Falta de potência - TonicX Z30 1100kv no Hurricane 550

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Moderadores: Paulinho, benites

Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: 09 Dez 2007 00:28
Contato:

Falta de potência - TonicX Z30 1100kv no Hurricane 550

Mensagempor Pedro Pithan » 28 Jul 2010 20:55

Bem, notei isso logo nos primeiros vôos quando fui testar o punch do meu Hurricane, e esperava algo muito forte já que meu setup é pra um 3D Hard, mas o que me aconteceu foi exatamente o contrário, consegui um climb muito devagar e uma descida um pouco mais rápida (por causa da gravidade claro), e o motor também esquenta bastante apenas em hover, o que definitivamente não deveria acontecer.

Aqui meu setup

Passo: +12/-12 em Idle 2
Motor: TonicX Z30 1100kv
ESC: Phoenix Ice 75A
Pinhão: 14T
Baterias:(8S) 2x 4S 2650 Turnigy NanoTech 35-70c

Se alguém puder dar uma ajuda, sou grato!

Espero não ter que trocar nada...
Gaui Hurricane 550 || JR DSX7 2.4Ghz DSM2 Tô de volta :)

Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: 05 Jul 2008 20:21
Localização: Oregon - USA

Re: Falta de potência - TonicX Z30 1100kv no Hurricane 550

Mensagempor Marcio Souza » 29 Jul 2010 07:49

[quote:9a5b5d8492="Pedro Pithan"]Bem, notei isso logo nos primeiros vôos quando fui testar o punch do meu Hurricane, e esperava algo muito forte já que meu setup é pra um 3D Hard, mas o que me aconteceu foi exatamente o contrário, consegui um climb muito devagar e uma descida um pouco mais rápida (por causa da gravidade claro), e o motor também esquenta bastante apenas em hover, o que definitivamente não deveria acontecer.

Aqui meu setup

Passo: +12/-12 em Idle 2
Motor: TonicX Z30 1100kv
ESC: Phoenix Ice 75A
Pinhão: 14T
Baterias:(8S) 2x 4S 2650 Turnigy NanoTech 35-70c

Se alguém puder dar uma ajuda, sou grato!

Espero não ter que trocar nada...[/quote:9a5b5d8492]

So o motor esquenta? ou as lipos também? O esc ficou frio?

Pois esse motor se não me engano é para 6S.

Avatar do usuário
Victor-SP
membro
Mensagens: 873
Registrado em: 31 Dez 2008 12:05
Localização: Sao Paulo - sp

Mensagempor Victor-SP » 29 Jul 2010 08:45

quanto ta dando de HS?
Raptor E700
Logo 600SX

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 29 Jul 2010 13:54

Pedro, este motor segundo o fabricante suporta até 10S, eu tinha até pouco tempo um T-Rex600 com este motor e voava a 6S, o motor levava o 600 numa boa e descia morno depois de um vôo sport, p/ um Hurricane este motor deveria sobrar e muito, inclusive comprei um Outrage 550 e vou instalar um Z-30 800KV nele p/ voar com 10S (mas ainda não chegou).

Além do pinhão, qual o setup das outras engrenagens? Acredito que possa ser baixa HS ou programação do ESC incorreta...

Passa mais informações aí.

Abraços.

Avatar do usuário
danieljf
membro
Mensagens: 338
Registrado em: 12 Jan 2009 17:22
Localização: Juiz de Fora-MG

Mensagempor danieljf » 29 Jul 2010 15:05

Acho q não seria o seu caso + não custa perguntar!!As pas são de carbono??Porque as de madeira q vem no kit são + flexiveis diminuindo a resposta do heli!!!

Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: 09 Dez 2007 00:28
Contato:

Re: Falta de potência - TonicX Z30 1100kv no Hurricane 550

Mensagempor Pedro Pithan » 29 Jul 2010 18:03

[quote:df6d6b19eb="Marcio Souza"][quote:df6d6b19eb="Pedro Pithan"]Bem, notei isso logo nos primeiros vôos quando fui testar o punch do meu Hurricane, e esperava algo muito forte já que meu setup é pra um 3D Hard, mas o que me aconteceu foi exatamente o contrário, consegui um climb muito devagar e uma descida um pouco mais rápida (por causa da gravidade claro), e o motor também esquenta bastante apenas em hover, o que definitivamente não deveria acontecer.

Aqui meu setup

Passo: +12/-12 em Idle 2
Motor: TonicX Z30 1100kv
ESC: Phoenix Ice 75A
Pinhão: 14T
Baterias:(8S) 2x 4S 2650 Turnigy NanoTech 35-70c

Se alguém puder dar uma ajuda, sou grato!

Espero não ter que trocar nada...[/quote:df6d6b19eb]

So o motor esquenta? ou as lipos também? O esc ficou frio?

Pois esse motor se não me engano é para 6S.[/quote:df6d6b19eb]

O motor é pra até 10S

O motor esquenta, Esc Frio, Baterias Mornas
Gaui Hurricane 550 || JR DSX7 2.4Ghz DSM2 Tô de volta :)

Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: 09 Dez 2007 00:28
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 29 Jul 2010 18:05

[quote:b93b521dd2="Victor-SP"]quanto ta dando de HS?[/quote:b93b521dd2]

Não sei exatamente, mas é bem alta a headspeed
Gaui Hurricane 550 || JR DSX7 2.4Ghz DSM2 Tô de volta :)

Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: 09 Dez 2007 00:28
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 29 Jul 2010 18:15

[quote:e316f0d29f="Hidden"]Pedro, este motor segundo o fabricante suporta até 10S, eu tinha até pouco tempo um T-Rex600 com este motor e voava a 6S, o motor levava o 600 numa boa e descia morno depois de um vôo sport, p/ um Hurricane este motor deveria sobrar e muito, inclusive comprei um Outrage 550 e vou instalar um Z-30 800KV nele p/ voar com 10S (mas ainda não chegou).

Além do pinhão, qual o setup das outras engrenagens? Acredito que possa ser baixa HS ou programação do ESC incorreta...

Passa mais informações aí.

Abraços.[/quote:e316f0d29f]

Rear Main gear: 61T
Front main gear: 50T
One way gear: 19T

Gear Ratio: 11.46:1
Gaui Hurricane 550 || JR DSX7 2.4Ghz DSM2 Tô de volta :)

Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: 09 Dez 2007 00:28
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 29 Jul 2010 18:21

[quote:62fc7a8dc0="danieljf"]Acho q não seria o seu caso + não custa perguntar!!As pas são de carbono??Porque as de madeira q vem no kit são + flexiveis diminuindo a resposta do heli!!![/quote:62fc7a8dc0]

Meu Hurricane 550 era um 425 basic kit, não veio com pás, mas de qualquer forma, estou usando pás Align 550mm
Gaui Hurricane 550 || JR DSX7 2.4Ghz DSM2 Tô de volta :)

Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: 09 Dez 2007 00:28
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 29 Jul 2010 18:59

Fiz umas contas no HS calculator da ReadyHeli e deu aproximadamente 2550rpm nas pás no máximo

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 29 Jul 2010 20:42

Pedro, se o ratio está em 11,46:1 (que está correto), fazendo as contas com 8S (com carga total, 4,2v por célula) e eficiência do motor de 85%, isso daria uma HS de 2764RPM, que é muito alta para pás de 550mm, então o que está ocorrendo é que mesmo o motor tendo muita potência p/ a classe o mesmo está trabalhando em sobre-carga (não está conseguindo atingir a rotação nominal, felizmente, caso contrário suas pás já poderiam ter se ejetado), vc terá que instalar a front gear de 60T e creio que ainda ficaria melhor com pinhão de 13T.

Abraços.

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 29 Jul 2010 20:50

Somente reforçando, a grosso modo falando, a potência mecânica no eixo é uma resultante do torqueXrotação, o motor de 1110KV tem menos torque e mais RPM, por isto o gear ratio tem que ser mais reduzido p/ que o motor possa girar mais livremente e atingir a potência final, se vc estivesse usando o Z-30 de 800KV aí sim o gear ratio que vc está utilizando estaria adequado, pois o mesmo possui mais torque e menos rotação, que no final resulta na mesma potência.

Abraços.


Voltar para “Helicópteros - Classes 550 a 800”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes