Otimo cortador de isopor!!!!!!!!!e simples de fazer.

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.

Moderador: Alvaro Sala

pc_araujo
membro

Mensagempor pc_araujo » 02 Jun 2006 18:22

[quote:6f54ccfcdc="alexcmag"][quote:6f54ccfcdc="Felipão"]então vc tem algum projeto de cortador melhor alex?
se tiver posta ai por favor![/quote:6f54ccfcdc]

Tenho, já falei várias vezes o que fica perfeito e seguro.

Ingredientes:
1 cabo de força de aparelho elétrico
1 dimmer
1 transformador com entrada 110 ou 220 (de acordo com a rede) e saída 12V+12V
alguns metros de fio NiCr 25AWG
alguns metros de fio de cabo flexível 1mm² ou mais grosso

Modo de preparo:

Ligue um dos fios do lado do fio do cabo de força oposto ao plugue direto na entrada do transformador.

Ligue o outro fio do cabo de força ao um dos fios do dimmer.

Ligue o outro fio do dimmer ao fio que sobrou do transformador.

Faça um arco de 1m, pode ser usando o esquema do Régis que tem no tutorial do E-voo. Ligue os extremos do fio de saída do transformador através de uma extensão curta ao fio NiCr25 que vai neste arco.

Faça um arco vertical de bancada, também tem tutorial no e-voo.com . Ligue-o entre a saída central do transformador e um dos extremos da saída do transformador.

No meu eu coloquei plugues para ligar apenas um ou outro.[/quote:6f54ccfcdc]

alex, eu estava tendo problemas com o dimmer direto na rede elétrica, então arrumei uma fonte at 12 v 5A de Pc, então liguei direto os fios amarelo e preto que resultam em 12V, so que corta, mas muito lento nem vermelha o fio, que é de resistência de chuveiro, será que é muito grosso? nem presisei usar um dimmer, fica dificil até para cortar isopor P0, imagine para cortar P3, vc sugere alguma Coisa? como vc fez o esquema para ligar os dois cortadores vert e o horizontal? pois na parte eletrônica sou um zero a esquerda!!! esse trnasformador que vc usou de quantos ampêres ele é?

pc_araujo
membro

Mensagempor pc_araujo » 02 Jun 2006 18:29

[quote:9e31bf2963="Felipe_rj"]É Alex, eu não enfatizei como você, mas realmente é perigoso, por isso sugeri que alguém que entenda faça essa ligação, o q fiz foi um simples circuito de proteção, com ajuda de um amigo, fica numa boa, usa alguns resistores e diodos, vou ver se arrumo com ele e posto aqui.

Valeu

PS.: Não são fontes em série, e sim apenas uma fonte onde se aproveitam as suas saídas.[/quote:9e31bf2963]

Posta o esquema eletronico, pois liguei meu cortador direto e corta mas muito devagar, tenho uma fonte at 12V 5A de pc, de preverência poste quais fios que tenho que usar!!!!

carlosm
membro

Mensagempor carlosm » 03 Jun 2006 11:00

Posta o esquema eletronico, pois liguei meu cortador direto e corta mas muito devagar, tenho uma fonte at 12V 5A de pc, de preverência poste quais fios que tenho que usar!!!![/quote]

PC acho que com uma fonte desta com 12v não vai dar não, somente para o cortador vertical .
Eu uso como já falado aqui np tópico corda de violão de aço a mais fina....
No arco maior ou de mão uso o dimer quase a 80% do máximo e uso um transformador 12+12V 2A o meu arco tem 85cm e o cortador vertical 19 cm.
Verifique se o teu transformador tem dois ou tres fios na saida quando são tres (normalmente dois vermelhos e um preto) aí vc utiliza os dois vermelhos. Acho que assim vai dar :wink:

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 03 Jun 2006 16:50

[quote:bc763d9ec7="alexcmag"][quote:bc763d9ec7="SH4RK0"]ainda ta caro.... presta não![/quote:bc763d9ec7]

Shark, sua solução é tecnicamente bem melhor do que a resistência de chuveiro e muito mais segura já que [color=red:bc763d9ec7]só haverá 55V no arco[/color:bc763d9ec7] e a torradeira já é feita para esquentar, tem proteção na resistência, etc.

Mesmo assim, não precisa falar mal das alternativas alheias. Para quem não tem torradeira sai mais barato um transformador do que comprar uma torradeira. A conta de luz sai mais barata também.[/quote:bc763d9ec7]

Alex, me desculpe por "atropelar", mas é pela segurança de todos...
Na verdade, quando dizemos que a rede tem tensão de 110 Volts (na verdade, são 127 Eficazes... Que dá quase 180V de pico...), essa tensão é a que se apresenta entre o fio "fase" e o fio "neutro". Porém, no Brasil, em praticamente TODAS as instalações elétricas (salvo algumas das que são alimentadas por gerador próprio) o pólo "neutro" da rede é ligado à terra. Assim, se alguém "pegar no fio pelado" (no fio "fase, é claro...), e não estiver adequadamente isolado da terra, irá receber a DDP (diferença de potencial) de 127 Volts entre os pontos de contato com o circuito e com a terra, ou mesmo de 220 Volts (eficazes) em locais como Belo Horizonte, e em algumas cidades litorâneas de SP, por exemplo...
E isso não depende de haver um divisor resistivo no circuito, por exemplo, já que, no caso de resistências de chuveiro e similares, são cargas de impedância proporcionalmente muito mais baixa do que a do corpo humano, e que portanto quase não afetam o nível de tensão "disponível" pra torrar o modelista...
Assim, a chamada Tensão de Contato no arco é A MESMA da rede nesses casos... Para efeito de aquecimento do fio, sim, REALMENTE haverão 55 Volts "disponíveis" ... Mas entre o fio do cortador e o terra a tensão medida será a total da rede... Em caso de dúvida, faça o teste... Com o cortador regulado para corte, meça a tensão entre os extremos do fio de corte e entre i fio (qualquer ponto dele..) e o "terra"...
Mais uma vez, desculpe pela intromissão, mas acho que é nossa obrigação velar pela segurança da "tchurma"...
Abraços e bons vôos, mas SÓ OS DO MODELOOOOO
hehehe
Claudio

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 04 Jun 2006 00:56

Claudio, você está certo. Quis dizer que é mais seguro trabalhar com transformador e a torradeira do que ficar com um rolamento de NiCr dissipando 1000W no arco, mas realmente a maioria dos transformadores 220V>110V são autotrafos, portanto dependendo da polaridade da ligação da entrada pode ter mesmo a tensão de entrada em relação ao terra na saída.

Em questão de segurança continuo votando no meu arco, além de que consigo controlar melhor a temperatura.
Anexos
cortador.GIF
cortador.GIF (6.43 KiB) Exibido 24984 vezes

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 04 Jun 2006 02:09

longe de dúvida é o melhor sistema...Um trafo de 12+12 para uns 3 ampères fica excelente usando fio de cerca elétrica (inox 0,25mm) ou mesmo aquele cabinho de aço encapado para pesca...
Abraços!
Claudio

Ricardo_BH
membro

Mensagempor Ricardo_BH » 05 Jun 2006 06:15

Alex, nao levei em conta que o cortador do seu Ivo pode dar um baita choque ne?se eu encostar no fio .ai ta danado nao gosto de choque.mas o topico valeu muito pelas outras contribuiçoes simples e eficientes.

Eu tenho uma fonte de pc modificada(coisa simples :http://paginas.terra.com.br/lazer/cram/fonte.htm)que me da uns 20 amperes e 12 volts, sera que se eu ligar ela numa corda de violao ou fio de cerca vai cortar o p3???

Grato

Rick

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 05 Jun 2006 08:41

20A * 12V dá 240W, é potência suficiente, mas a tensão é mais baixa, por exemplo, do que eu uso no meu arco grande.

Para cortador vertical é até demais, mas você pode dimensionar o fio para dar a temperatura desejada.

Para o arco de corte grande é pouca tensão, mas você pode usar um fio mais grosso. Eu uso NiCr25AWG, comprei em loja de material para aquecimento e seladoras (usadas em restaurantes e pequenas indústrias). Um 24AWG ou 23AWG deve ficar bom com 12V.

Ou troque cordas e fio de cerca até dar o efeito desejado, como a fonte tem proteção, não a queimará, mas cuidado com o fio que pode superaquecer e romper-se, se estiver esticado é uma chicotada de mais de 1000 graus.

edsonnota1000
membro

Mensagempor edsonnota1000 » 07 Mai 2009 10:18

Eu tenho uma Fonte de 12V 5A gostaria de saber como posso usa-la pra cortar isopor...

cebola
membro

Mensagempor cebola » 26 Ago 2010 14:39

Pessoal, depois de ter estourado 2 dimmers, e pesquisado bastante aqui no forum, hoje comprei o terceiro dimmer... fiz um arco exatamente como o do artigo, com fio de NiCr e um dimmer, porem ao inves de 250w so consegui o de 300, porém também comprei um trafo 110 de 12+12V com 5A, mas ele vem sem a fiação... pois comprei fios e vou testar hoje à noite... só tenho uma duvida:

Ele tem 2 pares de conectores de entrada (110v e 0, 110 e 0) até aqui blz, um fase e o outro o neutro, mas a saída são tres conectores assim como o da imagem do alex, mas eu vou fazer um unico arco por enquanto, tem algum problema eu ligar apenas 2 desses conectores?

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 26 Ago 2010 15:19

[quote:b6905110e4="cebola"]Ele tem 2 pares de conectores de entrada (110v e 0, 110 e 0) até aqui blz, um fase e o outro o neutro, mas a saída são tres conectores assim como o da imagem do alex, mas eu vou fazer um unico arco por enquanto, tem algum problema eu ligar apenas 2 desses conectores?[/quote:b6905110e4]

O fio "do meio" no secundário do transformador é o "zero volt". Assim, o fio central e um dos extremos fornece, no seu caso, 12V. Se usar os fios dos extremos, terá 24V. A escolha dependerá do tamanho do fio de corte, pode deixar o fio não usado desligado, mas tome o cuidado de isolar bem a ponta.
Outra coisa: no primário, se você tem 4 fios (2 enrolamentos independentes), deve ligar OS DOIS enrolamentos em paralelo para usarm em 110V, ou em série para usar em 220V. Não use apenas um dos enrolamentos de entrada.
E ligue os fios de modo a unir os terminais indicados "0" e os terminais indicados "110", ficando assim com dois terminais apenas.

Dicas de como identificar enrolamentos e ligar os transformadores:

http://audiolist.org/forum/images/faq/265/trafo_ligacao_1.gif

http://audiolist.org/forum/images/faq/265/trafo_ligacao_2.gif

E, neste caso, a dúvida do colege é pertinente... Não é uma "coveirice" pura e simples...

cebola
membro

Mensagempor cebola » 26 Ago 2010 16:14

[quote:25242432e5="claudiorfernandes"]
Se usar os fios dos extremos, terá 24V. A escolha dependerá do tamanho do fio de corte, pode deixar o fio não usado desligado, mas tome o cuidado de isolar bem a ponta.[/quote:25242432e5]

Quanto ao tamanho do fio, possui 80cm, é um NiCr 0,8mm, acho que deveria ligar os dois, correto?

Eu me cadastrei no forum onde estão hospedadas as imagens, mas para não ter que fazer essa mão eu achei este material em pdf que equivale às duas imagens :
www.nabucoeletronica.com.br/files/ligatrafo.pdf

Obrigado claudiofernandes pelas dicas valiosas e companheiradepista pela força :D

cebola
membro

Mensagempor cebola » 26 Ago 2010 17:23

Agora uma coisa que não sai da minha cabeça... como que no tutorial, ou em alguns casos citados aqui no forum, o pessoal usa sem problemas o dimmer ligado diretamente no fio de corte e na rede eletrica?

No meu caso, a primeira tentativa ligando direto foi com um dimmer velho que tinha, de 500w, e ele estourou no momento em que girei o potenciometro, daí achei que o dimmer tava zuado, e comprei outro... quando instalei ele fui girando, girando em pouco tempo o dimmer deu o maior estouro, ficou preto hehehehe...

Será influência da rede lá de casa que é 110v, sei lá... estar largando uma amperagem alta? Ou o fio que usei que puxa muita corrente?

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 26 Ago 2010 20:12

Nem uma nem outra. Esse sistema com o dimmer direto é crítico, NÃO É para amadores, e oferece risco de morte.

cebola
membro

Mensagempor cebola » 27 Ago 2010 19:25

[quote:b3194e96d7="claudiorfernandes"]Nem uma nem outra. Esse sistema com o dimmer direto é crítico, NÃO É para amadores, e oferece risco de morte.[/quote:b3194e96d7]

Não seria o caso, então de incluir estas informações no tutorial?

Muitas pessoas, assim como eu, que não possuem esses conhecimentos seguirão à risca aquele tutorial, como foi o meu caso e que por sorte quem pagou por isso foram os dimmers heheheh.

Mais uma duvida... mostrando esse projeto para alguns amigos, me quistionaram o uso do dimmer antes do transformador, como está no projeto que vc mostrou neste post, me disseram que faria mais sentido o uso dele depois do transformador, assim já receberia a energia "pronta".

Farleytufao
membro

Mensagempor Farleytufao » 27 Ago 2010 20:11

Eu iria seguir este tutorial a risca, mas meu amigo e companheiro de voo me impediu!
creio que a observação do colega Cebola seja pertinente.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 27 Ago 2010 22:09

[quote:0a357604dc="cebola"]Não seria o caso, então de incluir estas informações no tutorial?

Mais uma duvida... mostrando esse projeto para alguns amigos, me quistionaram o uso do dimmer antes do transformador, como está no projeto que vc mostrou neste post, me disseram que faria mais sentido o uso dele depois do transformador, assim já receberia a [color=red:0a357604dc]energia "pronta"[/color:0a357604dc].[/quote:0a357604dc]

Essas informações sobre a segurança estão inclusas no tópico principal do cortador.
Quanto aos seus amigos, peça a eles que definam "energia pronta", e pergunte a eles se algum deles sabe qual é a tensão de disparo do DIAC que aciona o tiristor do dimmer... Acho que eles não sabem que gira em torno de 60V.....

cebola
membro

Mensagempor cebola » 27 Ago 2010 22:56

Bueno... acabei de montar... mas infelismente não deu... quando comecei a girar o dimmer, o transformador começou a fazer barulho, então fui aumentando...

Resultado: o transformador começou a fumacear... então parei, não quero mais torrar nenhum componente.

Alguém tem idéia do que pode ter ocorrido?

A ligação eu fiz assim:

1 - Do plug que vai na tomada eu liguei o dimmer, cuidando, claro, fase e neutro, o fase entra no dimmer.

2 - Do outro fio que sai do dimmer eu soldei na entrada do transformador, nas indicações 110 do primario.

3 - Do fio que sai do neutro da tomada eu soldei nas indicações 0 do primario do transformador.

4 - No secundário do transformador eu soldei de forma paralela os dois extremos em um fio e o do meio em outro. A partir destes dois fios eu fiz um plug femea.

5- A partir do plug macho saem os fios que conectam em plugs tipo jacaré, que vão no fio NiCr do arco.

O trafo é 12+12v de 5A.
O dimmer de 300W.
E o fio é NiCr 0.8mm.

Aparentemente é como na imagem postada neste topico... mas não sei o que fiz errado.

cebola
membro

Mensagempor cebola » 28 Ago 2010 00:38

Depois de mais uma tentativa, desta vez ligando o dimmer na saida do trafo conforme dito no post do artigo do arco:

[quote:dfb6ab9ca1="Evoo"]
Se possível, é uma ótima idéia usar um trafo, de preferência um com saída em 24 ou 48 volts e com capacidade para pelo menos 5 ampéres. Neste caso o dimmer é ligado na saída do trafo (tensão mais baixa), o que virtualmente elimina o risco de choques elétricos, embora aumente o custo do projeto em algumas dezenas de reais.[/quote:dfb6ab9ca1]

Mesma coisa, encostei na tomada e o trafo começou a fazer barulho, pequenos estalos, então tirei da tomada imediatamente.

Acho que por hoje é so...

Valeu a todos pela ajuda... amanhã começo outra vez :D

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 28 Ago 2010 08:18

[quote:37e60197f7="cebola"]4 - No secundário do transformador eu soldei [color=red:37e60197f7]de forma paralela os dois extremos em um fio[/color:37e60197f7] e o do meio em outro. A partir destes dois fios eu fiz um plug femea.

[/quote:37e60197f7]

Se juntou quaiquer dois dos fios do secundário, você provocou um curto no transformador. Se o transformador for bem construído, talvez só tenha superaquecido, mas o mais provável é que tenha quaimado o secundário....

Lembra que eu disse para isolar o fio que não fosse utilizar ? Você só poderia ligar os dois enrolamentos em paralelo se incluísse um diodo em cada um, mas nisso não é o caso no cortador de isopor.....

cebola
membro

Mensagempor cebola » 28 Ago 2010 10:24

Acabei de montar... tá funcionando que uma beleza...

O fio de corte não estourou nem nada, agora vou melhorar a organização dos fios e fazer um acabemento decente no arco.

Muito obrigado mesmo a todos pelas dicas.

Valeu :D

eliabew
membro

Mensagempor eliabew » 28 Ago 2010 13:39

Caro amigos,,fiz um cortador bem simples ,,como alguns ja falaram aqui,,,

cortador de 70cm ligado em uma bateria de carro,,pode ser até de alarme mesmo ,de 7 amperes,,,resultado muito bom ,,corto ate p 6 que consegui para testar,,,,abç

sem dimmer ,,fonte ou qualquer coisa do tipo,,,se não tiver tira do carro rapidinho,,3 minutinhos ta tudo cortado,abç

Pedro Guilherme
membro

Mensagempor Pedro Guilherme » 30 Set 2010 11:19

cebola, tenho a impressão de ter lido no teu avatar ontem que és de Porto Alegre, ou estou enganado? eu não entendo porque não colocam sua origem pois isto até seria muito útil porque companheiros de hobby da sua cidade se prontificariam a ajudar. Mais uma coisa, troque esta foto do seu avatar. Bota máu gosto nisso rapaz. O cadastro do e-voo deveria ser mais rigido com certas coisas.....

cebola
membro

Mensagempor cebola » 30 Set 2010 11:37

[quote:b9d059b1a1="Pedro Guilherme"]cebola, tenho a impressão de ter lido no teu avatar ontem que és de Porto Alegre, ou estou enganado? eu não entendo porque não colocam sua origem pois isto até seria muito útil porque companheiros de hobby da sua cidade se prontificariam a ajudar.[/quote:b9d059b1a1]

Sim, moro em porto alegre mesmo, não sei por que mas no formulário de cadastro do forum o campo de localização é obrigatorio, algum problema deve ter ocorrido que não o cadastrou na hora e eu não havia percebido, mas de qqr forma obrigado pelo aviso, já alterei a informação.

[quote:b9d059b1a1="Pedro Guilherme"]
Mais uma coisa, troque esta foto do seu avatar. Bota máu gosto nisso rapaz. O cadastro do e-voo deveria ser mais rigido com certas coisas.....
[/quote:b9d059b1a1]

Essa é a primeira vez que alguém reclama dessa imagem, uso ela desde 2003 nos foruns que participo e nunca tive qualquer problema com ela, mas caso a moderação ache necessário não há problema em mudá-la.

Outra coisa, esta area do forum não é para este tipo de discussão, uma mensagem privada resolveria isto.

Mas mesmo assim, obrigado pelos avisos.

cebola
membro

Mensagempor cebola » 30 Set 2010 12:58

Jota R,

O meu cortador funcionou beleza, nunca mais queimei nenhum dimmer hehehehe seguem umas fotos de como ele ficou e os cortes que tá fazendo:

Primeira versão somente com o dimmer fixo no cortador:
[img:a94ee629f1]http://lh5.ggpht.com/_6Jzaol5qNAc/TJ1-WkIhFxI/AAAAAAAAANk/hjtrJSRhkgQ/s640/24082010034.jpg[/img:a94ee629f1]

Depois fiz uma "mesinha" com o transformador e o dimmer seguindo as dicas do claudiofernandes:
[img:a94ee629f1]http://lh3.ggpht.com/_6Jzaol5qNAc/TJ1-edCgS7I/AAAAAAAAAN8/XIRdsreLpQA/s640/28082010039.jpg[/img:a94ee629f1]

Não ficou bonito, mas funciona que uma beleza, dá so uma olhada na primeira asinha que cortei com ele:
[img:a94ee629f1]http://lh3.ggpht.com/_6Jzaol5qNAc/TJ1-hdB8mXI/AAAAAAAAAOI/X74dG5liYvQ/s640/28082010042.jpg[/img:a94ee629f1]

Usei latinhas de cerveja como moldes já que não consegui o tal do fotolito, e assim consegui uma desculpa pra tomar umas breja com o consentimento da patroa :D

Agora to cortando a fuselagem de um f-16 com ele e está ficando show.
[img:a94ee629f1]http://lh3.ggpht.com/_6Jzaol5qNAc/TJ1-OBYxwVI/AAAAAAAAANU/QeGI2V7AzyY/s640/25092010083.jpg[/img:a94ee629f1]

qualquer duvida prende o grito.

Abraço.

Voltar para “Artigos”