt42.htm

http://www.readyheli.com/Loctite_242_BLUE_6ml_Tube_p/loctite242.htm

Eu tenhu o vermelho da propia Loctite,mas nem uso,pois ja sofri para tirar do meu t-rex 600,isso por que eu nem coloquei muito torque ao apertar,tive que cortar o parafuso para sair.


Abrcs!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

putz... o 700 é fantastico na matéria de apertar parafuso, pode meter força que o bixo não estraga, ehehhehe.

Abrcs!
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

[quote:01a8ff3b54="Igor Souza"]putz... o 700 é fantastico na matéria de apertar parafuso, pode meter força que o bixo não estraga, ehehhehe.

Abrcs![/quote:01a8ff3b54]

Eu nao gostei muito da qualidade dos parafusos do 700 nao.Alguns na minha montagem foram espanados,isso por que uso uma chave boa e nao dei muito aperto.
Responder