Campeonato brasieliro de Vôo Livre - Ideias

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Campeonato brasieliro de Vôo Livre - Ideias

Mensagem por Alexandre Cruz »

Pessoal acho que já temos massa crítica suficiente para fazermos um campeonato brasileiro de vôo-livre.

Como na Argentina, o campeonato não precisa ser pomposo e deve contemplar as categorias que mais voamos e gostamos. Eu sugiro pensarmos em alguma coisa para o ano que vem, pode até ser em um fim de semana comum já que não devemos voar tantas categorias assim. O que acham?

Eu sei que no brasil se voa:
- CLG (6", 8", 12" e escala)
- Formula Brasil
- Chico
- Vespinha
- P30
- F1B

Pela experiência que tivemos é possível voar duas categorias por dia com folga se essas não forem FAI.

VAMOS TENTAR?
Massao Hata
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Estou dentro seja onde e em que data for 8)

Imagino que deveríamos ter uma categoria representada em cada área:
Catapulta
Reboque
Borracha
Motor (essa é bem complicada)

Dentre dessas, eu acho que deveriamos tentar categorias internacionais, deixemos Vespinhas e Chicos para as provas tradicionais no Villa Lobos.
Alguns exemplos:

Catapulta: CLGs de várias medidas
Borracha: P30
Reboque: A1
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Beto,
Tô contigo. Classes "monomodelo" como o Chico e o Vespinha são porta de entreda e voáveis num Villa-Lobos (os CLGs também).

Pra fazer um encontro no interior, eu me concentraria em P-30 e A1 , como modalidades, digamos intermediárias nas quais nós, os domingueiros, passariamos a ter contato com modelos de mais desempenho.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Considero fundamental que tenhamos modalidades mais avançadas como P-30 e A1, ambas muito me motivam, o difícil vai ser conseguir local para realizar testes.
Acredito que caberia também algo do genero "domingueiro" como borracha até 25", planador (algo intermediário) e CLG (apenas 1 especificação) vedada a participação de modelos comerciais, com elas estariamos promovendo a integração daqueles que por algum motivo não venham a participar daquelas modalidades.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Francisco,
Eu discordo. Dá perfeitamente pra trimar um P-30 ou um A1 no Villa-Lobos, e as classes mais principiantes já têm provas em andamento, aliás você podia terminar seu Vespinha e marcar uns tempos pro postal do Jim Moseley antes de 31 de julho.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Exemplo de A1, o Mini Cirrus antigo kit da Aerobrás, projeto do Erkki Bohn, um Chico maior:
[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2964675300102601432ycuVeU][img:b117cf2fa1]http://inlinethumb07.webshots.com/40326/2964675300102601432S600x600Q85.jpg[/img:b117cf2fa1][/URL]

Tenho as plantas que digitalizei e o Manga passou para Corel e permitir corte a laser. Este meu foi cortado na Argentina pelo Alfredo Baños, ainda tenho 2 kits das nervuras e outras peças menores.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Exemplo de P30, o Saturno do Alex Cruz. Desses quatro ainda tenho 3, o outro levei de presente para o Alfredo quando fui a Embalse este ano:

[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2089424150102601432whzomh][img:433942bc5b]http://inlinethumb53.webshots.com/44020/2089424150102601432S600x600Q85.jpg[/img:433942bc5b][/URL]

Este modelo está bem divulgado em várias revistas e existe corte a laser pelo Fabricio e pelo Alfredo.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Senti falta de categorias para elástico em escala... tipo as nacionais do FAC (Flying Aces Club). Nos EUA é o evento de VL mais divertido e popular. Se não me engano ocorre de 2 em 2 anos.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Na minha opinião o nacional tem que envolver aquilo que queremos voar/construir. Se tem gente voando escala, façamos uma modalidade de escala, se tem indoor façamos indoor, assim como FAI e etc...

O que é importante, na minha opinião, é que o nacional seja uma oportunidade de nos juntarmos e nos forçarmos a desenvolver modelos. Acho válido que se tenha "modelos de desempenho" assim como modelos old timer, sport, escala etc...
Acho importante também tentarmos ter modelos de todos os tipos como borracha, reboque e motor o que ajuda a incentivar novos praticantes.

Abri esse tópico para discutirmos ideias e ver se há interesse em aumentar o voo livre no país, todas as opiniões são válidas agora.

Minha sugestão por enquanto, caso cada categoria possua 4 ou mais praticantes é:
AMA P30
AMA Catapult
FAA 1/2A
FAI F1H Nordic A1
FAI F1B Wakefield(ranking para 2013)
Escala ilimitada

Links para AMA http://www.modelaircraft.org/files/2011-2012OutdoorFreeFlightrev2.pdf
FAI http://www.fai.org/aeromodelling/system/files/sc4_vol_f1_freeflight_11.pdf
FAA http://www.faa.org.ar/downloads/medio%20A.pdf
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Algumas considerações:
Vale lembrar que o campeonato brasileiro das categorias FAI valem como ranking para compor a equipe para o mundial da França em 2013, isso vale para F1A, F1B e F1C, passa a constar do calendário da COBRA para 2012.

Gostei da idéia da motor 1/2A, podemos usar Cox ou Norvel, basta ter um tempo de motor maior para os motores mais fracos.

Para quem já fez e voou um Chico, o Mini Cirrus A1 tem a mesma dificuldade de construção (a fuselagem é idêntica, somente maior) e é mais fácil de trimar e rebocar.
Responder