Máquina de Vacuum Forming

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.

Moderador: Alvaro Sala

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 06 Jul 2009 13:21

Laercio,
Valeu pelas dicas, é o que vou fazer mesmo, pois já dei uma boa estudada, mas a ansiedade me obrigou a fazer os testes antes de ter tudo pronto. :)

Lazza,
Me parece que o aspirador ainda é a melhor opção para máquinas caseiras, pois as bombas de carro e de geladeira demoram muito para puxar o ar e neste tempo o material esfria.

San,
As fotos ficam BEM melhores que seu desenhos :lol:
Pelo que entendi, o quadro com o "acetato" fica entre a mesa e o aquecedor.
Isso não desperdiça muito calor?
Sua máquina é quase Pro.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 06 Jul 2009 13:26

Aproveitei um tempinho para começar a dar um trato no molde do carrinho.

Até agora consegui dar uma nivelada na base dele, o que provavelmente fará com que ele tenha menos vincos.

Mais tarde vou ver se sobra tempo para iniciar os furos.
Anexos
MVC-010S.JPG
MVC-010S.JPG (23.03 KiB) Exibido 25413 vezes
MVC-011S.JPG
MVC-011S.JPG (22.37 KiB) Exibido 25413 vezes
MVC-012S.JPG
MVC-012S.JPG (26.32 KiB) Exibido 25413 vezes
MVC-013S.JPG
MVC-013S.JPG (31.09 KiB) Exibido 25413 vezes
MVC-014S.JPG
MVC-014S.JPG (24.53 KiB) Exibido 25413 vezes
MVC-015S.JPG
MVC-015S.JPG (27.48 KiB) Exibido 25413 vezes
MVC-016S.JPG
MVC-016S.JPG (17.89 KiB) Exibido 25413 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: 18 Jun 2006 20:33
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagempor NORTON » 06 Jul 2009 13:46

Edgar,

Se me permite uma sugestão, coloque calços de uns dois centímetros embaixo do molde, assim o plástico será puxado para baixo do molde ficando a parte lateral perfeita.

Mais furos tbm seriam úteis para criar maior área de absorção do ar.

Tenho uma engenhoca bem pequena, só para detalhes e a única diferença é que furei em raios e não em paralelo.

Abs

Norton

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 06 Jul 2009 14:02

Ed a moldura é solta igual a sua , dai levando e coloco perto da resistencia , quando embarriga eu só desso a moldura e encosto na mesa furada já com o aspirador ligado , outra dica importante , borrife agua com detergente no molde de gesso antes de tirar a peça , pois ja aconteceu comigo de o pet grudar no gesso .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 06 Jul 2009 15:30

Aproveitei a hora do almoço para marcar onde pretendo fazer os furinhos e fiz os furões na parte inferior.

Depois faço os furinhos e volto o último teste pra máquina e testo com a pistola de ar quente.
Anexos
MVC-017S.JPG
MVC-017S.JPG (22.11 KiB) Exibido 25380 vezes
MVC-018S.JPG
MVC-018S.JPG (23.21 KiB) Exibido 25380 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: 14 Mai 2009 14:17
Localização: Campins, SP

Mensagempor Sípoli » 06 Jul 2009 16:12

Edgard, tenho um conhecido que faz plastimodelos (ele tem fábrica de kits mesmo, não é montador) e o cara me ensinou uma coisa que eu nem imaginava fazer, sei que agora é tarde para o seu caso mas sempre vale a pena aprender mais.

Ao invés de fazer o molde cheio de gesso ele me ensinou a só fazer a casca, tipo ovo de pascoa, assim no caso dos furinhos ia ser facinho, era só fazer o furinho de cima pra baixo que a broquinha iria transpassar a casca de gesso rapidinho, fora que para trabalhar o molde fica bem mais leve e fácil de segurar pois ele é "oco" e dá pra segurar pelas bordas...

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 06 Jul 2009 16:17

[quote:65ba84cf6a="Sípoli"]Edgard, tenho um conhecido que faz plastimodelos (ele tem fábrica de kits mesmo, não é montador) e o cara me ensinou uma coisa que eu nem imaginava fazer, sei que agora é tarde para o seu caso mas sempre vale a pena aprender mais.

Ao invés de fazer o molde cheio de gesso ele me ensinou a só fazer a casca, tipo ovo de pascoa, assim no caso dos furinhos ia ser facinho, era só fazer o furinho de cima pra baixo que a broquinha iria transpassar a casca de gesso rapidinho, fora que para trabalhar o molde fica bem mais leve e fácil de segurar pois ele é "oco" e dá pra segurar pelas bordas...[/quote:65ba84cf6a]
E como fazer só uma casca sipoli ??? essa é boa e novidade , ensina nóis ai meuuu.
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1288
Registrado em: 15 Jul 2005 21:31
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor Antonio Carlos » 06 Jul 2009 16:33

[quote:e2574623e6="sancler"]E como fazer só uma casca sipoli ??? essa é boa e novidade , ensina nóis ai meuuu.[/quote:e2574623e6]

Em vez de derramar o gesso todo dentro do molde, você o aplica (pincel/espátula)em camadas finas, com ele não muito líquido.
Eu uso esse processo, mas com massa plástica para funilaria.
Para fazer uma peça ou um protótipo até que vai bem, mas se pretende fazer muitas peças, então deve fazer o plug com resina ou alumínio fundido.

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: 14 Mai 2009 14:17
Localização: Campins, SP

Mensagempor Sípoli » 06 Jul 2009 16:37

Isso mesmo T.C., no meu caso eu não espalho com nada além da força da gravidade, só que se começar o processo não pode mais parar e deixar secar. O cara lá me ensinou a espalhar com pincel mas achei que ia dar mais trabalho do que ficar espalhando com a gravidade mesmo...

No meu caso eu joguei um pouco do gesso no teto da bolha e fiquei rodando ela para o gesso se espalhar pelas laterais, traseira e frente, conforme ele ia se endurecendo ele perdia a capacidade de se espalhar e eu metia mais um pouco de gesso e fui fazendo isso até conseguir a espessura que eu achei suficiente.

A noite quero ver se tiro umas fotos do meu molde e posto aqui pra vocês.

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 06 Jul 2009 17:08

Legal a dica.

Mas tem que ser uma casca bem grossa, não tem não?
Se não o gesso quebra, não quebra não?

Quando esta bolha ficar legal, vou tentar fazer outro molde usando esta técnica, a partir dela, para depois fazer mudanças no modelo.

Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1288
Registrado em: 15 Jul 2005 21:31
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor Antonio Carlos » 06 Jul 2009 17:11

O processo é esse mesmo.
Quando a peça é um protótipo que vou usar várias vezes, eu faço a "casca" externa com massa plástica e "recheio" o interior com gesso, até ficar com a espessura desejada.

abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 06 Jul 2009 17:19

muito boa a dica adorei , valeu galera aprendi mais uma , pos meus moldes são todos masiços , só de molde aqui devo ter uns 200 kg :shock: :shock: :shock: :lol: :lol: :lol:
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: 14 Mai 2009 14:17
Localização: Campins, SP

Mensagempor Sípoli » 06 Jul 2009 21:31

Outra dica importante, o modelo não pode ter travas, ou seja ele tem que ser sempre angulado de modo a poder tirar o gesso sem estragar a bolha, reparem que este tigra que eu estou fazendo tem trava na traseira e no parachoque dianteiro (entradas de ar), isso é um empecilho, se puderem fazer sem travas é melhor.

Se repararem mais ainda verão que meu molde tem um corte bem no meio do parabrisas, foi onde eu precisei cortar o gesso pra tirar a peça de dentro da bolha original, precisei fazer em duas partes, umas do parabrisas pra tras e outra dó da frente do carro...

Como prometido...

Tô me ferrando aqui, acho que ainda sai alguma coisa daqui.

[img:f69ef7b8ca]http://img41.imageshack.us/img41/5048/dsc05626z.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img40.imageshack.us/img40/8333/dsc05627dab.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img21.imageshack.us/img21/8969/dsc05628o.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img40.imageshack.us/img40/2135/dsc05629x.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img198.imageshack.us/img198/1005/dsc05630c.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img21.imageshack.us/img21/5070/dsc5635.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img13.imageshack.us/img13/8539/dsc05634z.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img19.imageshack.us/img19/2341/dsc05633u.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img41.imageshack.us/img41/4997/dsc05632r.jpg[/img:f69ef7b8ca]
[img:f69ef7b8ca]http://img40.imageshack.us/img40/489/dsc05631y.jpg[/img:f69ef7b8ca]

Junto tem umas fotos do molde original, o vidro traseiro é mais quadrado que o do Tigra, a traseira tava meio non-sense, arrumei algumas outras formas e etc... onde tem os riscos do lápis eu ainda preciso escavar para fazer um baixo relevo para que na peça a ser tirada fique o contorno dos vincos, lanternas, portas e etc...

Aqui uma foto do carro como o molde deveria ficar ao menos parecido, com execessão das caixas de rodas.

[img:f69ef7b8ca]http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/gm/tigra-br-7.jpg[/img:f69ef7b8ca]

[img:f69ef7b8ca]http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/gm/tigra-br-tras.jpg[/img:f69ef7b8ca]

É claro que o modelo R/C é mais largo e mais curto portanto o molde teve que ser adaptado para o tigra caber no chassis...

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 06 Jul 2009 22:09

Muito bom, gostei do Tigra.

Depois podemos fazer uma troca de bolhas. :wink:

Fiz o furinhos e amanhã testo com o soprador.
Anexos
MVC-019S.JPG
MVC-019S.JPG (19.28 KiB) Exibido 25264 vezes
MVC-020S.JPG
MVC-020S.JPG (19.78 KiB) Exibido 25264 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 08 Jul 2009 16:52

Hoje testei com o soprador e se não tivesse exagerado em um local da traseira a bolha teria ficado muito boa, embora um pouco fina.

Hoje a noite eu e o Sylvio vamos fazer novos testes, com o mesmo viniterm de 0,4mm e desta vez com PET de 0,5mm também.
Anexos
MVC-021S.JPG
MVC-021S.JPG (35.56 KiB) Exibido 25200 vezes
MVC-022S.JPG
MVC-022S.JPG (27.07 KiB) Exibido 25200 vezes
MVC-023S.JPG
MVC-023S.JPG (31.81 KiB) Exibido 25200 vezes
MVC-024S.JPG
MVC-024S.JPG (36.2 KiB) Exibido 25200 vezes
MVC-025S.JPG
MVC-025S.JPG (33.96 KiB) Exibido 25200 vezes
MVC-026S.JPG
MVC-026S.JPG (30.55 KiB) Exibido 25200 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: 14 Mai 2009 14:17
Localização: Campins, SP

Mensagempor Sípoli » 08 Jul 2009 17:06

Tá ficando muito bom, vou mandar meu gesso para aí rsrsrsrs

Avatar do usuário
nelson161
membro
Mensagens: 356
Registrado em: 03 Abr 2009 18:29
Localização: Canela RS 95680-000

Mensagempor nelson161 » 08 Jul 2009 19:21

[quote:a75e32bc23="Edgard"]Legal a dica.

Mas tem que ser uma casca bem grossa, não tem não?
Se não o gesso quebra, não quebra não?[/quote:a75e32bc23]

Depois da primeira camada com 2 ou 3 mm, coloque uma camada de juta ou outro tecido bem "furado", tipo gase e mais uma camada de geso. Semelhante a laminação com fibra de vidro. Que pensando bem, dá uma ótima forma, se for para uma produção em série.
____________________
A distância de decolagem e aterrissagem não deve exceder a extensão da pista.

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 09 Jul 2009 14:45

Ontem a noite fizemos mais umas tentativas, as 2 feitas com viniterm 0,4mm ficaram bem legais e vou usar no carrinho, mas as 2 tentativas com PET 0,5mm foram catastróficas.

O PET fica totalmente branco (leitoso) e não é nada flexível, sendo assim, não dá pra ser usado.
Anexos
MVC-027S.JPG
MVC-027S.JPG (36.53 KiB) Exibido 25128 vezes
MVC-028S.JPG
MVC-028S.JPG (24.34 KiB) Exibido 25128 vezes
MVC-029S.JPG
MVC-029S.JPG (21.49 KiB) Exibido 25128 vezes
MVC-030S.JPG
MVC-030S.JPG (14.63 KiB) Exibido 25128 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: 14 Mai 2009 14:17
Localização: Campins, SP

Mensagempor Sípoli » 10 Jul 2009 09:06

Muito, muito bom mesmo!

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 10 Jul 2009 10:56

Fiz um novo filme da minha super máquina caseira de vacuum forming, agora completo e sem as falhas. :wink:

[yt]BIhEfClkYJk[/yt]
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 11 Jul 2009 09:05

eeeeeeee viva , agora tem xamego pra galera toda :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ficou muito bom o baguio ai em tiu.
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Avatar do usuário
Celso Jr.
membro
Mensagens: 552
Registrado em: 24 Set 2007 13:09
Localização: Guarapuava, Paraná

Mensagempor Celso Jr. » 11 Jul 2009 10:36

Edgard, quanto tempo ficou no forno e a que temperatura?

Ficou muito bom, tenho um projeto de automodelo caseiro e tinha desistido, agora me animei novamente.

Abraços

Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: 21 Mar 2009 17:02
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagempor sancler » 11 Jul 2009 12:13

Também resolvi fazer uma bolhas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: para colocar agua na boca do ED vão ai umas fotinhos :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
[img:2fd749ae45]http://img172.imageshack.us/img172/9435/1003281.jpg[/img:2fd749ae45]
[img:2fd749ae45]http://img27.imageshack.us/img27/2831/1003282o.jpg[/img:2fd749ae45]
[img:2fd749ae45]http://img26.imageshack.us/img26/4392/1003283m.jpg[/img:2fd749ae45]


me desculpem a maldade mas é que o meu pai me trouxe essas tainhas capturadas ontem e eu não resisti de postar para sacanear com o ED :lol: :lol: :lol:
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: 11 Mar 2004 09:48
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagempor Edgard » 11 Jul 2009 12:32

Celso,
Dá uns 5 minutos já com o forno quente, com o botão no meio da regulagem.
Mas tem que ficar olhando e quando o plástico faz uma barriga +/- do tamanho da metade da altura do molde já dá pra tirar do forno e servir.

Sancler,
Não gosto de cenouras, tá? :lol: :lol: :lol: :lol:
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

Avatar do usuário
FabrícioMC
membro
Mensagens: 552
Registrado em: 29 Jun 2006 17:48
Localização: Joinville, SC
Contato:

Mensagempor FabrícioMC » 11 Jul 2009 18:34

Hehehehe...

Imagino que seja sarcasmo né Edgard... pois uma cara vivido como tú deve saber que são ovas de tainha né? Ou não?

Abraços à todos!

P.S.: Quando eu tiver por Floripa de volta vou "me convidar" à um almoço desses viu Sancler!!!

Fabrício.


Voltar para “Artigos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante