Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:e8444f383b="gcunha77"][quote:e8444f383b="cleyvison"][quote:e8444f383b="claudiorfernandes"]
Se não sabe o que está dizendo, não faça afirmações que podem induzir o colega a sofrer um acidente....[/quote:e8444f383b]


Vamos lá, pelo pouco conhecimento que tenho a [color=red:e8444f383b][size=24:e8444f383b][b:e8444f383b]função de um DIMMER é introduzir resistência no circuito a fim de diminuir a tensão que chega na carga[/b:e8444f383b][/size:e8444f383b][/color:e8444f383b]. É por isso, por exemplo, que as lâmpadas diminuem a intensidade luminosa quando antes delas existe um dimmer ou os ventiladores de teto dimunuem a rotação.

É possível saber isso e comprovar tanto na prática quanto em forma matemática, graças a Georg Simon Ohm, que "promulgou" a lei de ohm.

Foi dito que era possível fazer um cortador sem o uso de um dimmer, e não aconselhado a fazê-lo.

Eu tenho um utilizando uma fonte de pc (saída de 12V) como alimentação e como "elemento cortante" 40cm de resistência de chuveiro de 220V. E não vejo nada de arriscado ou perigoso. Só não tenho o "controle de temparatura"

Agora, se o amigo for alimentar direto na rede 110V ou 220V ele vai ter que usar um elemento cortante muito grande, para evitar que aqueça muito e o fio se parta ( o que é totalmente desaconselhável). E neste caso não é só aconselhável o uso do DIMMER, como também de um trafo com cpacidade de fornecer no seundário uma alta amperagem ( uns 30A). Assim ele reduz o tensão que chega no "elemento cortante" e diminuindo o risco de choques e acidentes.

Agora so relembrando, a pergunta do amigo foi:
"É POSSÍVEL FAZER UM SEM DIMMER?"
A resposta é:
[color=red:e8444f383b][size=24:e8444f383b][b:e8444f383b][u:e8444f383b][i:e8444f383b]SIM. E tenho certesa do que estou falando.[/i:e8444f383b][/u:e8444f383b][/b:e8444f383b][/size:e8444f383b][/color:e8444f383b]

Agora se a perguntar for:
"QUERO FAZER UM CORTADOR E ALIMENTAR O "ELEMENTO CORTANTE" COM 110V OU 220V, É ACONSELHAVÉL FAZER UM SEM DIMMER?".
A resposta é:
NÃO. TANTO NÃO É SEM O DIMMER COMO NÃO É ACONSELHÁVEL ALIMENTAR DIRETO NA REDE. PODE SER MUITO PERIGOSO.[/quote:e8444f383b]


Cara, você é 10!!
Até que enfim apareceu alguém para dar eu uma lição em alguém que nesse forum só sabe criticar e corrigir os outros. [color=red:e8444f383b]Com certeza agora ele vai procurar algum erro de português no que você e eu escrevemos para desdenhar.[/color:e8444f383b]
Você explicou de forma bem simples e principalmente, de forma respeitosa com os amigos que estão começando nesse hobby. Por isso parei de perguntar aqui porque tudo que se pergunta tem um pra dizer que já escreveu e mostrar sua arrogância no conhecimento em eletrôcnica e tal..
O que eles não entendem é que as vezes não compreende mesmo os tópicos e fica complicado de fazer algo sem ajuda. Muita gente fala mal desse forum por causa dessas pessoas que se acham os DEUSES e do conhecimento absoluto da eletricidade.
Parabéns pela aula que ajuda para quem tá começando e para quem já "sabe" muito...
vlw. :D[/quote:e8444f383b]

Não é preciso procurar erros de português... O que ele copiou e colou fala de Lei de Ohm... que está correta em si... mas que não tem NADA a ver com um Dimmer... Eu não vou explicar O QUE É e nem COMO FUNCIONA um dimmer... mas dou uma pista:
Pesquisem sobre variação de ângulo de disparo de tiristores....
Quanto a "dar lição", eu agradeço a intenção, mas acho que não tô precisando por enquanto de aula de eletrônica... eu aprendi sobre os dimmers lá por 1978/79 mais ou menos...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Marcus, antes que você se mate seguindo esses conselhos de quem não conhece o assunto de que fala, você pode sim fazer sem o dimmer, mas NUNCA sem o transformador ISOLADOR. Cuidado com transformadores muito baratos que na verdade são AUTO-TRANSFORMADORES e que portanto não isolam o fio de corte da rede.
De posse de um transformador, faça uns testes com o comprimento do fio para obter o aquecimento ideal, pois isso depende tanto da tensão do transformador quanto da natureza e espessura do fio que usar. Para dar uma noção, usando um transformador de 12V (ou a saída de + 12V de uma fonte de PC) e fio inox de cerca elétrica você consegue cortar cerca de 50 cm de isopor.
Faça o fio um pouco mais longo que o ideal e depois ajuste o aquecimento com um contato deslizante no fio.
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

Sem querer mudar o caminho do tópico mas acho que isso merece ser falado aqui.
claro, claro, você é o sabe tudo mesmo. Você é uma pessoa que já trabalha com isso ha mais de 30 anos... Só não aprendeu nesses anos como tratar as pessoas, mas precisamente os iniciantes, pelo menos aqui nesse forum. Continua fazendo novatos procurarem ajuda em outro lugar porque você é extremanente arrogante. é uma pena porque se você fosse diferente, muita gente aqui iria aprender com a sua experiência mas infelizmente você usa ela da forma errada. Talvez por isso que o amigo cleyvison respondeu dessa forma. Já li muitos tópicos nesse forum que você comentou sapo e todos você trata com desdenhe os novatos. Pense nisso, pode te fazer bem.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:cff522d703="gcunha77"]Sem querer mudar o caminho do tópico mas acho que isso merece ser falado aqui.
claro, claro, você é o sabe tudo mesmo. Você é uma pessoa que já trabalha com isso ha mais de 30 anos... Só não aprendeu nesses anos como tratar as pessoas, mas precisamente os iniciantes, pelo menos aqui nesse forum. Continua fazendo novatos procurarem ajuda em outro lugar porque você é extremanente arrogante. é uma pena porque se você fosse diferente, muita gente aqui iria aprender com a sua experiência mas infelizmente você usa ela da forma errada. Talvez por isso que o amigo cleyvison respondeu dessa forma. Já li muitos tópicos nesse forum que você comentou sapo e todos você trata com desdenhe os novatos. Pense nisso, pode te fazer bem.[/quote:cff522d703]

Ah, me desculpe... então da próxima vez que eu topar com um conselho absurdo desses, que pode terminar com alguém no necrotério eu deixo pra lá...
cleyvison
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 1:00 am
Localização: brasilia-df

Mensagem por cleyvison »

[quote:c0ae3aa750]
Não é preciso procurar erros de português... O que ele copiou e colou fala de Lei de Ohm... que está correta em si... mas que não tem NADA a ver com um Dimmer... Eu não vou explicar O QUE É e nem COMO FUNCIONA um dimmer... mas dou uma pista:
Pesquisem sobre variação de ângulo de disparo de tiristores....
Quanto a "dar lição", eu agradeço a intenção, mas acho que não tô precisando por enquanto de aula de eletrônica... eu aprendi sobre os dimmers lá por 1978/79 mais ou menos...[/quote:c0ae3aa750]

Caro amigo, se o colega esta em dúvida de fazer um simples cortador de isopor você realmente acha que falar de sobre variação de ângulo de um tiristor ou qual é a função dele, etc.. etc.. vai ajudar?

Simplemente expliquei de uma forma que qualquer leigo entende. Agora já que não estamos num forum de aeromodelismo e sim de eletrônica, poderiamos começar a discutir Kirchoff, Norton, Coulumb, campo elétrico em uma carga puntiforme entre outras coisas que ajudará muito neste forum, que entrei achando ser de aeromodelismo.

Se você quer questionar ou criticar, exitem formas mais amistosas de se fazer isso. Mas fique a vontade, critique mas também ajude....
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:152af371c7="cleyvison"]
Simplemente expliquei de uma forma que qualquer leigo entende.
.[/quote:152af371c7]

Explicou de forma ERRADA, e afirmou que o risco é menor, o que NÃO É VERDADE.
Se fechar contato entre a rede e o terra com dimmer ou sem é A MESMA COISA. DIMMER NÃO REDUZ TENSÃO, NÃO ISOLA DA REDE E NÃO REDUZ RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO.
Daí, o leigo "entende" ERRADO, acha que está seguro E MORRE....
cleyvison
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 1:00 am
Localização: brasilia-df

Mensagem por cleyvison »

Em momento algum disse que o risco é menor ou não existe.

Quando eu disse que a tensão no "elemento cortante" é reduzida, se você olhar bem, disse isso quando usando um trafo.

Mas deixemos de lado este blá, blá blá pois, afinal o nosso amigo já entendeu que é arriscado fazer um cortador, alimentando direto na rede, sem um DIMMER e sem um TRAFO.
Avatar do usuário
marcusbilac
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Qua Out 19, 2011 10:35 am
Localização: Mirassol, SP

Mensagem por marcusbilac »

ok pessoal, vou comprar uma fonte 12v. deve ser barato..

aconselho retirar o tutorial do arco do site, pois nele nao fala nada de fonte 12v e pode ser muito perigoso para uma pessoa inesperiente.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Marcus, compre um transformador de 12+12V com uns 5A de corrente.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

cortador de isopor

Mensagem por CONDOR 2 »

Mais uma vez Sr. Claudio?
Está contente??????
5- É proibido entrar em discussões, e jamais poste mensagens com ofensas pessoais. Pense que se for para responder uma mensagem com ofensas, é melhor simplesmente não dizer nada. Pense que com o mesmo tempo você poderia escrever uma mensagem que ajudasse alguém.
Lembra-se?
O Sr. muda completamente todos os teores dos tópicos do forun e sempre acabam em m@#$a ou discussão á toa.
Tem gente aqui mais competente e com mais conhecimento que você, não tenha dúvidas.
Como o Sr. entrou em meus assuntos agora me reservo o direito de entrar nos seus.
Que pena.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder