Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)
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Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)
Sei que muitos aqui gostariam de fibrar uma asa para ter um acabamento melhor e aumentar a resistência. O grande problema é encontrar material ou tutorial em português que explique este processo, que no final das contas é muito mais simples do que muitos pensam.
Como também me interesso pelo assunto, há uns 3 anos comecei a procurar informações sobre como fibrar uma asa e fuselagem. Juntando um pouquinho de informação aqui e outra ali e depois de algumas asas fibradas, cheguei a um processo que para mim é muito fácil e prático. Isso não quer dizer que esta é a melhor forma de laminar uma asa, muito menos a mais correta; é simplesmente a forma que gosto de fazer. Por tanto, não considero este tópico um tutorial, mas sim uma tentativa de transferir o conhecimento que compilei sobre o assunto.
Em primeiro lugar faço três alertas:
1) Resina epoxy e pó de fibra (quando lixamos depois de curado) são [b:9c9fbc4681]cancerígenos e alergênicos[/b:9c9fbc4681]. Todos os processos devem ser feitos com mascara e luvas cirúrgicas. Mesmo assim corre-se o risco de desenvolver alergia ao longo do tempo. Eu comecei há ter este ano!!!
2) Acabamento com tecido de fibra e resina epoxy não é tão barato quanto, por exemplo, fita de empacotar; portanto não aconselho a compra de materiais alternativos (resina mais barata, tecido mais pesado, tesoura de camelô, etc), pois o resultado não será o mesmo que este tutorial busca.
3) Até pegar o jeito, gastasse mais tempo para laminar uma asa. Portanto, é necessário paciência e um pouco de dedicação. Outro ponto importantíssimo é ter TODO o material já em mãos e preparado para não perder tempo quando a resina já estiver misturada.
Lista de Materiais:
- Asa e contramolde do corte de isopor;
- Luva e mascara cirugica;
- Tesoura para tecido – Tem que ser boa para não desfiar o tecido;
- Cola 3M77;
- Resina e endurecedor epoxy. A que uso é a LY5052 da Araldide vendido na www.maxepoxi.com.br . É uma resina carinha, mas vale cada centavo;
- Tecido de fibra de vidro 85gr/m² também vendido na Max Epóxi;
- Papel toalha, aqueles de cozinha;
- Rolo de espuma pequeno;
- Copo plástico;
- Espátula ou cartão plástico para espalhar a resina;
- Balança digital para acertar a proporção da resina;
- Mylar - o mais fino vendido na www.cisel.com.br . Pode se usar chapa de pulmão, ver detalhes mais a frente;
- Plástico para fazermos saco de vácuo, vendido por metro em lojas de plástico na Florêncio de Abreu, p.ex.
- Cola Quente para lacrar o saco;
- Gerador de vácuo (motor de geladeira, etc);
- Muito peso (livros, sacos de areia, anilhas, etc).
[b:9c9fbc4681]1º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Ter a asa em mãos já preparada, limpa e com os reforços no lugar e preferencialmente sem buracos e depressões. A laminação não esconderá grandes defeitos. O melhor é continuar com o processo de preparação com Liteplast ou massa similar.
* Importante: Faça o corte da asa contando com o aileron, pois no final do processo teremos o aileron pronto com perfil da asa, sem a necessidade de faze-lo em balsa ou depron (!!!).
Para o exemplo usarei uma asa novo para meu pylon Elétron cortada na CNC do Luiz Eduardo (ele aceita encomendas!)
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2584783920103836451LzTNKe][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb09.webshots.com/30152/2584783920103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Asa nova do Elétron cortada em CNC, com 96cm de envergadura, pesando neste momento [b:9c9fbc4681]36gr[/b:9c9fbc4681].
[b:9c9fbc4681]2º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Cortar o mylar com formato próximo ao da asa, deixando rente no bordo de ataque e 5mm de sobra no bordo de fuga. Deve-se cortar um pedaço para parte inferior e outro para parte superior da asa.
O mylar é utilizado para ter uma superfície lisa e brilhante. Muitos pintam ele, pois durante a cura da resina a tinta é transferida para a asa. O único problema neste caso é que se a transferência não for perfeita, a pintura ficará falhada, estragando todo o processo e tornando necessário a entelagem da asa.
Eu particularmente não pinto porque o isopor que temos no Brasil te a superfície muito irregular, deixando sempre alguns pontinhos (pin holes) sem a transferência. Uma forma de tentar minimizar os pin holes é encerrar 4 ou 5 vezes o mylar e caprichar na tinta sobre o mylar, só tendo cuidado com o peso final.
Neste caso o uso do mylar é para evitar a transferência de vincos do saco de vácuo para a asa.
Mesmo que você não venha utilizar o vácuo, pode utilizá-lo com peso sobre o contramolde, que verá mais adiante.
Uma alternativa ao mylar seria chapa de pulmão. Neste caso recomendo encera-la, pois já tive uma péssima experiência no passado: a chapa grudou na laminação! Consegui tira-la, mas estragou um pouco a asa.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2764349190103836451FmrCbk][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb11.webshots.com/35722/2764349190103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Mylar embaixo e sobre a asa. Não costumo encera-lo nem pinta-lo.
[b:9c9fbc4681]3º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Aplicação do tecido de fibra. Começaremos fixando o tecido pela parte superior da asa. Para isso utilizaremos a cola 3M77.
Nesta asa em particular, coloquei na parte superior uma faixa de tecido sobre a junção das duas metades. Apliquei nesta região uma camada fina (nevoa) de 3M77 e colei o tecido.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2859843610103836451KJGwLc][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb17.webshots.com/42320/2859843610103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Agora, para colocar o tecido em toda a parte superior da asa, abri um pedaço grande dele e apliquei em toda asa o 3M77. Pressionei levemente a asa sobre o tecido em um ângulo de 45º aproximadamente. Esta angulação é opcional, mas ganhasse muito em resistência de torção, mas perdesse um pouco de material.
Agora, porque coloquei a asa sobre o tecido e não ao contrário? Como faço minhas asas sozinho, fica muito difícil esticar o tecido sem criar nenhuma ruga ou vinco sem ter que tirar e colar várias vezes da asa. Desta forma fica legal de primeira.
*Importante: Evite (tentar) descolar o tecido já aplicado na asa. Provavelmente ele desfiará.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2024915070103836451KeBUjH][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb21.webshots.com/11220/2024915070103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Asa “colada” no tecido a 45º.
Ainda com a asa sobre o tecido (sem tirar do lugar), comece a cortar com uma boa tesoura o excesso. Deixe sobra de 1cm no bordo de ataque e pontas de asa, suficiente para dobrar para parte inferior. No bordo de fuga deixa 0,5cm, pois não faremos dobras aqui.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2686914430103836451yGjEsB][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb14.webshots.com/42893/2686914430103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Excesso de tecido cortado
Agora apliquei 3M77 na parte inferior do bordo de ataque e pontas de asa e cole a sobre de tecido nestes pontos. No bordo de fuga não há necessidade deste processo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2007951410103836451EsyDqo][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb36.webshots.com/41443/2007951410103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Sobra de tecido colado na parte inferior
Depois disso, estiquei novamente o tecido e apliquei 3M77 na parte inferior da asa. Em seguida, pressionei ela contra o tecido, cortando o excesso deste rente ao bordo de ataque e pontas de asa, deixando apenas no bordo de fuga 0,5cm de excesso.
* Importante: Cuidado ao cortar o tecido rente ao bordo de ataque. Evite desfiar o tecido ou até mesmo cortar um pedaço do BA
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2143844700103836451FQybvs][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb45.webshots.com/27948/2143844700103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Tecido aplicado na parte inferior da asa já com excessos cortados
[b:9c9fbc4681]4º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Aplicando resina, o momento tão esperado! Mas antes disso vamos terminar de preparar o “ambiente”. Devemos colocar primeiro o plástico que servira para fazer o saco de vácuo, sobre ele o mylar da parte inferior já cortado anteriormente. Agora, colocamos a asa com a parte inferior para cima, pois começaremos por ela.
Agora de luvas nas mãos, misture na proporção correta em um copo plástico a resina e endurecedor. Cuidado, pois existe diferença entre proporção por volume e peso. Eu sempre faço por peso.
Para esta asa misturei um total de 42gr de resina e endurecedor, mesmo sabendo que não usaria nem 30gr. É sempre bom sobrar do que faltar e ter que parar tudo para misturar mais.
A partir deste momento temos que “correr” contra o relógio, pois esta mistura tem um tempo de vida antes de virar gel. Esta resina em particular, além de ter baixa viscosidade, tem 40 minutos de pot life, o que facilita muito nosso trabalho.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2852647420103836451XzCMyC][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb51.webshots.com/10610/2852647420103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Resinaaaaa!
Agora com o copo em mãos é só ir despejando generosamente (metade da mistura) a resina ao longo da asa, preferencialmente na linha onde seria o CG. Com a espátula ou cartão, vá espalhando rapidamente a resina sobre a asa, tomando cuidando quando chegar ao bordo de ataques para não arrancar o tecido. Procure sempre “puxar” a resina para o bordo de fuga e para os lados. Depois de bem espalhando, continue utilizando a espátula para retirar o excesso, podendo voltar para o copo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2352432760103836451YiOVec][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb38.webshots.com/40549/2352432760103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Resina despejada na asa
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Resina já espalhada uniformemente e retirado o grosso do excesso
Agora para tirar mais excesso de resina devemos usar papel toalha. Pegue um pedaço continuo que cubra toda a envergadura da asa (se possível). Com a ajuda de um rolinho, faça pressão contra o papel várias vezes. Repita o processo com um novo pedaço de papel.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2227329590103836451VqVWpj][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb21.webshots.com/42900/2227329590103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Papel toalha tirando o excesso de resina
Vire a asa, coloque sobre o mylar já posicionado sob ela, tomando o cuidado de deixar o bordo de ataque e sem sobras com mylar e repita o processo na parte superior da asa. Em seguida, coloque o segundo mylar sobre a asa.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2288149210103836451tfPioQ][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb37.webshots.com/40740/2288149210103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Parte superior da asa com resina sendo aplicada
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2955478610103836451rUfrsc][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb20.webshots.com/40723/2955478610103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Depois da resina espalhada uniformemente, retirar o excesso com papel toalha
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2920841140103836451JtrbrX][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb44.webshots.com/7019/2920841140103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Mylar posicionado sobre a asa
[b:9c9fbc4681]5º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Vamos ensacar a asa! Mesmo que não utilizei vácuo, você pode utilizar o plástico (ou saco), não tendo a necessidade de fechado, pois colocaremos o contramolde e peso para garantira a uniformidade da impregnação da resina no isopor e tecido de fibra.
Utilizando a dica do Márcio que faz fantásticas asas laminadas, utilizei cola quente para selar o saco de vácuo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2213224220103836451RMOuWE][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb63.webshots.com/42814/2213224220103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Selando o plástico para virar saco de vácuo
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2984138610103836451hZwiYZ][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb64.webshots.com/40191/2984138610103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Saco já com vácuo aplicado
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2681051110103836451yzqLqZ][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb39.webshots.com/32294/2681051110103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Vacuomentro indicando 22in/hg de pressão negativa
Agora com o vácuo aplicado colocamos os contramoldes da asa na parte inferior e superior e em seguida bastante peso, principalmente se não utilizar vácuo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2630243830103836451Lkqgbh][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb02.webshots.com/43137/2630243830103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Contramoldes para garantir o formato correto da asa
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2308927760103836451JuHtBu][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb52.webshots.com/40243/2308927760103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Peso para dar uma forcinha e garantira que a asa não sofra deformação pelo vácuo
Agora basta deixar a resina curar. No caso desta resina tem cura inicial de 12h e total em 24h. Pode acelerar com calor em estufa, caindo para 4h e 8h respectivamente. Como minha estufa estava desligada, deixei 6h aplicando vácuo continuamente e mais 18h apenas com o peso.
[b:9c9fbc4681]6º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Agora veremos se tudo que fizemos deu certo! É só tirar os pesos, cortar o saco plástico (pra quem usou vácuo) e cuidadosamente ir retirando o mylar. Pronto! Ai está a asa laminada e quase pronta pra uso!
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2242416820103836451GyaHBA][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb49.webshots.com/40816/2242416820103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Parte superior da asa com resina curada
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2073249530103836451nMGfft][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb63.webshots.com/20222/2073249530103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
É possível ver alguns pin holes e depressões.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2423372210103836451wwBvEA][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb64.webshots.com/17983/2423372210103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Parte inferior. No bordo de ataque temos excesso de resina que o vácuo puxou. E no bordo de fuga temos sobra de tecido para cortar.
Com a ajuda de uma régua de aço e um estilete, cortamos o excesso de tecido no bordo de fuga, e com uma lixa 100, cuidadosamente lixamos o bordo de ataque para tirar o excesso de resina seca. Agora sim a asa está pronta para o acabamento final de entelagem ou pintura. O último não recomendo tinta com solventes, pois ela pode entrar por algum pin hole e derreter seu isopor!
Gastei para laminar a asa aproximadamente 1:30h, sem contar o tempo que levei para preparar a asa (reforços de vareta, lixa, acabamento inicial e etc). Considero um ótimo tempo pela qualidade que temos no final.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2532166510103836451jLBwfa][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb23.webshots.com/40342/2532166510103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Asa sem sobras, pronta para acabamento
[b:9c9fbc4681]7º – Passo – Extra[/b:9c9fbc4681]
Vamos aproveitar a laminação para fazer nosso ailerons já com “dobradiças”, deixando a asa melhor ainda. Este processo só funcionou comigo quando utilizei esta resina em especifico; testei com duas outras mas o aileron ficou mole e a “dobradiça” quebradiça.
Na parte inferior da asa, marque com uma caneta onde deve ser os ailerons.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2995111590103836451QASynr][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb04.webshots.com/24259/2995111590103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Marcação de aileron
Fixei a régua de aço utilizando fita crepe. Assim não corremos o risco da régua sair do lugar estragando todo o processo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2623936170103836451kURmbC][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb13.webshots.com/19596/2623936170103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Régua fixada na posição do corte do aileron
Agora com muito cuidado e apenas com a pontinha do estilete, vá cortando a fibra, penetrando o mínimo no isopor para não cortar a fibra da pare superior.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2451191960103836451xjAhRj][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb51.webshots.com/42418/2451191960103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Corte de aileron
Solte a régua e desça-a 1mm a 2mm em paralelo ao corte feito. Repita o processo do corte anterior
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2252749820103836451FaRNVx][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb20.webshots.com/38291/2252749820103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Novo corte paralelo
Corte as “pontas” dos ailerons. Neste caso você deve cortar a fibra de baixo e de cima para fazer o corte total das fibras.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2316291210103836451QEiNcV][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb39.webshots.com/37478/2316291210103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Corte das pontas dos ailerons.
Seus ailerons devem ficar semelhantes a este:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2903748140103836451mFQfxf][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb27.webshots.com/39386/2903748140103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Retire cuidadosamente o filete de isopor e fibra que ficou.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2288517170103836451YzBIQQ][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb58.webshots.com/8697/2288517170103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Aileron sem filete
Com a ajuda de uma lixa grossa (100), lixei apenas um pouco o corte das “pontas” dos ailerons para não ficar enroscando durante o comando
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2507496850103836451FQqKMl][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb32.webshots.com/40543/2507496850103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Lixando as pontas
Pronto! Você já tem os ailerons instalados, e o melhor, seguindo o perfil da sua asa. Só existe um porém para este método: Caso o filete retirado for muito grande, o comando de aileron pode ficar muito mole, ocasionando eventualmente flutter. Neste caso, coloque uma fita adesiva (durex) nessa calha, deixando o comando mais duro.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2207882120103836451QlHedP][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb15.webshots.com/43534/2207882120103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Ailerons prontos. Deflexão pra pra cima
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2874997710103836451FncGyE][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb50.webshots.com/6833/2874997710103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Ailerons prontos. Deflexão pra baixo
No final, depois dos ailerons cortados e tudo mais, a asa ficou com 83gr, engordando apenas 47gr desde o inicio da laminação. Considerando a resistência e acabamento que ficou, está ótimo!
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2023356360103836451tBFnIT][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb05.webshots.com/24452/2023356360103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Peso final
Espero que tenha conseguido ilustrar o processo. O ideal seria um tutorial em vídeo, mas não foi dessa vez, quem sabe na próxima!
Como também me interesso pelo assunto, há uns 3 anos comecei a procurar informações sobre como fibrar uma asa e fuselagem. Juntando um pouquinho de informação aqui e outra ali e depois de algumas asas fibradas, cheguei a um processo que para mim é muito fácil e prático. Isso não quer dizer que esta é a melhor forma de laminar uma asa, muito menos a mais correta; é simplesmente a forma que gosto de fazer. Por tanto, não considero este tópico um tutorial, mas sim uma tentativa de transferir o conhecimento que compilei sobre o assunto.
Em primeiro lugar faço três alertas:
1) Resina epoxy e pó de fibra (quando lixamos depois de curado) são [b:9c9fbc4681]cancerígenos e alergênicos[/b:9c9fbc4681]. Todos os processos devem ser feitos com mascara e luvas cirúrgicas. Mesmo assim corre-se o risco de desenvolver alergia ao longo do tempo. Eu comecei há ter este ano!!!
2) Acabamento com tecido de fibra e resina epoxy não é tão barato quanto, por exemplo, fita de empacotar; portanto não aconselho a compra de materiais alternativos (resina mais barata, tecido mais pesado, tesoura de camelô, etc), pois o resultado não será o mesmo que este tutorial busca.
3) Até pegar o jeito, gastasse mais tempo para laminar uma asa. Portanto, é necessário paciência e um pouco de dedicação. Outro ponto importantíssimo é ter TODO o material já em mãos e preparado para não perder tempo quando a resina já estiver misturada.
Lista de Materiais:
- Asa e contramolde do corte de isopor;
- Luva e mascara cirugica;
- Tesoura para tecido – Tem que ser boa para não desfiar o tecido;
- Cola 3M77;
- Resina e endurecedor epoxy. A que uso é a LY5052 da Araldide vendido na www.maxepoxi.com.br . É uma resina carinha, mas vale cada centavo;
- Tecido de fibra de vidro 85gr/m² também vendido na Max Epóxi;
- Papel toalha, aqueles de cozinha;
- Rolo de espuma pequeno;
- Copo plástico;
- Espátula ou cartão plástico para espalhar a resina;
- Balança digital para acertar a proporção da resina;
- Mylar - o mais fino vendido na www.cisel.com.br . Pode se usar chapa de pulmão, ver detalhes mais a frente;
- Plástico para fazermos saco de vácuo, vendido por metro em lojas de plástico na Florêncio de Abreu, p.ex.
- Cola Quente para lacrar o saco;
- Gerador de vácuo (motor de geladeira, etc);
- Muito peso (livros, sacos de areia, anilhas, etc).
[b:9c9fbc4681]1º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Ter a asa em mãos já preparada, limpa e com os reforços no lugar e preferencialmente sem buracos e depressões. A laminação não esconderá grandes defeitos. O melhor é continuar com o processo de preparação com Liteplast ou massa similar.
* Importante: Faça o corte da asa contando com o aileron, pois no final do processo teremos o aileron pronto com perfil da asa, sem a necessidade de faze-lo em balsa ou depron (!!!).
Para o exemplo usarei uma asa novo para meu pylon Elétron cortada na CNC do Luiz Eduardo (ele aceita encomendas!)
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2584783920103836451LzTNKe][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb09.webshots.com/30152/2584783920103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Asa nova do Elétron cortada em CNC, com 96cm de envergadura, pesando neste momento [b:9c9fbc4681]36gr[/b:9c9fbc4681].
[b:9c9fbc4681]2º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Cortar o mylar com formato próximo ao da asa, deixando rente no bordo de ataque e 5mm de sobra no bordo de fuga. Deve-se cortar um pedaço para parte inferior e outro para parte superior da asa.
O mylar é utilizado para ter uma superfície lisa e brilhante. Muitos pintam ele, pois durante a cura da resina a tinta é transferida para a asa. O único problema neste caso é que se a transferência não for perfeita, a pintura ficará falhada, estragando todo o processo e tornando necessário a entelagem da asa.
Eu particularmente não pinto porque o isopor que temos no Brasil te a superfície muito irregular, deixando sempre alguns pontinhos (pin holes) sem a transferência. Uma forma de tentar minimizar os pin holes é encerrar 4 ou 5 vezes o mylar e caprichar na tinta sobre o mylar, só tendo cuidado com o peso final.
Neste caso o uso do mylar é para evitar a transferência de vincos do saco de vácuo para a asa.
Mesmo que você não venha utilizar o vácuo, pode utilizá-lo com peso sobre o contramolde, que verá mais adiante.
Uma alternativa ao mylar seria chapa de pulmão. Neste caso recomendo encera-la, pois já tive uma péssima experiência no passado: a chapa grudou na laminação! Consegui tira-la, mas estragou um pouco a asa.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2764349190103836451FmrCbk][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb11.webshots.com/35722/2764349190103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Mylar embaixo e sobre a asa. Não costumo encera-lo nem pinta-lo.
[b:9c9fbc4681]3º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Aplicação do tecido de fibra. Começaremos fixando o tecido pela parte superior da asa. Para isso utilizaremos a cola 3M77.
Nesta asa em particular, coloquei na parte superior uma faixa de tecido sobre a junção das duas metades. Apliquei nesta região uma camada fina (nevoa) de 3M77 e colei o tecido.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2859843610103836451KJGwLc][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb17.webshots.com/42320/2859843610103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Agora, para colocar o tecido em toda a parte superior da asa, abri um pedaço grande dele e apliquei em toda asa o 3M77. Pressionei levemente a asa sobre o tecido em um ângulo de 45º aproximadamente. Esta angulação é opcional, mas ganhasse muito em resistência de torção, mas perdesse um pouco de material.
Agora, porque coloquei a asa sobre o tecido e não ao contrário? Como faço minhas asas sozinho, fica muito difícil esticar o tecido sem criar nenhuma ruga ou vinco sem ter que tirar e colar várias vezes da asa. Desta forma fica legal de primeira.
*Importante: Evite (tentar) descolar o tecido já aplicado na asa. Provavelmente ele desfiará.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2024915070103836451KeBUjH][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb21.webshots.com/11220/2024915070103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Asa “colada” no tecido a 45º.
Ainda com a asa sobre o tecido (sem tirar do lugar), comece a cortar com uma boa tesoura o excesso. Deixe sobra de 1cm no bordo de ataque e pontas de asa, suficiente para dobrar para parte inferior. No bordo de fuga deixa 0,5cm, pois não faremos dobras aqui.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2686914430103836451yGjEsB][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb14.webshots.com/42893/2686914430103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Excesso de tecido cortado
Agora apliquei 3M77 na parte inferior do bordo de ataque e pontas de asa e cole a sobre de tecido nestes pontos. No bordo de fuga não há necessidade deste processo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2007951410103836451EsyDqo][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb36.webshots.com/41443/2007951410103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Sobra de tecido colado na parte inferior
Depois disso, estiquei novamente o tecido e apliquei 3M77 na parte inferior da asa. Em seguida, pressionei ela contra o tecido, cortando o excesso deste rente ao bordo de ataque e pontas de asa, deixando apenas no bordo de fuga 0,5cm de excesso.
* Importante: Cuidado ao cortar o tecido rente ao bordo de ataque. Evite desfiar o tecido ou até mesmo cortar um pedaço do BA
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2143844700103836451FQybvs][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb45.webshots.com/27948/2143844700103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Tecido aplicado na parte inferior da asa já com excessos cortados
[b:9c9fbc4681]4º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Aplicando resina, o momento tão esperado! Mas antes disso vamos terminar de preparar o “ambiente”. Devemos colocar primeiro o plástico que servira para fazer o saco de vácuo, sobre ele o mylar da parte inferior já cortado anteriormente. Agora, colocamos a asa com a parte inferior para cima, pois começaremos por ela.
Agora de luvas nas mãos, misture na proporção correta em um copo plástico a resina e endurecedor. Cuidado, pois existe diferença entre proporção por volume e peso. Eu sempre faço por peso.
Para esta asa misturei um total de 42gr de resina e endurecedor, mesmo sabendo que não usaria nem 30gr. É sempre bom sobrar do que faltar e ter que parar tudo para misturar mais.
A partir deste momento temos que “correr” contra o relógio, pois esta mistura tem um tempo de vida antes de virar gel. Esta resina em particular, além de ter baixa viscosidade, tem 40 minutos de pot life, o que facilita muito nosso trabalho.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2852647420103836451XzCMyC][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb51.webshots.com/10610/2852647420103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Resinaaaaa!
Agora com o copo em mãos é só ir despejando generosamente (metade da mistura) a resina ao longo da asa, preferencialmente na linha onde seria o CG. Com a espátula ou cartão, vá espalhando rapidamente a resina sobre a asa, tomando cuidando quando chegar ao bordo de ataques para não arrancar o tecido. Procure sempre “puxar” a resina para o bordo de fuga e para os lados. Depois de bem espalhando, continue utilizando a espátula para retirar o excesso, podendo voltar para o copo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2352432760103836451YiOVec][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb38.webshots.com/40549/2352432760103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Resina despejada na asa
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Resina já espalhada uniformemente e retirado o grosso do excesso
Agora para tirar mais excesso de resina devemos usar papel toalha. Pegue um pedaço continuo que cubra toda a envergadura da asa (se possível). Com a ajuda de um rolinho, faça pressão contra o papel várias vezes. Repita o processo com um novo pedaço de papel.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2227329590103836451VqVWpj][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb21.webshots.com/42900/2227329590103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Papel toalha tirando o excesso de resina
Vire a asa, coloque sobre o mylar já posicionado sob ela, tomando o cuidado de deixar o bordo de ataque e sem sobras com mylar e repita o processo na parte superior da asa. Em seguida, coloque o segundo mylar sobre a asa.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2288149210103836451tfPioQ][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb37.webshots.com/40740/2288149210103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Parte superior da asa com resina sendo aplicada
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2955478610103836451rUfrsc][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb20.webshots.com/40723/2955478610103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Depois da resina espalhada uniformemente, retirar o excesso com papel toalha
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2920841140103836451JtrbrX][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb44.webshots.com/7019/2920841140103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Mylar posicionado sobre a asa
[b:9c9fbc4681]5º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Vamos ensacar a asa! Mesmo que não utilizei vácuo, você pode utilizar o plástico (ou saco), não tendo a necessidade de fechado, pois colocaremos o contramolde e peso para garantira a uniformidade da impregnação da resina no isopor e tecido de fibra.
Utilizando a dica do Márcio que faz fantásticas asas laminadas, utilizei cola quente para selar o saco de vácuo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2213224220103836451RMOuWE][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb63.webshots.com/42814/2213224220103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Selando o plástico para virar saco de vácuo
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2984138610103836451hZwiYZ][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb64.webshots.com/40191/2984138610103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Saco já com vácuo aplicado
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2681051110103836451yzqLqZ][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb39.webshots.com/32294/2681051110103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Vacuomentro indicando 22in/hg de pressão negativa
Agora com o vácuo aplicado colocamos os contramoldes da asa na parte inferior e superior e em seguida bastante peso, principalmente se não utilizar vácuo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2630243830103836451Lkqgbh][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb02.webshots.com/43137/2630243830103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Contramoldes para garantir o formato correto da asa
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2308927760103836451JuHtBu][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb52.webshots.com/40243/2308927760103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Peso para dar uma forcinha e garantira que a asa não sofra deformação pelo vácuo
Agora basta deixar a resina curar. No caso desta resina tem cura inicial de 12h e total em 24h. Pode acelerar com calor em estufa, caindo para 4h e 8h respectivamente. Como minha estufa estava desligada, deixei 6h aplicando vácuo continuamente e mais 18h apenas com o peso.
[b:9c9fbc4681]6º – Passo[/b:9c9fbc4681]
Agora veremos se tudo que fizemos deu certo! É só tirar os pesos, cortar o saco plástico (pra quem usou vácuo) e cuidadosamente ir retirando o mylar. Pronto! Ai está a asa laminada e quase pronta pra uso!
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2242416820103836451GyaHBA][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb49.webshots.com/40816/2242416820103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Parte superior da asa com resina curada
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2073249530103836451nMGfft][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb63.webshots.com/20222/2073249530103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
É possível ver alguns pin holes e depressões.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2423372210103836451wwBvEA][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb64.webshots.com/17983/2423372210103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Parte inferior. No bordo de ataque temos excesso de resina que o vácuo puxou. E no bordo de fuga temos sobra de tecido para cortar.
Com a ajuda de uma régua de aço e um estilete, cortamos o excesso de tecido no bordo de fuga, e com uma lixa 100, cuidadosamente lixamos o bordo de ataque para tirar o excesso de resina seca. Agora sim a asa está pronta para o acabamento final de entelagem ou pintura. O último não recomendo tinta com solventes, pois ela pode entrar por algum pin hole e derreter seu isopor!
Gastei para laminar a asa aproximadamente 1:30h, sem contar o tempo que levei para preparar a asa (reforços de vareta, lixa, acabamento inicial e etc). Considero um ótimo tempo pela qualidade que temos no final.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2532166510103836451jLBwfa][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb23.webshots.com/40342/2532166510103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Asa sem sobras, pronta para acabamento
[b:9c9fbc4681]7º – Passo – Extra[/b:9c9fbc4681]
Vamos aproveitar a laminação para fazer nosso ailerons já com “dobradiças”, deixando a asa melhor ainda. Este processo só funcionou comigo quando utilizei esta resina em especifico; testei com duas outras mas o aileron ficou mole e a “dobradiça” quebradiça.
Na parte inferior da asa, marque com uma caneta onde deve ser os ailerons.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2995111590103836451QASynr][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb04.webshots.com/24259/2995111590103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Marcação de aileron
Fixei a régua de aço utilizando fita crepe. Assim não corremos o risco da régua sair do lugar estragando todo o processo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2623936170103836451kURmbC][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb13.webshots.com/19596/2623936170103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Régua fixada na posição do corte do aileron
Agora com muito cuidado e apenas com a pontinha do estilete, vá cortando a fibra, penetrando o mínimo no isopor para não cortar a fibra da pare superior.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2451191960103836451xjAhRj][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb51.webshots.com/42418/2451191960103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Corte de aileron
Solte a régua e desça-a 1mm a 2mm em paralelo ao corte feito. Repita o processo do corte anterior
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2252749820103836451FaRNVx][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb20.webshots.com/38291/2252749820103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Novo corte paralelo
Corte as “pontas” dos ailerons. Neste caso você deve cortar a fibra de baixo e de cima para fazer o corte total das fibras.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2316291210103836451QEiNcV][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb39.webshots.com/37478/2316291210103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Corte das pontas dos ailerons.
Seus ailerons devem ficar semelhantes a este:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2903748140103836451mFQfxf][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb27.webshots.com/39386/2903748140103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Retire cuidadosamente o filete de isopor e fibra que ficou.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2288517170103836451YzBIQQ][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb58.webshots.com/8697/2288517170103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Aileron sem filete
Com a ajuda de uma lixa grossa (100), lixei apenas um pouco o corte das “pontas” dos ailerons para não ficar enroscando durante o comando
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2507496850103836451FQqKMl][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb32.webshots.com/40543/2507496850103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Lixando as pontas
Pronto! Você já tem os ailerons instalados, e o melhor, seguindo o perfil da sua asa. Só existe um porém para este método: Caso o filete retirado for muito grande, o comando de aileron pode ficar muito mole, ocasionando eventualmente flutter. Neste caso, coloque uma fita adesiva (durex) nessa calha, deixando o comando mais duro.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2207882120103836451QlHedP][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb15.webshots.com/43534/2207882120103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Ailerons prontos. Deflexão pra pra cima
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2874997710103836451FncGyE][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb50.webshots.com/6833/2874997710103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Ailerons prontos. Deflexão pra baixo
No final, depois dos ailerons cortados e tudo mais, a asa ficou com 83gr, engordando apenas 47gr desde o inicio da laminação. Considerando a resistência e acabamento que ficou, está ótimo!
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2023356360103836451tBFnIT][img:9c9fbc4681]http://inlinethumb05.webshots.com/24452/2023356360103836451S600x600Q85.jpg[/img:9c9fbc4681][/URL]
Peso final
Espero que tenha conseguido ilustrar o processo. O ideal seria um tutorial em vídeo, mas não foi dessa vez, quem sabe na próxima!
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[quote:39d77bf6e4="bliberato"]opa tem como mostrar como fazer a fuselagem!?
abraçoo[/quote:39d77bf6e4]
Infelizmente não tenho previsão de fazer uma fuselagem fibrada. Entretanto, vc pode seguir o procedimento descrito para asa sobre a fixação do tecido com 3M77, como passar a resina (talvez tenha que utilizar um pincel para facilitar em algumas regiões) e por último retirar o excesso com o papel toalha.
Normalmente não se coloca a fuselagem no vácuo pq o vinco do saco marcará a fibragem. Tem que deixar curar ao " ar livre", ou se possível na estufa a 50ºC a 60ºC.
abraçoo[/quote:39d77bf6e4]
Infelizmente não tenho previsão de fazer uma fuselagem fibrada. Entretanto, vc pode seguir o procedimento descrito para asa sobre a fixação do tecido com 3M77, como passar a resina (talvez tenha que utilizar um pincel para facilitar em algumas regiões) e por último retirar o excesso com o papel toalha.
Normalmente não se coloca a fuselagem no vácuo pq o vinco do saco marcará a fibragem. Tem que deixar curar ao " ar livre", ou se possível na estufa a 50ºC a 60ºC.