Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Evoo
Equipe E-voo.com
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Out 15, 2004 11:57 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Cortadores de isopor

Mensagem por Evoo »

Neste tópico trataremos sobre os detalhes de construção e uso dos cortadores de isopor que possam não ter ficado claros o bastante neste artigo.

http://e-voo.com/tutoriais/arcos/index.php

Poste aqui suas dúvidas e sugestões, bem como soluções alternativas.
Anexos
9pronto.jpg
9pronto.jpg (27.85 KiB) Exibido 47665 vezes
91pronto.jpg
91pronto.jpg (28.7 KiB) Exibido 47692 vezes
Avatar do usuário
belizario
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sex Mar 11, 2005 9:28 am
Localização: São Paulo

Re: Cortadores de isopor

Mensagem por belizario »

evoo escreveu:Neste tópico trataremos sobre os detalhes de construção e uso dos cortadores de isopor que possam não ter ficado claros o bastante neste artigo.

http://evoo.locaweb.com.br/tutoriais/arcos/index.php

Poste aqui suas dúvidas e sugestões, bem como soluções alternativas.



muito boa essa nova iniciativa, ja tinha visto no novo site ficou muito legal
pababens.
RAMPIM
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Mai 31, 2005 9:41 pm

cortador de isopor

Mensagem por RAMPIM »

Eu usei um trafo 110/6V, o controle fica muito mais facil e evita-se de queimar o fio, que no meu caso uso corda de violão.
Avatar do usuário
Evoo
Equipe E-voo.com
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Out 15, 2004 11:57 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Evoo »

sb escreveu:não seria bom usar um trafo?


Se possível, é uma ótima idéia usar um trafo, de preferência um com saída em 24 ou 48 volts e com capacidade para pelo menos 5 ampéres. Neste caso o dimmer é ligado na saída do trafo (tensão mais baixa), o que virtualmente elimina o risco de choques elétricos, embora aumente o custo do projeto em algumas dezenas de reais.
No entanto, a intensão do artigo era divulgar um cortador mais simples e mais ace$$ível. O risco que se corre utilizando o arco com o dimmer direto não é maior do que aquele de fazer a ligação do transformador na rede elétrica. Com ou sem trafo continua não sendo um brinquedo, mas uma ferramenta que requer determinada cautela em seu uso. De mais a mais, acho que o maior risco neste caso é a temperatura que o fio pode atingir, que pode causar queimaduras consideráveis.
A grande vantagem de se usar o trafo é conseguir um ajuste de temperatura mais fino, evitando a queima do fio de níquel nas primeiras tentativas.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

eu fiz do geitinho q ta no site, inclusive o dimmer parece ate q eh o mesmo, tem o liga e desliga incorporado.

funciona muito bem, quando fui trabalhar sentado no chao, segurando a madeira, q nao deveria conduzir eletricidade, senti um pequeno choque aumentando na mao, eu tava fazendo terra com o chao :oops:

tem q trabalhar numa mesa, e com os pes calcados....eh q como em casa, so tenho mesas de plastico, fiquei com medo de queima-la, e fui pro chao :? burro pra caraio....

meio obvio minha observação, mais fica registrado aqui mais como um alerta aos disavisados...
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Amigos, ficou claríssimo o tópico, mas em casa é 220V.... posso fazer na boa? é só comprar o dimmer 220V? o fio aguenta??? :roll:
Avatar do usuário
Evoo
Equipe E-voo.com
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Out 15, 2004 11:57 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Evoo »

Usando o dimmer para 220 volts funcionará da mesma forma. Em todo caso, como a tensão é consideravelmente maior e consequentemente mais perigosa, eu consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

O fio de chuveiro dá para usar neste cortador?É um material mais acessível!
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

Pra ajudar ....


Imagem

Imagem

Imagem
Responder