Otimo cortador de isopor!!!!!!!!!e simples de fazer.

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
pc_araujo
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Sáb Mai 27, 2006 7:57 pm
Localização: santa fé do sul - SP

Mensagem por pc_araujo »

[quote:6f54ccfcdc="alexcmag"][quote:6f54ccfcdc="Felipão"]então vc tem algum projeto de cortador melhor alex?
se tiver posta ai por favor![/quote:6f54ccfcdc]

Tenho, já falei várias vezes o que fica perfeito e seguro.

Ingredientes:
1 cabo de força de aparelho elétrico
1 dimmer
1 transformador com entrada 110 ou 220 (de acordo com a rede) e saída 12V+12V
alguns metros de fio NiCr 25AWG
alguns metros de fio de cabo flexível 1mm² ou mais grosso

Modo de preparo:

Ligue um dos fios do lado do fio do cabo de força oposto ao plugue direto na entrada do transformador.

Ligue o outro fio do cabo de força ao um dos fios do dimmer.

Ligue o outro fio do dimmer ao fio que sobrou do transformador.

Faça um arco de 1m, pode ser usando o esquema do Régis que tem no tutorial do E-voo. Ligue os extremos do fio de saída do transformador através de uma extensão curta ao fio NiCr25 que vai neste arco.

Faça um arco vertical de bancada, também tem tutorial no e-voo.com . Ligue-o entre a saída central do transformador e um dos extremos da saída do transformador.

No meu eu coloquei plugues para ligar apenas um ou outro.[/quote:6f54ccfcdc]

alex, eu estava tendo problemas com o dimmer direto na rede elétrica, então arrumei uma fonte at 12 v 5A de Pc, então liguei direto os fios amarelo e preto que resultam em 12V, so que corta, mas muito lento nem vermelha o fio, que é de resistência de chuveiro, será que é muito grosso? nem presisei usar um dimmer, fica dificil até para cortar isopor P0, imagine para cortar P3, vc sugere alguma Coisa? como vc fez o esquema para ligar os dois cortadores vert e o horizontal? pois na parte eletrônica sou um zero a esquerda!!! esse trnasformador que vc usou de quantos ampêres ele é?
pc_araujo
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Sáb Mai 27, 2006 7:57 pm
Localização: santa fé do sul - SP

Mensagem por pc_araujo »

[quote:9e31bf2963="Felipe_rj"]É Alex, eu não enfatizei como você, mas realmente é perigoso, por isso sugeri que alguém que entenda faça essa ligação, o q fiz foi um simples circuito de proteção, com ajuda de um amigo, fica numa boa, usa alguns resistores e diodos, vou ver se arrumo com ele e posto aqui.

Valeu

PS.: Não são fontes em série, e sim apenas uma fonte onde se aproveitam as suas saídas.[/quote:9e31bf2963]

Posta o esquema eletronico, pois liguei meu cortador direto e corta mas muito devagar, tenho uma fonte at 12V 5A de pc, de preverência poste quais fios que tenho que usar!!!!
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Posta o esquema eletronico, pois liguei meu cortador direto e corta mas muito devagar, tenho uma fonte at 12V 5A de pc, de preverência poste quais fios que tenho que usar!!!![/quote]


PC acho que com uma fonte desta com 12v não vai dar não, somente para o cortador vertical .
Eu uso como já falado aqui np tópico corda de violão de aço a mais fina....
No arco maior ou de mão uso o dimer quase a 80% do máximo e uso um transformador 12+12V 2A o meu arco tem 85cm e o cortador vertical 19 cm.
Verifique se o teu transformador tem dois ou tres fios na saida quando são tres (normalmente dois vermelhos e um preto) aí vc utiliza os dois vermelhos. Acho que assim vai dar :wink:
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:bc763d9ec7="alexcmag"][quote:bc763d9ec7="SH4RK0"]ainda ta caro.... presta não![/quote:bc763d9ec7]

Shark, sua solução é tecnicamente bem melhor do que a resistência de chuveiro e muito mais segura já que [color=red:bc763d9ec7]só haverá 55V no arco[/color:bc763d9ec7] e a torradeira já é feita para esquentar, tem proteção na resistência, etc.

Mesmo assim, não precisa falar mal das alternativas alheias. Para quem não tem torradeira sai mais barato um transformador do que comprar uma torradeira. A conta de luz sai mais barata também.[/quote:bc763d9ec7]

Alex, me desculpe por "atropelar", mas é pela segurança de todos...
Na verdade, quando dizemos que a rede tem tensão de 110 Volts (na verdade, são 127 Eficazes... Que dá quase 180V de pico...), essa tensão é a que se apresenta entre o fio "fase" e o fio "neutro". Porém, no Brasil, em praticamente TODAS as instalações elétricas (salvo algumas das que são alimentadas por gerador próprio) o pólo "neutro" da rede é ligado à terra. Assim, se alguém "pegar no fio pelado" (no fio "fase, é claro...), e não estiver adequadamente isolado da terra, irá receber a DDP (diferença de potencial) de 127 Volts entre os pontos de contato com o circuito e com a terra, ou mesmo de 220 Volts (eficazes) em locais como Belo Horizonte, e em algumas cidades litorâneas de SP, por exemplo...
E isso não depende de haver um divisor resistivo no circuito, por exemplo, já que, no caso de resistências de chuveiro e similares, são cargas de impedância proporcionalmente muito mais baixa do que a do corpo humano, e que portanto quase não afetam o nível de tensão "disponível" pra torrar o modelista...
Assim, a chamada Tensão de Contato no arco é A MESMA da rede nesses casos... Para efeito de aquecimento do fio, sim, REALMENTE haverão 55 Volts "disponíveis" ... Mas entre o fio do cortador e o terra a tensão medida será a total da rede... Em caso de dúvida, faça o teste... Com o cortador regulado para corte, meça a tensão entre os extremos do fio de corte e entre i fio (qualquer ponto dele..) e o "terra"...
Mais uma vez, desculpe pela intromissão, mas acho que é nossa obrigação velar pela segurança da "tchurma"...
Abraços e bons vôos, mas SÓ OS DO MODELOOOOO
hehehe
Claudio
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Claudio, você está certo. Quis dizer que é mais seguro trabalhar com transformador e a torradeira do que ficar com um rolamento de NiCr dissipando 1000W no arco, mas realmente a maioria dos transformadores 220V>110V são autotrafos, portanto dependendo da polaridade da ligação da entrada pode ter mesmo a tensão de entrada em relação ao terra na saída.

Em questão de segurança continuo votando no meu arco, além de que consigo controlar melhor a temperatura.
Anexos
cortador.GIF
cortador.GIF (6.43 KiB) Exibido 35852 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

longe de dúvida é o melhor sistema...Um trafo de 12+12 para uns 3 ampères fica excelente usando fio de cerca elétrica (inox 0,25mm) ou mesmo aquele cabinho de aço encapado para pesca...
Abraços!
Claudio
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Alex, nao levei em conta que o cortador do seu Ivo pode dar um baita choque ne?se eu encostar no fio .ai ta danado nao gosto de choque.mas o topico valeu muito pelas outras contribuiçoes simples e eficientes.

Eu tenho uma fonte de pc modificada(coisa simples :http://paginas.terra.com.br/lazer/cram/fonte.htm)que me da uns 20 amperes e 12 volts, sera que se eu ligar ela numa corda de violao ou fio de cerca vai cortar o p3???

Grato

Rick
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

20A * 12V dá 240W, é potência suficiente, mas a tensão é mais baixa, por exemplo, do que eu uso no meu arco grande.

Para cortador vertical é até demais, mas você pode dimensionar o fio para dar a temperatura desejada.

Para o arco de corte grande é pouca tensão, mas você pode usar um fio mais grosso. Eu uso NiCr25AWG, comprei em loja de material para aquecimento e seladoras (usadas em restaurantes e pequenas indústrias). Um 24AWG ou 23AWG deve ficar bom com 12V.

Ou troque cordas e fio de cerca até dar o efeito desejado, como a fonte tem proteção, não a queimará, mas cuidado com o fio que pode superaquecer e romper-se, se estiver esticado é uma chicotada de mais de 1000 graus.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Eu tenho uma Fonte de 12V 5A gostaria de saber como posso usa-la pra cortar isopor...
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Pessoal, depois de ter estourado 2 dimmers, e pesquisado bastante aqui no forum, hoje comprei o terceiro dimmer... fiz um arco exatamente como o do artigo, com fio de NiCr e um dimmer, porem ao inves de 250w so consegui o de 300, porém também comprei um trafo 110 de 12+12V com 5A, mas ele vem sem a fiação... pois comprei fios e vou testar hoje à noite... só tenho uma duvida:

Ele tem 2 pares de conectores de entrada (110v e 0, 110 e 0) até aqui blz, um fase e o outro o neutro, mas a saída são tres conectores assim como o da imagem do alex, mas eu vou fazer um unico arco por enquanto, tem algum problema eu ligar apenas 2 desses conectores?
Responder