Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
denyszandonadi
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:56 pm
Localização: Espírito Santo

Mensagem por denyszandonadi »

eu uso de 200 e funciona perfeitamente
Avatar do usuário
Athayde
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Out 10, 2006 9:18 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Athayde »

mas com o transformador???
de quantos volts?
e amperagem?
denyszandonadi
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:56 pm
Localização: Espírito Santo

Mensagem por denyszandonadi »

agora vc me pego :roll: eu uso um de 200w ligado direto na tomada residencial de 127v
Avatar do usuário
Athayde
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Out 10, 2006 9:18 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Athayde »

ta certo entao deve funcionar com 24 v tbm!
so espero q 2 amperes sejam suficientes! pois tenho um transformador assim!
denyszandonadi
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:56 pm
Localização: Espírito Santo

Mensagem por denyszandonadi »

o meu ´cortador vertical é ligado na fonte de 12v do PC...q acho que tem 2A...só achoooo.....mas tb...o fio do cortador vertical é bem menor
Avatar do usuário
doc33
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Ago 23, 2005 9:45 pm

Modificação importante no dimmer !

Mensagem por doc33 »

Atenção ! Se a placa do dimmer de 150 ou 200W contiver o componente BT134 ( componente de 3 terminais, parecido com um transistor ) então nem tente usá-lo no cortador, pois não dá certo. Substitua-o por um BT138 e altere o valor do resistor ( geralmente só tem um na placa ), o ideal é colocar no lugar um resistor variável de 100K ohms e assim poder procurar o valor que proporcionará uma modulação regular, caso contrário o dimmer só vai “ligar “ quando o botão giratório (potenciômetro ) chegar na metade do seu trajeto e com intensidade excessiva.
Quando eu tentava ligar o cortador usando o circuito com o BT134 ( é um semicondutor chamado TRIAC ), mesmo com o botão no mínimo conduzia corrente demais e torrava o fio, arrebentando-o ( níquel – cromo número 27 ). Isso era porque este componente suporta apenas 1A de corrente, não consegue segurar toda a corrente que o fio exige, então essa corrente elétrica “transborda “ e queima o fio. Poderia inclusive ter queimado o próprio TRIAC, fazendo o dimmer parar de funcionar. Funciona bem no controle de luminosidade de uma lâmpada de 150W, mas torra o fio do cortador com o botão no mínimo.
Já o BT138 suporta 12A . Custa uns 4 reais em lojas de componentes eletrônicos. Agora meu cortador funciona que é uma maravilha, consigo variar a intensidade de calor no fio sem que arrebente. Altere também o valor do resistor – no meu era de 8 K ohms , instalei o resistor variável (trimpot ) e ficou bom com uns 70 K ohms.
Jean Hamilton - Paulínia-SP
[color=red:41fa1cee65][/color:41fa1cee65][color=red:41fa1cee65][/color:41fa1cee65][color=orange:41fa1cee65][/color:41fa1cee65][size=18:41fa1cee65][/size:41fa1cee65]
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Modificação importante no dimmer !

Mensagem por Cassiusfxg »

[quote:b21d316997="doc33"]Atenção ! Se a placa do dimmer de 150 ou 200W contiver o componente BT134 ( componente de 3 terminais, parecido com um transistor ) então nem tente usá-lo no cortador, pois não dá certo. Substitua-o por um BT138 e altere o valor do resistor ( geralmente só tem um na placa ), o ideal é colocar no lugar um resistor variável de 100K ohms e assim poder procurar o valor que proporcionará uma modulação regular, caso contrário o dimmer só vai “ligar “ quando o botão giratório (potenciômetro ) chegar na metade do seu trajeto e com intensidade excessiva.
Quando eu tentava ligar o cortador usando o circuito com o BT134 ( é um semicondutor chamado TRIAC ), mesmo com o botão no mínimo conduzia corrente demais e torrava o fio, arrebentando-o ( níquel – cromo número 27 ). Isso era porque este componente suporta apenas 1A de corrente, não consegue segurar toda a corrente que o fio exige, então essa corrente elétrica “transborda “ e queima o fio. Poderia inclusive ter queimado o próprio TRIAC, fazendo o dimmer parar de funcionar. Funciona bem no controle de luminosidade de uma lâmpada de 150W, mas torra o fio do cortador com o botão no mínimo.
Já o BT138 suporta 12A . Custa uns 4 reais em lojas de componentes eletrônicos. Agora meu cortador funciona que é uma maravilha, consigo variar a intensidade de calor no fio sem que arrebente. Altere também o valor do resistor – no meu era de 8 K ohms , instalei o resistor variável (trimpot ) e ficou bom com uns 70 K ohms.
Jean Hamilton - Paulínia-SP
[color=red:b21d316997][/color:b21d316997][color=red:b21d316997][/color:b21d316997][color=orange:b21d316997][/color:b21d316997][size=18:b21d316997][/size:b21d316997][/quote:b21d316997]

Boa dica!
Eu também tive este problema.Só que no meu caso o dimmer é que foi pro espaço.Aí substitui o componente que vc citou por um de 16A.Funcionou que é um beleza.Só que tive que fazer uma outra placa de circuito impresso poi a mesma também não aguentou. :wink:
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

A variação de potencia no meu ainda não esta 100%.Vou tentar o que vc sugeriu de mudar o resistor, por um variavel.
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
doc33
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Ago 23, 2005 9:45 pm

para cortar asas de isopor

Mensagem por doc33 »

Olá colega, o perfil das asas nao é muito crítico, diversos aeromodelistas experientes fazem o perfil desenhando de cabeça mesmo, usando aquela configuraçao que promove maior sustentaçao ( reto em baixo da asa e convexo em cima ). Acho que aqui no site vc encontrará mais informaçoes e modelos. Para moldar o perfil quando cortar procure em gráficas as chapas de off-set, que sao de alumínio (eles jogam fora ou vendem por quilo para ferro-velho depois de usadas, fui numa gráfica e me deram de graça, para nao ficar chato dei 2 reais pro cara ), super fáceis de cortar, pode ser até com tesoura, coloque um molde preso com alfinetes de cada lado do bloco de isopor e corte como descrito no tutorial. Sucesso.
Responder