Dificuldade de Configuração Gyro Spartan

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Moderadores: Paulinho, benites

Marcony
membro

Dificuldade de Configuração Gyro Spartan

Mensagempor Marcony » 23 Nov 2010 00:12

Pessoal, se alguem puder ajudar, agradeço desde já. Estou tentando fazer a configuração do gyro em questão mas não estou conseguindo obter sucesso. Estou seguindo os passos do manual e a luz do giro acende na cor certa e numero de vezes corretos também até o final da configuração, então após isso é solicitado que o gyro seja desligado, até aí sem problemas, porém quando volto a ligar o gyro, o mesmo não gravou nada e simplesmente não funciona ( a luz fica permanentemente vermelha).

Aker-Nato
membro

Mensagempor Aker-Nato » 23 Nov 2010 01:38

Vê se te safas por aqui, pois eu configurei o meu por aqui e não me lembro bem de todos os passos.

É mais para rádios SPEKTRUM/JR estas configurações.

Source- http://wartuga.blogspot.com/

1º Bindar o rádio ao receptor com o leme encostado à esquerda.

2º Tirar todos os trims e subtrims relacionados com o leme.

3º Ajustar o ATV do leme aos máximos, 150 - 150

4º Colocar o canal do servo em rev ( tenho de confirmar )

5º Desligar e voltar a ligar o rádio.

6º Ligar a bateria ao receptor e ao mesmo tempo com o leme encostado à esquerda e a comutar rápidamente entre Rate e HH mode.

7º O gyro vai começar a piscar, ou 1 vez, ou 2 vezes ou 3 vezes, tem de ficar a piscar 2 vezes o que corresponde a servos que trabalham a 760 uSec.

8º Desligar o receptor e voltar a ligar e ao mesmo tempo que liga a bateria comutar rapidamente entre Rate e HH mode.
Nesta fase vamos configurar o reverse do gyro, encostamos o leme à esquerda, comutar o canal Rate/HH para guardar a configuração, ele vai confirmar com um movimento pequeno e rápido no servo.

9º Ele agora vai encostar o leme para o lado pinhão da cauda, levemente ajustamos o endpoint de modo a deixar alguma margem comutamos o switch Rate/Mode para guardar o endpoint, o servo vai dançar um bocado, e depois vai encostar ao lado do rotor, fazemos o mesmo procedimento para este endpoint. No final vai dançar outra vez e fixa no centro.
DX7 DSX7 DX7 DSX7

Atitude
membro
Contato:

Mensagempor Atitude » 23 Nov 2010 16:14

resolveu?

Atitude
membro
Contato:

Mensagempor Atitude » 23 Nov 2010 16:23

deu certo?

Marcony
membro

Mensagempor Marcony » 23 Nov 2010 17:57

Infelizmente ainda não resolveu. Na verdade todos os passos decritos no manual funcionam até o momento final, quando manda desligar o gyro. A partir daí, teoricamente, seria somente religa-lo que estaria tudo OK, porém a impressão que dá é que ele não grava as informações que foram passadas pois a luzinha do mesmo volta vermelha e não azul que seria o correto.

Atitude
membro
Contato:

Mensagempor Atitude » 23 Nov 2010 18:22

vc mandou o programa gravar no gyro as configurações? usa o cabo usb?

Marcony
membro

Mensagempor Marcony » 23 Nov 2010 21:13

Nâo, eu não uso o cabo usb (não tenho), porem pelo que entendi a gravação pode ser feita atraves do SET button (no proprio giro). Eu to achando (devido a luz do giro ficar sempre vermelha) que o problema esta no modo de operação "Rate mode" (luz vermelha) ou "AVCS mode" (luz azul), mas confesso que não sei como faço a escolha de um deles (é através do radio???..... Eu uso um Spectrum DX7)

carlos renato
membro
Contato:

Mensagempor carlos renato » 23 Nov 2010 21:22

No meu quark uso a chave gear do radio para dar um enter após cada operaçao feita.

Nao sei se o procedimento é o mesmo, mas derrepente pode ajudar, aqui o Mario Jorge me deu as dicas, mas nao peguei de primeira nao, queimei umas pestanas até entender mais ou menos, hoje me viro mais facil. http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=90549&postdays=&postorder=asc&start=25

Outro lance interessante nesse gyro é vc desabilitar a funçao gyro no radio e trabalhar com o ganho pelo atv do canal 5.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!

Marcony
membro

Mensagempor Marcony » 24 Nov 2010 07:50

Me digam uma coisa. Quando vcs ligam o seu heli para voar qual é a cor que aparece no led do seu giro??? Azul ou vermelha??? Ainda acredito que estou apanhando na configuração "Rate" ou "AVCS" a qual não sei como alternar de uma para a outra.

coelho72
membro

Mensagempor coelho72 » 24 Nov 2010 10:13

Para gravar a configuração no gyro spartan você usa a chave de gyro do seu rádio. Se ela não está corretamente configurada, não vai conseguir programar nunca...
Nada mais prático do que uma boa teoria.

LCid
membro
Contato:

Mensagempor LCid » 24 Nov 2010 11:18

[quote:4bc8ff9e2b="Marcony"]Me digam uma coisa. Quando vcs ligam o seu heli para voar qual é a cor que aparece no led do seu giro??? Azul ou vermelha??? Ainda acredito que estou apanhando na configuração "Rate" ou "AVCS" a qual não sei como alternar de uma para a outra.[/quote:4bc8ff9e2b]

No modo AVCS o led fica azul, em Rate fica vermelho. Outra coisa, no meu Spartan Quark as memorizações são gravadas apertando o botão de setup do Gyro. Se eu chavear no rádio, não memoriza nada.

Marcony
membro

Mensagempor Marcony » 24 Nov 2010 13:10

Legal LCid, é isso que eu queria saber, porém o que eu não sei fazer é colocar no modo Rate ou AVCS. Poderia explicar como fazer por favor??? Grato

LCid
membro
Contato:

Mensagempor LCid » 24 Nov 2010 14:03

Olá Marcony, eu não conheço o seu rádio (Spectrum DX7) mas existe uma chave para alterar o modo do gyro. Esta chave atua nas conexões do Gyro no receptor. Não sei os canais usados no Spectrum, mas estas conexões do gyro são feitas usando dois canais distintos do seu receptor, ou seja, no Quark o plug preto vai no canal de leme e o plug vermelho vai no canal de ganho. No ajuste de ganho do seu rádio, deixe a chave numa posição e ajuste os valores de acordo com o manual do seu rádio. Parece que nos Spectrum valores abaixo de 50 são para rate mode e acima de 50 para AVCS, me corrijam por favor os usuários desta marca. Então é colocar, (por exemplo) a chave numa posição e ajustar com 60. Nesta posição a chave aciona o AVCS então. Depois vire a chave e ajuste com um valor menor que 50. NEssa posição a chave acionaria o modo Rate.

Aker-Nato
membro

Mensagempor Aker-Nato » 25 Nov 2010 00:38

É quase isso LCid, pois não precisa de trocar a chave/switch para alterar.

Ia escrever mas não me lembro exactamente e assim fica aqui umas fotos do manual.
Caso não tenhas o manual passa no Superhelis que lá encontras e em tuga.

[img:b62b667e99]http://img29.imageshack.us/img29/5893/foto1si.jpg[/img:b62b667e99]
[img:b62b667e99]http://img843.imageshack.us/img843/4613/foto3dv.jpg[/img:b62b667e99]
DX7 DSX7 DX7 DSX7

Marcony
membro

Mensagempor Marcony » 25 Nov 2010 20:46

Pessoal minha duvida foi sanada, conforme informação do LCid, o ganho no canal do giro (para o Radio Spectrum) é que determina o modo de operação do mesmo, Rate mode com valores abaixo de 50% e AVCS mode com valores acima de 50%. Como meu problema está resolvido, gostaria de agradecer a atenção de todos que deram suas opniões e sugestões. Abraço e bons voos a todos

Marcony

Voltar para “Helicópteros - Classes 550 a 800”