Servo durabilidade?
Servo durabilidade?
Hoje meu servo de cauda queimou, depois de 166 voos. Na verdade liguei o rádio e ele estava morto, troquei por outro que foncionou normalmente.
O servo que pifou foi DS420, substitui pelo servo Ion-Lab D201 HB com 0,07s velocidade.
Meus servos do cíclico são Futaba Digital, Metal Gear, S3153MG, com 386 voos ainda perfeitos, com mínimo de folga, mesmo com algumas quedas.
Minha dúvida é: qual a durabilidade dos servos digitais, e como sabemos que eles estão no fim da vida ?
Abç
O servo que pifou foi DS420, substitui pelo servo Ion-Lab D201 HB com 0,07s velocidade.
Meus servos do cíclico são Futaba Digital, Metal Gear, S3153MG, com 386 voos ainda perfeitos, com mínimo de folga, mesmo com algumas quedas.
Minha dúvida é: qual a durabilidade dos servos digitais, e como sabemos que eles estão no fim da vida ?
Abç
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- Marco Antonio
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... Posso usar algo 100000000000000000000000000000000000000000 vezes por um segundo ou usar uma vez por 100000000000000000000000000000000000000000 segundos algo que tenha um tempo estimado de uso de 100000000000000000000000000000000000000000 segundos
Esqueceu de dizer por quanto tempo para que se possa estimar alguma coisa.
Quando for mostrar um dado, pense antes de informar.
Esqueceu de dizer por quanto tempo para que se possa estimar alguma coisa.
Quando for mostrar um dado, pense antes de informar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Bruno M Siqueira
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Geralmente descobrimos que um servo está no final da vida quando ele morre. O que geralmente o acontece em voo.
Desconheço qualquer tipo de aparelho que possa identificar uma possível falha (Conhece algum Marco Antonio?).
Uma análise de folgas ou diferença de toque entre os servos podem ser indicativos, mas as vezes são tão sutis que não os percebemos.
Desconheço qualquer tipo de aparelho que possa identificar uma possível falha (Conhece algum Marco Antonio?).
Uma análise de folgas ou diferença de toque entre os servos podem ser indicativos, mas as vezes são tão sutis que não os percebemos.
Heli Na Veia - Helimodelismo Ao Extremo
Youtube: alvaromenezes | Facebook: alvaromenezes3d | Twitter: alvarotwt
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Existe um aparelho chamado "Digital Servo Tester Esky", tem na Big Field e custa R$68. Não sei se ajuda. É muito ruim queimar um servo em voo, pelo menos quando ele queima no solo é muito melhor.
Falei o numero de voos de cada servo, mas esqueci de mencionar que meus voos duram em média 8 minutos, no cronômetro do rádio.
Abç
Falei o numero de voos de cada servo, mas esqueci de mencionar que meus voos duram em média 8 minutos, no cronômetro do rádio.
Abç
Meus 3 servos do ciclico atingiram a marca de 508 voos de aproximadamente 8 minutos cada,mínimo de folga e várias quedas do t-rex.
Os servos são Futaba, digital engrenagens de metal S3153MG.
Minha pergunta é : ta na hora de troca-los? Será que um servo pode aguantar tanto, ou será que ele ta pra queimar a qualquer momento?
Abç
Os servos são Futaba, digital engrenagens de metal S3153MG.
Minha pergunta é : ta na hora de troca-los? Será que um servo pode aguantar tanto, ou será que ele ta pra queimar a qualquer momento?
Abç
Eletronicamente falando existe um bom indicador de durabilidade: Temperatura! Isto não quer dizer que um circuito que trabalhe gelado nunca irá queimar ou que um que trabalhe muito quente irá queimar toda hora, mas existem casos e casos, e todo circuito eletrônico que trabalhe em temperaturas elevadas tende a se danificar mais rapidamente.
Um ESC por exemplo é feito p/ trabalhar sob altas temperaturas (por isto possui dissipadores de calor) mas no caso de servos (mesmo os atuais que possuem corpo em alumínio) na minha opinião devem trabalhar frios, a pouco tempo ajustei um T-Rex250 de um amigo que estava com muita vibração (eixos empenados e pás desbalanceadas) e o servo de cauda dele (DS420) descia bem quente após um simples hover (pois o servo tinha que trabalhar muito p/ segurar a cauda devido a vibração excessiva), após ajustar o heli (sem vibrações) o servo de cauda passou a ficar frio após os vôos.
Mas na prática mesmo, prever quando um servo irá morrer é impossível, um servo é um dispositivo eletromecanico, pode apresentar tanto falha eletrônica quanto mecânica, quem conseguir prever quando um servo irá pifar poderá ganhar na MegaSena umas dez vezes...
Abraços.
Um ESC por exemplo é feito p/ trabalhar sob altas temperaturas (por isto possui dissipadores de calor) mas no caso de servos (mesmo os atuais que possuem corpo em alumínio) na minha opinião devem trabalhar frios, a pouco tempo ajustei um T-Rex250 de um amigo que estava com muita vibração (eixos empenados e pás desbalanceadas) e o servo de cauda dele (DS420) descia bem quente após um simples hover (pois o servo tinha que trabalhar muito p/ segurar a cauda devido a vibração excessiva), após ajustar o heli (sem vibrações) o servo de cauda passou a ficar frio após os vôos.
Mas na prática mesmo, prever quando um servo irá morrer é impossível, um servo é um dispositivo eletromecanico, pode apresentar tanto falha eletrônica quanto mecânica, quem conseguir prever quando um servo irá pifar poderá ganhar na MegaSena umas dez vezes...
Abraços.