Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.

Moderador: Alvaro Sala

Evoo
Equipe E-voo.com
Contato:

Cortadores de isopor

Mensagempor Evoo » 03 Jun 2005 19:39

Neste tópico trataremos sobre os detalhes de construção e uso dos cortadores de isopor que possam não ter ficado claros o bastante neste artigo.

http://e-voo.com/tutoriais/arcos/index.php

Poste aqui suas dúvidas e sugestões, bem como soluções alternativas.
Anexos
91pronto.jpg
91pronto.jpg (28.7 KiB) Exibido 37120 vezes
9pronto.jpg
9pronto.jpg (27.85 KiB) Exibido 37093 vezes

belizario
membro

Re: Cortadores de isopor

Mensagempor belizario » 05 Jun 2005 15:30

evoo escreveu:Neste tópico trataremos sobre os detalhes de construção e uso dos cortadores de isopor que possam não ter ficado claros o bastante neste artigo.

http://evoo.locaweb.com.br/tutoriais/arcos/index.php

Poste aqui suas dúvidas e sugestões, bem como soluções alternativas.

muito boa essa nova iniciativa, ja tinha visto no novo site ficou muito legal
pababens.

RAMPIM
membro

cortador de isopor

Mensagempor RAMPIM » 09 Jun 2005 22:14

Eu usei um trafo 110/6V, o controle fica muito mais facil e evita-se de queimar o fio, que no meu caso uso corda de violão.

Evoo
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Evoo » 13 Jun 2005 19:51

sb escreveu:não seria bom usar um trafo?

Se possível, é uma ótima idéia usar um trafo, de preferência um com saída em 24 ou 48 volts e com capacidade para pelo menos 5 ampéres. Neste caso o dimmer é ligado na saída do trafo (tensão mais baixa), o que virtualmente elimina o risco de choques elétricos, embora aumente o custo do projeto em algumas dezenas de reais.
No entanto, a intensão do artigo era divulgar um cortador mais simples e mais ace$$ível. O risco que se corre utilizando o arco com o dimmer direto não é maior do que aquele de fazer a ligação do transformador na rede elétrica. Com ou sem trafo continua não sendo um brinquedo, mas uma ferramenta que requer determinada cautela em seu uso. De mais a mais, acho que o maior risco neste caso é a temperatura que o fio pode atingir, que pode causar queimaduras consideráveis.
A grande vantagem de se usar o trafo é conseguir um ajuste de temperatura mais fino, evitando a queima do fio de níquel nas primeiras tentativas.

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 16 Jun 2005 13:26

eu fiz do geitinho q ta no site, inclusive o dimmer parece ate q eh o mesmo, tem o liga e desliga incorporado.

funciona muito bem, quando fui trabalhar sentado no chao, segurando a madeira, q nao deveria conduzir eletricidade, senti um pequeno choque aumentando na mao, eu tava fazendo terra com o chao :oops:

tem q trabalhar numa mesa, e com os pes calcados....eh q como em casa, so tenho mesas de plastico, fiquei com medo de queima-la, e fui pro chao :? burro pra caraio....

meio obvio minha observação, mais fica registrado aqui mais como um alerta aos disavisados...
Combate: Bateu é ponto.

Danangeli
membro

Mensagempor Danangeli » 24 Jun 2005 15:08

Amigos, ficou claríssimo o tópico, mas em casa é 220V.... posso fazer na boa? é só comprar o dimmer 220V? o fio aguenta??? :roll:

Evoo
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Evoo » 27 Jun 2005 19:01

Usando o dimmer para 220 volts funcionará da mesma forma. Em todo caso, como a tensão é consideravelmente maior e consequentemente mais perigosa, eu consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...

Cassiusfxg
membro

Mensagempor Cassiusfxg » 28 Jun 2005 07:23

O fio de chuveiro dá para usar neste cortador?É um material mais acessível!
Paixao pelo hobby

ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor ATARI » 28 Jun 2005 07:39

Pra ajudar ....

Imagem

Imagem

Imagem

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 28 Jun 2005 11:20

Cassiusfxg escreveu:O fio de chuveiro dá para usar neste cortador?É um material mais acessível!

ate da, mais tem q deixar ele retinho, o q eh meio dificil, meu primeiro cortador tentei assim, mas os cortes de isopor ficam parecendo "ruffles"

o fio indicado neste topico, eh muito melhor de trabalhar, so q vc deve comprar mais do q o indicado, pq vai estourar uns nas primeiras tentativas, ele tem q trabalhar um pouco avermelhado, nao muito, se nao estora mesmo...

se vc for de SP nao eh dificil nao, na rua paralela a sta.efigenia tem um loja q vende, baratim baratim, vale a pena, nao lembro o nº, mas eh so perguntar "fio de niquel cromo" q o pessoal t indica...

ae aproveita q c ta por ali, e vai ate aerobras, da pra ir a pe, e compra a vareta de 3mm, indicada tmb aqui.

Vc vai ter um cortador excelente ! :wink:

depois q postei eh q vi q vc eh de MG, nao conhece ninguem de SP q possa enviar pra vc ?
...bom, entao desentorta a resitencia do chuveiro mesmo.... :?

Nisito BH-MG
membro
Contato:

Mensagempor Nisito BH-MG » 28 Jun 2005 12:57

Cassiusfxg escreveu:O fio de chuveiro dá para usar neste cortador?É um material mais acessível!

Quando vier em BH procure a ISOPORLANDIA lá tem de tudo para trabalhar com isopor..
Mas quando estou no interior (Bambui) procuro em "armarinhos" essas lojinhas que vendem de tudo.. Sempre acho fio de niquel cromo.. Se por acaso não achar compre cordas de aço para violão ou cordas de quitarra.
Use a fininha MI, compre as cordas 0,9.......

Tcharllys
membro
Contato:

Mensagempor Tcharllys » 02 Jul 2005 16:25

Veja as fotos do cortador que fiz com base no que esta no site.

A diferença é que aqui é 220V e o fio que eu usei foi um de aço inox de 10 libras proprio para pesca, mas com corda de violão deve ficar bom tambem.

Apesar de não ter pratica em corte de isopor o cortador se mostrou muito bom, só se deve atentar para a temperatura e a velocidade do corte pois se não tiver um certo dominio com esses dois iten pode-se perder a peça de isopor. (experiencia propria :P)

Outra coisa importante é que o fio tem que ficar bem esticado para evitar "barriga" no corte.
Anexos
p1092743.jpg
Visão geral do cortador
p1092743.jpg (10.55 KiB) Exibido 37068 vezes
p1092744.jpg
Regulador de voltagem um pouco diferente do que esta no artigo do E-voo
p1092744.jpg (11.46 KiB) Exibido 37065 vezes
p1092745.jpg
Detalhe do esticador e do fio
p1092745.jpg (11.36 KiB) Exibido 37067 vezes

Tcharllys
membro
Contato:

Mensagempor Tcharllys » 02 Jul 2005 16:28

E é claro, minha primeira obra prima ehehehe. Sem planta sem nada, só pra testar o cortador mesmo. O mais interessante é que voa mesmo como podem ver :P
Anexos
p1092741.jpg
p1092741.jpg (10.47 KiB) Exibido 37072 vezes

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 02 Jul 2005 23:44

eu isolaria as astes com fita isolante, ae tem q se preocupar so com o fio quente :roll:

Tcharllys
membro
Contato:

Mensagempor Tcharllys » 03 Jul 2005 00:45

srpab escreveu:eu isolaria as astes com fita isolante, ae tem q se preocupar so com o fio quente :roll:

É eu já isolei, tava meio perigoso.

Danangeli
membro

Mensagempor Danangeli » 15 Jul 2005 19:11

evoo escreveu:Usando o dimmer para 220 volts funcionará da mesma forma. Em todo caso, como a tensão é consideravelmente maior e consequentemente mais perigosa, eu consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...

Deixa eu fazer uma pergunta cretina :x ........se eu usar somente um transformador, sem dimmer, q voltagem seria boa +/- pra 1m de fio? :oops:
Muitíssimo obrigado se puderem me responder!!!!....... se é que tem como fazer isso.... :roll:

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 16 Jul 2005 00:46

Danangeli escreveu:
evoo escreveu:Usando o dimmer para 220 volts funcionará da mesma forma. Em todo caso, como a tensão é consideravelmente maior e consequentemente mais perigosa, eu consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...

Deixa eu fazer uma pergunta cretina :x ........se eu usar somente um transformador, sem dimmer, q voltagem seria boa +/- pra 1m de fio? :oops:
Muitíssimo obrigado se puderem me responder!!!!....... se é que tem como fazer isso.... :roll:

Danangeli escreveu:consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...

epa, acho que o forum entrou em loop :roll:

Danangeli
membro

Mensagempor Danangeli » 18 Jul 2005 15:14

srpab escreveu:
Danangeli escreveu:

Danangeli escreveu:consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...

Ok....sakei Sergio.....é q eu não queria usar dimmer.....tipo......pegar o transformador de 24 ou 48 volts.....e tacar o fio de niquel cromo nele.....diretão.....dá curto ou funciona.....SEM DIMMER :D

Valeu!!!!!!!

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 18 Jul 2005 15:39

Danangeli escreveu:
srpab escreveu:
Danangeli escreveu:

Ok....sakei Sergio.....é q eu não queria usar dimmer.....tipo......pegar o transformador de 24 ou 48 volts.....e tacar o fio de niquel cromo nele.....diretão.....dá curto ou funciona.....SEM DIMMER :D

Valeu!!!!!!!

sem dimmer, vai ficar sem ajuste fino, o fio de niquel estoura facil em temperatura elevada:

12 v eh muito fraco, ele nao fica no ponto ideal
(liguei direto na bateria do carro, ate corta, mas nao como deveria)

24v ele esquenta de mais...

acho q vc vai ter problemas ligando direto...

Danangeli
membro

Mensagempor Danangeli » 18 Jul 2005 16:53

Blz......entendi......fiz essa pergunta, porque tenho um cortador "de mão" desses pra fazer enfeites de aniversário.........nao sei qtos volts é o transformador dele, mas se eu aumento o fio, não esquenta legal.....se deixo o fio curto, esquenta até demais..........com 12V na bateria vc conseguiu cortar??? qual o comprimento do fio q vc usou?????
Valeu! 8)

mnovaes
membro

Mensagempor mnovaes » 18 Jul 2005 17:04

Danangeli escreveu:Blz......entendi......fiz essa pergunta, porque tenho um cortador "de mão" desses pra fazer enfeites de aniversário.........nao sei qtos volts é o transformador dele, mas se eu aumento o fio, não esquenta legal.....se deixo o fio curto, esquenta até demais..........com 12V na bateria vc conseguiu cortar??? qual o comprimento do fio q vc usou?????
Valeu! 8)

é o de lampada ?
se for e so colocar uma lampada maior ....

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 18 Jul 2005 17:17

Danangeli escreveu:com 12V na bateria vc conseguiu cortar??? qual o comprimento do fio q vc usou?????
Valeu! 8)

consegui cortar, mas como falei, ficou abaixo da temperatura que deveria, e o fio chegava a fazer barriga, tem que cortar beeeem devagar, 1 metro de fio...

pow, mais o dimmer nao eh tao caro assim... :roll:

vc vai ter um cortador muitoooo melhor....vc decide !

Danangeli
membro

Mensagempor Danangeli » 19 Jul 2005 13:41

mnovaes escreveu:é o de lampada ?

Num é cara.........é simples pra caramba......porisso achei q tbm daria pra fazer sem dimmer........

Sergio,vou fazer testes com fontes q tenho aki.....valeu pelas respostas........o dimmer vai ser pro próximo mês :P :x

Tcharllys
membro
Contato:

Mensagempor Tcharllys » 19 Jul 2005 23:10

Danangeli escreveu:
mnovaes escreveu:é o de lampada ?

Num é cara.........é simples pra caramba......porisso achei q tbm daria pra fazer sem dimmer........

Sergio,vou fazer testes com fontes q tenho aki.....valeu pelas respostas........o dimmer vai ser pro próximo mês :P :x

Eu paguei R$15,00 no meu dimer e olha que aqui é cidade pequena e as coisas são bem mais caras.

Voltar para “Artigos”