Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Motta, valeu pela dica! Vou tentar montar algo neste estilo assim que tiver um tempo.
Quanto à tensão, acho que não vai cair pela metade, porque meu retificador pega a onda inteira, não só metade. Ele usa 4 diodos, não um só.

Abs

Eric
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Faz o seguinte,
retira a tensão direta da saida secundária do trafo, e monitora pelo multimetro, vais ver que a ac vai mostrar 50% da que estas usando, para efetuar o mesmo corte.


abraços motta
[], motta
out16
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Set 25, 2008 8:52 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por out16 »

Pessoal,

Tenho um transformador aqui de 12V 5A, utilizado em lâmpadas Halógenas, minha dúvida é:

Posso utilizá-lo direto no cortador, sem comprometer a segurança?
Li logo acima que é "besteira" montar uma fonte retificando o sinal para este caso, posso então ligá-lo direto no cortador? Será que esta potência é suficiente para aquecer um fio até que tamanho?

Obrigado,

Thiago.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Com um transformador desses você deve conseguir montar um cortador com uns 60 cm, dependendo do fio que usar
Abraços !
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

sobre tranformador e dimmer:

eu comprei um dimmer desses simples de ventilador e instalei em um trafo de 110/12+12 de 5A

no trafo, eu liguei as saidas de 12v em série para conseguir 24v e liguei o dimmer antes do trafo como foi dito acima...

mas quando eu fui medir, na saida que deveria ser de 24v, estava com 3,5v... com dimmer no máximo....

fui medir o dimmer na tomada e ele no máximo deixa passar algo próximo a 97v na tomada de 110v...

teria que ter no mínimo 20v na saída não é!? e eu consegui apenas 3,5v.... será que o dimmer está limitando a corrente?

abraço

edit: eu montei um arco de 60cm com fio de niquel-cromo 31.... ele corta muito bem com o trafo direto na tomada... e creio que irá bem com até 1m de fio...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Shoiti, esse dimmer pode estar com problemas, mas também pode ser corrente insuficiente drenada da saída. Mais um detalhe: a saída do trafo tem três ou quatro fios ? E a entrada ? Se forem trafos com 4 fios, e se você ligar errado, pode acontecer que o campo de uma das bobinas cancela o da outra...
Teste o dimmer usando uma lâmpada incandescente de 40 ou 60W em paralelo com o multimetro.
Abraços !
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

opa... entendi...

o trafo tem 4fios de entrada(configura-se diferente para 110/220)
e tres fios de saída(dois vermelhos e um preto) sendo o preto comum...

eu configurei ele corretamente para 110v-in e 24v-out e a ligação foi conferida com multimetro e seguindo o manual do trafo (bem ruinzinho por sinal) hehehe

já o dimmer eu não testei com outro aparelho... quando tiver oportunidade eu vou testar o dimmer...

se for dimmer ruim é triste heim... pois comprei novo... mas provavelmente é o dimmer pois eu testei a ligação do trafo sem dimmer e gerou exatos 25v AC...

valeu pelas dicas!! abraços!
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Eu ja escrevi em vários post a respeito disto mas parece que as pessoas não entenderam.
Então fui pesquisar um texto bem didático e claro. No site em questào tem tudo a respeito de dimmers.

http://www.epanorama.net/documents/lights/lightdimmer.html

Um dos tópicos do texto é o que trata de conexão de dimmers com transformadores.
Leiam com atenção, e verão porque seus circuitos não funcionam como vocês querem, mas sim como ele vê a carga.

[i:143fc99eb2]Normal light dimmers are designed to only dim non-lunductive loads like light bulbs and electric heaters. Normal light dimmers are not suitable to dim inductive loads like transformers, fluorescent lamps, neon lamps, halogen lamps with transformers and electric motors. There are special dimmers available for those applications............... [/i:143fc99eb2]

Infelizmente o texto é em ingles, mas é um dos mais didáticos que eu encontrei.

Dimmers são circuitos PWM que funcionam a 120 Hz (triac) e esse fato pode fazer o fio de aquecimento "cantar".

A boa coisa é que o dimmer (dependendo de sua construção) pode ser usado depois do transformador, no secundário, controlando diretamente o fio de aquecimento. Neste caso ele estará controlando maior corrente e é necessário colocar um radiador nele. Mas nesta condição ele verá uma carga puramente resistiva e teremos um controle mais suave e previsível da potência.
[i:143fc99eb2]PS. Lembrem-se que dimmers só funcionam alimentados por corrente alternada. Neste caso o secundário do transformador não tem circuito retificador.[/i:143fc99eb2]

No caso de se insistir em conectar o dimmer ao primário do transformador, se faz OBRIGATÓRIO colocar em paralelo com o primário do transformador uma carga resistiva, que pode ser uma lâmpada de pelo menos 100W.

Não há absolutamente nenhuma necessidade de se retificar a corrente usada no aquecimento do fio de corte. O amortecimento térmico é feito pela capacitância térmica do fio. Só não tenha pressa de terminar o corte.
Espero ter agora esclarecido meu ponto de vista.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Peninha, legal a sua explicação. Provavelmente é o correto a fazer.
Mas eu uso há mais de um ano o seguinte esquema: 127VAC > Dimmer > Trafo 110/220v ligado ao contrário > ponte retificadora > fio.
Funciona bem, e consigo variar a tensão no fio de 25v a 73v (dimmer no máximo).

Abs

Eric
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eric, cuidado porque a maioria (senão a totalidade) dos transformadores 110/220V é constituída de AUTO-TRANSFORMADORES, e portanto não existe isolação entre primário e secundário. Em outras palavras, é tão perigoso em termos de risco de choque quanto ligar o fio direto na tomada...
Abraços !
Responder