Projetando e cortando uma asa em isopor.

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.

Moderador: Alvaro Sala

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Projetando e cortando uma asa em isopor.

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:21

Aprendi a fazer as asas dos meus modelos com a ajuda dos amigos Rexix e EricFly, o que pretendo apresentar aqui não é invenção minha, mais uso esse método que tem ajudado a fazer meus próprios aviões.... personalizei algumas passagens.... bem vamos lá:

1°. Para escolher o perfil a ser utilizado uso o programa profili, que tem vários perfis prontos e permite também criar.
Anexos
01.jpg
01.jpg (16.09 KiB) Exibido 68940 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:26

nesse caso o perfil utilizado é o mh45.

que após impresso é colado em uma chapa de alumínio, a qual pode ser encontrada em ferro-velho.

2°: fica dessa forma, após colado sobre o alumínio, importante deve-se lixar muito bem a parte por onde o fio quente ira percorrer, é necessário deslizar bem, eu testo com a ponta da uma, e uso uma lixa 600.
Anexos
02.jpg
02.jpg (24.98 KiB) Exibido 66567 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:28

3º: Eu prefiro fazer em duas partes. deixando o "miolo" para o perfil a ser utilizado.
Anexos
03.jpg
03.jpg (27 KiB) Exibido 66455 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:29

4º: O perfil pronto para ser utilizado !
Anexos
04.jpg
04.jpg (24.27 KiB) Exibido 66484 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:34

O motivo pelo qual faço em duas partes os moldes a serem utilizados, é que ser for necessário utilizar wash-out nas pontas das asas, é facilmente conseguido esse resultado.

Basta para isso aumentar a parte de trás do perfil, nesse tópico que estou demonstrando, usei uma diferença de 5 mm dentre bordo de ataque em relação ao bordo de fuga.
Anexos
06.jpg
06.jpg (17.67 KiB) Exibido 66539 vezes
05.jpg
05.jpg (19.25 KiB) Exibido 66486 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:39

Aqui estão os quatro moldes em alumio que irei utilizar para fazer esse par de asas... que será utilizado em um planadorzinho de encosta, mais que pode ser utilizado para confeccionar qualquer tipo de asa.

Essa asa tem 200mm na raiz e 12mm na extremidade da asa e uma extensão de 460mmm.
Anexos
07.jpg
07.jpg (18.3 KiB) Exibido 66556 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:42

Uso para alimentar o fio quente do cortador de isopor uma fonte de 12v por 30 A.

Esse cortador foi feito seguindo instruções do Rexix, igual ao postado em:
tutoriais/arcos/index.php
Anexos
08.jpg
08.jpg (33.86 KiB) Exibido 66472 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:45

Agora vamos à preparação do isopor que é cortado apartir de um bloco maciço de p3, fiz duas réguas em com o mesmo alumínio utilizado no perfil.
Anexos
09.jpg
09.jpg (17.93 KiB) Exibido 66464 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:49

Esse é o bloco de isopor e o cortador de fio quente.

Para esse tipo de corte, pode-se utilizar a gravidade, bastando apenas deixar o cortador sob o isopor à ser cortado que o corte será feito pelo fio quente.
Anexos
10.jpg
10.jpg (27.24 KiB) Exibido 66494 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:50

O isopor pronto para o uso !!!
Anexos
11.jpg
11.jpg (19.53 KiB) Exibido 66404 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 00:54

Faz-se necessário apoiar o isopor de foram a não permitir que corra sobre a mesa quando esta-se cortando o material pois o corte é feito na horizontal.

Eu utilizei dois pedaços de ripas presas com dois sargentos, serve apenas de cantoneira para não permitir que o bloco deslize.
Anexos
13.jpg
13.jpg (20.72 KiB) Exibido 66435 vezes
12.jpg
12.jpg (20.41 KiB) Exibido 66388 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:00

Como estou propositalmente fazendo um asa que tem medidas diferentes na raiz e na ponta, eu reparto os tamanhos em quatro, uma vez que é necessário que o fio quente comece a cortar no bordo de ataque e cheque junto no bordo de fuga, com essa marcação vou controlando pois é necessário que um lado sua mão "corra" mais rápido que a outra pois existe mais material para ser cortado.

Fiz uma simulação usando uma régua, que é assim: quando o fio estiver na metada de parte maior, devera estar na metade da parte menor....
Anexos
14.jpg
14.jpg (17.6 KiB) Exibido 66431 vezes
15.jpg
15.jpg (18.61 KiB) Exibido 66429 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:02

O perfil deverá ser colado deixando uma sobra por onde o fio quente irá começar a correr.
Anexos
16.jpg
16.jpg (15.21 KiB) Exibido 66418 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:06

Antes de começar a cortar, coloque um peso sobre o bloco para fazer pressão que manterá o isopor imóvel durante o deslizamento do fio quente.

Existe algumas pessoa como o amigo Sergio Handa que costuma usar listas telefônicas, bem como disse no começo do artigo é uma forma pessoa de fazer as asas, o peso das listas, no meu caso não ficou legal, acho que por causa da tensão utilizado no fio quente, que é inferior ao apresentado quando é orientado para deixa-lo quase incandescente.
Anexos
17.jpg
17.jpg (25.36 KiB) Exibido 66465 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:10

Apos feita a parte superior, passamos para a parte inferior, que também é necessário deixar um pequeno pedaço de alumínio antes de entrar propriamente no perfil.

O mesmo deverá ser ajustado considerando-se o bordo de ataque.
Anexos
19.jpg
19.jpg (21.35 KiB) Exibido 66417 vezes
18.jpg
18.jpg (17.35 KiB) Exibido 66435 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:16

No bordo de fuga, estou usando madeira balsa pois é mais resistente, reta, e permite um melhor acabamento deixando o bordo realmente como 'de fuga' uma vez que é possível lixa-lá..

Eu utilizo o negativo da asa como base para fazer o corte do excesso, pode-se usar um estilete com lâmina nova que não "destrói" o isopor.

Nesse momento a parte retirada do isopor deverá ter a mesma medida da balsa usada, para que não tenha nenhum degrau que irá danificar a aerodinâmica da asa.
Anexos
21.jpg
21.jpg (16.77 KiB) Exibido 66456 vezes
20.jpg
20.jpg (20.07 KiB) Exibido 66418 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:27

Agora as duas partes estão prontas, devem serem coladas usando resina epóxi.

Bom a asa esta pronta, mais o isopor é muito frágil, faz-se necessário a utilização de longarinas, existem vários tipos, fibra de carbono, de vidro, bambo, etc....

Como estou com o estoque de fibras de vidro em alta aqui em casa, estou usando-a e é muito bom, deixa a asa bastante rígida, mais como coloca-lá ?

Mais outra dica/ajuda do EricFly, utilizar um ferro de solda e uma régua de alumio faz-se um chanfro no isopor facinho, sem sujeira, se aborrecimento nenhum, e exatamente nesse chanfro que ficará embutida as duas longarians, uma em cima e outra embaixo da asa, (as duas tem que estarem exatamente na mesma direção). deve-se utilizar resina também. Nesse caso alguns costumam usar cola quente, mais como não consigo o mesmo grau de acabamento do Rexix, Stefan, etc, uso o resina mesmo.
Anexos
23.jpg
23.jpg (18.37 KiB) Exibido 66418 vezes
22.jpg
22.jpg (24.44 KiB) Exibido 66414 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:30

A nervura pronta que irá abrigar a fibra de vidro, como havia dito, é um serviço bem limpo como pode ser visto nessa foto.
Anexos
25.jpg
25.jpg (17.96 KiB) Exibido 66514 vezes

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:37

Pronto, está acabado.

A asa esta pronta para ser utilizada, pode-ser pintada usando tintas à base de água, acrilex de tampa amarela, ou tamiya esmalte. Se for utilizado fitas colorias, é bom utilizar cola spray tipo 3m 77 que ajuda a aderir melhor a fita.

Bem é isso.



Qualquer duvida dos novatos, favor entrarem em contato, quanto ao experts, Sr. Comandantes se esqueci algo que possa ser adicionado, não se acanhem... vamos lá



Bom pousos à todos

Ricardo

Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: 10 Mai 2004 19:13
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagempor ATARI » 28 Jun 2005 01:42

boa ... :wink: :wink: :wink:

Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: 02 Jan 2004 23:15
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor ricardo.felipelli » 28 Jun 2005 01:55

Essa asa irá substituir o "peter-perfeito" que foi carinhosamente chamado assim pelo seu grando bico !!
Anexos
cm09.jpg
cm09.jpg (3.82 KiB) Exibido 67264 vezes
a2.jpg
a2.jpg (27.78 KiB) Exibido 67043 vezes
a1.jpg
a1.jpg (28.88 KiB) Exibido 67034 vezes

Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: 31 Out 2004 04:36
Localização: Belo Horizonte

Mensagempor Cassiusfxg » 28 Jun 2005 07:39

Ótimo o Tutorial!
Parabéns!

Na minha opinião deveria ser um tópico fixo no fórum ou ser acrescido no tutorial da página, pois vai ajudar muita gente... :D
Paixao pelo hobby

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 28 Jun 2005 10:41

Muito legal, parabéns.

Agora já sei cortar asas. :D
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
dudaoitu
membro
Mensagens: 144
Registrado em: 27 Jan 2005 21:14
Localização: ITu

Mensagempor dudaoitu » 28 Jun 2005 10:53

EDGARD!!

podemos marcar uma aula VIP de cortar isopor com o FELIPELLI no domingo lá no GIANT!!

uahuahuahuahua :D :D :D :D

Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: 25 Dez 2004 18:24
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Cyberware » 28 Jun 2005 11:04

Agora o E-Cat sai! :D

Parabéns, ficou muito didático!


Voltar para “Artigos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante