Pich Curve em 0% dá -18º nas pás, o que fazer?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

grex09
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:29 pm
Localização: Caratinga-MG

Pich Curve em 0% dá -18º nas pás, o que fazer?

Mensagem por grex09 »

Salve Pilotos!

Minha dúvida é a seguinte: Pq o meu Copter X que está com todos os links do tamanho do manual, no pich curve na posição 0 dá mais ou menos -18º nas pás? Eu tive que iniciar o curva em 52% que me dá -2º. Já me disseram pra mexer nos links, mas estão como no manual, uma regulagem dessas seria muito radical. O q posso fazer no radio para melhorar isso? MInha Pich Curve está iniciando em 52% e vai até 100%, ou seja, estou com a metade do curso.

Obrigado!
T Rex 550 E rotor DFC 600 + 3GX

Copter X 450 AE V2, DX6i e Gyro 401+S9257

Belt CP com rotor de Copter X e kit carbono.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

no rádio, nada.

Isso é muito (mas é MUITO mesmo :D) caracteristico de links com medidas erradas.

Qual manual esta usando?

Abrcs!
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Tá com cara de que você pegou as medidas dos links de centro a centro dos furos e usou elas medindo entre as pontas dos links.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

[quote:9137611a52="coelho72"]Tá com cara de que você pegou as medidas dos links de centro a centro dos furos e usou elas medindo entre as pontas dos links.[/quote:9137611a52]
Também acho que os links maiores (os que vão na bailarina) estão mais curtos do que deveriam e os menores (os que vão no pega-pas) estão mais longos.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
Avatar do usuário
808state
membro
Mensagens: 358
Registrado em: Seg Set 28, 2009 10:10 pm
Localização: Seabra - Ba
Contato:

Mensagem por 808state »

Rapar..Eu tava quebrando a kabeça exatamente com isso hontem...(aconpanhando o tópico)
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

eu postei algo semelhante de como resolver num post do copter-x aberto pelo richard tezzei com o titulo "Dúvida com o Passo das Pás...!!!", dá uma olhada lá,só para não ficar repetindo porque o texto é meio longo mas posso colar aqui se quiserem.

Mas resumindo...voce não precisa dos -18°, apenas -12° ou -11°, só que voce não menciona quanto que é o máximo passo positivo quando o stick está no ponto superior. se o ângulo for, digamos +18°, voce tá com muito comando, aí tem que reduzir a quantidade de movimento no rádio na configuração do swashmix/pitch.

Se o ângulo no ponto superior for, digamos, apenas +6° (aí a soma do angulo para baixo + o angulo para cima daria 24°) então não precisa mexer no swash mix apenas tem que diminuir o passo negativo e colocar mais passo positivo, aí voce mexe nos links. Voce diminui o link pequeno que vai no pega-pá uma volta, e vê se aumentou o passo maximo no ponto superior e diminuiu o passo maximo no ponto inferior. quando conseguir uma aproximação entre elas em torno de 3° aí voce faz o ajuste fino no link maior que pega no braço (sf mixing arm), aí vai dando meias voltas até que elas tenham passo igual para os dois lados.

Fiz um teste aqui num rotor reserva, cada meia volta no link pequeno (ajuste grosso) varia cerca de 3 graus enquanto que cada mei volta no link maior (ajuste fino) dá uma variação de 1-1,5 graus.
grex09
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:29 pm
Localização: Caratinga-MG

medidas

Mensagem por grex09 »

medidas:

Foto

swash mix
aile +125
elev +125
PItch -118

Com pich 0 dá -18º

com pich 100 dá 13º

Tá f...
Anexos
novo1.jpg
novo1.jpg (22.62 KiB) Exibido 3156 vezes
T Rex 550 E rotor DFC 600 + 3GX

Copter X 450 AE V2, DX6i e Gyro 401+S9257

Belt CP com rotor de Copter X e kit carbono.
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

Nossa tem algo errado +125? Isso dai seria muito comando,deve estar dando binding.Como base usa 60% nos 3 comandos.Eu sempre fiz isso em todos os meus helis,depois que regular o passo nos links,ai sim eu iria acertando o swashmix do pitch,para chegar no passo desejado,acho +-11 ou +-12 esta bom e depois mudaria os valores do elevon/aileron.Use as medidas do manual.


Abrcs!
grex09
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:29 pm
Localização: Caratinga-MG

Mensagem por grex09 »

Coloquei swash mix em:
+60
+60
-60

acertei a curva do pitch pra ficar liner, e não como estava começando em 52%. Agora ta em 0 estick da 0% e 100 de stick da 100%.

nas pas deram 0 de stick -15º 100 de stick +3

É como se eu tivesse que mover a bailarina uns 5º pra cima. Se eu fuzer iso nos links será um ajuste muito radical, não da pra fazer no rádio?
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Como estão os braços dos servos com o stick no meio? Eles têm de estar horizontais...
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Responder