Dihedral Dandy

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Dihedral Dandy

Mensagem por Valderramos »

Esta planta foi a última projetada por Louis Garami, como na época os "Asas Baixa" estavam na moda, o construtor resolveu projeta-lo.

Me interessei por este modelo pela sua beleza exótica e também por ser tido pelo autor como um bom voador.

O corpo foi construído com balsa maciça de 1/8" entalhada afim de se obter um perfil aerodinâmico, com base inferior de balsa mais rígida de 1/16" para fixação da asa.

A asa e o conjunto estabilizador são de balsa 1/32" Lixadas afim de melhorar o acabamento e obter-se um pequeno grau de perfil.
Anexos
Dihedral Dandy 01.jpg
Dihedral Dandy 01.jpg (31.36 KiB) Exibido 7003 vezes
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

O Trem de pouso foi construído com arame de aço 0,8 mm e fixado com cola Araldite. Ficou bem legal rsrsrsrs...

As rodinhas são de balsa envolvida com anéis de borracha, que vende em lojas de mangueiras e artigos de borracha...
Anexos
Dihedral Dandy 02.jpg
Dihedral Dandy 02.jpg (32.99 KiB) Exibido 6999 vezes
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

Tomei bastante cuidado com o CG deste modelo para não ter que adicionar chumbo, de início ficou muito atrazado... depois muito adiantado por conta do peso do trem de pouso... tive que mexer na estrutura da asa e fixação do trem de pouso para ajusta-lo. Por fim, depois de dobrar um pouco o estabilizador para cima ele planou direitinho dentro da sala da minha casa :) :)
Anexos
Dihedral Dandy 04.jpg
Dihedral Dandy 04.jpg (34.94 KiB) Exibido 6995 vezes
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

Os adornos foram todos feitos com seda nacional, passei com cola branca diluída sobre a balsa e estiquei bem o papel, por fim da um aspecto de pintura!

com a goma trançada ficou pesando 16 g.

Agora é esperar um dia sem muito vento para trima-lo no Villa!! O duro é aguentar a anciedade... nossa!! :) :)

Planta disponível em:
http://www.theplanpage.com/prev.htm

Aguardo pelas possíveis críticas dos mais experientes, como sabem, estou iniciando no Aeromodelismo e críticas são importantes para o meu desenvolvimento rsrsrs...

Abraços!!
Anexos
Dihedral Dandy 07.jpg
Dihedral Dandy 07.jpg (29.58 KiB) Exibido 6989 vezes
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Gostei do modelo e também da pintura.
Como está o planeio?
Voçê consegue ajustar o trust?
Estou aguardando o video.

abraço

alle
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:6c24ffb8d3="alle"]Gostei do modelo e também da pintura.
Como está o planeio?
Voçê consegue ajustar o trust?
Estou aguardando o video.

abraço

alle[/quote:6c24ffb8d3]

Olá Alle! Na verdade não é beeem pintura, é papel colado sobre a balsa... :D :D

Está planando estável até pousar suavemente, só preciso fazer um pequeno corte no estabilizador vertical afim de ajustar a curva no planeio.

Em relação ao Thrust, fiquei preocupado pois este modelo não prevê condições de ajustes, o projeto pede um tubo de alumínio colado diretamente sobre a fuselagem que serve de suporte e direção ao eixo. Colei prevendo a inclinação que o projeto pedia para o down Thrust e previ também ângulo de + ou - 3º de side Thrust afim de compensar o torque da hélice e provocar curva para a direita durante a descarga do motor.
Se isso não for suficiente para um bom voo, acho que vou ter que mecher na construção e adaptar algo como desenvolvido para o Roof Tramp, de forma que consiga ir dobrando o arame de aço para ajustar o Thrust...

O que acham??

Vou dar um jeito de filmar os voos!

Abraço!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Lindo modelo !!!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Valderramos...pegou o bicho do VL mesmo, heim? Bacana!!!

Ficou demais seu modelo...quero ver de perto...e eu o preservaria até o Ibira retornar...pois fará um grande sucesso voando lá dentro...

Abraços!!!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Lindo Valderramos,

No mínimo cativante...me pareçe um modelo muito fácil de construir...


...asa baixa é um tanto quanto "temperamental" de trimar e voar, todos os que fiz até hoje não voaram satisfatoriamente...

Lindo modelo parabéns!
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Re: Dihedral Dandy

Mensagem por FranciscoNeto »

Um belo achado! A continuar assim você será nomeado "The Oficial Rubber Man" do e-voo.
Parabéns!
Stick & Tissue Forever!
Responder