Campeonato Brasileiro de Voo Livre - Quem Vai?
Moderador: Alvaro Sala
- Alexandre Cruz
- membro
- Mensagens: 1072
- Registrado em: 03 Jan 2004 21:55
- Localização: S. Carlos 13564-002
Campeonato Brasileiro de Voo Livre - Quem Vai?
Acho que temos que tentar e começar de alguma forma.
Favetta team participaria de algumas provas, tenho certeza.
O Marcos Alcantara se nao participar (e disse que entraria no F1B pra fazer numero) pode ajudar muito na organização.
O Alleoni estou certo que participaria também.
Fora isso precisamos ir recrutando mais gente. Se não tem divulgação não tem participantes, sem participantes não tem divulgação. Precisamos quebrar o ciclo em algum ponto...
Claro que os participantes não precisam se inscrever em todas as provas, só naquelas que querem voar. Podemos fazer uma enquete ou coisa do tipo onde cada um que participaria de um nacional diz o que gostaria de voar, assim decidimos as categorias de acordo com a participação.
Favetta team participaria de algumas provas, tenho certeza.
O Marcos Alcantara se nao participar (e disse que entraria no F1B pra fazer numero) pode ajudar muito na organização.
O Alleoni estou certo que participaria também.
Fora isso precisamos ir recrutando mais gente. Se não tem divulgação não tem participantes, sem participantes não tem divulgação. Precisamos quebrar o ciclo em algum ponto...
Claro que os participantes não precisam se inscrever em todas as provas, só naquelas que querem voar. Podemos fazer uma enquete ou coisa do tipo onde cada um que participaria de um nacional diz o que gostaria de voar, assim decidimos as categorias de acordo com a participação.
- Anexos
-
- Brasileiro_VL.jpg (39.76 KiB) Exibido 13597 vezes
Massao Hata
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
- Localização: Vinhedo SP - 50
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- Alexandre Cruz
- membro
- Mensagens: 1072
- Registrado em: 03 Jan 2004 21:55
- Localização: S. Carlos 13564-002
- FranciscoNeto
- membro
- Mensagens: 498
- Registrado em: 26 Abr 2010 17:37
- Localização: Indaiatuba - SP
Creio que estamos falando de 2012. No caso eu me arriscaria em:
CLG
P-30
F1H
Se for ainda em 2011, aí fico no CLG e + 1.
[quote:bdc5642efb="Alexandre Cruz"]Fora isso precisamos ir recrutando mais gente. Se não tem divulgação não tem participantes, sem participantes não tem divulgação. Precisamos quebrar o ciclo em algum ponto...
[/quote:bdc5642efb]
Colocou o dedo na ferida.
Ainda nesta semana em MP para o Alvaro escrevi: "...é preciso fazer alguma coisa em prol do aumento de praticantes do vôo-livre se não quisermos ver essa modalidade desaparecer por completo."
Vamos abrir um tópico sobre o assunto ou vocês acham melhor iniciar a troca de idéias no dia 30 após a prova de CLG?
CLG
P-30
F1H
Se for ainda em 2011, aí fico no CLG e + 1.
[quote:bdc5642efb="Alexandre Cruz"]Fora isso precisamos ir recrutando mais gente. Se não tem divulgação não tem participantes, sem participantes não tem divulgação. Precisamos quebrar o ciclo em algum ponto...
[/quote:bdc5642efb]
Colocou o dedo na ferida.
Ainda nesta semana em MP para o Alvaro escrevi: "...é preciso fazer alguma coisa em prol do aumento de praticantes do vôo-livre se não quisermos ver essa modalidade desaparecer por completo."
Vamos abrir um tópico sobre o assunto ou vocês acham melhor iniciar a troca de idéias no dia 30 após a prova de CLG?
Stick & Tissue Forever!
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6281
- Registrado em: 25 Dez 2003 10:30
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
Me permitam um parêntesis aqui.
Fui no Nacional em Rosario e vi que a coisa é séria quando se trata de aumentar o número de praticantes das modalidades de VL, todos aqui tem essa consciência de que a coisa pode desaparecer, pois bem, o esforço dos clubes é justamente escalar times de gente entusiasmada e promover "escolas de modelismo" nas escolas da região, sugiro que RAPIDAMENTE o grupo se preocupe e leve a cabo um projeto que possa ser apresentado nas escolas que faça promover a coisa nos níveis mais baixos, um exemplo bacana é convidar primeiramente as escolas para ver uma competição qualquer, depois identificar interessados, começar aulas básicas para atrair a molecada que nunca ouviu falar disso.
Um link entre os modelistas de cada região e as escolas é fundamental para divulgar o VL.
Fui no Nacional em Rosario e vi que a coisa é séria quando se trata de aumentar o número de praticantes das modalidades de VL, todos aqui tem essa consciência de que a coisa pode desaparecer, pois bem, o esforço dos clubes é justamente escalar times de gente entusiasmada e promover "escolas de modelismo" nas escolas da região, sugiro que RAPIDAMENTE o grupo se preocupe e leve a cabo um projeto que possa ser apresentado nas escolas que faça promover a coisa nos níveis mais baixos, um exemplo bacana é convidar primeiramente as escolas para ver uma competição qualquer, depois identificar interessados, começar aulas básicas para atrair a molecada que nunca ouviu falar disso.
Um link entre os modelistas de cada região e as escolas é fundamental para divulgar o VL.
-
- membro
- Mensagens: 100
- Registrado em: 05 Jan 2009 16:51
- Localização: Bocaina - São Paulo
Bom Dia Amigos,
Achei a ideia maravilhosa!
Acredito que quanto mais modalidades se voar no campeonato é melhor.
Da para voar ate 4 categorias em um dia, sendo 5 voos e rodadas de 1,5 horas.
Ate voaria F1-B e F1-G, para dar número; mas acredito que meus modelos vão se desmanchar na subida; esta tudo vencido por aqui as colas a entelagem o piloto, (não tenho 80 anos mas meus modelos são da época do Grande Nutini e Solon)
Abraço
Marcos Alcântara
Achei a ideia maravilhosa!
Acredito que quanto mais modalidades se voar no campeonato é melhor.
Da para voar ate 4 categorias em um dia, sendo 5 voos e rodadas de 1,5 horas.
Ate voaria F1-B e F1-G, para dar número; mas acredito que meus modelos vão se desmanchar na subida; esta tudo vencido por aqui as colas a entelagem o piloto, (não tenho 80 anos mas meus modelos são da época do Grande Nutini e Solon)
Abraço
Marcos Alcântara
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- Alexandre Cruz
- membro
- Mensagens: 1072
- Registrado em: 03 Jan 2004 21:55
- Localização: S. Carlos 13564-002
Desenvolvendo o que o Alexandre e o Yamin já falaram: divulgação é o ponto chave e divulgação para um público que tenha potencial, como por exemplo clubes e escolas.
Oferecer aulas de VL em clubes por exemplo me parece o ideal. Alia-se o possivel interesse do clube em desenvolver uma atividade super interessante para os sócios à comodidade de se ter um ginásio para voar indoor (a maioria dos clubes possui quadras cobertas.
Há também a possibilidade de se "recrutar" novos praticantes junto à clubes de escotismos. Eles tem atividades que rendem "medalhinhas" aos meninos e meninas, chamadas de "especialidades". Por exemplo, um escoteiro que tem habilidade para cozinhar, passa por um prova específica e ganha uma "especialidade", uma medalhinha de cozinheiro. Outro que gosta de montar acampamentos ganha a especialidade de "pioneiro" e assim por diante. Há dezenas de especialidades que se pode almejar. Obviamente há a especialidade de "aeromodelista", "nautimodelista", "plastimodelista" e assim por diante. Não seria difícil encontrar um grupo escoteiro que esteja disposto a organizar/receber aulas de aeromodelismo. Ao final do curso os participantes estariam aptos a ganhar a tal medalhinha de "aeromodelista"
Oferecer aulas de VL em clubes por exemplo me parece o ideal. Alia-se o possivel interesse do clube em desenvolver uma atividade super interessante para os sócios à comodidade de se ter um ginásio para voar indoor (a maioria dos clubes possui quadras cobertas.
Há também a possibilidade de se "recrutar" novos praticantes junto à clubes de escotismos. Eles tem atividades que rendem "medalhinhas" aos meninos e meninas, chamadas de "especialidades". Por exemplo, um escoteiro que tem habilidade para cozinhar, passa por um prova específica e ganha uma "especialidade", uma medalhinha de cozinheiro. Outro que gosta de montar acampamentos ganha a especialidade de "pioneiro" e assim por diante. Há dezenas de especialidades que se pode almejar. Obviamente há a especialidade de "aeromodelista", "nautimodelista", "plastimodelista" e assim por diante. Não seria difícil encontrar um grupo escoteiro que esteja disposto a organizar/receber aulas de aeromodelismo. Ao final do curso os participantes estariam aptos a ganhar a tal medalhinha de "aeromodelista"
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
- Localização: Vinhedo SP - 50
[quote:f417b29a02="sdbruder"]Para o público mais geral e que não sabe absolutamente nada sobre as categorias de vôo livre, alguém podia colocar também um explicação rápida & sucinta do que seria cada categoria (CLG, P30, F1B, F1G, F1H, F1J) ?[/quote:f417b29a02]
bora:
CLG: modelos que voam lançados por uma catapulta (uma espécie de estilingue), são de pequeno porte, em geral na faixa de 30 cm de asa para menos. Sobem muito rápido, os menores de 15 cm chegam a sumir de vista e descem planando. Voos devem ser de 60 ou 90 segundos. O famoso bom, barato e rápido de construir.
P30: modelos com propulsão a borracha torcida, que usam a mesma hélice de 9"1/2 e não podem ter nenhuma dimensão maior do que 30" (76.2cm). Peso mínimo de 40g do modelo e levar no máximo mais 10g de borracha. Voos de 2 minutos.
F1G (Copa de Inverno): modelos com propulsão a borracha torcida, que devem pesar no mínimo 70g e levar no máximo mais 10g de borracha. Possuem hélices recolhíveis e nenhum limite quanto ao material construtivo nem dimensões. Voos são de 2 minutos.
F1B (Wakefield): modelos com propulsão a borracha torcida, que devem possuir área máxima de 19 dm2 somando asa e estabilizador, pesar no mínimo 200g e levar no máximo mais 30g de borracha. Possuem hélices recolhíveis e nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 3 e 4 minutos.
F1H (Nordic A1): modelos com reboque (humano) por cabo de 50m, que devem possuir área máxima de 18 dm2 somando asa e estabilizador e pesar no mínimo 220g. Não possuem nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 2 minutos.
F1J (Motor 1/2A): modelos com propulsão a motor a explosão (glow por exemplo) com capacidade máxima de 1 cc (.06) e tempo máximo de 5 segundos de funcionamento, que devem pesar no mínimo 160g. Não possuem nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 2 minutos.
bora:
CLG: modelos que voam lançados por uma catapulta (uma espécie de estilingue), são de pequeno porte, em geral na faixa de 30 cm de asa para menos. Sobem muito rápido, os menores de 15 cm chegam a sumir de vista e descem planando. Voos devem ser de 60 ou 90 segundos. O famoso bom, barato e rápido de construir.
P30: modelos com propulsão a borracha torcida, que usam a mesma hélice de 9"1/2 e não podem ter nenhuma dimensão maior do que 30" (76.2cm). Peso mínimo de 40g do modelo e levar no máximo mais 10g de borracha. Voos de 2 minutos.
F1G (Copa de Inverno): modelos com propulsão a borracha torcida, que devem pesar no mínimo 70g e levar no máximo mais 10g de borracha. Possuem hélices recolhíveis e nenhum limite quanto ao material construtivo nem dimensões. Voos são de 2 minutos.
F1B (Wakefield): modelos com propulsão a borracha torcida, que devem possuir área máxima de 19 dm2 somando asa e estabilizador, pesar no mínimo 200g e levar no máximo mais 30g de borracha. Possuem hélices recolhíveis e nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 3 e 4 minutos.
F1H (Nordic A1): modelos com reboque (humano) por cabo de 50m, que devem possuir área máxima de 18 dm2 somando asa e estabilizador e pesar no mínimo 220g. Não possuem nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 2 minutos.
F1J (Motor 1/2A): modelos com propulsão a motor a explosão (glow por exemplo) com capacidade máxima de 1 cc (.06) e tempo máximo de 5 segundos de funcionamento, que devem pesar no mínimo 160g. Não possuem nenhum limite quanto ao material construtivo. Voos são de 2 minutos.
Beto
Com respeito ao local da prova, Tem um lugar muito legal, estrutura caseira, a beira do rio Mogi-Guaçu, podemos até dar uma pescadinha :lol: , unico problema é que temos que esperar o corte da cana, mas como acredito que não é pra já, da pra gente ir montando os modelos.. :D
Abs. Favetta
Abs. Favetta
Run Forrest, run!
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
- Localização: Vinhedo SP - 50
Os meus meninos podem de P30 e CLG também, o Luiz e o Marcos. Para quem voa um Vespinha, voar P30 é quase a mesma coisa.
Na verdade o Vespinha se encaixa nas regras do P30, bastando aumentar a hélice e a borracha, mas acho melhor e mais fácil construir um Saturno, ainda mais na versão 5 com fuselagem tubular.
Na verdade o Vespinha se encaixa nas regras do P30, bastando aumentar a hélice e a borracha, mas acho melhor e mais fácil construir um Saturno, ainda mais na versão 5 com fuselagem tubular.
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
- Localização: Vinhedo SP - 50
[quote:62b514c9a8="VFavetta"]Com respeito ao local da prova, Tem um lugar muito legal, estrutura caseira, a beira do rio Mogi-Guaçu, podemos até dar uma pescadinha :lol: , unico problema é que temos que esperar o corte da cana, mas como acredito que não é pra já, da pra gente ir montando os modelos.. :D
Abs. Favetta[/quote:62b514c9a8]
Opa! Descubra quando será o corte da cana, pela experiência que eu e o Alex tivemos em São Carlos, campo de cana recém cortado é um paraíso para os modelos de voo livre.
Abs. Favetta[/quote:62b514c9a8]
Opa! Descubra quando será o corte da cana, pela experiência que eu e o Alex tivemos em São Carlos, campo de cana recém cortado é um paraíso para os modelos de voo livre.
Beto
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- Valderramos
- membro
- Mensagens: 611
- Registrado em: 01 Dez 2010 17:16
- Localização: São Paulo, SP
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6281
- Registrado em: 25 Dez 2003 10:30
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
- Localização: Vinhedo SP - 50
[quote:16ff5b759b="Eduardo Yamin"]Acho natural de se pensar num calendário antes de um Brasileiro, mas se esse campeonato for sempre numa mesma época do ano, acho que o calendário de VL sairia sem esforço.[/quote:16ff5b759b]
Já temos um proto calendário: chico em novembro, vespinha em fevereiro, clg em julho, .....
Já temos um proto calendário: chico em novembro, vespinha em fevereiro, clg em julho, .....
Beto
- Alexandre Cruz
- membro
- Mensagens: 1072
- Registrado em: 03 Jan 2004 21:55
- Localização: S. Carlos 13564-002
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:836380d409="Alexandre Cruz"]Cadê a ala nipônica do esporte?[/quote:836380d409]
Pois é...
Uma pena que bons construtores como o Fernando Nihon e o Kawasaki não estejam mais aparecendo por aqui.
Parece que eles foram seduzidos pelo RC.
Pois é...
Uma pena que bons construtores como o Fernando Nihon e o Kawasaki não estejam mais aparecendo por aqui.
Parece que eles foram seduzidos pelo RC.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes