Construindo o Gloster Meteor F8 - CLG Escala

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

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Construindo o Gloster Meteor F8 - CLG Escala

Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:34

Anos 50. O céu estava limpo e azul. Ao ouvir o zunido, saí correndo até a rua e olhei para cima. O Meteor estava voando no dorso, no ápice de um looping. O zunido do Meteor era inconfundível. Muito diferente do som dos jatos a que estamos acostumados atualmente. Era agudo e penetrante. Para nós, naquele tempo, era o som da velocidade. O som do futuro!

A seguir, o fantástico avião entrou em mergulho e o reflexo do sol em suas asas emitiu um forte brilho transformando aquela cena num momento inesquecível. Aquilo ficou para sempre gravado em minha memória.

Não é preciso dizer o carinho que tenho por esse avião. Fazer sua versão em CLG Escala para mim era quase um compromisso.

Agora chega de conversa mole e vamos direto para o mundo das lixas, giletes, bisturis, um bom estoque de band aids, tintas e tudo o mais.

Para que a sequência do tutorial não fique interrompida, agradeceria se as dúvidas e comentários ficassem reservados para o final do tutorial.

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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:35

1- Imprimir a planta em papel com gramatura acima de 120 gramas e cortar os gabaritos.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:36

2- Transferir o desenho para a balsa e cortar as peças deixando espaço para ajuste e acabamento.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:36

Fuselagem e turbinas
3- Passar uma demão de cola branca (Cascorez Extra) bastante diluída, na consistência de um leite, nas áreas de colagem. Passar um pincel embebido com água no lado oposto para equilibrar as tensões e evitar que a peça empene.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:37

4- Deixe secar. Pincelar as áreas de colagem com cola branca diluída, de tal forma que possa ser pincelada sem esforço. Não usas de forma alguma a cola em estado puro nesta etapa da construção. molhar o lado oposto com água como foi feito na etapa anterior.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:38

5- Juntar as partes e deixar secar. A água deverá estabilizar as laterais. Se isso não ocorrer, fixe o conjunto com prendedores de roupa até secar.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:38

6- Colar os gabaritos com dupla face.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:39

7- Cortar com gilete os locais de encaixe.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:40

8- Definir as intersecções para facilitar o acabamento.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:41

Asa
9- Marcar os high points com uma caneta fina e esculpir com uma faca afiada ou uma plaina de aeromodelismo. No caso de asas convencionais, como as dos caças em geral, deve-se inicialmente afinar as pontas de forma que a vista frontal fique com a forma trapezoidal.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:42

10- Trabalhar com a faca é algo que se aprende com a prática. A faca e a gilete eram as ferramentas preferidas do Erkki. Era basicamente com elas que seus magníficos modelos eram construídos.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:43

Acabamento
11- Dar a forma definitiva em todas as partes. Depois, dar uma demão de selador acrílico bem diluído, deixar secar e lixar tudo com lixa bem fina.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:43

12- Separar as partes da asa que formam o diedro. Note que aqui também foi deixado um espaço a mais para o acabamento e ajuste final.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:45

13- Lixar o ângulo de diedro.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:46

14- Eliminar a ponta da asa direita (considerando-se que o modelo fará curva para a direita e esse é o ponto que mais sofrerá impacto com o solo na fase de trimagem)
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:46

15- Substituir a p;arte retirada por balsa duríssima ou mesmo alguma outra madeira dura, como caixeta, cedro etc... Colar com CA.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:47

16- Depois de colado, dar a forma inicialmente com a faca.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:48

17- E depois com a lixa.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:49

18- Alinhar as turbinas como o auxílio do gabarito.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:50

19- Pincelar com cola diluída todas as áreas de contato entre as turbinas e a asa. A diluição da cola é uma questão de bom censo. Deve ser muito líquida quando usada como impermeabilizante na pré colagem; para fazer a colagem, deve ser mais consistente, porém sem ficar muito grossa.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:50

20- Impermeabilizar as áreas de colagem do diedro.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:52

21- Passar cola pura nos diedros, pressionar as partes e deixar secar na posição. Use o mínimo de cola possível.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:52

Pintura
22- Dar uma demão bem diluída de tinta prata acrílica.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:53

23- Depois de seca, lixar com lixa bem fina e dar mais uma demão da mesma tinta. Pintar todos os outros detalhes da pintura antes da montagem final do modelo
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:53

24- Depois de pintado, fazer a montagem final. Colar o estabilizador ao leme, mas não colar ainda o leme na fuselagem, simplesmente deixe encaixado.
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