CopterX 500SE V2 - atualizado

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LCid
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CopterX 500SE V2 - atualizado

Mensagem por LCid »

Já em fase final de montagem, passo algumas informações sobre o kit do Copter X 500 que comprei na Ehirobo.

http://www.ehirobo.com/shop/product_info.php?cPath=334_174&products_id=6193

A compra veio por encomenda internacional registrada e chegou em minhas mãos em 20 dias, o que foi uma grata surpresa pra quem esperava uma demora de mais de um mês . Bem embalado, com nota fiscal de 100% do valor e sem ter sido tributado pela Receita Federal.
[URL=http://img687.imageshack.us/i/dsc0188tx.jpg/][img:98035f26af]http://img687.imageshack.us/img687/9720/dsc0188tx.th.jpg[/img:98035f26af][/URL]

[URL=http://img715.imageshack.us/i/dsc0189tj.jpg/][img:98035f26af]http://img715.imageshack.us/img715/2370/dsc0189tj.th.jpg[/img:98035f26af][/URL]


A eletrônica foi toda adquirida na HobbyKing.com e é esta:
[URL=http://img227.imageshack.us/i/dsc0191y.jpg/][img:98035f26af]http://img227.imageshack.us/img227/9950/dsc0191y.th.jpg[/img:98035f26af][/URL]


Motor: Turnigy Typhoon 500H Heli Motor 1800kv (500 Class)
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9258

ESC: TURNIGY K-Force 100A Brushless ESC
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9328

BEC: TURNIGY 5-7.5A (8~42v) HV UBEC
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6320

Gyro: Spartan Quark - MEMS AVCS Gyro V2.02
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10484

Servos cíclicos: Turnigy S3317M Servo 26g / 3.0kg / .14sec
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8497

Servo de cauda: MKS DS8910 AVCS 760us Digital Servo 2.01kg/.054sec/27g
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8255

Bateria: Turnigy 2650mAh 6S 20C Lipo Pack
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9181

O kit é bem fabricado, as peças aparentemente tem boa qualidade, exceto os malditos parafusos, pra variar.
[URL=http://img819.imageshack.us/i/dsc0192tg.jpg/][img:98035f26af]http://img819.imageshack.us/img819/2484/dsc0192tg.th.jpg[/img:98035f26af][/URL]

[URL=http://img181.imageshack.us/i/dsc0194t.jpg/][img:98035f26af]http://img181.imageshack.us/img181/412/dsc0194t.th.jpg[/img:98035f26af][/URL]

[URL=http://img405.imageshack.us/i/dsc0195m.jpg/][img:98035f26af]http://img405.imageshack.us/img405/3066/dsc0195m.th.jpg[/img:98035f26af][/URL]


Junto vieram dois tipos de Tread Lock, um tubo de graxa e um de cola CA. Tudo , exceto o rádio, gyro e servo de cauda que eu já possuia, custou US$286,32, incluindo os fretes e sem tributação.
A montagem é simples para quem já montou alguns 450. Não difere muito, exceto a parte de instalação do Tail Boom e da correia, onde é preciso desmontar todo o conjunto de fixação do frame para ter acesso à instalação da correia. Sem problemas nessa parte, exceto mais uma vez os malditos parafusos, todos loucos para espanarem as cabeças ao menor esforço sofrido.

[URL=http://img337.imageshack.us/i/dsc0193dv.jpg/][img:98035f26af]http://img337.imageshack.us/img337/5339/dsc0193dv.th.jpg[/img:98035f26af][/URL]
um comparativo de tamanho entre ele e um 450.

Estou agora programando o rádio (Futaba 6EX) e fazendo os ajustes finais. Em breve posto mais fotos e vídeos.

14/02/2011 - Impressões após 3 meses com o CooterX 500 SE V2

O Kit tem boa qualidade em sua construção. A exceção fica com os parafusos,
que como quase em todos os kits, possuem cabeças "auto-espanáveis".
Qualquer uso mais forte das chaves Allen e todos ficam redondos. Troca-los é esperado.

Há um problema no projeto do Tail Boom e sua linkagem.
O TB veio (no meu caso), com 1,5mm além do fisicamente ajustável.
A correia ficava exageradamente tensionada, provocando vibrações em todo
o conjunto de cauda, além de forçar o motor. Era pouca vibração e forçando
só um pouco o motor, mas isso a médio/longo prazo acaba trazendo prejuízos.

O push rod também veio excessivamente longo e não dava condição de ajustar
o servo de cauda na posição correta. Ficou claro que é proveniente de um projeto onde se coloca o servo de cauda no frame do heli, como no T Rex 450 Pro.
Para solucionar, uma mini retífica Dremel com um disco de lixa e cortei exatos
1,5 mm do Tail Boom. O Push Rod, substituí pelo do kit do HK 500 da HobbyKing. Serve perfeitamente e tem a medida certa.

A caixa do rotor de cauda, mesmo com o parafuso totalmente apertado,
não atinge o diametro necessário para travar seu movimento no TB. Voando,
ela começava a girar no sentido antihorário. Usando novamente o
Dremel , "alarguei" o chanfro da rosca de fixação da caixa, permitindo que
o parafuso conseguisse ter maior "curso de aperto". Nada exagerado para
não forçar o metal e acabar quebrando, mas o suficiente para "apertar mais".
Para garantir, passei também uma fina camada de trava rosca em toda a área de contato entre o Tail Boom e a caixa de cauda.

Voando.
É um excelente modelo. Eu, que só havia pilotado os 450, acho que ele é
muito mais estável e controlável. Após resolver os pequenos problemas,
é um modelo bem resistente, com respostas exatamente esperadas para
a sua configuração, sem aquelas "correções incessantes" dos 450.
Após os ajustes feitos nos problemas "nativos", só tenho feito manutenção e lubrificação preventiva. O kit do CopterX não apresentou nenhuma falha
mecanica até agora.

O motor Turnigy Typhon com pinhão 13t deixa um pouco a desejar. Falta
um pouco de potencia e é um "gastador". Para um hover e voozinhos
sport sem muita audácia ele quebra o galho, mas se voce exigir algo
mais forte, ele logo manda esperar pra poder pegar embalo.

Assim que puder, posto alguns vídeos.
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rafakrav
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Mensagem por rafakrav »

Muito bonito o heli, parabens
Demorou so 20 dias?? Comprei algo da hk e fazem 2 dias que ja foi enviado para ca, to esperando pra ver quanto tempo leva pra chegar no Brasil e se pego ou nao taxa =D
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LCid
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Mensagem por LCid »

Sim, demorou apenas 20 dias e foi encomenda normal registrada, o que me impressionou. Já tinham me falado que a Ehirobo fazia os envios rapido e agora pude comprovar. O mesmo tipo de envio feito pela HK, já cheguei a esperar quase 1 mes e meio ! E obrigado pelo comentário ;-)
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Reginaldo_Moro
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Mensagem por Reginaldo_Moro »

Há muita diferença na questão qualidade se comparados o HK500 CMT e o CopterX 500SE v2? Qual é a melhor opção?
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bikalho
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Mensagem por bikalho »

Bem legal.

Esse irá seu meu proximo heli :D
Twist 40 + Piper cheroke + Hobbico Avistar + Hitec A9... Ô trem bão so :D
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LCid
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Mensagem por LCid »

[quote:d292128810="Reginaldo_Moro"]Há muita diferença na questão qualidade se comparados o HK500 CMT e o CopterX 500SE v2? Qual é a melhor opção?[/quote:d292128810]

Bem, tenho um HK 450 GT, um T Rex 450 sport e este CopterX 500
Eu colocaria na seguinte forma, na questão de qualidade de materiais e de construção:
1º Lugar - Align T rex
2º Lugar - Copter X
3º Lugar - HK

As diferenças se encontram nos ajustes de peças e acabamento geral.
Os HKs geralmente vem com main gears empenadas e as peças dos rotores "parecem" ser feitas com material um pouco inferior. Mas a bem da verdade, todos os tres voam bem e nunca tive nenhum problema sério com o HK. O Copter X é bem próximo da qualidade da Align.

Pense no que voce procura. Se é algo mais barato ou mais refinado ( e bem mais caro).
mherman
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Mensagem por mherman »

Bom, uma pergunta. Quanto fica no geral um CopterX CX500 com a eletrônica toda? Quanto foi a taxa de envio?
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LCid
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Mensagem por LCid »

US$286,32 com tudo incluindo frete Internacional Registrado, menos rádio e gyro.
mherman
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Mensagem por mherman »

Cara, o preço ficou muito bom.
Parabéns pela aquisição.

Você vê grande necessidade de ter um rádio muito poderoso para uma pessoa que não tem grandes pretenções de voos ousados?
mHerman - Belo Horizonte
Voos em novos horizontes além do Belo.
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LCid
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Mensagem por LCid »

[quote:7fafda2929="mherman"]Cara, o preço ficou muito bom.
Parabéns pela aquisição.

Você vê grande necessidade de ter um rádio muito poderoso para uma pessoa que não tem grandes pretenções de voos ousados?[/quote:7fafda2929]

Valeu Mherman. Rádio? Isso é pior que briga de torcida..rs.
Eu uso um Futaba 6EX que se encaixa no rol dos rádios iniciantes e nem um pouco poderoso, que faz apenas o básico necessário para pilotar o heli. Sente-se falta dos recursos mais aprimorados? Sim, como um trim pro canal 6 e outras coisas, mas é possível pilotar o heli numa boa mesmo assim.
Voce vai comprar um rádio? Compre um bom, não economize com isso. Eles duram anos e voce pode usar o mesmo rádio em vários aeros e helis diferentes. O meu uso em 2 helis e 2 planadores numa boa. Certeza de voos de boa qualidade e uso por muitos anos. Tive um Futaba que durou 18 anos. Parei de usar depois de um tombo feio que rachou-lhe a carcaça.
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