Construindo o Gloster Meteor F8 - CLG Escala

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

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Omar Grassetti
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:55

25- Completar a parte da fuselagem que fica sob a asa.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:56

26- Impermeabilizar com selador e finalizar com tinta prata.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:57

27- Cortar a peça de acrílico que forma o gancho de lançamento. Eu corto essas peças de um esquadro velho que serve só para isso. Fazer ranhuras na área de colagem do gancho para aumentar a adesão.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:57

28- Colar o gancho com CA.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:58

29- Checar a incidência.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:58

30- A incidência deve ser positiva, porém muito próxima de zero.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 16:59

31- Colar o leme com cola diluída. A colagem do leme, estabilizador e asa deve sempre ser fraca. Em caso de impacto (isso com certeza vai acontecer muito), é preferível que essas partes se descolem ao invés de quebrarem.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 17:00

32- Checar o CG acrescentando ou eliminado chumbo no nariz.
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 17:04

33- O modelo está pronto.

O tutorial termina aqui.

Agora vem o mais dificil, que é trimar um modelo fora de padrão como este.
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Mensagempor -NiHoN- » 27 Jan 2011 17:19

Caro Omar,

Impressionante sua forma de construção, estou seguindo suas dicas à risca e quero muito ver este modelo no Villa...por acaso será este domigo próximo? Agora eu preciso deixar minha filmadora sempre "no gatilho" com essas obras de arte voando na praça musical.

Estava só aguardando terminar o tutorial para poder postar, elogiar e apreciar esta sua construção. Tanto pelo fator sentimental a qual vimos a realidade na flor da pele, quanto pelas fotos.

É uma imensa inspiração para mim e a todos os novos praticantes de VL´s que acompanham este forum.

Abraços!!

Fernando Yanaguita
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...

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Omar Grassetti
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Mensagempor Omar Grassetti » 27 Jan 2011 17:30

Fernando,

Domingo estarei lá no Villa trimando o Meteor. Este não é um modelo fácil de trimar. Na verdade faze-lo voar será um verdadeiro desafio. Se ele fizer um belo looping refletindo o sol no mergulho já me darei por satisfeito.

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Anderson jose
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Mensagempor Anderson jose » 03 Fev 2011 13:03

Caro omar, primeiramente é lindo esse modelo digo isto comparando com o original, pois moro em curitiba e tem a base aerea Sindacta não lembro qual é mas é um sindacta e na entrada tem um gloster meteor f8 de exposiçãorealmente muito lindo.

Mas a minha duvida é: essa qualtidade de balsa usada não deixa o modelo muito pesado? pois toda vez que faço um modelo assim não voa e uso bals 1/16 da midway e dão dá muito certo, o que devo fazer?
Mostrou os defeitos e erros, tudo bem, mas aproveite a oportunidade para apresentar a solução!!

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Omar Grassetti
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Mensagempor Omar Grassetti » 03 Fev 2011 19:25

Anderson

Vamos tomar como base um modelo tipo Zero, ou outros caças semelhntes.

Para uma envergadura de mais ou menos 25 centímetros o modelo deve pesar entre 9 e 12 gramas. Se for mais para 9 gramas o modelo voará mais lentamente e subirá menos. O inverso se dá se o modelo estiver com o peso mais para as 12 gramas.

Os dois voarão bem de qualquer forma se:
1- a decalagem for zero ou quase zero positivo.
2- Tiver suficiente área de leme e estabilizador (apica-se os mesmos princípios de qualquer outro modelo de voo livre)
3- CG entre 35% e 50% (vai depender da área de estabilizador x momento do mesmo – novamente os mesmos princípios de voo livre)
4- finalmente, um pouco de sorte e muita paciência ao trimar o modelo.

Essa não é uma modalidade fácil. Esses modelos me dão muito mais trabalho para trimar do que se eu estivesse trimando um Wakefield, um P-30 ou um Coup d'Hiver.


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