Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.

Moderador: Alvaro Sala

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 05 Dez 2008 17:42

Não vi sua mensagem antes. A resposta é não: a resina de poliester irá atacar o isopor.

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 05 Dez 2008 21:31

Cyber, se me permite, já vou deixar registrado aqui o link da minha construção.
Mais tarde, eu posto algumas fotos e vídeos, para enriquecer o tópico, porque vale
a pena.

Segue o link da construção: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51861

Abs

lfelipea
membro

Mensagempor lfelipea » 08 Dez 2008 14:38

Parabéns pelo tópico Cyber.
Também uso o processo de vacuum bag, só que para laminação de pranchas. É bem parecido. Aviões são hobbie para o qual extendi a aplicação do processo.
Tem uma empresa da qual compro que possui materiais para trabalho com vácuo, como filmes, tacky tape (uma fita para selar o saco), etc. Não sei se posso citar aqui o nome da empresa.
Estou tentando inivar nos materiais, usar composites e etc.
Poderia mandar alguma foto do seu motor que usa para fazer o vácuo? estou usando uma bomba de vácuo junto com um compressor, mas como tenho que deixar o equipamento ligado durante todo o processo queria usar um motor de geladeira que é mais barato.
Com relação ao vacuostato que perguntaram, já quis usar, porém o preço me desanimou. Achei desde R$500 até R$1300!!!! desisti da idéia rapidamente.

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 08 Dez 2008 14:49

Deval,

Claro, pode colocar o link sim!!

lfelipea,

Pode falar o nome da empresa sim! Alias, aqui em SP não sei onde encontraria esse material, só sei uma empresa do Rio que é a Barracuda que tem bastante coisa pra isso.

Eu utilizo um motorzinho de geladeira e deixo ligado por 6hr fazendo vácuo na peça. Depois de desligado, deixo as outras 18hr apenas com o contra peso.
Quanto ao vacuostato aqui é um absurdo. Nos EUA custa $20,00 o micro e funciona perfeito.

Conte mais da sua experiência sobre o assunto.

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 10 Dez 2008 09:53

[quote:d0569aa559="Cyberware"]Deval,

Claro, pode colocar o link sim!!

lfelipea,

Pode falar o nome da empresa sim! Alias, aqui em SP não sei onde encontraria esse material, só sei uma empresa do Rio que é a Barracuda que tem bastante coisa pra isso.

Eu utilizo um motorzinho de geladeira e deixo ligado por 6hr fazendo vácuo na peça. Depois de desligado, deixo as outras 18hr apenas com o contra peso.
Quanto ao vacuostato aqui é um absurdo. Nos EUA custa $20,00 o micro e funciona perfeito.

Conte mais da sua experiência sobre o assunto.[/quote:d0569aa559]

Valeu Cyber,

Quanto a manter o vácuo, não daria para dobrar a mangueira e garroteá-la com
um alicate de pressão? É o que me veio a cabeça neste momento.

Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 10 Dez 2008 10:38

[quote:63ba170f54="DEVAL"]Valeu Cyber,

Quanto a manter o vácuo, não daria para dobrar a mangueira e garroteá-la com
um alicate de pressão? É o que me veio a cabeça neste momento.

Abs[/quote:63ba170f54]

O meu maior problema é ter o saco 100% lacrado, o que não estou conseguindo. Pra compensar isso deixo a máquina ligada direto.

osvaldoljunior
membro

Mensagempor osvaldoljunior » 10 Dez 2008 11:22

Dá pra fabricar um sensor de pressão on/off com um controle remoto velho...

Tinha uma galera que fazia pra foguetes de agua, pra acionar o segundo estágio no momento certo....

Vc pega o circuito de um controle remoto e corta um pedaço de uma tecla, utiliza o teclado de borracha, dai vc cola o a boracha na placa da tecla, ou prensa entre duas chapas de aluminio,uma delas com um furo pra borracha do controle....

Vc tera pressão atmosferica dentro da tecla, utilizando uma seringa bem fininha, pode calibrar para uma pressão negativa e vedar depois, assim quando a pressão do vácuo for maior que a interna, a membrana é pressionada e vc tem o sinal pra acionar o motor, dai pode-se usar um temporizador pro motor e tá fechado o ciclo...

eu achei as fotos nos emails antigos do grupo de foguetismo a agua...
Anexos
pressure switch4.jpg
pressure switch4.jpg (14.71 KiB) Exibido 17452 vezes
pressure switch3.jpg
pressure switch3.jpg (15.71 KiB) Exibido 17452 vezes
pressure switchjpg2.jpg
pressure switchjpg2.jpg (15.89 KiB) Exibido 17452 vezes
pressure switch.jpg
pressure switch.jpg (28.1 KiB) Exibido 17452 vezes
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 12 Dez 2008 06:11

[quote:66c0b78048="osvaldoljunior"]Dá pra fabricar um sensor de pressão on/off com um controle remoto velho...

Tinha uma galera que fazia pra foguetes de agua, pra acionar o segundo estágio no momento certo....

Vc pega o circuito de um controle remoto e corta um pedaço de uma tecla, utiliza o teclado de borracha, dai vc cola o a boracha na placa da tecla, ou prensa entre duas chapas de aluminio,uma delas com um furo pra borracha do controle....

Vc tera pressão atmosferica dentro da tecla, utilizando uma seringa bem fininha, pode calibrar para uma pressão negativa e vedar depois, assim quando a pressão do vácuo for maior que a interna, a membrana é pressionada e vc tem o sinal pra acionar o motor, dai pode-se usar um temporizador pro motor e tá fechado o ciclo...

eu achei as fotos nos emails antigos do grupo de foguetismo a agua...[/quote:66c0b78048]

Que achado interessante Osvaldo.
Como criar a pressão negativa e vedar sem perder a pressão?
Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!

osvaldoljunior
membro

Mensagempor osvaldoljunior » 12 Dez 2008 08:57

eu tava pensando em uma agulha de insulina enquanto o epoxi ainda não curou, dai vc retira o ar de dentro e puxa a agulha... o epoxi não deixa entrar mais ar. mas tambem pode ser presionando o botão pra expulsar o ar antes de vedar ou fechar na placa de aluminio..... só não sei direito como fica a calibração disto.... ai ia precisar de alguma traquitana mais bem feita. Mas acredito, que pro proposito a que se destina... posa sim dar certo... eu mesmo não fiz... mas a ideia é valida...

Outro jeito de poder se calibar que pode funcionar deve ser montando em cima do botão uma porca mais alta e um parafuso empurando uma mola que presiona o botão... ai com a mola certa (acho que uma de caneta ja resolve), apertando o parafuso vc calibra com que pressão aciona o botão, sendo que quanto mais apertado, maior vai ser o vácuo necessário pra desligar o sensor...

Com dois destes deve dar pra fazer os sensores pra ligar, quando o vácuo cai e desligar quando atinge o valor desejado...

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 12 Dez 2008 10:24

Mais simples que isso é utilizar o atuador a vácuo que é usado em carros antigos a carburador. Eu testei deixar ligado direto e gostei.

Agora, o melhor mesmo é comprar lá fora o micro-vacuum-switch que custa entre $18 e $25.

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 27 Mar 2009 21:14

Cyber, qdo voce fibra as empenagens em balsa, coloca tecido nos dois lados ou em
um lado só, na parte superior por exemplo ?
Eu penso em usar balsa 2mm no profundor e fibrar os dois lados ou usar balsa
3mm e fibrar somente a parte de cima, e no estabilizador vertical usar a mais fina
e fibrar dos dois lados, será que vai bem ?

Abs

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 27 Mar 2009 22:07

Tem que ser dos dois lado, pq pode empenar a balsa. Já aconteceu comigo e perdi a empenagem!

guewald
membro

Mensagempor guewald » 19 Jan 2011 22:58

Estou tendo um problema com a laminação a vácuo. O cano que vem da bomba sempre entope com o próprio saco antes de aplicar o vacuo por toda a área, alguem tem alguma solução?

Pedroni
membro

Mensagempor Pedroni » 03 Fev 2011 07:43

- Desculpem-me por ressucitar o tópico, mas observando outros postados, que são tão bons quanto ao seu, tenho muita dificuldade em encotrar Mylar (ou "poliester cristal" como alguns chamam). Aqui em Curitiba, parece que ninguem sabe o que é...

Algumas duvidas:

- qual a espessura utilizada, pude observar que cortou de um rolo o necessario para cobrir a asa.
- seria possivel sua substituição por chapas de PET

Obrigado.

@braço

Pedroni
Voar, voar, subir, subir...

agressiva
membro

material para usar no lugar do mylar

Mensagempor agressiva » 26 Abr 2012 19:16

Pessoal, estou reativando o topico por uma questao boa.

Ontem laminei minha asa seguindo os passos deste tutorial mais como nao tinha o mylar e as radiografias são muito pequenas fiz um teste usando aquele papel que vem atraz das folhas de vinyl.

A resina não adere a parte lustrosa do papel.
Minha asa ficou perfeita e o melhor ... da pra comprar vinyl de qualquer tamanho e usar a parte de traz ou entao ir nessas lojas que colocam vinyl nos carros e pegar o papel que sobra.

Abraços a todos.
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com

RPaschoal
membro

Mensagempor RPaschoal » 29 Ago 2012 01:51

servo o papel de traz do "contact" ?
Grato
Ricardo Paschoal

agressiva
membro

Mensagempor agressiva » 29 Ago 2012 22:04

serve sim
Fenzy90 - Copter X 450

2.6m zagi, 3.5m VANT

UAVP-NG /MK

PROPELLER AERIALS

The brasilian house of UAV.

brquad.blogspot.com

RPaschoal
membro

Mensagempor RPaschoal » 29 Ago 2012 23:31

Agressiva ?? esse nick é legal ....

tenho uma embaladora de vacuo na fabrica . aquelas quadradas que agente ve em supermercado com uma tampa de acrilico.

acha que se eu laminar a balsa dos dois lados , colocar entre o papel do contact e colocar nun saco e embalar a vacuo vai dar certo ?? isso é bom acabamento e sem precisar lixar ?
Grato

Ricardo Paschoal

Vitaum
membro
Contato:

Mensagempor Vitaum » 16 Dez 2012 08:23

PessoAll,

Estou tentando ler esse tópico para aprender como fazer essa laminação de fibra, mas as fotos da primeira página não estão aparecendo. Tem como resolver isso?
Muito obrigado.

Vitaum.

RPaschoal
membro

Mensagempor RPaschoal » 16 Dez 2012 13:51

humm essas fotos sao importantes !! oque houve que elas sumiram ?

Vitaum
membro
Contato:

Mensagempor Vitaum » 02 Jan 2013 10:25

Será q não vão atualizar esse tópico com as fotos iniciais q sumiram?

chrispaiva
membro

Mensagempor chrispaiva » 28 Jan 2013 14:52

Olá, todas as imagens do seu post estão fora do ar.

caribeiro
membro

Mensagempor caribeiro » 15 Set 2013 17:18

Alguma possibilidade de recuperar os links das fotos?

Moiado
membro

Re: Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)

Mensagempor Moiado » 15 Set 2013 18:58

[quote:a7bd693ae5="Cyberware"]Sei que muitos aqui gostariam de fibrar uma asa para ter um acabamento melhor e aumentar a resistência. O grande problema é encontrar material ou tutorial em português que explique este processo, que no final das contas é muito mais simples do que muitos pensam.

.............................

Espero que tenha conseguido ilustrar o processo. O ideal seria um tutorial em vídeo, mas não foi dessa vez, quem sabe na próxima![/quote:a7bd693ae5]

Por que não estou conseguindo visualizar as imagens????? Será que o problema é só comigo?? :cry:

Moiado
membro

Re: Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)

Mensagempor Moiado » 15 Set 2013 19:01

[quote:d0348f4fc9="Cyberware"]Sei que muitos aqui gostariam de fibrar uma asa para ter um acabamento melhor e aumentar a resistência. O grande problema é encontrar material ou tutorial em português que explique este processo, que no final das contas é muito mais simples do que muitos pensam.

Espero que tenha conseguido ilustrar o processo. O ideal seria um tutorial em vídeo, mas não foi dessa vez, quem sabe na próxima![/quote:d0348f4fc9]

Por que não estou conseguindo visualizar as imagens????? Será que o problema é só comigo?? :cry:

Voltar para “Artigos”