Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Não vi sua mensagem antes. A resposta é não: a resina de poliester irá atacar o isopor.
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

Cyber, se me permite, já vou deixar registrado aqui o link da minha construção.
Mais tarde, eu posto algumas fotos e vídeos, para enriquecer o tópico, porque vale
a pena.

Segue o link da construção: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51861

Abs
lfelipea
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Dez 08, 2008 1:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por lfelipea »

Parabéns pelo tópico Cyber.
Também uso o processo de vacuum bag, só que para laminação de pranchas. É bem parecido. Aviões são hobbie para o qual extendi a aplicação do processo.
Tem uma empresa da qual compro que possui materiais para trabalho com vácuo, como filmes, tacky tape (uma fita para selar o saco), etc. Não sei se posso citar aqui o nome da empresa.
Estou tentando inivar nos materiais, usar composites e etc.
Poderia mandar alguma foto do seu motor que usa para fazer o vácuo? estou usando uma bomba de vácuo junto com um compressor, mas como tenho que deixar o equipamento ligado durante todo o processo queria usar um motor de geladeira que é mais barato.
Com relação ao vacuostato que perguntaram, já quis usar, porém o preço me desanimou. Achei desde R$500 até R$1300!!!! desisti da idéia rapidamente.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Deval,

Claro, pode colocar o link sim!!

lfelipea,

Pode falar o nome da empresa sim! Alias, aqui em SP não sei onde encontraria esse material, só sei uma empresa do Rio que é a Barracuda que tem bastante coisa pra isso.

Eu utilizo um motorzinho de geladeira e deixo ligado por 6hr fazendo vácuo na peça. Depois de desligado, deixo as outras 18hr apenas com o contra peso.
Quanto ao vacuostato aqui é um absurdo. Nos EUA custa $20,00 o micro e funciona perfeito.

Conte mais da sua experiência sobre o assunto.
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:d0569aa559="Cyberware"]Deval,

Claro, pode colocar o link sim!!

lfelipea,

Pode falar o nome da empresa sim! Alias, aqui em SP não sei onde encontraria esse material, só sei uma empresa do Rio que é a Barracuda que tem bastante coisa pra isso.

Eu utilizo um motorzinho de geladeira e deixo ligado por 6hr fazendo vácuo na peça. Depois de desligado, deixo as outras 18hr apenas com o contra peso.
Quanto ao vacuostato aqui é um absurdo. Nos EUA custa $20,00 o micro e funciona perfeito.

Conte mais da sua experiência sobre o assunto.[/quote:d0569aa559]

Valeu Cyber,

Quanto a manter o vácuo, não daria para dobrar a mangueira e garroteá-la com
um alicate de pressão? É o que me veio a cabeça neste momento.

Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:63ba170f54="DEVAL"]Valeu Cyber,

Quanto a manter o vácuo, não daria para dobrar a mangueira e garroteá-la com
um alicate de pressão? É o que me veio a cabeça neste momento.

Abs[/quote:63ba170f54]

O meu maior problema é ter o saco 100% lacrado, o que não estou conseguindo. Pra compensar isso deixo a máquina ligada direto.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Dá pra fabricar um sensor de pressão on/off com um controle remoto velho...

Tinha uma galera que fazia pra foguetes de agua, pra acionar o segundo estágio no momento certo....

Vc pega o circuito de um controle remoto e corta um pedaço de uma tecla, utiliza o teclado de borracha, dai vc cola o a boracha na placa da tecla, ou prensa entre duas chapas de aluminio,uma delas com um furo pra borracha do controle....

Vc tera pressão atmosferica dentro da tecla, utilizando uma seringa bem fininha, pode calibrar para uma pressão negativa e vedar depois, assim quando a pressão do vácuo for maior que a interna, a membrana é pressionada e vc tem o sinal pra acionar o motor, dai pode-se usar um temporizador pro motor e tá fechado o ciclo...

eu achei as fotos nos emails antigos do grupo de foguetismo a agua...
Anexos
pressure switch.jpg
pressure switch.jpg (28.1 KiB) Exibido 30446 vezes
pressure switchjpg2.jpg
pressure switchjpg2.jpg (15.89 KiB) Exibido 30446 vezes
pressure switch3.jpg
pressure switch3.jpg (15.71 KiB) Exibido 30446 vezes
pressure switch4.jpg
pressure switch4.jpg (14.71 KiB) Exibido 30446 vezes
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:66c0b78048="osvaldoljunior"]Dá pra fabricar um sensor de pressão on/off com um controle remoto velho...

Tinha uma galera que fazia pra foguetes de agua, pra acionar o segundo estágio no momento certo....

Vc pega o circuito de um controle remoto e corta um pedaço de uma tecla, utiliza o teclado de borracha, dai vc cola o a boracha na placa da tecla, ou prensa entre duas chapas de aluminio,uma delas com um furo pra borracha do controle....

Vc tera pressão atmosferica dentro da tecla, utilizando uma seringa bem fininha, pode calibrar para uma pressão negativa e vedar depois, assim quando a pressão do vácuo for maior que a interna, a membrana é pressionada e vc tem o sinal pra acionar o motor, dai pode-se usar um temporizador pro motor e tá fechado o ciclo...

eu achei as fotos nos emails antigos do grupo de foguetismo a agua...[/quote:66c0b78048]

Que achado interessante Osvaldo.
Como criar a pressão negativa e vedar sem perder a pressão?
Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

eu tava pensando em uma agulha de insulina enquanto o epoxi ainda não curou, dai vc retira o ar de dentro e puxa a agulha... o epoxi não deixa entrar mais ar. mas tambem pode ser presionando o botão pra expulsar o ar antes de vedar ou fechar na placa de aluminio..... só não sei direito como fica a calibração disto.... ai ia precisar de alguma traquitana mais bem feita. Mas acredito, que pro proposito a que se destina... posa sim dar certo... eu mesmo não fiz... mas a ideia é valida...

Outro jeito de poder se calibar que pode funcionar deve ser montando em cima do botão uma porca mais alta e um parafuso empurando uma mola que presiona o botão... ai com a mola certa (acho que uma de caneta ja resolve), apertando o parafuso vc calibra com que pressão aciona o botão, sendo que quanto mais apertado, maior vai ser o vácuo necessário pra desligar o sensor...

Com dois destes deve dar pra fazer os sensores pra ligar, quando o vácuo cai e desligar quando atinge o valor desejado...
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Mais simples que isso é utilizar o atuador a vácuo que é usado em carros antigos a carburador. Eu testei deixar ligado direto e gostei.

Agora, o melhor mesmo é comprar lá fora o micro-vacuum-switch que custa entre $18 e $25.
Responder