Máquina de Vacuum Forming

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Laercio,
Valeu pelas dicas, é o que vou fazer mesmo, pois já dei uma boa estudada, mas a ansiedade me obrigou a fazer os testes antes de ter tudo pronto. :)

Lazza,
Me parece que o aspirador ainda é a melhor opção para máquinas caseiras, pois as bombas de carro e de geladeira demoram muito para puxar o ar e neste tempo o material esfria.

San,
As fotos ficam BEM melhores que seu desenhos :lol:
Pelo que entendi, o quadro com o "acetato" fica entre a mesa e o aquecedor.
Isso não desperdiça muito calor?
Sua máquina é quase Pro.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Aproveitei um tempinho para começar a dar um trato no molde do carrinho.

Até agora consegui dar uma nivelada na base dele, o que provavelmente fará com que ele tenha menos vincos.

Mais tarde vou ver se sobra tempo para iniciar os furos.
Anexos
MVC-016S.JPG
MVC-016S.JPG (17.89 KiB) Exibido 37534 vezes
MVC-015S.JPG
MVC-015S.JPG (27.48 KiB) Exibido 37534 vezes
MVC-014S.JPG
MVC-014S.JPG (24.53 KiB) Exibido 37534 vezes
MVC-013S.JPG
MVC-013S.JPG (31.09 KiB) Exibido 37534 vezes
MVC-012S.JPG
MVC-012S.JPG (26.32 KiB) Exibido 37534 vezes
MVC-011S.JPG
MVC-011S.JPG (22.37 KiB) Exibido 37534 vezes
MVC-010S.JPG
MVC-010S.JPG (23.03 KiB) Exibido 37534 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Edgar,

Se me permite uma sugestão, coloque calços de uns dois centímetros embaixo do molde, assim o plástico será puxado para baixo do molde ficando a parte lateral perfeita.

Mais furos tbm seriam úteis para criar maior área de absorção do ar.

Tenho uma engenhoca bem pequena, só para detalhes e a única diferença é que furei em raios e não em paralelo.

Abs

Norton
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Ed a moldura é solta igual a sua , dai levando e coloco perto da resistencia , quando embarriga eu só desso a moldura e encosto na mesa furada já com o aspirador ligado , outra dica importante , borrife agua com detergente no molde de gesso antes de tirar a peça , pois ja aconteceu comigo de o pet grudar no gesso .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Aproveitei a hora do almoço para marcar onde pretendo fazer os furinhos e fiz os furões na parte inferior.

Depois faço os furinhos e volto o último teste pra máquina e testo com a pistola de ar quente.
Anexos
MVC-018S.JPG
MVC-018S.JPG (23.21 KiB) Exibido 37501 vezes
MVC-017S.JPG
MVC-017S.JPG (22.11 KiB) Exibido 37501 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Mai 14, 2009 2:17 pm
Localização: Campins, SP

Mensagem por Sípoli »

Edgard, tenho um conhecido que faz plastimodelos (ele tem fábrica de kits mesmo, não é montador) e o cara me ensinou uma coisa que eu nem imaginava fazer, sei que agora é tarde para o seu caso mas sempre vale a pena aprender mais.

Ao invés de fazer o molde cheio de gesso ele me ensinou a só fazer a casca, tipo ovo de pascoa, assim no caso dos furinhos ia ser facinho, era só fazer o furinho de cima pra baixo que a broquinha iria transpassar a casca de gesso rapidinho, fora que para trabalhar o molde fica bem mais leve e fácil de segurar pois ele é "oco" e dá pra segurar pelas bordas...
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

[quote:65ba84cf6a="Sípoli"]Edgard, tenho um conhecido que faz plastimodelos (ele tem fábrica de kits mesmo, não é montador) e o cara me ensinou uma coisa que eu nem imaginava fazer, sei que agora é tarde para o seu caso mas sempre vale a pena aprender mais.

Ao invés de fazer o molde cheio de gesso ele me ensinou a só fazer a casca, tipo ovo de pascoa, assim no caso dos furinhos ia ser facinho, era só fazer o furinho de cima pra baixo que a broquinha iria transpassar a casca de gesso rapidinho, fora que para trabalhar o molde fica bem mais leve e fácil de segurar pois ele é "oco" e dá pra segurar pelas bordas...[/quote:65ba84cf6a]
E como fazer só uma casca sipoli ??? essa é boa e novidade , ensina nóis ai meuuu.
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:e2574623e6="sancler"]E como fazer só uma casca sipoli ??? essa é boa e novidade , ensina nóis ai meuuu.[/quote:e2574623e6]

Em vez de derramar o gesso todo dentro do molde, você o aplica (pincel/espátula)em camadas finas, com ele não muito líquido.
Eu uso esse processo, mas com massa plástica para funilaria.
Para fazer uma peça ou um protótipo até que vai bem, mas se pretende fazer muitas peças, então deve fazer o plug com resina ou alumínio fundido.

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Mai 14, 2009 2:17 pm
Localização: Campins, SP

Mensagem por Sípoli »

Isso mesmo T.C., no meu caso eu não espalho com nada além da força da gravidade, só que se começar o processo não pode mais parar e deixar secar. O cara lá me ensinou a espalhar com pincel mas achei que ia dar mais trabalho do que ficar espalhando com a gravidade mesmo...

No meu caso eu joguei um pouco do gesso no teto da bolha e fiquei rodando ela para o gesso se espalhar pelas laterais, traseira e frente, conforme ele ia se endurecendo ele perdia a capacidade de se espalhar e eu metia mais um pouco de gesso e fui fazendo isso até conseguir a espessura que eu achei suficiente.

A noite quero ver se tiro umas fotos do meu molde e posto aqui pra vocês.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Legal a dica.

Mas tem que ser uma casca bem grossa, não tem não?
Se não o gesso quebra, não quebra não?

Quando esta bolha ficar legal, vou tentar fazer outro molde usando esta técnica, a partir dela, para depois fazer mudanças no modelo.
Responder