Qual pinhão usar no Hurricane 550 (voo sport) ?
Qual pinhão usar no Hurricane 550 (voo sport) ?
Estou montando um Hurricane 550 e gostaria de saber qual pinhão eu coloco nele para voo sport? Estou na dúvida pois existem os pinhões de 13, 14, 15 e 16 dentes. O motor é o que vem no Kit (Z 20) e o esc é o de 60A.
grato
grato
- Alex Câmara
- membro
- Mensagens: 5378
- Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
- Localização: Montes Claros - MG
Alex, eu sempre voei meu Hurricane com as pás originais de madeira que o fabricante recomenda não ultrapassar 1900rpm se não me engano.
Quando instalei nele um motor Scorpion 3026-1210Kv eu voava com a 1ª engrenagem de 60T, one-way de 20T e pinhão de 15T, isso me dava uma HS de aproximadamente 1900~2000rpm.
Na verdade meus parâmetros não servem muito pois como disse nunca "forcei" realmente o Hurricane, sempre voando ele original fora o upgrade de motor, mas isso era suficiente p/ fazer os meus primeiros TIC-TOC's, utilizando 2 bat's de 2200mha 3S 35C ele ficava bem leve e dava pra voar 4 minutos de vôo sport, mas as baterias desciam no limite.
Mas agora ele tá parado a meses e hoje mesmo vem um colega aqui em casa que deve ficar com ele, vou sentir saudades desse heli...
Abraços.
Quando instalei nele um motor Scorpion 3026-1210Kv eu voava com a 1ª engrenagem de 60T, one-way de 20T e pinhão de 15T, isso me dava uma HS de aproximadamente 1900~2000rpm.
Na verdade meus parâmetros não servem muito pois como disse nunca "forcei" realmente o Hurricane, sempre voando ele original fora o upgrade de motor, mas isso era suficiente p/ fazer os meus primeiros TIC-TOC's, utilizando 2 bat's de 2200mha 3S 35C ele ficava bem leve e dava pra voar 4 minutos de vôo sport, mas as baterias desciam no limite.
Mas agora ele tá parado a meses e hoje mesmo vem um colega aqui em casa que deve ficar com ele, vou sentir saudades desse heli...
Abraços.
[quote:cba11b1fe7="Hidden"]Almir, qual o KV do motor e qual o tamanho da primeira engrenagem?[/quote:cba11b1fe7]
O motor é esse Z-Power Z20A 1470kv e o tamanho da primeira engrenagem é 42T e a one way é de 19T. Vou usar as pás de madeira e a bateria Aplus Thunder 6S 3200mAh que vieram no kit.
Muito obrigado pela resposta
O motor é esse Z-Power Z20A 1470kv e o tamanho da primeira engrenagem é 42T e a one way é de 19T. Vou usar as pás de madeira e a bateria Aplus Thunder 6S 3200mAh que vieram no kit.
Muito obrigado pela resposta
[quote:4b625ebee9="mosca.br"]De uma olhada nesse calculador de headspeed
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=71718&highlight=hobbyworld[/quote:4b625ebee9]
Usei a calculadora, realmente muito prática e fácil de aplicar.
Vi que com o motor de 1470 Kv, one way 19T, engrenagem dianteira 42T(vieram no kit), colocando um pinhão de 13T daria o valor mínimo próximo de 2800rpm, muito além do que o fabricante recomenda segundo o colega Hidden. Não sei se vou poder voar com as pás de madeira seguindo essa configuração. Nesse caso o que voces aconselham pra mim!
obrigado
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=71718&highlight=hobbyworld[/quote:4b625ebee9]
Usei a calculadora, realmente muito prática e fácil de aplicar.
Vi que com o motor de 1470 Kv, one way 19T, engrenagem dianteira 42T(vieram no kit), colocando um pinhão de 13T daria o valor mínimo próximo de 2800rpm, muito além do que o fabricante recomenda segundo o colega Hidden. Não sei se vou poder voar com as pás de madeira seguindo essa configuração. Nesse caso o que voces aconselham pra mim!
obrigado
[quote:4b0ea6b828="almir"][quote:4b0ea6b828="mosca.br"]De uma olhada nesse calculador de headspeed
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=71718&highlight=hobbyworld[/quote:4b0ea6b828]
Usei a calculadora, realmente muito prática e fácil de aplicar.
Vi que com o motor de 1470 Kv, one way 19T, engrenagem dianteira 42T(vieram no kit), colocando um pinhão de 13T daria o valor mínimo próximo de 2800rpm, muito além do que o fabricante recomenda segundo o colega Hidden. Não sei se vou poder voar com as pás de madeira seguindo essa configuração. Nesse caso o que voces aconselham pra mim!
obrigado[/quote:4b0ea6b828]
Almir, realmente este motor tem um Kv muito mais alto que o motor original do Hurricane que tem 850Kv, neste caso vc terá que usar a engrenagem dianteira de 60T e um pinhão de 14T creio que ficará muito bom.
Mesmo utilizando pás de fibra e pega-pás de metal, para um heli da classe 550 uma head speed de 2200 já está mais do que bom, então de qualquer forma vc necessitará baixar a HS.
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=71718&highlight=hobbyworld[/quote:4b0ea6b828]
Usei a calculadora, realmente muito prática e fácil de aplicar.
Vi que com o motor de 1470 Kv, one way 19T, engrenagem dianteira 42T(vieram no kit), colocando um pinhão de 13T daria o valor mínimo próximo de 2800rpm, muito além do que o fabricante recomenda segundo o colega Hidden. Não sei se vou poder voar com as pás de madeira seguindo essa configuração. Nesse caso o que voces aconselham pra mim!
obrigado[/quote:4b0ea6b828]
Almir, realmente este motor tem um Kv muito mais alto que o motor original do Hurricane que tem 850Kv, neste caso vc terá que usar a engrenagem dianteira de 60T e um pinhão de 14T creio que ficará muito bom.
Mesmo utilizando pás de fibra e pega-pás de metal, para um heli da classe 550 uma head speed de 2200 já está mais do que bom, então de qualquer forma vc necessitará baixar a HS.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
[quote:3c222700e5="Hidden"][quote:3c222700e5="almir"][quote:3c222700e5="mosca.br"]De uma olhada nesse calculador de headspeed
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=71718&highlight=hobbyworld[/quote:3c222700e5]
Usei a calculadora, realmente muito prática e fácil de aplicar.
Vi que com o motor de 1470 Kv, one way 19T, engrenagem dianteira 42T(vieram no kit), colocando um pinhão de 13T daria o valor mínimo próximo de 2800rpm, muito além do que o fabricante recomenda segundo o colega Hidden. Não sei se vou poder voar com as pás de madeira seguindo essa configuração. Nesse caso o que voces aconselham pra mim!
obrigado[/quote:3c222700e5]
Almir, realmente este motor tem um Kv muito mais alto que o motor original do Hurricane que tem 850Kv, neste caso vc terá que usar a engrenagem dianteira de 60T e um pinhão de 14T creio que ficará muito bom.
Mesmo utilizando pás de fibra e pega-pás de metal, para um heli da classe 550 uma head speed de 2200 já está mais do que bom, então de qualquer forma vc necessitará baixar a HS.[/quote:3c222700e5]
Vou encomendar então a engrenagem dianteira de 60T e o pinhão de 14T. Realmente vai baixar bem a headspeed , seguindo a calculadora da Gaui que o colega Mosca passou.
Muito obrigado
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=71718&highlight=hobbyworld[/quote:3c222700e5]
Usei a calculadora, realmente muito prática e fácil de aplicar.
Vi que com o motor de 1470 Kv, one way 19T, engrenagem dianteira 42T(vieram no kit), colocando um pinhão de 13T daria o valor mínimo próximo de 2800rpm, muito além do que o fabricante recomenda segundo o colega Hidden. Não sei se vou poder voar com as pás de madeira seguindo essa configuração. Nesse caso o que voces aconselham pra mim!
obrigado[/quote:3c222700e5]
Almir, realmente este motor tem um Kv muito mais alto que o motor original do Hurricane que tem 850Kv, neste caso vc terá que usar a engrenagem dianteira de 60T e um pinhão de 14T creio que ficará muito bom.
Mesmo utilizando pás de fibra e pega-pás de metal, para um heli da classe 550 uma head speed de 2200 já está mais do que bom, então de qualquer forma vc necessitará baixar a HS.[/quote:3c222700e5]
Vou encomendar então a engrenagem dianteira de 60T e o pinhão de 14T. Realmente vai baixar bem a headspeed , seguindo a calculadora da Gaui que o colega Mosca passou.
Muito obrigado